F1 Como Max venceu e os jogos da McLaren- Julianne Cerasoli Skip to content

Como Verstappen venceu em Monza e os jogos da McLaren

Eis que Max Verstappen voltou a vencer, com quase 20 segundos de vantagem para o rival mais próximo, justamente na pista em que a Red Bull mais sofreu 12 meses antes. E Lando Norris contou com a ajuda de seu rival na disputa pelo título para ser segundo depois de dominar Oscar Piastri por todo o fim de semana e ter uma parada lenta no final do GP da Itália.

Como tudo isso aconteceu? Primeiro, a Red Bull agora tem uma asa específica para Monza, ao contrário do ano passado. Segundo, o asfalto super aderente e a pista menos desafiadora do ponto de vista aerodinâmico fazem com que os dois grandes pilares da vantagem da McLaren nesta temporada não façam tanta diferença. Terceiro, a Red Bull descobriu ao longo do fim de semana que, com mais asa dianteira, o carro respondia muito melhor nas entradas de curva, deixando Verstappen muito mais confortável.

Corrida começou animada, depois ficou morna

Ele já tinha demonstrado com a pole position mais veloz da história da F1 que tinha uma ligeira vantagem em uma volta lançada. Na corrida, ela pareceu até maior, pela maneira como o holandês, que chegou a perder a primeira posição para Norris, a recuperou com uma bela manobra por fora na primeira curva.

E também pela forma como começou a abrir para o inglês, que por sua vez tinha uma vantagem confortável em cima de Oscar Piastri. O australiano largou em terceiro, mas perdeu a posição para Charles Leclerc. Ele também fez uma bela manobra por fora na Lesmo, mas já estava a mais de 3s5 de Norris. 

Única chance da McLaren era apostar em um SC

A partir daí, as McLaren tiveram um pouco de graining nos pneus, enquanto Verstappen ia construindo uma vantagem que se estabilizou em 6s. Isso era mais que suficiente para se proteger de uma tentativa de undercut, o que fez a McLaren mudar de rota: em uma tarde de pouco desgaste de pneus, eles seguiriam na pista o maior tempo possível, esperando um Safety Car ou uma bandeira vermelha.

Até porque os pneus de Verstappen acabariam antes. Ele teve bolhas, sintoma de um pneu que está com altas temperaturas em seu interior por muito tempo, e parou na volta 37. Em um mundo ideal, ele esperaria as paradas das McLaren, mas isso não era possível.

Verstappen voltou em terceiro mas andando, claro, muito mais rápido, enquanto Piastri se aproximava de Norris, que tinha forçado demais seus pneus no começo da prova.

Por que a McLaren parou Piastri antes de Norris?

A McLaren, então, buscou calcular o cenário ideal: esperar o máximo possível pela neutralização da prova ao mesmo tempo em que Piastri não chegasse perto demais para conseguir o undercut em Norris, uma vez que ele pararia primeiro. A ideia era sempre manter as posições como elas estavam, então, se houvesse um SC justamente depois do primeiro piloto parar, Norris se beneficiaria.

Mas o que não estava nos cálculos era uma parada 4s mais lenta para Norris, o que fez com que ele voltasse atrás de Piastri. 

Logo ficou claro que a McLaren cobriu vários cenários com os pilotos antes da prova. “A gente falou que um pitstop lento faz parte”, disse Piastri quando o engenheiro pediu para que ele cedesse a posição. “Não entendo qual é a diferença mas, se vocês realmente querem que eu faça isso, vou fazer.”

E foi assim que o líder do campeonato deu passagem para seu rival, com cinco voltas para o final. A McLaren liberou a disputa entre os dois depois disso, mas Norris era simplesmente mais rápido.

Andrea Stella disse após a prova que a McLaren quer inovar em vários sentidos, inclusive na administração dos pilotos. Taí o resultado.

Ferrari fora do pódio e Antonelli decepcionante

As Ferrari ficaram mais longe do pódio do que era de se imaginar após os treinos livres, mas a ultrapassagem de Piastri em Leclerc mostrou que, mesmo com pouca carga aerodinâmica, eles simplesmente não tinham ritmo para andar mais à frente. 

O monegasco foi o quarto e Lewis Hamilton foi o sexto, tendo largado em décimo por conta de uma punição que levou ainda em Zandvoort. Entre os dois ficou George Russell e sua Mercedes lenta nas retas e definitivamente apenas a quarta força em Monza.

Seu companheiro, Kimi Antonelli, teve uma corrida movimentada e “decepcionante” nas palavras do chefe Toto Wolff. Uma largada ruim, saídas de pista, uma punição por lance mais agressivo com Alex Albon, que teve que ir para a grama, fizeram o italiano chegar em nono.

Como Albon bateu Bortoleto

O tailandês ficou com a posição de “melhor do resto”, à frente de Gabriel Bortoleto. Albon largou com os pneus duros e conseguiu ficar muito tempo na pista, até a volta 41. Com essa estratégia, ele fugiu dos trenzinhos de DRS que foram se formando aqui e ali, e também conseguiu um ótimo ritmo com pneus usados no meio da corrida, o que fez com que ele abrisse diferença suficiente para não perder posições quando parou.

Boa parte da corrida de Bortoleto foi contra Albon, ainda que à distância. O brasileiro chegou a emparelhar com Russell na briga pelo quinto lugar, mas passou a primeira parte da prova carregando Alonso consigo: o espanhol tinha pouca velocidade de reta, então grudou no DRS da Sauber e foi fazendo uma corrida de drag até os dois pararem na volta 20.

Sauber e Aston Martin estavam vendo a mesma coisa: Liam Lawson foi o primeiro a parar, estava com pneus duros para ir até o fim, e estava 24s atrás, então eles precisavam cobri-lo.

Mas a parada da Sauber foi lenta, e Bortoleto perdeu a posição para Alonso e para Lawson também.

Menos mal que ele logo se livrou do neozelandês e viu o espanhol abandonar, mas seu ritmo era conservador a essa altura. Ouvindo que poderia forçar mais os pneus, ele apertou o passo, sempre mirando na diferença para Albon.

O fato de Antonelli ter feito ótimas voltas logo antes de parar e ter voltado logo à frente de Bortoleto não ajudou nessa tentativa de seguir o ritmo de Albon, e ele ainda teve que passar Gasly, enquanto o tailandês corria sozinho.No final, mais pontos para a Williams, para a Sauber e para a Racing Bulls, com Isack Hadjar saindo do pitlane depois de trocar o motor para a décima posição, também executando bem a estratégia de duro-médio adotada por Albon.

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