F1 Estatísticas e curiosidades do GP da Coréia - Julianne Cerasoli Skip to content

Estatísticas e curiosidades do GP da Coréia

As estatísticas podem dizer muito sobre uma prova. Alonso largou em 3º, foi ultrapassado no box, fez uma ultrapassagem na pista e chegou em 1º. Hamilton largou em 4º, foi ultrapassado na pista duas vezes, passou Fernando no box e chegou em 2º. Às vezes, como diria o tricampeão Niki Lauda, “para ganhar corridas, tem que ir o mais devagar possível”.

O GP de estreia na Coréia entraria na história de qualquer maneira, ainda mais por ter sido a corrida mais longa desde 1960, com 2h48min20 desde a 1ª largada sob o Safety Car até a bandeirada final. O limite de corrida em si, descontadas as paralizações por bandeira vermelha, é de 2h desde 1989 e de 200 milhas – cerca de 300km – desde 1971. Em 1960, as 500 Milhas de Indianápolis ainda contavam pontos para o campeonato de F1, e são provas que duram mais de 3h. Naquele mesmo ano, Stirling Moss venceu em Mônaco após completar 100 (!) voltas 2h53min45.

Corrida vespertina, pódio noturno

Números de Alonso

O espanhol agora soma 155 largadas, 62 pódios, 18 voltas mais rápidas e 26 vitórias – curiosamente, a de domingo foi a 1ª no molhado – sendo o 6º piloto da história em número de triunfos. Em 2010, Alonso fez a volta mais rápida por 5 vezes, duas a mais que qualquer um de seus rivais. O asturiano foi, também, o primeiro à chegar à 5ª vitória nesse ano. No entanto, três pilotos lideraram mais voltas que ele:

Piloto Voltas na liderança
Mark Webber 315
Sebastian Vettel 273
Jenson Button 130
Fernando Alonso 126
Lewis Hamilton 100
Felipe Massa 42
Nico Rosberg 16
Sebastien Buemi 1

Inclusive, na corrida da Coreia, um piloto que sequer foi classificado liderou mais que o vencedor: Bernd Maylander, com sua Mercedes Benz SL 55 AMG, esteve à frente por 17 voltas, enquanto o asturiano liderou 11.

Alonso também tem 3 rivais à frente no quesito média de posição de largadas. Tem a marca de vencer de 100% das corridas em que largou na pole – ao contrário de Vettel, como veremos a seguir –, mas também subiu ao lugar mais alto do pódio vindo da 3ª posição (duas vezes) e da 2ª.

Pos Piloto Posição média de largada
1 Sebastian Vettel 2.1
2 Mark Webber 2.4
3 Lewis Hamilton 5.4
4 Fernando Alonso 6.1
5 Robert Kubica 6.7
6 Jenson Button 6.8
7 Nico Rosberg 6.9
8 Felipe Massa 7.8
9 Rubens Barrichello 9.8
10 Michael Schumacher 10.2

A diferença de Alonso é que ele completou mais voltas que qualquer outro em 2010: 994 de 1.003 possíveis. Curiosamente, é seguido por Schumacher, com 952.

O piloto da Ferrari ainda se igualou ao alemão num “campeonato de versatilidade”: ele agora tem vitórias em 14 das 19 pistas do calendário, ou seja, venceu em 74% dos eventos. Uma conquista em Interlagos ou Abu Dhabi o coloca à frente do heptacampeão:

Piloto Circuitos em que venceu
Michael Schumacher 14
Fernando Alonso 14
Lewis Hamilton 10
Jenson Button 8
Rubens Barrichello 7
Sebastian Vettel 7
Felipe Massa 6
Mark Webber 5
Jarno Trulli 1
Robert Kubica 1
Heikki Kovalainen 1

Maldição da pole

Pela 7ª vez no ano, uma pole de Vettel não se transforma em vitória – ele largou da frente 9 vezes em 2010, igualando Barrichello, Ascari, Hunt e Peterson ao alcançar 14 poles na carreira. O alemão teve seu 2º abandono por falha mecânica – ele tem ainda mais dois por batidas –, enquanto seu companheiro não terminou pela 2ª vez, nas duas ocasiões por acidentes.

A liderança de Webber no campeonato foi pra lama

Mas ninguém supera Bruno Senna e Jarno Trulli no quesito abandonos por falha mecânica: 7. Com outros 2 por acidentes, o brasileiro lidera a lista dos que largaram, mas não chegaram.

Vitantonio Liuzzi foi o 6º, igulando seu melhor resultado na carreira, justamente numa hora em que tem talvez a vaga mais ameaçada do grid. Schumacher também repetiu sua melhor colocação do ano, 4º, na corrida de número 300 da Mercedes como fornecedora de motores. Mais uma vez, cortesia do compatriota Vettel – a outra tinha sido na Turquia. Outro alemão que está indo bem é Heidfeld, que, em 3 provas, igualou a pontuação de De la Rosa (14 pontos) – e não estourou nenhum motor, mesmo herdando o 9º de seu antecessor.

A prova, contudo, não foi das melhores para Button, que teve um dia de Honda e terminou na pior posição (12º) desde o GP do Brasil de 2008. Quem também não tem nada a comemorar é a Red Bull, que não pontuou com nenhum carro pela 1ª vez desde o GP da Europa de 2008. A McLaren é, agora, a única equipe que marcou pontos em todas as corridas em 2010.

2 Comments

  1. Interessante essas estatistcas. Legal, o Buemi liderou uma corrida rsrs. A maldição da pole, eu diria que é somente com a Redl Bull isso esse ano rsrs. Hamilton e Alonso, que foram outros que fizeram poles, ganharam as corridas que sairam na frente. A Red Bull perde muitas vitorias por erros e por problemas mecânicos, e isso tudo é um fato que só favorece os adversários.

    • o Buemi não só liderou como ajudou a decidir a corrida do Canadá!
      a maldição da pole é mais com o Vettel. Ele desperdiçou 7, o Webber, 3 – sendo uma aquela da Turquia, por cortesia do companheiro.


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