F1 Guia do GP da França - Julianne Cerasoli Skip to content

Guia do GP da França

Foi com clima de despedida que foi disputado o GP da França de 2022, já que a confirmação da não renovação do contrato já era mera formalidade. E ele não deixou saudades

O palco do GP da França é muito usado para testes, e isso significa que ele escancara qual é o melhor conjunto. Paul Ricard tem curvas de raio longo de média e alta velocidades, em sequência. Ou seja, é preciso um carro equilibrado para não ter que tirara tanto o pé nestas curvas, mantendo a fluidez que vai te dar tempo de volta.

Qual é o melhor acerto para a pista de Paul Ricard

Paul Ricard até tem um setor mais travado, na parte final da volta, mas a maioria das curvas são de média e alta velocidades. Também há uma reta longa, então é outro circuito em que a configuração aerodinâmica é média, mas é possível apostar em andar com menos asa se seu carro produz mais downforce.

Então não há tanta pressão em cima da aderência mecânica e da tração, e sim do comportamento do carro em mudanças rápidas de direção. E outro ponto importante em Paul Ricard é o vento, uma vez que a pista fica a 400m do nível do mar, em uma região mais exposta.

À primeira vista, parece que dá para errar à vontade em Paul Ricard, devido às generosas áreas de escape asfaltadas. Mas o asfalto dessas áreas funciona como uma lixa para os pneus, então a realidade é um pouco diferente.

Falando em pneus, em 2021 as equipes se surpreenderam com um novo asfalto mais abrasivo. Com a corrida em julho, deve fazer muito calor, então uma prioridade do acerto será evitar o superaquecimento dos pneus.

Ultrapassagens no GP da França

Curvas não faltam no circuito de Paul Ricard, mas o problema para as ultrapassagens é a falta de pontos fortes de freada. Por conta disso, trata-se de um circuito em que não é fácil ultrapassar.

Como é ver o GP da França ao vivo

A média é de 29 manobras por corrida, quase comparável a alguns provas de rua, embora a corrida tenha sido melhor em 2021, com o asfalto mais abrasivo. Em 2022, foram 33 ultrapassagens.

A chicane no meio da Mistral continua sendo o local favorito para as manobras.

Notas de Estratégia do GP da França

A combinação entre uma pista em que não é fácil ultrapassar e uma perda de tempo no pitstop alta, de 24s, já seria a receita perfeita para que as equipes determinassem deltas de ritmo para os pilotos a fim de manter a posição de pista. Em outras palavras: administrar os pneus e fazer apenas uma parada.

Mas há também outros fatores que acabam engessando as estratégias do GP da França. O fato de as áreas de escape serem grandes e asfaltadas faz com que seja difícil contar com um Safety Car para embaralhar as táticas.

Além disso, as tentativas de undercut e de overcut não costumam funcionar: por um lado, se você parar antes trocando o médio pelo duro, ele demora muito para aquecer. Por outro, se fica na pista mais tempo que o rival, a diferença de ritmo não compensa.

Entretanto, nem tudo são más notícias. O asfalto mais abrasivo aumentou o desgaste de pneus em 2021. Mesmo assim, em 2022, a prova voltou a ter apenas uma parada e poucas alternativas.

Como foi o GP da França em 2022

Charles Leclerc liderava o GP da França, mas vinha sentindo bolhas nos pneus dianteiros quando perdeu o controle do carro e abandonou, logo depois que a Red Bull deu uma cartada e chamou Max Verstappen mais cedo para trocar os pneus.

Ali, ele provavelmente já tinha perdido a liderança mas, acabou também fazendo com que o rival vencesse com tranquilidade e ampliasse a liderança no mundial. O nome da prova acabou sendo Carlos Sainz, que fez 18 ultrapassagens para sair do fundo do pelotão pela punição por troca de pneu para o quinto lugar. Lewis Hamilton e George Russell completaram o pódio.

2 Comments

  1. Uma sugestão na tabela de horários da F1 é começar por sexta e abaixo colocar sábado.
    Uma correção necessária é nos horários dos TL1 e TL2 que sempre estão invertidos.
    É possível a compreensão, mas quero contribuir para melhoria e uma leitura mais clara.

  2. Na Aston Martin Lance Stroll tem feito corridas decentes, mostra que o carro é competitivo na Formula B da categoria, Vettel deve evoluir, afinal a equipe além de sempre trazer alguma coisa nova para os carros, tem suprido seu quadros técnicos com várias contratações. O Stroll quer equipe de ponta e para isso não economiza, tem os conselhos do maior manager dos últimos tempo, a “revelação” Toto Wolff, seu amigo e sócio .


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