F1 Como funcionam as regras de disputa de posição na F1 - Julianne Cerasoli Skip to content

Como funcionam as regras de disputa de posição na F1

As regras de disputa de posição na Fórmula 1 passaram por várias fases, às vezes com a tendência de simplificação, outras com tudo bem explicadinho, e não parece haver um consenso de qual é o melhor caminho.

Até pouco tempo atrás, havia só quatro artigos no regulamento esportivo ditando as regras. E pronto. 

Atualmente, esse mesmo regulamento também tem só quatro artigos, mas um deles indica a existência de um código. Vou chegar lá. 

Primeiro, vou deixar aqui o que está no regulamento esportivo da F1, no artigo 33, de pilotagem:

33.1 O piloto deve pilotar o automóvel sozinho e sem ajuda.

33.2 Os pilotos devem observar as disposições do Código relativas ao comportamento de pilotagem em circuitos a todo momento.

33.3 Os pilotos devem fazer todos os esforços razoáveis ​​para usar a pista o tempo todo e não podem sair da pista sem uma razão justificável. Os pilotos serão considerados como tendo saído da pista se nenhuma parte do carro permanecer em contato com ela e, para evitar dúvidas, quaisquer linhas brancas que definam as bordas da pista são consideradas parte da pista, mas as zebras, não. Caso um carro saia da pista, o piloto pode retornar, porém, isso só pode ser feito quando for seguro fazê-lo e sem obter qualquer vantagem duradoura. A direção de prova, a seu critério, pode dar ao piloto a oportunidade de devolver a totalidade de qualquer vantagem que ele tenha ganho ao sair da pista.

33.4 Em nenhum momento um carro pode ser pilotado de maneira desnecessariamente devagar, de forma irregular ou de uma maneira que possa ser considerado potencialmente perigoso para outros pilotos ou qualquer outra pessoa.

Ou seja, não se fala nada de ultrapassagem. Porque isso está coberto no artigo 33.2. Trata-se das diretrizes de pilotagem da FIA, um documento feito a várias mãos, com a participação dos pilotos e que é de conhecimento de todos eles, das equipes e dos comissários de pista, que vão julgar as manobras de acordo com elas.

Mas o documento usado em 2024 – e vou explicar também o que deve mudar para 2025 – vazou. Trata-se daquelas diretrizes que, em suma, dizem que, quem tem o apex, tem a curva

Ou seja, o piloto que está na frente no ponto em que o carro chega mais próximo da zebra do lado de dentro da curva tem o direito de concluir a curva sem se preocupar em dar espaço para o rival.

O que dizem as diretrizes de ultrapassagem da F1

Um piloto que está ultrapassando por fora precisa:

  • Colocar o eixo dianteiro MENOS AO LADO do eixo dianteiro do outro carro, no apex da curva e na saída.
  • Pilotar de forma segura e controlada durante toda a manobra (entrada, apex e saída).
  • Ser capaz de fazer a curva dentro dos limites da pista.

Um piloto ultrapassando por dentro precisa:

  • Colocar o eixo dianteiro PELO MENOS AO LADO do espelho do outro carro, no apex da curva e na saída.
  • Pilotar de forma segura e controlada durante toda a manobra (entrada, apex e saída).
  • Não pode forçar (deliberadamente) o outro carro a sair da pista na saída da curva. Isso inclui deixar uma largura justa e aceitável para o carro ser ultrapassado do apex até a saída da curva.
  • Ser capaz de fazer a curva dentro dos limites da pista.

Em suma: quer ultrapassar? Esteja na frente no apex da curva e demonstre que mantém o controle do carro, sem sair da pista (não vale se jogar por dentro e ir reto, não vale completar a manobra saindo da pista).

Quem está defendendo tem que entender que só vai poder manter seu traçado se estiver à frente no apex. Se isso acontecer, o rival que está tentando passar por dentro tem que recuar ou será punido por um eventual toque, ou por forçar quem está sendo ultrapassado a sair da pista para evitar uma batida.

Se você está sendo ultrapassado por fora, mas estava na frente no apex, não precisa mudar sua trajetória para evitar uma batida (já que, na saída da curva, o normal é usar toda a pista no lado oposto ao do apex, onde provavelmente seu rival estará). É o rival que tem que evitar uma batida. Se ele não evitar ou se ele passar por fora, ele é punido.

A subjetividade da regra de ultrapassagem

As diretrizes não param por aí. Há uma segunda parte que, curiosamente, diz que “a corrida é um processo dinâmico” e que há vários elementos que os comissários levarão em consideração quando chegar a hora de dar um veredito final.

  • Como os carros se envolveram no acidente? (Por exemplo, frenagem tardia, mergulho, mudança de direção durante a frenagem.)
  • A manobra foi tardia ou “otimista”?
  • O que os pilotos poderiam ver, saber ou antecipar?
  • Acreditamos que a manobra poderia ser concluída na pista?
  • Houve saída de frente/de traseira/bloqueio de rodas?
  • Alguém posicionou o carro de uma forma que contribuiu para o acidente?
  • O tipo de curva contribuiu para o acidente? (por exemplo, cambagem, zebras, curvatura, vértices)
  • Quais eram os pneus / quão usados estavam os pneus / aderência?

Nem preciso dizer que o momento atual da Fórmula 1 é de super regulamentação, que veio depois de tempos em que a regra dizia apenas o seguinte, lembrando que estas regras não estão em vigor atualmente:

  • Mais de uma mudança de direção ao defender uma posição não é permitida. Qualquer piloto que volte à trajetória depois de ter defendido sua posição deve deixar o espaço de pelo menos um carro entre a linha branca e seu carro quando se aproximar de uma curva. 
  • Qualquer piloto defendendo sua posição em uma reta e antes das freadas pode usar toda a extensão da pista caso não haja nenhuma parte significativa do carro que está tentando ultrapassá-lo ao seu lado. Para não haver dúvida, se qualquer parte da asa dianteira estiver ao lado da roda traseira isso será considerado ‘uma parte significativa’. Enquanto defende a posição, o piloto não pode deixar a pista sem um motivo justificável.

Ou seja, a regra anterior era: o piloto só pode sair da trajetória para se defender uma vez, e ele tem que deixar o espaço de um carro entre ele e a linha branca quando o rival coloca qualquer parte do carro lado a lado com ele (em curvas, retas, o que for).

Qual é o problema das diretrizes de ultrapassagem?

O problema é sempre o mesmo (das diretrizes e de todas as regras da F1): alguém vai ler e achar o que não está escrito, levar o que pode ao limite, para conseguir o que quer.

Nessa regra simplificada, você tecnicamente podia colocar o carro por dentro sem necessariamente ter condição de fazer a curva e dizer que tinha direito de estar ali porque havia a distância de mais de um carro entre seu rival e a linha branca.

Sim, Lewis Hamilton, Silverstone, 2021. Um ótimo exemplo dessa regra sendo usada, como foi por tantas outras vezes antes e depois disso. 

A regra aqui dizia que você tinha que deixar um espaço

A super regulamentação que surgiu depois daquele campeonato criou um outro problema: você pode simplesmente jogar o carro por dentro e garantir que você tem o apex. E o exemplo clássico disso é Austin 2024, na defesa de Verstappen para cima de Norris.

A regra aqui dizia que você tem que estar na frente no apex

Em teoria, pelo que vemos no texto das diretrizes, isso poderia ser punido (porque pode ser considerado frenagem tardia ou mergulho), mas essa parte das diretrizes é totalmente subjetiva. Junte-se a isso o fato de que são sempre comissários diferentes, e sem treinamento, que tomam essas decisões, e a consistência vai para o lixo.

Qual é a solução para as regras de disputas de posição na F1?

Conversando com os pilotos, é normal ouvir que “em pista que tem brita ou muro, não tem problema” porque os limites são bastante claros. 

Sim e não, porque o piloto que está por dentro poderia simplesmente espalhar e jogar o rival na brita se não houvesse nenhuma regra. 

Mas de fato há mais problemas quando as áreas de escape são asfaltadas e hoje há algumas opções, como a “brita falsa” que alguns circuitos já adotam. Basicamente, qualquer coisa que faça com que sair da pista custe tempo, ajuda.

Porém, algum tipo de regulamentação é necessária. Os pilotos terminaram 2025 dizendo que só seria alterada a questão da ultrapassagem por fora, com o adendo de que o piloto de dentro tem que deixar espaço. Ou seja, é um ensaio de retorno para a regra anterior. Resta saber se, desta vez, todos os detalhes serão publicados.

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