Piloto | Equipe | Pits | Perda total | Média por parada |
Schumacher | Mercedes | 3 | 1:01.698 | 20.566 |
Webber | Red Bull | 2 | 41.962 | 20.981 |
Vettel | Red Bull | 3 | 1:03.095 | 21.031 |
Alonso | Ferrari | 2 | 42.237 | 21.118 |
Di Resta | Force India | 2 | 42.684 | 21.482 |
Petrov | Renault | 2 | 43.374 | 21.687 |
Maldonado | Williams | 2 | 43.724 | 21.862 |
Massa | Ferrari | 3 | 1:05.608 | 21.869 |
Trulli | Lotus | 2 | 43.643 | 21.821 |
Sutil | Force India | 2 | 43.756 | 21.878 |
Hamilton | McLaren | 1 | 21.895 | 21.895 |
Rosberg | Mercedes | 2 | 44.261 | 22.130 |
D’Ambrosio | Virgin | 2 | 45.053 | 22.265 |
Kobayashi | Sauber | 2 | 45.430 | 22.715 |
Button | McLaren | 3 | 1:09.442 | 23.147 |
Ricciardo | Hispania | 1 | 23.780 | 23.780 |
Kovalainen | Lotus | 3 | 1:12.854 | 24.284 |
Perez | Sauber | 2 | 49.975 | 24.987 |
Senna | Renault | 2 | 51.051 | 25.525 |
Liuzzi | Hispania | 2 | 52.725 | 26.362 |
Barrichello | Williams | 3 | 1:31.049 | 30.349 |
Alguersuari | Toro Rosso | – | – | – |
Buemi | Toro Rosso | – | – | – |
O GP da Bélgica foi prova de que grandes resultados estão intimamente ligados a grandes performances no pit stop. Afinal, para uma Williams marcar pontos, ou Schumacher superar 19 carros, saindo de último para chegar em quinto, ou Sutil voltar a sua posição “normal” após uma má classificação, ou Trulli conseguir uma 14ª colocação com uma Lotus, é preciso que tudo esteja funcionando perfeitamente.
Uma boa largada, ritmo de prova, decisão no meio do tráfego, tática correta e trabalhos inspirados nos boxes são parte de um pacote que maximiza a corrida de qualquer um – e não é nenhum mistério, portanto, porque as equipes que lutam pelas vitórias geralmente dominam este tipo de estatística.
Aliás, a Red Bull fez outra prova perfeita nos boxes, depois de ter tido alguns problemas em julho. O curioso é a média ruim de Button, outro que fez uma grande corrida de recuperação. O inglês perdeu quase quatro segundos em relação a Massa, que estava na mesma estratégia, por ter trocado o bico na primeira entrada nos boxes. E mesmo assim chegou no pódio.
1 Comment
Bom texto, Ju, como sempre. O tempo que Button perdeu trocando o bico foi recuperado pelo setup: sua asa dianteira estava melhor acertada para a pista seca, enquanto todos estavam preparados para a chuva.