F1 As táticas: por que foi Ricciardo – e não Massa – que ganhou no Canadá? - Julianne Cerasoli Skip to content

As táticas: por que foi Ricciardo – e não Massa – que ganhou no Canadá?

Motor Racing - Formula One World Championship - Canadian Grand Prix - Race Day - Montreal, Canada
O ultrapassagem sobre Perez, do jeito que dava, foi fundamental, mas não explica tudo

Os problemas no MGU-K e as consequentes dificuldades nos freios deram a deixa para os rivais da Mercedes se aproveitarem – e mesmo com 160hp a menos por metade da prova Nico Rosberg conseguiu chegar em segundo! Mas por que não foi Vettel, que largava em terceiro, que venceu o GP do Canadá? E Felipe Massa, poderia realmente ter vencido?

Ao cruzar a linha de chegada, Vettel lamentou sua estratégia via rádio. O tetracampeão largara em terceiro e voltara, após a primeira parada, atrás de Hulkenberg, que só faria um pit stop. O alemão ficou travado até sua segunda troca, quando foi superado por Ricciardo, o que o surpreendeu e provocou a reclamação.

Na volta 35, o trenzinho liderado por Hulk tinha Vettel a 0s7 e Ricciardo a 1s2 do companheiro. A Red Bull fez o certo e chamou o piloto que ia à frente primeiro, o que deveria manter as posições. Porém, segundo Helmut Marko, houve um problema no GPS, o que fez com que a equipe não percebesse que, após a parada, o alemão ficaria travado pela outra Force India, de Perez.

Seria esse o motivo pelo qual Ricciardo, que estava atrás e parou na volta seguinte – estando, teoricamente, em desvantagem – retornou da segunda parada entre o mexicano e seu companheiro, ganhando também a posição de Bottas, cuja parada foi lenta.

Os tempos perdidos no box foram idênticos entre os pilotos da Red Bull, mas as in/out laps de Ricciardo foram mais rápidas – 1s8 no total. Claro que a ultrapassagem sobre Perez na volta 66 foi fundamental mas, taticamente, foi aí que o australiano ganhou a prova.

Massa poderia ter vencido?

A Williams número 19 certamente foi o carro consistentemente mais rápido do GP do Canadá, mas como explicar que Felipe Massa bateu lutando apenas o quarto lugar na penúltima volta?

O primeiro golpe foi a tática agressiva da Red Bull de parar Ricciardo já na volta 13. O australiano estava a 0s5 do piloto da Williams ao entrar no box e, quando o time inglês optou por responder primeiro com Bottas, que estava 2s na frente do australiano, as chances de Massa manter a posição já eram pequenas – e foram para o espaço quando uma falha na pistola fez o brasileiro perder 4s5 e posição também para Alonso, Vergne e Kvyat. A tática não foi um erro: é de praxe a equipe proteger seu piloto melhor classificado e o mérito é da Red Bull ter enxergado a brecha.

Portanto, mesmo sem o problema no primeiro pit, Massa teria que tirar Ricciardo do caminho em algum momento da prova. Ritmo e velocidade de reta ele tinha, apesar da clara vantagem da Red Bull nas saídas de curva, mas aí começam a entrar vários “se”.

A questão da tentativa de uma parada apenas jamais funcionaria e a Williams acertou em abortá-la. Quando o time estudava isso, Perez já tinha um ritmo 1s/volta mais rápido, faltavam 25 voltas e a diferença era de 11s.

Só demorou um pouco para a equipe perceber isso: se parasse na volta 43 ao invés da 48, Massa teria a chance de voltar à frente do pelotão de Bottas e Hulkenberg. Para passar ambos, desperdiçou pouco tempo (só 1s8 em relação a Vettel), mas obviamente desgastou os pneus e perdeu 9 voltas para atacar.

25 Comments

  1. Massa perdeu uma chance única de vencer este ano, Primeiro a Willians pisou na bola naquele pitstop, se tivessem feito o trabalho direito Massa teria ganho com sobras. Segundo acho que se ele não tivesse feito a segunda parada, não sei como estava o tempo de volta dele em relação ao Rosberg, também teria chance de ter vencido. quando ele ultrapassou o Nico seu carro sumiu literalmente a abriu uma boa vantagem se fosse eu no lugar dele teria esperado mais um pouco para ir pros boxes. Acho que a Willians errou também aí porque poderia ter feito o Massa ficar mais um pouco na pista e quando tivesse uma vantagem suficiente para voltar na frente aí faria a segunda parada. E terceiro infelismente o Massa perdeu a agressividade como era antigamente, se fosse o Vettel ou o Alonso tendo o carro que o Massa tinha naquela condição com certeza teria passado aqueles carros e teria vencido a prova. Esssa é a minha opinião.

  2. Hehe, problema de GPS. Acho é que a Red Bull está pensando no marketing de fazer mais um jovem talento.

    • E Vettel, que não é bobo, anda de olho na Ferrari.

  3. esse erro de GPS é balela a equipe tem a distancia exata no setor 2 antes de entrar ,na minha visão se Daniel tivesse passado perez umas 4 voltas antes da volta que ele conseguiu vettel seria 2 na corrida e rosberg 3 …mas sei que Daniel so passou o peres pq começaram os problemas de freio e vettel foi quase na grama e lado sujo pra passar no limite na freada …agora massa num ganhou pq é fraco e a equipe errou em não deixar ele passar logo o bottas , se ele tivesse passado botas logo ele teria chegado em vettel com pneu novo e acho que passava mas já chegou com pneu meio usado demais e vettel fechou bem nas duas tentativas e ai ele esfriou…faltou piloto minha opinião. mas Daniel merecia esse vitória se a rennault der a red bull o que esta prometendo pra dia 22 será que vai ter uma reação da red bull no segundo semestre?

    • Por mais que as coisas acontecem rápido na Fórmula 1, eu não acredito em reação da Red Bull. O que aconteceu em Montreal foi muito em função dos problemas da Mercedes, das falhas da Williams e até do problema de freio enfrentado por Pérez nas voltas finais.

      Em condições normais, todos estes chegariam à frente das Red Bull. E por mais que a Renault melhore a falta de potência, as Mercedes ainda vão estar a frente.

      Abs.

    • concordo com vc faltou piloto, o massa ja deu o que tinha que dar; eu acredito que a redbull ainda pode virar o jogo, é dificil mas não impossivel, afinal adrian newey esta la.

  4. Se o Massa ou o Perez venceriam, difícil de dizer, mas que os pontos que eles perderam nessa corrida vão fazer falta para o campeonato de construtores, isso vai muito.

    Atualmente Force India (77), Mclaren (66) e Williams (58) lutam ferozmente pela quarta colocação na tabela. E a Mclaren ter feito nesse GP 8 pontos a mais que a Williams, a exata diferença que separa ambas na tabela, foi um duro golpe para Grove.

    Ferrari um pouco mais acima com 87 se conseguir colocar ordem na casa pode se desgarrar desse bolo, mas no momento não dá mostras que vai desafiar a Red Bull ainda.

    A disputa entre essas três equipes no mundial é sem dúvida uma das atrações da temporada

    • Alex se tem alguem que eu admiro muito e esta fazendo um grande trabalho é hulkenberg, eu não sei o porquê de ele não estar em uma equipe de ponta.

      • Marcelo

        Ninguem pode reclamar que ele não é constante. Pontuou em todas as 7 etapas: 8-10-10-8-1-10-10 = 57 pts é responsável por 74% dos pontos da Force India

        Já o Checo, apesar de ter ido ao pódio no Bahrein, não mantém a mesma constância do companheiro: 1-0-15-2-2-0-0 = 20 pts ou seja, 26% dos pontos da Force India

        Abraço!

  5. O que eu acho muitas vezes discutível é a equipe parar os pilotos pensando no undercut de quem vai à frente (ou para evitá-lo) mas aí jogar o piloto no meio do tráfego.

    É claro que os engenheiros têm muito mais dados e analisam a corrida muito melhor do que eu, mas eu me pergunto por que razão parar um piloto que está em um bom ritmo só para evitar o undercut de um adversário que volta do pit stop, mas pega tráfego e está perdendo tempo.

    Isso aconteceu na segunda parada de Vettel. Para evitar o undercut do Bottas, chamaram imediatamente o alemão para os boxes. Mas Bottas estava perdendo tempo no tráfego e não seria uma ameaça. Além do mais, voltou exatamente atrás de uma Force India, que ele não passaria em circunstâncias normais.

    • Essa tentativa frustrada de undercut tirou a vitória do Vettel.

      Tudo bem que Ricciardo está merecendo mais, está num ano perfeito, rápido e sem falhas, mas já há alguns GPs Vettel vem com um azar danado. Na Espanha foi quarto tendo largado em 15º por trocar de câmbio, em Mônaco estava em terceiro e quebrou, e agora esse erro de estratégia. Acho que ele e Ricciardo ficarão parelhos até o fim do ano.

  6. eric o vettel não seria louco de ir para a ferrari com alonso la, se ele esta levando uma surra do ricciard que perdeu na disputa em 2012 até para o jean vergne, o alonso iria fazer um massacre e enterrar de vez o tiãozinho.

    • Não dá para saber o que ocorreria, já que Alonso já perdeu do Hamilton, e Vettel quebrou bem mais que Ricciardo este ano, mas perde só por 19 pontos, menos que uma vitória.

      Contudo, o contrato do Alonso com a Ferrari veta o Hamilton e o Vettel. O que o Vettel espera, na verdade, é entrar quando Alonso sair. E a Ferrari deve ter conversas com ele, também, nesse sentido.

  7. Só para encher o saco do totalpuxasaco do Alonso.
    Ninguém vai falar do erro de El Mimadon?
    Que ajudou Button?
    nhein, nhein?
    Brincadeiras à parte, continuo fã do site

    • Pois é, Button do nada apareceu em quarto e querem ocultar com todas as forças o erro do Fodón, rs

  8. Só tem um piloto que alonso jamais iria querer na ferrari, hamilton.

    • Em sua renovação, no fim de 2012, ele vetou o Vettel, também.

  9. Caro Marcelo, niguém ganha 4 títulos a toa. E o carro da RedBull não era tão dominante quanto o da Mercedez.E o Alonso não deve quer o Vettel também ao seu lado. Ele não vai correr o risco de ser superado dentro da própria equipe de novo.
    Não sei como a equipe calcula aonde o piloto vai voltar do pit, mas erraram ao devolver o Vettel atrás do Hulk. Não sei se dava para voltar do pit com pista limpa.
    Mas para uma pista considerada não favorável aos touros, até que foram muito bem.

  10. quando escolheram o ricciardo ano passado todo mundo pensou que vettel iria massacra lo, mas em 7 corridas ricciardo terminou 6 na frente de vettel, isso é uma surra. A noite o vettel deve ficar sonhando, por que o webber não continuou na redbull. O ricardinho ta sendo o seu pesadelo, porque ele não esta para brincadeira, porque o ricciardo veio para mostrar para o tiãozinho com quantos paus se faz uma canoa.

    • Na Austrália, Vettel não terminou e Ricciardo foi desclassificado. Na Malásia, Vettel ficou à frente o tempo todo. No Bahrein, na China e na Espanha, Ricciardo terminou na frente (sendo que na Espanha o Vettel largou em 15º pela troca de câmbio, Ricciardo em 3º e terminaram em terceiro e quarto). Em Mônaco Vettel não terminou.

      Até agora, ambos terminaram juntos 5 provas, Ric 4 vezes na frente. Está melhor, sim, mas não é surra. Em 2012 Vettel sofreu do mesmo jeito com Webber.

      • Já pensou se essa brincadeira continuar e o ricciardo continuar batendo o vettel e transformar a surra em massacre, a equipe de publicidade da redbull vai até querer trocar a foto do vettel nas latinhas pela do ricciardo, porque ele ta ganhando azas, e se o ricciardo batter o vettel eu duvido que a ferrari vai querrer levar para la o derrotado tiãozinho.

        • Não vejo surra do Ricciardo sobre Vettel. O que existe é um período de adaptação com um novo regulamento, algo com o qual o australiano tem se sobressaído. Aí reside seu mérito. Vejo que muito comentários tratam de desmerecer o alemão, mas na verdade deveriam enaltecer o excelente trabalho do australiano exatamente por estar andando na frente de alguém tão capaz quanto Vettel.

          No mais, como bem citado pelo Ico há bastante tempo e no último credencial, Vettel é um piloto de segundo semestre, de forma a ir moldando o carro ao seu estilo conforme a temporada passa. Se você bem lembra, ele começou tendo muitos problemas em 2010 e 2012, estando boa parte dessas temporadas atrás de Webber inclusive, mas buscou os títulos na reta final da temporada.

          O mesmo pode acontecer este ano, pois sem dúvida trata-se de um sujeito muito estudioso quanto ao comportamento do carro. Mas nos anos anteriores, não havia uma Mercedes como agora, então, por mais que ele se recupere na temporada, pensar em título é inviável.

  11. Eu não sei porque que alguns dos meus comentários não estão sendo publicado eu não estou escrevendo conteúdo ofensivo no blog queria uma explicação julianne.

    • Primeiramente, eu não modero comentários. Dificilmente alguém falta com respeito e, quando isso acontece, acho ótimo como vocês mesmos deixam claro que não querem esse tipo de coisa neste espaço. É assim que tem que ser.

      Os comentários são bloqueados pelo anti-spam do wordpress, geralmente quando há links, mas isso não é uma regra. O pessoal aqui chama de “fluxômetro”. Quando eu acho algum comentário preso lá, resgato.

  12. Na 2º troca de pneus Massa e Riccardo entraram juntos, Massa saiu com pneus medios e Riccardo com pneus macios
    Na 3º troca aconteceu o mesmo Massa com pneus medios e Riccardo com macios
    Conclusão Riccardo ganhou a corrida e Massa Chegou em 4º sendo que o carro de Massa no início da corrida era visivelmente igual ou melhor que o do Riccardo.

    Niceu J. Silva


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui