É fácil olhar a punição a Sebastian Vettel pela manobra sobre Jenson Button na penúltima volta do GP da Alemanha e atacar os comissários, questionar o porquê de tantas intervenções nas disputas dentro da pista, relembrar inúmeros casos parecidos, seja de 30 anos atrás – e comparar uma categoria que não tem nada a ver com o temos hoje, para o bem e para o mal – seja mesmo de abril deste ano e clamar por uma Fórmula 1 com mais “sangue nos zóio”.
Mas há alguns pontos a serem levados em consideração. No paddock de Hockenheim, ficou claro que o fato de Vettel ter usado a área de escape para fazer uma ultrapassagem está fora do regulamento. Regulamento, inclusive, que foi alterado recentemente – na verdade, velhos acordos de cavalheiros tomaram ares mais oficiosos – e coíbe manobras feitas além da linha branca que determina a pista da mesma forma que defesas exageradas, como a mudança constante de direção (permitida, por exemplo, nos tempos de Ayrton Senna) ou a popular espremida depois que o piloto coloca a roda dianteira além da roda traseira do carro adversário.
Muita gente lembrou da disputa entre Michael Schumacher e Jarno Trulli, na mesma curva seis de Hockenheim, em 2003, entre inúmeros outros casos. De fato, a cena foi bastante parecida com o ocorrido entre Vettel e Button, mas muita água passou por debaixo da ponte desde então. Especialmente de abril para cá. Como Felipe Massa explicou em entrevista após a prova, os pilotos não gostaram do posicionamento dos comissários em relação a Lewis Hamilton durante o GP do Bahrein. O inglês fez manobra parecida com Nico Rosberg e saiu impune. Ou seja, houve uma conversa e ficou decidido que atitudes semelhantes não seriam permitidas.
Esse tipo de problema ocorre muito em função das áreas de escape com asfalto, advento que veio junto do aumento da preocupação com a segurança. A linha de pensamento é simples: se não há grama ou brita para penalizar, digamos, “naturalmente” o piloto que sai da pista, isso é feito pelos comissários.
Não que as decisões tenham sido sempre corretas. Os próprios pilotos reclamam abertamente da inconsistência e há até os que defendem que os comissários sejam sempre os mesmos para evitar interpretações diferentes. Enquanto não chegamos a um mundo perfeito, ao menos a reclamação no GP do Bahrein e a punição no GP da Alemanha criaram um precedente: ultrapassar com as quatro rodas para fora da pista não vale.
7 Comments
Não convenceu.
O Vettel teve de percorrer uma trajetória maior em função de ter ido para fora da pista. Alguém notou isso?
Na curva 9, se não me engano, pouco antes de terminar o segundo setor, há uma curva com área de escape em asfalto. A curva é para a direita e a área é a esquerda. Fica claro que, se for pela área, o raio da curva será maior e por sequência poderá fazer muito mais forte. Então, pela sua ótica, todo piloto poderia passar por fora da pista, pois anda por mais metros, mesmo ganhando muito mais potência e velocidade final por não fazer a curva fechada… Aí que está a chave… Vettel sabia que iria ganhar muito passando ali e passou sem medo de ser feliz…
Tudo evolui, inclusive a preocupação com a segurança dos competidores, acho bom. No Bahrein, Rosberg deveria ter sido punido por ter jogado literalmente Hamilton e Alonso para fora da pista, não acho que foi nem espremida, ou falta de espaço, mas foi forçar para fora da pista mesmo…Hamilton poderia ter sido punido? Sim, mas como já tinha iniciado a manobra, poderia até bater, se não contorna por fora…Me parece que quando o piloto que está sendo ultrapassado, não deixa espaço, também deve ser punido. É uma linha muito tênue o vender caro a posição, deixando o “mínimo” espaço e, jogar para fora, ou não deixar espaço como fez Button, pois Vettel já tinha colocado o eixo dianteiro à frente do eixo traseiro da Mclaren. Preciosismo, muitos detalhe? Não saberia dizer, mas ultrapassar por fora, ou não deixar espaço para o concorrente, deveriam ter o mesmo peso. Fala-se muito sobre a má visibilidade dos F1, mas será que Button não viu que Vettel estava lado à lado?
É um bom raciocínio. Já que virou moda punir a todo custo, o piloto que não deixa espaço ao seu concorrente deveria ser tão punido quanto. Por exemplo, Hamilton não deu espaço a Maldonado em Valencia. Eles bateram, e quem foi o culpado, segundo os comissários?
Vettel não foi para a área de escape para obter vantagem. Pela imagem aérea, é nítido: Button espalhou para cima dele. Não está disputando o título, não tinha nada a perder. Seb, ao contrário, não tinha outra saída. Lembro que, na China, Seb deixou espaço para Webber fazer a manobra.
De certa forma, é meio estranho Massa opinar a favor da punição depois do que ele e Kubica protagonizaram, belamente, em Fuji/2007.
Se for pra passar onde quer e não respeitar a pista, bota o carro passer pela reta dos boxes e voltar pelos boxes… Ele vai completar um monte de voltas em pouquíssimo tempo… Ganha de todo mundo…
Pista é pra ser respeitada e a punição tem que ser firme, pros pilotos saberem que não vai ser tolerado… Se fosse um erro, que o cara passou reto (acho que Alonso passou por cima ali, mas num erro ao corrigir o carro na saída curva), aí é um negócio… mas ele visivelmente se aproveitou para ganhar com a manobra, e daí é cortar o mal pela raiz… Meu ponto de vista… Claro.
eu não entendo por que demorou tanto para sair essa punição pro vettel. não tem nem o que questionar ali, a irregularidade estava nítida.
o que eu acho polêmico foi a não desclassificação da red bull do qualifying – mapear o motor com intenções aerodinâmicas e para simular um controle de tração é uma infração grave.
Pois é, eu lembro da manobra do Hamilton no Bahrein e achei sensacional. O Rosberg usou a pista toda pra se defender, que a meu ver é um direito que o piloto tem ou deveria ter, e o Hamilton, arriscando por fora, o ultrapassou, porque arriscado sempre é.
E eu nãou da turma da “faca nos dentes”, pelo contrário eu priorizo e muito a segurança. Eu sei o que é ver um ídolo morrer na pista e não desejo isso pra nenhum outro fã da F1. Mas realmente a F1 está ficando chata. Não fossem os pneus, as corridas seriam verdadeiras filas indianas, pois cada vez mais limitam o que os pilotos podem fazer.
Ps: Eu vivi o suviciente pra ver Senna e Scumacher na pista, e também os fãs do Alonso reclamar de “moralidade esportiva”. Acho que não há mais nada pra ver na F1.