O último fim de semana do ano na F-1 começou com o esperado anúncio do retorno de Robert Kubica. E ele já começou dando seu cartão de visitas, bem ao seu estilo irônico e ranzinza ao mesmo tempo. A apresentação da Williams deveria ter três microfones, mas apenas um estava funcionando. Em certo momento Robert pegou o segundo, testou e disse: “Funciona? Que milagre”, brincou, enquanto dava entrevistas com sua tradicional postura, com o braço direito colado ao corpo, disfarçando as limitações de movimento do pulso.
O anúncio estava lotado de jornalistas, mas também tinha uma presença que chamou a atenção: o engenheiro dos motores Renault, Ricardo Penteado, assistia ao anúncio com um ar de orgulho. Ele trabalhou com Kubica na época de Lotus e sempre foi um grande admirador e amigo do polonês.
Logo depois foi a vez de ver Verstappen x Ocon frente a frente pela primeira vez desde a briga do GP do Brasil. No cercadinho, Max foi bastante duro, disse que Esteban “teve sorte” porque ele “se segurou” depois da corrida. E quando estava sentado ao lado do francês, abaixou a guarda, negando que tivesse dado aquelas declarações às TVs.
Na segunda coletiva da FIA, Alonso e Hamilton saíram juntos, o espanhol deu o celular para o inglês, que digitou algumas coisas e o devolveu a Fernando. Tive que perguntar: “Mas esperou a última corrida para trocar telefones?” ao que ele respondeu rindo que “era outra coisa”.
Alonso estava com a guarda mais baixa em sua última corrida. Em algum momento desse ano, provavelmente perguntei algo que ele não gostou, e ele passou a simplesmente me ignorar no cercadinho. Até que, no Brasil, fui na coletiva de imprensa escrita, e mostrei conhecimento de sua carreira em uma pergunta – lembrei de uma corrida em que ele perdeu algumas marchas na Malásia. Foi o suficiente para ele estar até sorridente comigo na despedida. Essa atitude meio birrenta é uma das grandes marcas dele.
Sua despedida pareceu um pouco forçada. A Liberty decidiu meio que de última hora fazer uma festa no paddock no sábado, com um vídeo com depoimentos de pessoas que fizeram parte da carreira dele, e alguns presentes que ninguém entendeu direito o que eram. Alonso estava claramente desconfortável, e não deve ter ajudado que o vídeo foi finalizado com seu empresário Briatore dizendo que seria uma despedida “no máximo, até 2020”. Mas o espanhol avisou que “é melhor eu não voltar porque fazer a mesma festa duas vezes ia ficar feio.”
A última vaga no grid em 2019 foi confirmada nesta segunda-feira, mas tenho que dizer que, depois de alguns drinks na festa da F-2 no domingo, Albon já estava quase revelando que o escolhido era ele. Mal podia conter sua felicidade. Agora resta saber o que acontece com seu cockpit na F-E. A Nissan, inclusive, teria feito uma oferta ao próprio Alonso para ficar na vaga no tailandês e liberá-lo para a Toro Rosso, mas o espanhol não quis. Aliás, Alonso disse em Abu Dhabi que quer fazer no máximo 8 ou 9 corridas ano que vem. E ter mais tempo para esquiar e ver séries de TV.
Ainda sobre 2019, ouvi um boato curioso no paddock: não seria coincidência que Sauber e Toro Rosso terão pilotos experientes – Kimi Raikkonen e Daniil Kvyat. Afinal, se Charles Leclerc e Pierre Gasly sentirem a pressão de andar em times grandes, os substitutos já estarão na ativa.
Raikkonen, aliás, estava em grande forma, relaxado e até aliviado por fazer a última corrida pela Ferrari. Quando a repórter da F1 disse que estava triste porque não o veria mais de vermelho, ele respondeu que “se isso significar que não vamos ter mais que fazer entrevistas…”
Sem campeonatos em jogo, o clima era de relaxamento em Abu Dhabi. Mas também dava para perceber que os pilotos já não aguentavam mais a temporada – algo que se ouve de todos os tipos de profissionais que trabalham na F-1. No sábado, Hamilton foi até Vettel no cercadinho para falar que as perguntas eram intermináveis e no domingo arrancou risadas quando ganhou o um pneu hipermacio como prêmio por ter feito o maior número de poles no ano. “O que vou fazer com esse pneu enorme?”, e deu para a galera.
8 Comments
Bongiorno Ju, acho que o paragrafo sobre o Kubica saiu errado.
Está escrito Mercedes e não Williams.
Sobre a oferta da Nissan ao Alonso na F-E eu acho que é só fofoca.
Porque geraria uma situação curiosa.
Ser piloto Toyota no WEC e Nissan na F-E.
Também acho produto de boataria um possivel retorno do Kimi a Ferrari no caso do Leclerc espanar.
O Kimi iria cobrar bem caro…
Ju, o que você perguntou que desagradou o “simpático” Alonso?
Não faço a mínima ideia
A Liberty já acertou alguma coisa Julianne? Só vejo os caras errarem!
Hahaha
E vocês que trabalham na F1 que se preparem, a Liberty quer 25 corridas.
Grande abraço a todos do Blog!
Ninguém gosta dessa ideia, a não ser que eles mudem na estrutura do fim de semana. Do lado dos jornalistas, a maioria está no limite aceitável de custos. Eu, neste ano, sofri para não terminar o ano no zero a zero em termos financeiros. Apenas as viagens me custaram 100 mil reais, e ano que vem será mais caro.
Bom e merecido descanso JULIANE!
Afinal pra você também foi uma longa e exaustiva temporada, e sempre muito obrigada pelo seu belo e assertivo trabalho!
Juliane,aprendi admirar seu trabalho na F1 este ano e considero seu blog muito bom também.
Parabéns… aguardo novidades em 2019.
Ju, encerrada a temporada quero te felicitar pelo trabalho e agradecer as informações.
Contando um pouco de história, sou daqueles que assistem F1 há anos – desde 1981 (comecei com 9 anos). De lá para cá acho que perdi no máximo 6 ou 7 corridas.
Já vi de tudo, acompanhei várias publicações. E, sendo sincero, dá para contar nos dedos as publicações de real qualidade – e as suas são!
Tem informação, curiosidade, paixão e muito divertimento.
Eu tenho uma rotina diária, era tomar café da manhã na padaria lendo os blogs de F1 que mais gosto. Todo dia leio SEU blog, o tweeter e o blog do Flávio Gomes (o cara é meio ranzinza, mas, é fera). No passado tinha um outro blog na lista, mas, Fábio Seixas resolveu aposenta-lo … Ainda bem que você surgiu.
Aliás, acho que já trocamos mensagens num grupo de WhatsApp de F1 que creio que você fez parte … Está história fica para outro dia.
Novamente … Parabéns pelo ótimo trabalho!
Abraços.