Com sete etapas para o final, sendo pelo menos três – Monza, Rússia e Brasil – bastante duras para a unidade de potência, é uma questão de tempo para que o grid comece a ficar embolado por punições. A primeira de que se tem notícia será de Sebastian Vettel, que está, literalmente, escolhendo onde vai tomar a sua pelo uso da sexta ICE – provavelmente, em Sochi.
Outros clientes Renault, como as Toro Rosso e as Lotus, estão na mesma situação, enquanto é notável como ambos os pilotos da Mercedes estão usando exatamente da mesma forma todos os itens que compõem as unidades de potência.
A tendência é que os motores do ano que vem já sejam mais confiáveis e que a chuva de punições seja algo mais presente neste ano do que nos próximos, mas vale a pena destacar a observação de Vettel de que, como vai tomar uma punição e provavelmente aproveitar para usar a sexta unidade de todos os itens de uma só vez (largando, assim, em último) nem faz sentido participar da classificação.
As regras determinam que cada piloto utilize, ao longo da temporada, cinco unidades de cada componente. O motor foi “desmembrado” em seis itens, que são contabilizados separadamente. A partir da sexta unidade de qualquer um destes itens, o piloto perde 10 posições no grid. Caso isso ocorra com um segundo item, serão mais cinco posições e, se toda a unidade for trocada pela sexta vez, o piloto larga do pit lane.
ICE = Internal combustion Engine/ Motor de combustão
TC = Turbo Charger/ Turbo
MGU-K = Motor Generator Unit – Kinetic/ Gerador a partir de energia cinética
MGU-H = Motor Generator Unit – Heat / Gerador a partir de energia calorífica
ES = Energy Store / Armazenamento de energia
CE = Control Electronics / Central de controle eletrônico
4 Comments
Legal Julianne, e pela primeira vez eu vi hj cedo no FP1 a transmissão selecionando alguns pilotos o colocando o gráfico de uso dos componentes da PU.
Juliane, é impressão minha, ou os números mostram que o piloto que melhor cuidou do equipamento na média, foi Fernando Alonso? Se for assim, isso demonstra o nível do espanhol, bem acima dos demais, o cara se adapta muito bem, e tem uma leitura de corridas que nenhum piloto do grid possui atualmente. Merecia carro melhor…
Maldonado….kkkkkkkkkkkkk
Maldonado….kkkkkk tá na forca….kkkkkk