A briga pelo título pode estar longe de ser uma meta, mas ninguém promete gerar tanto interesse neste início de ano quanto Lewis Hamilton e sua Mercedes. São várias as incertezas que cercam a equipe alemã. São várias, também, as explicações para os insucessos nestes três anos. O que resta saber é o quanto dos erros anteriores o time conseguirá reparar – e em quanto tempo.
A contratação de Hamilton tem toda pinta de obra arquitetada por Ecclestone para agradar a chefia da montadora alemã, cansada de colocar dinheiro em algo que não dá resultado. E a chegada do inglês não representa apenas uma resposta do comprometimento esportivo da equipe para a empresa: trata-se do piloto mais identificado com a cultura norte-americana do grid e com todo interesse do mundo em se promover na terra da namorada famosa e dos amigos rappers. Tudo alinhado com uma montadora que viu, em 2012, o aumento de 11,8% nas vendas nos EUA ser a grande alavanca para um de seus maiores lucros da história, mesmo com a sensível queda na própria Alemanha (-0,4%) e em boa parte da Europa ocidental.
A questão do investimento x retorno é particularmente importante no caso da Mercedes porque quando a Brawn foi comprada, a expectativa era de que o investimento não seria tão alto, uma vez que Norbert Haug e companhia acreditavam que o acordo para restrição de gastos (o RRA, em inglês) seria mais do que um trato entre cavalheiros, obrigando Ferrari, McLaren e Red Bull a enxugarem suas estruturas. Para entender a importância disso no caso da Mercedes temos de lembrar que a Brawn, em seu único ano de existência, usou um carro concebido com o orçamento gigantesco da Honda, mas teve de reduzir drasticamente seus gastos após a derrocada dos japoneses. O preço desta estagnação técnica, somada à falta de efetividade do RRA, é pago até hoje.
Um exemplo disso é o túnel de vento, que apenas ano passado foi atualizado para um modelo com escala de 60%, o máximo permitido pelo regulamento. Esta, inclusive, foi uma das justificativas para a péssima campanha do segundo semestre de 2012. De fato, o desenvolvimento do W03 pareceu estagnado após um início promissor – nas primeiras 10 provas, a posição média de classificação do melhor Mercedes foi 3,8, despencando para 9,2 na segunda parte do campeonato.
Outro problema foi a insistência em trabalhar com o DRS passivo em detrimento do melhor aproveitamento dos gases do escapamento. Ainda que a adoção de um sistema mais eficiente para o direcionamento dos gases para o difusor possa fazer o W04 ganhar muito terreno, a equipe continuará atrás das rivais diretas nesse quesito. Quem vai resolver essa questão do foco dos recursos também não é claro em uma equipe que contratou Bob Bell, Geoff Willis, Aldo Costa e Mark Elliot nos últimos anos.
Na teoria, ter um astro como Hamilton pode atrair investimentos e colocar os problemas estruturais no passado. Mas será que só isso reduziria a ampla distância para Red Bull e companhia? Será que a chegada do polêmico – e pouco efetivo nos tempos de Jaguar – Niki Lauda para fazer a ponte política entre a fábrica na Inglaterra e os acionistas alemães não trará mais um cacique em terra de pouco índio? E o próprio Hamilton, finalmente vai assumir o papel de líder no desenvolvimento de uma equipe ou continuará sob as asas dos engenheiros como nos tempos da McLaren?
Com a casa em seu quarto ano de reorganização, é de se esperar uma melhora considerável em relação ao fim de 2012. Porém, seria surpreendente ver a Mercedes como candidata costumeira às vitórias. O mais provável é que, lá pelo meio do ano, ouviremos Ross Brawn salientar as vantagens de focar no projeto de 2014. E esperar que a mudança considerável nas regras seja o empurrão que faltava para uma nova Brawn florescer.
21 Comments
Acho pouco provável que a Mercedes se saia bem esse ano. Torço pra que sim mas acho difícil.
vi num site alemão que em relação aos escapamentos, Ross esta apostando suas fichas a longo prazo (2014) estão desenvolvendo um escapamento mas por enquanto é para o futuro, nessa área especificamente ficará a par das equipes grandes
porém o mesmo disse antes que a Mercedes terá o escape coanda em 2013, coisa que não teremos em 2014
estara Brawn escondendo o jogo pra por suas mangas de fora em 2014 ou seria blefe?
“O F1-W04 é perfeitamente compátivel com o novo escape, é presciso tempo, Ross Brawn vê isso como um investimento no futuro, 2013 as flechas de prata nessa área será a par com as equipes de topo”
Ah, Julianne, isso é verdade, é o acontecimento aguardado com as maiores expectativas e dúvidas sobre a temporada. Será que dá para esperar um grande carro desenhado por essa turma citada aí em cima? Nenhum deles, ao que me lembre, fez algo especialmente brilhante. Aldo Costa não é aquele perfil conservador do qual a Ferrari se livrou justo por que queria dar uma chacoalhada em seus projetos para 2012?
Jackie Stewart acha que a Mercedes pode puxar o carro se os resultados não vierem de acordo com o que ela espera. Creio que Stewart está sendo muito pessimista, acho que a Mercedes cumprirá o contrato de três anos com Hamilton e que seus dirigentes não serão tão imediatistas assim, em face do grande investimento que fizeram e devem fazer não apenas com o piloto Lewis, como em outras áreas, também. Se bem que a “jurisprudência” neste aspecto é aterradora: BMW, Toyota, Honda, Jaguar (Ford), Renault (como equipe), Porsche e Peugeot (motores) foram embora num estalar de dedos.
Penso que a parada vai ser decidida mesmo de novo entre a Red Bull e Ferrari principalmente, com a McLaren coadjuvando-as. No entanto, acho que o ponto alto do campeonato deste ano vai ser o espetáculo imperdível a ser proporcionado por Hamilton e Raikkonen, em pegas homéricos por posições intermediárias. Ambos lutam (Lewis principalmente) por qualquer posição e disputam cada metro de pista, praticando o automobilismo de emoção, e não o entediante automobilismo de resultados e estatísticas.
Abraços.
O primeiro erro foi “investir” (ou seria insistir?) três anos no mega-salário de Shumacher e congelar Rosberg, piloto que vinha em franca ascensão.
O segundo, foi querer rivalizar com a McLaren. Confesso também, que não entendi por que não acharam soluções para os problemas com a borracha da Pirelli. É melhor Hamilton ir se preparando. E os outros erros, você citou no texto, inclusive a contratação de Lauda. Acredito que Jack Stewart, sim – seria ótimo.
E ainda sim, se não fosse Hamilton, penso que não haveria nenhum F1 WO4. Se juntaria a Renault, BMW, Toyota, etc.
Abr
Pelo contrato de três anos com Hamilton, acho que a Mercedes não pensa em sair antes do fim do mesmo…Pelo arrojo do inglês, veremos corridas movimentadas. Na minha mente automobilistica é inconcebível equipes do porte de Ferrari e Mercedes terem problemas com túnel de vento, sei lá…
Aldo Costa está cuidando de toda a parte mecânica, deve fazer um carro que entenda melhor dos pneus, ela esta redesenhando toda parte a traseira do W04, fazendo nos moldes da RBR e de tamanho menor em relação a antiga caso prescise alterar para atender aos pneus pirelli, o escapamento da Lottus tambem foi copiado assim como a suspensão pull rod da Ferrari
na parte aedinâmica ainda é um mistério, Mike Elliot, ex Lottus é quem esta cuidando dessa parte
reza a lenda em Brakcley que foi encontrando 1,5 antes do Natal e começaram então a buscar mais 1,5 pra superar Mclaren e Red Bull
Rodrigo, estou torcendo muito para que tudo isso que você descreveu funcione e permita ao carro da Mercedes PELO MENOS aproximar-se do carro da Lotus. Se faltar um tantinho, Lewis tira no braço. Li as declarações do Ross Brawn, acho que no TotalF1, mas não consegui de pronto localizá-las. Li que os Pirelli vão interferir inclusive na aerodinâmica do carro (no escoamento sob o assoalho). Se a intenção era tentar zerar o jogo, não vai adiantar muito, pois aerodinâmica é com ele mesmo, o Mago Adrian Newey. . .
Xi, Julianne, esqueci que antes de chegar em Raikkonen Hamilton TALVEZ tenha necessidade de ultrapassar Grosjean, que psicologicamente poderá estar se sentindo mais “experiente”, rsrsrs. . .Mas esse encontro só ocorrerá se não houver um mínimo de melhora na Mercedes. Esta temporada promete. . .
Em tempo: este será um ano decisivo para Rosberg também. A presença de Hamilton na mesma equipe e teoricamente com o mesmo carro vai permitir avaliar a exata dimensão da velocidade e das habilidades de Nico. A Mercedes declarou (e o próprio Rosberg também) que haverá igualdade de tratamento. Sempre o considerei um piloto apenas mediano, bem inferior ao Massa de antes do apagão.
A melhor marfa de carros do mundo vai vir a mil, e o Rosberg pode ser bom o quanto for, mas perto do Hamilton, é uma tartaruga, fora os segredinhos que ele vai passar pra equipe… certeza que vai.
Aposto um real que ele ganha mais de 3 corridas esse ano
aucam, mas veja meu caro, a Lottus teve um início promissor assim como a Mercedes, principalmente em pistas quentes, não venceu mais corridas porque Raikonem é 8 ou 80 e por causa da inexperiencia de Romain, ou seja, promete né? talvez nem tanto, porque ao meu ver faltou desenvolvimento na Lottus, eles não abandonaram a temporada como a Merecedes e nem tiveram tantos problemas quanto os prateados, além disso, se doaram muito pra garantir o 3 lugar do Kime no campeonato, para valoriza-lo e até conseguiu graças as quebras do Ham e a falta de capacidade de Webber e Button, mas eu não vejo a Lottus como essa força toda não, o time deixou a desejar em termos de desenvolvimento, gastou muito tempo com os escapamentos e o DRS duplo que talvez nem seja usado em 2013 e não sabemos o quanto a equipe sacrificou 2013 para manter o 3 lugar do Kimi no campeonato que foi muito valorizado
a Mercedes fez o caminho inverso, abandonou a temporada e passou a trabalhar em 2013, vejo as duas com as mesmas chancedes de começar bem, e vou mais longe, ainda acho que o Aldo Costa vai dar um jeito nesses pneus e ai a Mercedes pode se dar bem, até porque em classificação Lewis e Rosberg são melhores que Kime e Grosjean e isso pode ser uma vantagem para a Merecedes numa disputa paralela com a Lottus
Maravilha, então. Pelo seu ímpeto e arrojo, minha torcida vai para Hamilton, seria um desperdício para o espetáculo ele ficar marcando passo com um carro não competitivo
quando eu digo: faltou desenvolvimento a Lottus, quero dizer que pelo grande ínicio eu esperava mais durante a temporada, a Lottus esteve nos calcanhares da Red Bull em Valência e Barhein além da Mclaren na Hungria, o carro parecia promissor e rápido e não vimos isso na 2 metade da temporada, a vitória de Kimi em Abu Dhabi seria no máximo um 3 lugar se Hamilton não quebra nem Vettel larga de ultimo, a vitória foi circunstancial
a Mercedes venceu, largando da pole position, com 20 segundos de vantagem para o segundo colocado
Julianne,
Está fora do post, porém permita-me registrar aqui a 7a. vitória de Loeb no Rally de Montecarlo! Talvez ele tenha nascido apenas para o Rally, mas fico me perguntando até onde poderia ter ido se tivesse orientado sua carreira para os monopostos. Há algum tempo ele se saiu bem em um teste que a Red Bull lhe ofereceu na F 1. Quando a gente pensava que já tinha visto tudo no Rally com um Walter Rohrl, um Colin McRae ou um Tommi Makinen, eis que surgiu um Sebastien Loeb! Aprecio também o Rally, é um automobilismo espetacular, impressionante e radical, pois corre no gelo, na neve, no asfalto seco e molhado, no cascalho, na terra, na lama e até no ar e na água!!! E corre às vezes à beira de precípícios ou tendo árvores como guard-rail! Não é à toa que Kubica adora competir nele e que Raikkonen voltou à F 1 em grande forma, depois de pilotar por tantos pisos escorregadios.
cleuber,
Lewis Hamilton, assim como Alonso, é vendido pela mídia como se fosse muito melhor que os demais pilotos, mas na realidade, o que ele tem de mais é o ‘marketing’. (Assim como Senna pra cima de Prost)
Por favor, dê um ‘Print Screen’ neste meu comentário. No final do ano, estarei aqui e irei provar o que sempre disse > Alonso e Hamilton são ótimos, mas não estão tão acima assim de outros pilotos. [Ou seja, a meu ver, Rosberg irá vencer o Inglês. (Com certeza)!]
Foi a mesma coisa em 2007, por exemplo, quando diziam que o Espanhol iria destroçar o novato Hamilton, mas não foi isso bem o que vimos. Assistimos a um Fernando Alonso, com dois títulos mundiais, ser derrotado por um iniciante na F1.
Aposto com quem quiser, pois assisto F1 há muito tempo e não sou manipulado pela mídia.
redhorse, é questão de ponto de vista, Rosberg ja foi superado por Mark Webber na willians, Mark Webber que não consegue guiar mais que o mesmo Hamilton e Alonso com um carro superior
Alonso, seus resultados falam por sí, não há nada a dizer
sobre Hamilton, a questão é bem simples, melhor estreantes de todos os tempos, campeão mundial jovem, superou 2 campeões do mundo com o mesmo equipamento e destruiu o normal Kovalainem, Rosberg ja comeu poeira do Hamilton antigamente quando corriam no kart e em outras categorias, Rosberg pegou um shumacher velho sem esta adaptado a f1 e com difuldades com os pneus pirelli, não fez mais nada que chamasse tanto atenção, Rosberg vai comer poeira do Hamilton como aconteceu nos velhos tempos
seria um prazer apostar dinheiro com você sobre essa disputa, pois faturei 1000 reais com um fã de Button que acreditou que por causa de 2011 Button era superior e ia superar Hamilton de novo, mas eu sabia que o Hamilton é muito faz veloz e que não iria ser derrotado de novo por um piloto inferior, teria que fazer muitas bobagens, demais
seria um prazer faturar outra grana, pena que moramos longe, rs
Esteja neste link no final de 2013!
Ao > Rodrigo.
Com Toto Wolff na Mercedes agora fudeu de vez. Con Lauda e Brawn são treis carneiros se dando cachadas.
Muito Bom para Willians que espero ver na ponta lutando em 2014, e em 2013 dando trabalho no pelotão intermediario de ponta. Vão lembrar de mim.
Pois é, caro Bruz. O dia em que acontecer uma zebra, ela já tem nome desde agora: Pastor Maldonado/Williams. Agora, nesse Bottas não faço muita fé não, não pareceu ser tão “bota” assim, e vai ser almoçado pelo venezuelano. Rosberg que trate de acelerar lá na Mercedes, se não Wolff “bottas” o finlandês no lugar dele. Já vi que você não “comprou” mesmo o Perez, hahaha!!!! Aliás, na McLaren o mexicano não pode mais ser considerado zebra. E o outro mexicano – Gutierrez – vai dar trabalho para o Hulkenberg, pode apostar.
Grande abraço.