F1 Balanço de meio de ano: Alonso vs Massa - Julianne Cerasoli Skip to content

Balanço de meio de ano: Alonso vs Massa

No começo do ano, até parecia que Felipe Massa teria um daqueles anos tranquilos, em que a renovação viria naturalmente e que pavimentaria o fim de uma má fase que já vinha desde 2010. Na verdade, o mesmo pode se dizer da Ferrari, que parecia mais inteira na luta pelo campeonato. De maio para cá, o castelo desmoronou: voltaram não apenas os problemas de Massa, mas também as falhas de correlação, que comprometem o futuro de um Alonso que já espera há quatro anos um carro que lhe permita brigar de igual para igual pelo tri.

Como a equipe abandonou seu túnel de vento e usou o confiável equipamento que era da Toyota para desenvolver o carro deste ano, a desculpa dos últimos anos parece furada e joga pressão nas cabeças pensantes do corpo técnico, principalmente no desenhista do F138, Simone Resta, e no chefe de aerodinâmica, Loic Bigois, dois nomes de pouca projeção no meio e que não andam convencendo em Maranello. Não coincidentemente, a equipe teria colocado a mão no bolso para liberar o mais rápido possível James Allison, conhecido pelas ideias originais. Mas certamente o inglês não terá grande influência no atual projeto – na verdade, nem no próximo, já bastante avançado nesta altura do campeonato.

Se há algo que atrapalha uma equipe é não identificar a causa de seus problemas. Alonso disse na Hungria que eles estão começando a entender o que vem dando errado desde Mônaco e por que o pacote relativamente extenso de Silverstone não melhorou o carro como esperado. A única chance da Ferrari salvar seu ano é ter rapidamente essa compreensão, antes até mesmo de Monza, e parar de perder as sextas-feiras com comparações de peças que acaba não usando na corrida.

Posições de corrida

AUS MAL CHI BAH ESP MON CAN ING ALE HUN
Fernando Alonso 2 1 8 1 7 2 3 4 5
Felipe Massa 4 5 6 15 3 8 6 8

Comparativo de performance

Fernando Alonso Felipe Massa
Classificações à frente 6 3
Diferença media em classificação -0.284s
Corridas terminadas à frente 7 0
Voltas à frente 411 49

Em relação aos pilotos, Massa vive uma “crise” diferente dos anos anteriores. Está atrás em classificações, perdendo em média por menos de três décimos. Não é nenhuma maravilha, mas é aceitável tendo em vista quem está do outro lado da garagem. Nas corridas, a diferença aumenta, algo salientado em termos de pontos – o brasileiro tem só 30% do total conquistado pela Ferrari – pela estranha sequência de acidentes. O resultado é mais uma segunda metade de ano em que Massa corre por sua carreira. Será que ele salva mais esse match point?

Do outro lado, acho curiosa a decepção geral dos leitores com a performance de Alonso neste ano. O espanhol, de fato, tem 133 pontos, contra 164 que somava na primeira parte de 2012, mas há alguns fatores a serem considerados: Vettel e a Red Bull não começaram tão bem a última temporada, crescendo apenas na segunda metade, e havia menos pilotos para dividir os pontos com Alonso, uma vez que Lotus e, principalmente, Mercedes cresceram em 2013. O único fator que o ajudou foi a queda da McLaren. Olhando os resultados do espanhol e a performance relativa da Ferrari nas provas até aqui, é difícil ver onde ele poderia ter ido melhor e o único erro que posso colocar em sua conta foi o de apostar que o DRS voltaria a funcionar no Bahrein. Na Malásia, era impossível para o piloto ver em quais condições estava a asa dianteira. E vocês, onde acham que Alonso ficou devendo?

8 Comments

  1. Pra mim o pior foi ver a sequencia de “erros” estranhos de Massa e ambos na hora da freada.
    2 erros na mesma freada de Monaco, errou também em Montreal e Nurbugring. Fora o pneu estourado em Silverstone.
    Se não fosse esses acontecimentos “extras” Massa estaria talvez disputando a 5ª posição com o Webber.

    Já para Alonso, a salvação é o carro de 2014. Tudo novo e regras novas. Mas tomara que a Ferrari esteja dando a devida prioridade a esse carro. Pois a Ferrari quer desenvolver seus carros até a última corrida todos os anos e isso tem comprometido o desenvolvimento do próximo bólido.
    Acho que eles tem que focar mais na criação de um carro vencedor e parar de querer fazer um carro perdedor virar campeão.

  2. Jú, Alonso errou na China ao bater em Vettel. Simples assim.
    Na minha opinião o espanhol foi com sede demais ao pote, na ânsia em não deixar a RedBull escapar, “esquecendo-se” que estava numa pista molhada, escorregadia e muito no começo da corrida. Então eu acho que ele errou sim, a equipe errou também ao deixa-lo na pista.
    Mas tudo isso é muito fácil de falar do conforto do meu sofá. 🙂

    A “crise” de Massa já se arrasta por tempo demais. Já está mais do que claro que sua performance não voltará.
    Seu acidente pode não ter deixado sequelas físicas mas muito provavelmente o deixou psicologicamente incapaz de competir em alto nível.
    Há algumas semanas o Lívio publicou uma entrevista com Domenicali onde esse assegurava que Massa renovaria com a Ferrari. Tempos depois o discurso era exatamente o oposto. Além disso, alguns acidentes sofridos por Felipe foram bem estranhos e, ao que parece, Massa assumiu a culpa pra livrar a imagem da equipe.

    Acho que a Ferrari está protelando demais a substituição do brasileiro. É uma situação que beira a neurose.

    Montezemolo esses dias deu aquela bronca em Alonso citando uma frase de Enzo Ferrari, “pilotos passam a Farrari permanece”. Não no caso de Massa, me parece. 🙂

  3. Oi Jú.

    Curto muito seu blog. Um dos melhores sobre F1 na minha humilde opinião.

    Quanto aos erros de Dom Fernando:

    01. Onde você fala China, na verdade foi na Malásia. Eu achei um erro tanto da equipe, quanto do Alonso. A equipe errou ao manter o piloto na pista, visto o que tinha acontecido com a asa. O erro do Alonso não foi o fato de não ter ido aos boxes para troca a asa, afinal, como você disse, ele não tinha como ver o estado da asa e não tinha notado nenhuma prejuízo na performance do carro. O erro do espanhol foi justamente ter tocado no vettel na segunda curva. Ele já tinha conquistado a segunda posição na largada, a pista estava molhada, traiçoeira. O que ele precisava naquele momento era aguardar a adrenalina da largada se estabilizar e pilotar pensando na corrida como um todo e principalmente no campeonato.

    02. Em mônaco ele fez uma corrida conservadora até demais. Não falo nem da ultrapassagem de Perez, por que ali o mexicano se jogou e não quis nem saber se ia bater ou não. Falo com relação a Sutil e Button. As duas ultrapassagens davam para ser evitadas e seriam duas posições a mais.

    03. Com relação ao Bahrein será que pode ser um erro creditado a ele mesmo? Apesar da asa ter travado uma vez e ele ter ido aos boxes para arrumar, um piloto tem que confiar no que sua equipe passa para ele. Se eles não disseram para ele não abrir a asa, por que ele evitaria abrir?

    É isso.

  4. Quem sou eu para criticar o amadorismo da Ferrari, mas esses erros de correlação do túnel de vento me parecem grosseiros pelo capital que possuem e investem. A Ferrari me parece o governo brasileiro, gastando rios de dinheiro e produzindo mal e porcamente! Não conseguem produzir com racionalismo e sem alarde. Essa conversa fiada que a equipe é imortal, é balela, afinal quantas potências automotivas entraram em crise ou quebraram! Na verdade, equipes e pilotos são passageiros e hj a Ferrari vive do passado, não “enxergando” que não é tão enxuta e produtiva quanto RBR e Lotus por exemplo. Vejo os erros de Alonso como alguém que se obriga a arriscar mais do que o necessário por não possuir um equipamento de nível. Sobre Massa, acho que o brasileiro sofre com os sofríveis carros de Maranello, pois seu estilo de pilotagem requer carros redondos. Coloca o brasileiro na RBR para ver como rapidamente as coisas melhoram…Na verdade o último bom carro da Ferrari foi em 2008…

  5. A Ferrari começou bem o campeonato mas eu havia alertado um “mistério” aqui neste espaço por volta do GP de Monaco; A batida de Massa nos treinos.
    Vendo a camera onboard no carro do Massa. Na curva, ele vira o volante a 90 graus pra direita antes da batida, e a roda esquerda vira pra direita porém a roda direita permanece reta. O Massa bateu, a Ferrari culpou ele, ele assumiu o erro(?) e não se falou mais nisso. E o fato é que a Ferrari só piorou dai em diante, com o Massa batendo do mesmo jeito durante a corrida e o Alonso pilotando apático, como se estivesse com medo de alguma coisa.
    Pra mim eles tentaram inventar alguma “arte” no carro, não deu certo e eles não conseguem consertar.

  6. Ju, aos que criticam o Massa realmente não entende o que ele esta passando na Ferrari
    os acidentes nenhum foi culpa dele talvez o único em pista molhada ele com um pneu de 10 voltas que todos já tinham trocado e a Ferrari insistindo em o manter na pista o resto todos ficaram claro que foi falha do carro o ultimo o F138 vai para o oposto da tangencia da curva roda trava o cambio na 5° e o motor apaga?
    cambio de um F1 vai direto para o Neutro sem apagar o motor estava na cara que teve uma falha mecânica e Mônaco nem se fala a Ferrari assim quis tirar sua culpa e o Felipe assumiu
    Quanto a sua performasse que muitos dizem que perdeu, vamos lá não é o problema de ser o Alonso ao lado, alguém viu recentemente os contratos de Senna e Piquet com a Lotos isso a 25 anos atrás como era a situação de 1° piloto?
    imagina como foi o de Schumacher com a Ferrari e dizem que o do Alonso ainda é mais blindado que o dele, Felipe corre com equipamento defasado para comparações com o que esta sendo testado com que é colocado no carro do Alonso
    ele não tem vez em atacar ele, esta tudo preso sob um contrato que tem clausulas muito obscuras
    A prova maior que em uma volta lançada que é a de classificação que não tem como bloquear o companheiro o Felipe vem junto e algumas vezes na frente, e quando perder é nos milésimos.
    O que falta para o felipe é ter autonomia uma equipe que o deixe correr, se o Alonso fosse pra RBR mesmo que improvavel ai sim a Ferrari poderia voltar a ser uma boa para o Felipe

  7. Eu continuo com a mesma opinião sobre o Alonso. É um ser humano, então comete seus erros, mas são poucos. O principal ponto continua lá, está sempre na briga pelo título com vitórias e conquistando posições que nem sempre o carro permite.
    A diferença aqui, é que a Ferrari começava mal e dai crescia, enquanto este ano foi o inverso. Ou seja: o problema continua o mesmo, a Ferrari não consegue dar a seus pilotos um carro “campeão”.

    Belo post, Abraços.

  8. Na verdade a Ferrari voltou a ser o que ela era antes da chegada do Schumacher e e sua equipe técnica,a Ferrari era uma equipe competitiva mas não ganhava campeonatos a 23 anos mesmo depois de ter o Prost como piloto,o Schumacher quando chegou na Ferrari exigiu que a equipe técnica dele fosse para Ferrari e assim a cada ano a equipe foi crescendo mais e mais até se tornar uma equipe vencedora,vale lembrar que ele brigava com a Mclaren projetada por Newey e pilotada com Rakkinen de igual para igual.


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