F1 As 5 melhores corridas de Vettel na Red Bull - Julianne Cerasoli Skip to content

As 5 melhores corridas de Vettel na Red Bull

Às vésperas de vermos Sebastian Vettel sendo apresentado oficialmente como piloto da Ferrari e Fernando Alonso novamente com o macacão da McLaren, fica o registro do final de duas eras na Fórmula 1: a passagem com mais fama do que glórias de cinco anos do espanhol no time italiano e os seis anos que cravaram o nome de uma nova força, a Red Bull, na história.

Começando pela parceria Vettel-Red Bull, duas forças que cresceram juntas e renderam alguns grandes momentos para a categoria. Recupero junto de textos atuais algumas impressões e análises publicadas na época em que as corridas foram disputadas.

5. GP da China de 2009

Era apenas a terceira corrida do alemão de 21 anos em uma equipe que, pela primeira vez em sua história, tinha feito um carro competitivo. Apesar do domínio da Brawn de Jenson Button no início da temporada, a Red Bull teria a chance de mostrar, sob chuva em um circuito complicado como o de Xangai, que tinha se tornado protagonista.

E coube a Vettel, e não ao companheiro bem mais experiente, Mark Webber, mostrar isso. O alemão largou na pole position e tomou as decisões certas em uma prova com Safety Car e muitas escapadas.

4. GP de Mônaco de 2011

No papel, uma vitória de ponta a ponta. Na realidade, um misto de agressividade e delicadeza para fazer os pneus Pirelli resistirem por mais de 50 voltas, mesmo recebendo forte ataque de Fernando Alonso e Jenson Button, ambos com borracha bem mais nova, no terço final da prova.

No fim, é verdade, Vettel seria ajudado por uma bandeira vermelha, que permitiria que trocasse os pneus, acabando com a vantagem de Alonso e Button. Mas não dá para esquecer as emocionantes voltas em que Vettel, que se segurava com uma parada, Alonso, após duas trocas, e Button, voando na tática de três pit stops, andavam pelo sinuoso circuito como se fossem um só. Tanto, que receberam a bandeirada separados por 2s3!

3. GP de Abu Dhabi de 2012

Ganhar 21 posições em um circuito estigmatizado como o parque de diversões mais sem graça de que se tem notícia. Justamente em uma prova decisiva para seu tricampeonato – na temporada de maior nível de pilotagem entre os postulantes ao título dos últimos anos – Sebastian Vettel fez uma das melhores corridas da carreira.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=I28oRm7xoVg?rel=0&showinfo=0]

Fico com as linhas que escrevi na época, em uma análise da prova, que pode ser conferida na íntegra neste link: “Há duas maneiras de olhar o feito: os detratores apontarão sorte e um carro configurado para ultrapassar; os admiradores, a prova cabal de que o bicampeão sabe ultrapassar e se dar bem largando mais atrás. Contudo, nenhuma delas explica completamente a corrida do alemão. Uma grande parcela de competência o colocou em posição de desfrutar da sorte.”

2. GP do Brasil de 2012

A exemplo da corrida de Abu Dhabi, que acontecera duas semanas antes, Vettel teve de colocar a cabeça no lugar e se safar de uma situação bastante desfavorável na corrida que lhe daria o terceiro título. O alemão largou mal e se viu no meio do pelotão, sendo acertado por Bruno Senna. Caiu para último, com o carro avariado.

Foi escalando o pelotão e chegou ao quinto lugar, suficiente para garantir o título, quando tomou uma decisão errada, colocando pneus de seco logo antes de voltar a chover, e viu seu campeonato mais uma vez sob risco. Sempre com a cabeça no lugar, fez o suficiente para não ser ultrapassado por Alonso na tabela do campeonato e sagrou-se tri.

Leia mais: Como Vettel ganhou e perdeu por duas vezes o campeonato

1. GP de Cingapura de 2013

Quando buscar um exemplo clássico do que foi o período Vettel/Red Bull, é este o momento definitivo: Sebastian andando mais de 2s/volta mais rápido do que todos os demais, incluindo o próprio companheiro Mark Webber nas ruas de Cingapura.

A performance histórica do alemão em um dos circuitos mais seletivos do campeonato define bem os motivos pelos quais o piloto, a bordo dos carros de Adrian Newey na Red Bull, venceu quatro títulos seguidos: uma mistura entre um equipamento muito forte e um estilo de pilotagem perfeitamente alinhado ao carro. Naquele 22 de setembro de 2013, homem e máquina se tornaram um só.

Leia mais: Ganhadores e perdedores do GP de Cingapura

24 Comments

  1. O mais interessante é que a celebradíssima corrida dele de Abu Dhabi 2012, auxiliada por vários Safety Cars e abandonos, não parece nada impressionante perto do que Ricciardo fez na mesma pista no ano passado, sem ajuda de nenhum Safety Car e com um carro bem inferior ao RB8.

    • RB10 era o segundo melhor carro ao lado das Williams. E havia grande desequilíbrio em 2014, ao passo que em 2012 foi um ano tão apertado que Maldonado fez P2 em Abu Dhabi.

      Nada diminui o feito de Ricciardo, que andou melhor que Vettel quase sempre em 2014. O alemão não se encontrou com esse carro.

    • Isso aí, sem falar que o Ricciardo erra bem menos. A impressão que ficou é de que um Bottas, Hulkenberg ou Ricciardo teriam feito ainda melhor nas RedBull de 2009/2013, o que dizer de dois monstros como Alonso ou Hamilton no melhor carro disparado?? Pra mim, Em Abu 2012, a RedBull sobrou tanto que o alemão se deu o luxo de trocar o bico depois de atropelar a placa do DRS. Brasil 2012, largou mal, freiou muito antes, quase foi atropelado pelo Kimi e provocou o abandono do Bruno Senna. Cingapura 2013, foi quando o Minardi acusou a RedBull de usar controle de tração? Vettel teve a sorte de pegar o Webber em final de carreira no melhor carro da f1 durante quatro anos e meio!

      • “final de carreira” de quase cinco anos?

        • Webber nunca foi piloto de ponta, foi bem contra o Coulthard, o que o garantiu na RedBull e só. Contra o Vettel teve sua chance em 2010, mas depois da rodada na Coréia, nunca mais se recuperou. O mult21 foi a gota d’água.

    • Cara, se você acompanhou a temporada 2012 com atenção, percebeu que o grid era bem mais equilibrado do que foi em 2014. Basta lembrar que sete pilotos diferentes venceram nas sete primeiras etapas da temporada.

      Em 2014, havia uma Mercedes um segundo mais rápida que as demais, Williams e Red Bull duelando atrás e Alonso fazendo o que podia pela Ferrari.

      • A maior prova do feito do Ricciardo é o fato de que Vettel largou 2 metros atrás dele e não conseguiu acompanhar. Não chegou nem perto.

  2. Vettel é fera se a ferrari se ele se entender com o carro da ferrari ´um postulante ao título sempre.

  3. Não torço por Vettel mas adimiro sua capacidade técnica e talento! Ju, suas palavras resumem muito bem o piloto alemão:”Há duas maneiras de olhar o feito: os detratores apontarão sorte e um carro configurado para ultrapassar; os admiradores, a prova cabal de que o bicampeão sabe ultrapassar e se dar bem largando mais atrás. Contudo, nenhuma delas explica completamente a corrida do alemão. Uma grande parcela de competência o colocou em posição de desfrutar da sorte.” Sem mais palavras!!!

    • Vettel nunca venceu largando de terceiro para trás.

      • Será que é por que ele é o terceiro com mais poles na história, 45? E convenhamos, é mais fácil vencer largando em primeiro do que do meio do grid.

        • É bem mais fácil ser pole e sumir na ponta, claro. O carro mais rápido ser o vencedor não é grande coisa, é obrigação. A não ser que haja quebras, erro de pit, etc. Ricciardo levou a redbull esse ano à vitória largando abaixo de quarto lugar. Vettel, bem… liderou uma volta.

  4. JU esse post vou copiar e guardar nos meus arquivos suas palavras são colocadas da maneira mas certa e correta possíveis PARABÉNS …
    aos que desmerece o q vettel fez é só recalque….ele teve apenas um ano ruim nada de mais e se num ganhar mas nada já terá seu nome na história cravado só ele e mas 3 nesta lista de tetra campeões e o Hamilton que eu acredito q chegará la tb no tetra ou penta …

  5. e lembre-se o carro pode ser o melhor mas se o piloto num fizer sua parte com competência ele num será campeão mesmo com o melhor carro Alonso 2007 q o diga deu piti e choro e mimimi etc o resto já sabermos rsrsrss

  6. Um belo resumo dessa vitoriosa dobradinha,sem duvida Vettel e Red Bull foi o encontro do genio com a maquina perfeita,assim como Clark e Lotus,Senna e Mclaren. So acho essa corrida do Brasil em 2012 ele foi cuidadoso demais,no lugar dela colocaria Monza 2011,quando em um circuito que a Red Bull sempre se deu mal,o Vettel deu o pulo do gato,com marchas mais curtas ele disparava nas retomadas e compesava a falta de velocidade do carro no final das retas,uma vitoria de mestre.

  7. Eu sempre achei que vettel era um bom piloto que sempre teve o melhor carro, o carro era projetado ao seu gosto e webber tinha que se adaptar a um carro projetado para vettel, sem contar que webber era 11 anos mais velho e 19 kilos mais pesado do que vettel, e mesmo com toda esta desvantagem webber ainda deu trabalho a vettel, em 2010 webber so não venceu porque a redbull deu total apoio a vettel inclusive tiraram a aza nova do carro dele e deram para vettel em silverstone e mesmo assim webber vencel a corrida e disse :
    Nada mal para um segundo piloto, resumindo vettel não passa de um piloto comum que teve a sorte de ter o melhor carro do grid e um piloto de quinta como companheiro e quando pegou um piloto que perdeu até para o vergne na toro rosso levou uma surra e saiu com o rabo entre as pernas, acho que o tião só quer engordar sua conta bancaria porque sem newey ele não é nada.

  8. Vettel é uma lenda viva, como o próprio Lewis Hamilton o classificou depois da conquista do tetra. Ele já fez história. E vai continuar fazendo.

    • Eu venho, desde há muito, repetindo
      o que muitos comentaristas, vários
      deles ex-pilotos F1, que a carreira
      meteórica de Vettel na F1, leia-se
      Red Bull Racing, devia-se
      exclusivamente aos RBs desenhados
      por Mr. Adrian Newey. As Vettetes
      do site caíram matando, mas a
      verdade é uma só: quem vencia era
      o carro! Um carro simplesmente 2s
      por volta mais rápido que o resto do
      grid. Damon Hill, sempre cito o
      inglês, é um exemplo. Venceu o quê
      depois que o carro Williams não era
      tão melhor que os outros? Piquet
      comentou em entrevista que os
      pilotos atuais devem ser constantes,
      cometer poucos erros. Vettel se
      enquadra, assim como todos os
      outros. Só que quando o carro não
      era os “2s” mais rápido e quando o
      team-mate tinha a faca nos dentes
      como Ricciardo, os resultados não
      vieram. Veremos se na Ferrari a vida
      dele vai ser fácil, pois o finlandês
      está com seus chifres nórdicos
      queimados depois da surra que o
      Alonso lhe deu e vai buscar
      resultados. E todos sabemos como é
      na Ferrari… Quem está na frente na
      pontuação tem a preferência da
      equipe…

      • Vai ser muito interessante ver como se desenrola essa disputa interna na Ferrari. Acho tbm que o maior peso na decisão de Vettel ir para a Ferrari se deve a surra que ele tomou do Ricciardo. Vamos ver como vai ser neste ano.

      • Em 64 anos de F1 aponte 4 ou 5 vezes que um piloto foi campeão sem ter o melhor carro ou em que o carro não estivesse no minimo no mesmo nivel de seus rivais,nesse esporte ninguem faz milagres. Em 2010 e 2012 a vantagem da Red Bull não era tão grande e o Vettel depois de uma grande recuperação foi campeão,em 2011 e 2013 o Vettel esmagou os outros pilotos. Ja vi pilotos com carros muitos superiores e que sofreram para confirmar o favoritismo como Villeneuve em 97 e o Hakkinen em 98,ter o melhor carro nem sempre é o suficiente.

        • Único ano em que a Red Bull não foi claramente superior foi 2012. Mesmo em 2010 se Vettel fizesse o dele direito teria vencido 8 ou 9 corridas, mesmo sofrendo as quebras que sofreu.

          E em 2012 ele só voltou ao páreo quando como por milagre a Red Bull começou a deixar a McLaren e o resto do grid na poeira por algumas corridas que recuperaram seu campeonato.

      • Vamos botar os pingos nos is:

        A Red Bull NUNCA teve um carro “2 segundos” mais rápido que o resto do grid. Digo mais: sequer teve um carro tão dominante quanto a Mercedes de 2014 em ritmo de corrida.

        Veja bem: eu escrevi “ritmo de corrida”.

        O grande mérito da Red Bull todos estes anos foi focar o conceito para andar bem em classificação. E aí entra o mérito de Vettel, sendo já o terceiro da história com mais pole positions. Largando da pole, ele podia fugir da zona de DRS e garantir um bom ritmo de corrida.

        Os adversários, todos estes anos, muitas vezes tinham um ritmo de corrida tão bom quanto o da Red Bull. Por exemplo, em 2012, Alonso só largou 3 vezes na primeira fila. Mas foi o piloto que mais foi ao pódio: 13 vezes. Isso porque o ritmo de prova daquela Ferrari era muito bom, equiparável ao da Red Bull e ao da Mclaren (Sim, é isso mesmo que você está lendo: aquela Ferrari não era ruim como Alonso “vendia” à imprensa e à torcida). Por várias corrida em 2012 a Mclaren teve o melhor do grid.

        Me arrisco a dizer que os únicos momentos em que a Red Bull era claramente superior (mas tal vantagem não chegava nem a 1 segundo) foi em 2011 e nas 9 provas finais de 2013. E aí entra o mérito do piloto: Vettel venceu, nesse período, 24 corridas; Mark Webber, apenas 1.

        E ainda tentam me convencer de que o cara é uma farsa.

  9. schumacher foi campeão sem ter o melhor carro em 1994 e 1995 a willians era muito superior a beneton o que faltou foi piloto afinal daimon hill era um piloto de quinta, se prost não tivesse se aposentado seria hexa e schumy seria penta, ou quem sabe se senna não tivesse morrido seria tetra afinal senna era muito melhor do que hill, voutando ao tempo em que rakkinen foi campeão se a a ferrari fosse tão inferior a mclaren como irvine teria disputado o título até a ultima corrida em 1999 mesmo sendo segundão se schumy não tivesse quebrado a perna seria octa e carro inferior não ganha o mundial de construtores tão facil, a ferrari era tão superior que até mika salo quase venceu uma corrida só não venceu porque teve que deixar o irvine passar porque irvine estava disputando o título, mika rakkinen foi campeão sem ter o melhor carro, agora em 2007 as mclarens de hamilton e alonso eram os melhores carros e mesmo assim kimi fez no primeiro ano o que alonso não fez em cinco venceu sem ter o melhor carro.

    • Eu falei Hakkinen em 98 não 99,apesar que quando Schumacher se acidentou naquele ano o Hakkinen ja era lider do campeonato e tinha vencido mais corridas,3×2, que o alemão. Em 94 ate o Senna tava com dificuldades de acompanhar a Benneton,mesmo porque o carro era totalmente fora do regulamento e em 95 era pau a pau,até o johny hebert ganhou 2 corridas,a benneton não era tão inferior a willimas assim.


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