Imagine que você viu o filme F1 nos cinemas e o primeiro GP que você assistiu foi o GP da Grã-Bretanha, com o Nico Hulkenberg conquistando, aos 37 anos, seu primeiro pódio com a equipe que passou o ano anterior segurando a lanterna. Foi um misto de escolhas certas em uma tarde com chuva, sol, chuva, e um ritmo que nem a Sauber sabe muito bem de onde veio.
E mais: seu primeiro contato com a F1 de verdade seria Max Verstappen saindo da pista em relargada, Oscar Piastri perdendo uma corrida que parecia ganha de um jeito difícil de explicar, Ferrari e Mercedes lutando no meio do pelotão… coisa de Hollywood!
Quem sobreviveu ao caos foi Lando Norris, para vencer pela segunda vez seguida na temporada, pela primeira vez em casa, diminuindo sua desvantagem no campeonato para 8 pontos.
Silverstone sendo Silverstone e os primeiros erros
A previsão até a madrugada de domingo era de que choveria de manhã, mas pararia horas antes da largada. Com isso em mente e tendo mais uma vez chegado a uma sexta-feira com um acerto equivocado, a Red Bull decidiu equilibrar as saídas de frente do carro tirando carga da traseira.
Era um caminho que a Ferrari também tinha escolhido, ainda que de maneira menos pronunciada. Daria certo no seco. No molhado, o carro ficaria muito mais arisco.
Eis que cai uma pancada quando os carros estão indo para o grid. E depois sai o sol.
Na volta de apresentação, os pilotos reportam que há trechos secos e outros, nem tanto. George Russell, em quarto no grid e Charles Leclerc, em sexto, resolvem parar ao fim da volta de apresentação. Vendo os ponteiros parando, Gabriel Bortoleto também decide entrar para trocar os intermediários pelos pneus de pista seca.
Seria uma decisão desastrosa para o brasileiro, que perdeu o controle do carro na volta 4 e abandonou. Russell, Leclerc e Bearman, que também parou, a pedido da equipe, perderam bastante tempo com essa decisão também, assim como Antonelli, que parou na primeira volta.
It was certainly slippery out there! 😳
— Formula 1 (@F1) July 7, 2025
Gabi found this out at the cost of his British Grand Prix – retiring from the race soon after ⬇️#F1 #BritishGP pic.twitter.com/58xu6mlfIu
Tanto, que Lance Stroll, que decidiu parar na volta 6 também para colocar slicks, voltou à frente desse grupo.
Como Hulkenberg saiu de 19º para a briga pelo pódio
Quando o canadense parou, ele já conseguia ver as nuvens muito ameaçadoras se aproximando e sabia que teria algumas voltas para ganhar terreno com o pneu de pista seca e logo teria que parar diferente.
Mas por que isso fazia sentido e como ele conseguiu voltar basicamente a onde estava quando a chuva realmente chegou, na volta 11?
É porque os pilotos que pararam na volta de apresentação não estavam malucos: a pista realmente tinha várias curvas secas, e isso fazia com que os pneus intermediários não sobrevivessem por muito tempo. Então todo mundo que largou e ficou com intermediários teria que parar mais uma vez se toda aquela água caísse mesmo.
Mas e se você conseguisse se antecipar a isso e já estar com o pneu certo antes do chuvão? É algo sempre complicado porque, se você der duas voltas que seja com o intermediário numa pista quase seca, a vantagem de ter parado antes desaparece. E foi aí que entrou a sorte de Hulkenberg: seu pneu estava desgastado e isso ditou mais o momento da parada do que a exatidão da previsão da Sauber.
Mas deu certo. Ele parou na volta 9, a chuva apertou na 10 (quando Stroll parou novamente) e o restante só fez a troca na volta seguinte, e com tanta força que gerou um SC.
Stroll e Hulkenberg, que tinham largado em 17º e 19º, e tinham subido para a 10ª e 11ª posições antes da chuva apertar, se viram em quarto e quinto com esse undercut.
Verstappen vê sua corrida ir de mal a pior e Piastri joga fora a vitória
The incident that led to Piastri’s 10-second penalty 👀#F1 #BritishGP pic.twitter.com/19PHX5hXGO
— Formula 1 (@F1) July 6, 2025
Largando em uma inesperada pole position, Max Verstappen sabia que teria uma tarde bem difícil se a chuva voltasse. Mas mesmo com a pista úmida, as coisas não pareciam bem para ele, que escorregava demais nas curvas com sua asa traseira bem menor que a do segundo colocado Oscar Piastri e do terceiro Lando Norris, e que fazia com que ele usasse mais o pneu.
Ele seria ultrapassado pelas duas McLaren – inclusive saindo da pista na frente de Norris – antes da chuva forte cair, e só recuperou a posição com Lando por um problema no pit stop do britânico.
Mas isso não duraria muito. Na relargada da volta 21 (já com a pista menos molhada e depois também de um acidente com Isack Hadjar), o líder Piastri freia bruscamente, indo de 218 para 52km/h e é punido por pilotagem errática atrás do Safety Car. Logo depois, instantes antes da relargada, Verstappen perde o controle do carro e vai parar em décimo.
A punição é de 10s e seria paga na segunda parada dele, para trocar os pneus intermediários pelos de pista seca. Sem conseguir abrir 10s para Norris, isso quis dizer que ele voltou em segundo após a parada e viu o companheiro vencer pelo segundo fim de semana seguido.
Pódio de Hulk ou o primeiro de Hamilton na Ferrari?
Your first-ever podium deserves a special team photo! 🤩#F1 #BritishGP @HulkHulkenberg pic.twitter.com/7jww8rHYI6
— Formula 1 (@F1) July 6, 2025
Tudo isso aconteceu após o SC e ainda faltavam 30 voltas para o final. Stroll era o terceiro e Hulkenberg, o quarto, com Gasly em quinto e Hamilton em sexto. O britânico largou efetivamente em quarto e lá ficou, sem conseguir seguir as McLaren.
Quando a chuva apertou, Hamilton perdeu muito tempo em sua última volta antes de entrar, pois seus intermediários já estavam muito destruídos. Foi assim que ele se viu em oitavo após a parada, pois tinha levado o undercut de quem parou antes.
Ele foi se recuperando e, na volta 27, estava atrás de Hulkenberg. Os dois passaram Stroll e passaram a disputar o pódio. Seria o primeiro de Hulkenberg ou o primeiro de Hamilton na Ferrari?
Hamilton chegou em Hulkenberg, mas não com uma diferença de performance – que, em Silverstone, é calculada entre 4 e 5 décimos – suficiente para passar e reportava que era difícil segui-lo de perto. A pista estava secando, então o pódio seria decidido pela escolha certa na hora de trocar os intermediários pelos pneus de pista seca.
“Tem alguém com slicks?”, pergunta Hamilton na volta 40. Alonso e Russell tinham parado e a Ferrari monitorava seus tempos. Alguns trechos ainda estavam molhados demais e Alonso era 8s por volta mais lento. No giro seguinte, Hamilton pede para parar e para colocar o pneu macio.
Era um pouco cedo ainda. Ele sai da pista duas vezes e o undercut que estava tentando fazer em Hulkenberg não funciona. O alemão para na volta seguinte, volta 8s na frente, já tendo a informação de que o rival teve dificuldades no primeiro setor. Ele tem muito cuidado ali, e não vive o mesmo drama. Nas 10 voltas que voltam, Hamilton não consegue diminuir a desvantagem a tempo e o alemão leva a Sauber ao pódio.

1 Comment
Sensacional esse pódio do Brad…ou melhor do Hulk. Merecia muito.