F1 Alonso e McLaren em rota de colisão. De novo - Julianne Cerasoli Skip to content

Alonso e McLaren em rota de colisão. De novo

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“Fizemos a mais extensa investigação de um acidente na história da McLaren”, bradou Ron Dennis não muito tempo atrás. E agora vem Fernando Alonso e diz que, sem sombra de dúvidas, uma falha mecânica causou seu acidente nos testes de pré-temporada.

Parece que as dúvidas a respeito do que aconteceu naquele dia 22 de fevereiro jamais acabarão.

A versão de Alonso não é totalmente absurda, mas não cobre todas as perguntas. O espanhol descartou totalmente a teoria da rajada de vento – ele chegou a dizer que “nem um furacão” mudaria a direção do carro, já que estava em relativa baixa velocidade, o que casa com o depoimento da testemunha ocular Vettel. Disse que o volante “definitivamente travou para a direita”, mas que seu nível de preocupação de que isto volte a ocorrer é “zero”.

Alonso teria feito mudanças em seu volante e isso poderia ser a explicação para a falha. Mas, convenhamos, um volante travar hoje em dia seria muito incomum. E nenhuma análise da equipe ter descoberto algo tão simples, é mais estranho ainda.

Ok, mas vamos supor que nem a “mais extensa investigação da história” da McLaren tenha descoberto o volante travado e que, de fato, um novo sensor tenha sido instalado para que isso não volte a acontecer. E vamos à segunda parte: as consequências do impacto.

Alonso diz que manteve a consciência logo após a batida, só desmaiando “na ambulância ou no centro médico”. O espanhol narrou exatamente quais foram seus procedimentos: “Primeiro eu desliguei o rádio, porque estava ligado. E depois desliguei a chave geral para que as baterias estivessem desligadas porque vi os comissários chegando e, se não tivesse feito isso, eles não poderiam tocar o carro”. Segundo Dennis, os engenheiros tentaram chamar Alonso pelo rádio e só ouviram sua respiração. E, de fato, o carro estava com a luz verde indicando que as baterias estavam seguras.

Porém, mesmo estando “perfeitamente consciente”, Alonso permaneceu no carro e foi retirado de maca. O porquê desse cuidado todo ele não respondeu. E, depois, perdeu a consciência, mas “os médicos disseram que é normal devido aos medicamentos que eles dão para o transporte de helicóptero e os exames que têm de fazer no hospital: a Ressonância Magnética pede esse protocolo e é normal que talvez você não se lembre.”

O próprio Dennis, contudo, confirmou o desmaio “por alguns segundos”. E sedar um paciente para transportá-lo ao hospital não parece a melhor forma de acompanhar seu estado neurológico caso ele não tenha nenhum problema mais grave – além da medicação pré-ressonância só ser indicada para pessoas que não se sentem bem no aparelho. Novamente, se tudo isso é verdade, se o desmaio foi apenas pela sedação e foi uma “concussão normal”, nas palavras de Alonso, por que passar quatro dias no hospital?

É por essas e outras que a teoria de que o espanhol teve algum problema físico enquanto pilotava o MP4-30 está longe de ser descartada.

No mínimo, todo esse episódio e a maneira desastrosa como a McLaren lidou com sua comunicação, a ponto de ser desmentida pelo piloto com quem teve uma relação bastante espinhosa no passado só alimentam a sensação de que Alonso e o time inglês ainda vão bater cabeças algumas vezes neste ano – com ou sem desmaios no caminho.

18 Comments

  1. Perfeitamente normal o piloto desmentir a equipe, pois no final do dia, os 2 possuem interesses distintos: 1 é ser campeão do mundo, não necessariamente com a Mclaren, e o outro, é voltar a ser campeã, e dane-se o piloto.
    O problema todo foi Ron Dennis falar que ele estava perfeitamente bem no dia do teste, e depois falar que um vento jogou ele no muro.

    • Fernando Alonso é um leão desdentado, carta fora do baralho e vai encerrar a carreira sem ganhar mais nada, uma pena eu adimiro muito o piloto mas seu destino sera o mesmo de schumy.

    • hahahaah Esse é o Alonso… Vai pra uma equipe e começa a ter interesses distintos da equipe… Perfeito! Por isso é OCTANADA e o NONA tá garantido, já começamos a pensar no DECA… hahahaha

  2. Engraçado , quase todas as perguntas foram para o alonso durante 35 minutos de entrevista.

    E sim , acho que a resposta para o caso todo é que nao existe resposta

  3. Pô, que assessoria de imprensa essa da McLaren.
    Será que é realmente impossível afinar o discurso da equipe com o do piloto?
    Tá na cara que algo aconteceu e vamos combinar, tanto equipe quanto piloto são campeões de trapaças, escândalos, mentiras e etc.
    Não tenho a menor dúvida de que os dois estão mentindo e não quero saber a verdade também.
    Só acho incrível como a imprensa em geral ainda leva a sério o que esses caras têm a dizer.

    • Comentário mais lúcido que leio sobre este insosso assunto. Parabéns.

    • Dé vc foi perfeito , fui na jugular, imagina se fosse o Piquet que tivesse respondido assim , ai quebrou meu volante… iriam dizer que ele eh um fanfarrao e que quis inventar coisa… caramba … o assunto jah morreu , todos na mclaren sabem o que aconteceu e definitivamente nao querem dizer a verdade ,period.

  4. Ju,

    Continuo achando (e isso explicaria várias coisas) que a pressão arterial do piloto baixou um pouco antes da batida. Ele deve ter perdido a consciência aos poucos, mas, segundos antes da batida ele deve ter ficado desacordado. A concussão “normal” deve ter ocorrido por seu pescoço estar “solto”. Uma batida dessas, a uma velocidade baixa, como ele mesmo e Vettel descreveram, não causaria a concussão se ele estivesse consciente. Todos sabem como esses pilotos trabalham a musculatura do pescoço.
    A rotina de exercícios exaustivos + alimentação balanceada + exigência de pilotos cada vez mais magros para equilibrar melhor o carro e, por consequência, aumentar o desempenho como um todo, pode ter sido o grande vilão de todo esse episódio.

    O que acha, Ju?

    Abs

    • Duvido que um simples desmaio por queda de pressão ocasionada por desnutrição + esforço resultaria em tanto cuidado. Além disso, Alonso é baixo, não precisa diminuir tanto o peso (ainda mais agora que o limite mínimo aumentou) e é um dos pilotos mais obcecados com essa parte, sendo testado constantemente por seu fisio. Por esses fatores acho essa teoria pouco factível.

      • Entendi, Ju. Mas acho muito pouco provável que houve algum problema no carro, de fato. Mesmo porque a FIA também entrou na investigação do caso e nenhum problema foi detectado. Seria de uma irresponsabilidade sem precedentes se eles escondessem algo que poderia botar os pilotos em risco.
        Por isso acho que foi algum problema físico que o piloto teve.
        Mas acho que o Alonso é orgulhoso demais para admitir que errou ou que teve algum problema -qualquer que seja – na hora…

  5. Ju, mas se o Alonso estava consciente, porque ele não freiou o carro. Acho que foi você que postou, não tenho absoluta certeza, que ele demorou 3 segundos para bater depois que saiu da pista, e como estava a uns 130km/h, esse tempo era mais que suficiente para ele parar o carro sem bater. OU pelo menos diminuir bem a velocidade.

  6. Oi Ju,

    Além das distorções tudo continua muito estranho.

    Por mais profissional que seja, eu não duvido que o Alonso possa chutar o balde com esse carro horrível da McLaren e nem chegar a Abu Dhabi.

    Principalmente se ele souber de alguma coisa que a equipe tenta tapar o sol com a peneira.

    Se as duas partes não falarem a mesma língua aí se torna insustentável a parceria.

    Só para lembrar, em 95 a McLaren contratou Nigel Mansell que não cabia no carro; ele e Dennis já haviam vivido rusgas no passado, embora o “Leão” nunca fora piloto de Dennis antes, e não deu outra: aconteceu o que já era esperado e Mansell não concluiu aquele ano.

    A McLaren tem antecedente.

    Um abraço!

  7. Algo realmente não bate desde o início. Se nada parecido voltar a ocorrer então tudo ficará como está e ninguém exceto eles mesmos saberão a verdade. Agora, se acontecer algo semelhante…

  8. e o button falou q o carro num tem direção dura e ai jogou lenha no fogo ou naum kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Quando o carro começar a pontuar, brigar por pódiuns e títulos, tudo será esquecido…na F1 nada como o sucesso para apaziguar os ânimos, kkkk

  10. Muito mistério e como não podia ser diferente muita mentira para esconder o anti-marketing para ambas as partes, os antecedentes da maclaren e Alonso fal por si mesmo. Entretanto acho que ele termina o ano

  11. Massa disse que o ,motor da Williams é igual o da Mercedes e que ele nunca falou nada diferente inventaram que ele pensava diferente

  12. Certeza de que ele esta com algum problema de saúde, que apareceu inesperadamente. Uma pessoa que se cuida tanto, como eles, é estranho estas coisas acontecer do nada e como foi, provavelmente o “melhor do melhor do mundo” esta com seus dias contados, e mais, geralmente depois de acidentes, os pilotos não voltam a ser o que eram.


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