São dois os grandes desafios trazidos pela altitude no GP da Cidade do México: a necessidade maior de resfriar o carro e a baixa aderência. Ambos têm relação com o ar mais rarefeito a 2.400m em relação ao nível do mar.
São desafios tão grandes que se sobrepõem às características do circuito em si: uma reta longa e muita necessidade de atacar zebra, em teoria, não casariam bem com o carro da McLaren.
Na prática, o sistema de arrefecimento mais eficiente permitiria que eles praticamente não abrissem a carenagem do carro. E pelo menos um lado da garagem conseguiu lidar bem com a falta de aderência e usar o maior controle de temperatura também dos pneus em uma tarde quente na capital mexicana. E virou o campeonato com quatro corridas para o fim.
A corrida do México geralmente é completada tranquilamente com uma parada. Mas, neste ano, a Pirelli trouxe os compostos C2, C4 e C5. Ou seja, o duro é duro demais para a corrida, fazendo com que as equipes tivessem que se virar com os médios e macios.
Porém, curiosamente, o macio era mais consistente, sem sofrer o graining que marcou anos anteriores.
O cenário na largada
That Turn 1 chaos!! 🤪💨#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/MBAzrcnotB
— Formula 1 (@F1) October 27, 2025
Mesmo assim, Max Verstappen se surpreendeu quando se viu cercado de pilotos com o pneu vermelho na largada. A Red Bull nem tinha considerado a opção e colocou ambos os pilotos no pneu médio, o que lhe daria desvantagem significativa nos importantes primeiros metros da prova.
Ele já estava largando em quinto lugar, depois de uma classificação em que não se sentiu tão à vontade na Red Bull, especialmente em duas curvas no final do segundo setor. Em uma classificação apertada, pelo menos do segundo para trás, com a voltaça de Lando Norris, isso custou caro.
Atrás dele, tinha alguém com um prejuízo ainda maior. Oscar Piastri saindo só em sétimo, sem ter cometido nenhum erro na classificação. Simplesmente por tentar pilotar o carro como sempre em uma pista única.
Liderando o campeonato, ele não estava em posição de arriscar na largada e perdeu mais duas posições. Todos os outros foram para cima. Inclusive Verstappen, que se comprometeu ao lado de fora na primeira curva sem muita intenção de completá-la. E se viu em quarto.
Norris manteve a ponta. Leclerc foi outro que passou reto e acabou se safando, pois só devolveu a posição para o inglês, e não para seu companheiro Lewis Hamilton, que estava passando-o por dentro.
Bearman também se deu bem, subindo para sexto, e Bortoleto pulou de 16º para 13º. Ficando dentro da pista.
Following el mentor through in Mexico City 🤝
— Formula 1 (@F1) October 27, 2025
Fernando made the gap, and Gabri followed before getting past himself 💪
These insights are powered by @awscloud 📋#F1 #F1Insights #MexicoGP pic.twitter.com/fnrx8Twnnv
A estratégia invertida de Verstappen

Hamilton logo passou a ser atacado por Verstappen. Os dois se estranharam nas curvas 1 e 2, se tocaram, o holandês usou sua tática habitual de se certificar de que estava à frente na tangente para ter o direito à curva, e conseguiu se safar com a ultrapassagem mesmo saindo da pista.
Logo depois, Hamilton tentou revidar por fora, perdeu o controle do carro pela baixa aderência, entrou na curva atrás, saiu na frente cortando caminho, foi punido com 10s. E lá se foi sua chance de conquistar o primeiro pódio pela Ferrari.
Na confusão, Verstappen foi ultrapassado por Bearman, que se manteve na frente do tetracampeão até sua primeira parada, na volta 24. Como ele liderava uma fila de carros andando juntos em um trenzinho de DRS, Piastri entrou junto dele tentando um undercut em Russell, e o inglês respondeu na volta seguinte e conseguiu se defender.
Na ponta, Norris esperou Leclerc parar e abriu mais de um pitsop de distância para Verstappen antes de trocar o pneu macio pelo médio, na volta 34. Ele iria tranquilamente até o final. O grupo que parou antes sofreria para conseguir.
E ninguém quis nem tentar fazer só uma parada depois que viu o ritmo de Verstappen quando ele trocou os médios, muito ruins para a Red Bull neste fim de semana, pelos macios, na volta 37.
Ritmo de Verstappen faz rival mudar de tática
Ele voltou em oitavo, 1s por volta mais rápido, com pneus mais de 10 voltas mais novos. A essa altura, a McLaren já estava com a vitória praticamente garantida, e queria se certificar de que Piastri, que estava em sexto, menos de 10s à frente de Verstappen, terminaria à frente dele.
Não pareceu factível que o australiano conseguiria segurar o holandês na pista, então a saída foi pará-lo por uma segunda vez, para que ele tivesse pneus mais novos para atacar no final. E ele para na volta 47 para colocar mais um jogo de macios.
A Mercedes com Antonelli, logo à frente de Piastri, e a Ferrari de Hamilton, logo atrás, têm a mesma ideia. E o australiano sai na frente dos dois. Russell e Bearman reagem na volta seguinte e Verstappen ganha, do nada, cinco posições, voltando ao terceiro posto.
Ninguém consegue usar esse jogo novo para chegar no holandês. Na verdade, é ele quem vai ganhando tempo em cima de Leclerc. Depois de sua parada, Verstappen estava a 18s de Leclerc. Com três voltas para o final, entrou na zona de DRS da Ferrari, que viveu mais uma tarde de muito lift and coast.
VSC congela um final que prometia ser emocionante
É sempre um deleite ver Verstappen e Leclerc disputando posição, mas desta vez um Safety Car Virtual, depois do abandono de Carlos Sainz, acabou com a brincadeira. A essa altura, Piastri já estava fazia várias voltas atrás de Bearman, sem conseguir passar, e já não havia mais tempo para nada: vitória de Norris, seguindo por Leclerc, Verstappen, Bearman, Piastri, Antonelli, Russell, Ocon e Bortoleto, que voltou aos pontos depois de quatro corridas.
O brasileiro tinha largado com os médios, pulado de 16º para 13º, depois passou Carlos Sainz na pista, herdou a posição de Tsunoda depois de uma parada muito ruim, e foi à caça de Isack Hadjar, que estava na mesma estratégia dele, e precisou forçar o rival a gastar seus pneus até conseguir a ultrapassagem com oito voltas para o fim e conquistar a 10ª colocação.

No comment yet, add your voice below!