F1 A volta em alto nível e as corridas no estilo Kimi - Julianne Cerasoli Skip to content

A volta em alto nível e as corridas no estilo Kimi

"Ah... essas perguntas de novo!"

Manter-se em atividade durante os dois anos em que esteve fora da F-1, a idade, o talento natural, a adaptabilidade e um bom equipamento. Todos esses fatores explicam a rápida readaptação de Kimi Raikkonen à categoria. O finlandês apenas deixou de pontuar no GP da China, no qual andou na ponta até que seus pneus acabaram sem dar aviso prévio.

A comparação com o retorno de outro astro do esporte, Michael Schumacher, é tão irresistível quanto torta. O alemão não se manteve em atividade em alto nível nos três anos em que ficou fora, estava perto dos 40 e voltou em uma equipe que, até hoje, não lhe deu um carro tão bom quanto essa Lotus. Mas o retorno cambaleante do heptacampeão, que somou nos primeiros 11 GPs de sua segunda carreira 28,7% dos pontos da equipe e levou 9 a 2 do companheiro Nico Rosberg em classificações, fez com que todos ficassem com o pé atrás. Kimi, por outro lado, mostrou que voltar em alto nível é possível.

  Raikkonen Grosjean
Pontos (% da equipe) 116 (60,4%) 76 (39,6%)
Melhor resultado 2º (2x) 2º (1x)
Placar em corridas (abandonos) 5 (0) 2 (4)
Placar em classificação 4 7
Diferença média em classificação +0.178  

A atenção dada ao campeão de 2007 no paddock e por parte dos fãs também mostra que, mesmo sem fazer qualquer questão de posar de marqueteiro, Kimi fez falta. Dentro das pistas, no entanto, é que ele se torna mais interessante. Sua grande característica sempre foi aproveitar ao máximo as chances de crescer durante as corridas e isso tem sido premiado especialmente nesta temporada. Com um ritmo de corrida irretocável e a mesma noção que Fernando Alonso tem de atacar nos momentos corretos, não é à toa que se firmou como um dos grandes destaques do ano.

Isso, mesmo admitindo não se sentir 100% confortável com a direção do E20, embora ele mesmo deixe claro que não é algo decisivo. Aliás, o perfeccionismo de Kimi com o handling do carro comprova o que aqueles que trabalham com ele garantem: inteligente e exigente, muitas vezes é subestimado por passar a ideia de que não está nem aí. Para quem questionou sua motivação mesmo em uma equipe, até o início do ano, média, fica a lição do segundo lugar no GP do Bahrein, quando terminou inconformado por ter perdido a chance de vencer. Mesmo quando acabara de obter seu melhor resultado desde a volta.

Não é segredo que Raikkonen vem pecando nas classificações, resultado da delicadeza da Lotus com os pneus, mais sentida pelo finlandês do que seu companheiro por ser menos agressivo. Assim, sua melhor posição são dois quartos lugares no grid. Lembrando que apenas Alonso venceu de fora da primeira fila até aqui, trata-se de um handicap importante para Kimi se livrar nessa segunda parte do mundial.

O E20 não é exatamente o rei das curvas de alta mas, com a Lotus propagandeando ter se livrado das variações de performance conforme a temperatura – algo que o final de semana de Silverstone confirma – e estreando um duto que promete ser um passo importante para o carro, Spa, ou o quintal de Raikkonen, pode ser um bom começo para isso.

3 Comments

  1. Raikkonnen, desde a época da Mclaren foi brilhante… Segurava o Schumi até o carro quebrar… Levou fama de azarão por anos por isso… E no fim, levou a maior sorte por a Mclaren lhe dar quase de presente o campeonato de 2007 (não que ele não merecesse ser campeão, mas com certeza não foi em 2007 que ele mostrou seu máximo). Em 2008, visivelmente desmotivado, levou surra do Massa… E era presa fácil da maioria do grid…. Claro que o carro também não contribuia.

    Agora, ele renovou o gás, percebeu o que quer, e pode ter certeza… Se ele tiver um carro que lhe permita, vai ser difícil segurar o ímpeto desse cara… Brilhante análise, Ju… Aliás, vou parar de dizer isso… Já tá ficando chato… Tá que nem a temporada 2011… Todo mundo sabia o resultado, só não como seria exatamente… Assim está suas análises… Todo mundo sabe que será perfeito, só esperamos para ver sobre o que será.

  2. Raikkonen possui a frieza do piloto vencedor, dificilmente erra.

  3. O único entre os ponteiros que não venceu na temporada. Räikkönen é o destaque da temporada, e da forma que mais gosta, discreto.


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