Em 2010
Pontos | 141 (5º) |
Vitórias | 2 |
Pódios | 5 |
Abandonos | 1 (motor) |
Melhores voltas | 2 |
Posição média de largada | 7 |
Posição média de chegada | 5,5 |
Fortes emoções
Já aconteceu de tudo um pouco com Fernando Alonso neste seu 1º ano de Ferrari. Herdou a vitória com uma falha mecânica de Vettel; bateu na 1ª curva e subiu de último para 4º, mesma posição de conseguiu depois de um drive through por queimar a largada; estourou o motor a uma volta do final depois de guiar sem parte da embreagem a corrida toda; lucrou com a quebra de Hamilton para ser 2º em casa; viu seu excesso de confiança acabar nos muros de Mônaco e depois recuperou 18 posições na corrida; perdeu uma chance de vitória em meio a retardatários; esteve na hora errada e no lugar errado quando o Safety Car entrou na pista; ao não devolver uma posição, perdeu 14 nas mãos dos comissários e, para fechar com chave de ouro – faltando ainda 7 corridas! – está, de novo, no meio do escândalo do momento.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=YotjZ-ZW7z4]
Não dava para esperar outra coisa dessa união de dois representantes de emoções fortes na F1. Intenso fora da pista, trabalhando duro para se firmar dentro da equipe, sempre guiou com muita precisão e inteligência, como um camisa 10. Neste ano, a soma de 2 anos de seca e um carro difícil – que o diga Massa – o levaram a ter atitudes às vezes irreconhecíveis.
Mas o fato é que, mesmo com tudo isso, está a 20 pontos de Webber – tirou 27 nas últimas 2 provas. Isso, valendo-se de boas classificações mesmo com o 3º melhor carro em grande parte da temporada – largou 8 vezes na 2ª fila, 5 delas em 3º lugar – e de agressividade quando necessário – vide as corridas da China e de Mônaco.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0isled5-jzc&feature=related]
Suas chances de levar o tri passam, é claro, por deixar toda e qualquer confusão no passado, mas ainda dependem de tropeços dos rivais. Como Hamilton, tem que manter-se no pódio e aproveitar os circuitos em que o carro deve ir bem (Cingapura, Brasil, Abu Dhabi), além de lucrar – como tem feito – com a queda da McLaren e esperar que os pilotos da Red Bull se estranhem.
1 Comment
não é papo de torcedor, mas alonso tem características que o colocam como mais completo da atualidade. além de ser rápido, sabe pensar a corrida, e atacar na hora certa. se não fosse alguns deslizes em anos anteriores, por sua capacidade, já poderia ser tetra.