F1 O cara da vez - Julianne Cerasoli Skip to content

O cara da vez

O movimento fora do normal no motorhome da Red Bull mesmo 10 minutos antes da entrevista com Sebastian Vettel já denunciava que aquela não seria mais uma sessão de perguntas sobre as expectativas para a próxima corrida. Afinal, o alemão está de certa forma envolvido em três polêmicas que marcaram a última semana: a ultrapassagem em Button que resultou em punição, a reclamação após ser atrapalhado pelo retardatário Lewis Hamilton e as restrições da FIA ao mapeamento de motor da Red Bull.

Sentado na cadeira destinada a ele na coletiva, Vettel não alcança o chão e balança os pés como uma criança incomodada. A primeira pergunta é genérica, sobre o desenvolvimento do carro, e o alemão agradece – “obrigado, é uma ótima pergunta”. Quando chegam as questões “do momento”, é bem mais arredio, mas ainda assim procura os olhos do interlocutor e sorri, como se buscasse apoio.

É claro que não é o mesmo Vettel de um ano atrás. E nem poderia ser. Estranho seria se ele demonstrasse desconforto quando caminhava com facilidade para seu segundo título. Estranho seria se continuasse tão tranquilo e brincalhão quanto em 2011 após ter perdido uma corrida ganha em Valência, visto o companheiro crescer em Silverstone, e sentido estar tão próximo da primeira vitória em casa – e saído com 15 pontos a menos que o planejado – na Alemanha.

É claro que alguém tão perfeccionista e detalhista não pode estar satisfeito em ver o líder escapar por uma margem de quase duas vitórias, com um carro equilibrado em todos os tipos de circuitos e com metade do campeonato a ser disputada, e ainda mais sem saber qual será o desempenho do carro daqui em diante – e qual será a próxima novidade colocada sob suspeita pela FIA. É claro, também, que a experiência principalmente da segunda metade de 2010 o fortaleceu muito a ponto de podermos dizer que uma entrevista incomodada de Vettel pouca representatividade tem em relação, por exemplo, à estranha apatia mostrada por Hamilton ano passado, quando o inglês parecia longe de ver a luz no fim do túnel.

Vettel pode estar vivendo um momento turbulento, até negando categoricamente coisas que estão bem documentadas, com a declaração de que a atitude do retardatário Hamilton foi estúpida. Porém, deixar-se levar por esse momento pouco tem a ver com a mentalidade de um dos mais duros trabalhadores do paddock. Vettel tem nessa segunda metade do campeonato, começando pelo GP da Hungria, a chance de mostrar que não se abala quando tem a responsabilidade de um bicampeão. Deve saber que, apesar dos pontos não estarem vindo na velocidade que gostaria, tem carro para brigar.

6 Comments

  1. Julianne,
    Às vezes tenho a impressão que os pneus intermediários desta temporada dispersam menor quantidade de água que os usados em temporadas anteriores. Você tem essa informação?

    • Pergunta anotada. Tirarei a dúvida com a Pirelli amanhã

      • Ju,
        Não teremos o post sobre as transmissões da Alemanha?

        • É difícil fazer nas back to back devido às viagens. Preciso de pelo menos 6h para fazer o post e é difícil encontrar tempo, mas, se houver interesse de vocês, posso fazer Alemanha e Hungria em agosto. Inclusive, estou preparando um material especial sobre as transmissões, espero que gostem.

  2. Voltando à briga com Hamilton na Alemanha,Vettel tem direito de reclamar, afinal, quem briga pela liderança, não quer brigar com retardatário, mesmo que seja uma Mclaren…por mais rápido que fosse o inglês, penso que a direção de prova foi muito omissa no caso…As palavras de Vettel nos faz lembrar que os pilotos apesar do politicamente correto dos dias de hj, ainda possuem sentimentos e opiniões. Pelos tempos de hj, apesar do pouco tempo, a mudança no mapeamento da RBR atrasou o trabalho dos taurinos…Me parece que pode ser um bom fim de semana para a Lotus.

    • Eu sei é que eu me divirto com o Vettel nervosinho…sai batendo pezinho, jogando luvinha..kkkk É um barato.
      Em relaçao as falas dele, nao sei se é expressao de opiniao ou falta de maturidade mesmo. Pois existem problemas q. TODOS os pilotos de F1 passaram e passam, que é furar um pneu, estorar motor, se enroscar com retardatários etc. Mas quando isso acontece com ele é sempre fruto de conspiraçao da FIA, barberagem dos outros pilotos etc.
      Ele está no roll dos melhores pilotos da atualidade, junto com Alonso e Hamilton, mas tem liçoes que só as adversidades da vida nos ensinam.
      Abrçs


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