Quem disse que os times pequenos não servem para nada? Com muito pouco a esconder, são a locação perfeita para matérias que explicam o funcionamento dos carros. Nessa primeira, Martin Brundle fala como são captados e usados os dados de telemetria.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_woDgA3f4bo]
O repórter Ted Kravitz vai até a Lotus para explicar, junto do diretor técnico Mike Gascoyne, como funciona o difusor escapamento. Levemente mais didático que o “espião da F1”, não?
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=v8qvspPW75E]
Falta de tempo na transmissão? Não é problema. Em 35s, Brundle explica o pesadelo dos estrategistas e pilotos: o graining nos pneus
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=x1IQGJ9cnSI]
Numa análise mais detalhada, o ex-piloto sobe num Red Bull antigo para mostrar como o carro sai de frente e de traseira e como o piloto pode ajustá-lo para corrigir esses comportamentos.
12 Comments
Julianne, comnheci seu blog através do artigo que vc escreveu no blog do Ico. Muito interessante seu texto e, desde então passo a acompanhar o seu blog. Essa série “F1 na TV inglesa” sitetiza um desespero que sinto toda vez que assisto a F1 na Globo. Para piorar um pouco mais a minha situação eu trabalho ocmo editor de imagens numa emissora de grande porte de São Paulo. Técnicamente é esquisito e em termos de conteúdo é desesperador como as coisas são tendenciosas ou conspiratórias… Muito bem sacada esta idéia de garimpar estas pérolas da BBC. Vc pode achar muito mais nas TVs espanhola, portuguesa, alemã, belga e francesa (nas quais tive a oportunidade de assistir in loco). Parabéns pelo blog e pelas pautas abordadas…
Oi Paulo, obrigada pelos comentários. O que me estranha é que eles têm muito material para trabalhar, são quase 7h de transmissão que vem da FOM por corrida. Daria para fazer algumas matérias em estúdio mesmo, usando mais o Burti ou o Reginaldo. É um produto que eles já compram, usando uma estrutura que eles já têm. Não estamos pedindo muito!
Não acompanho a transmissão da Alemanha pq meu alemão é péssimo, mas vejo que eles têm muito repórteres, além do Lauda, e também começam ao vivo bem antes. Você já viu? Como é?
Julianne, na Europa, a F1 tem vários spots que podem ser divididos (como vc já deve ter percebido) em highlights, todos os treinos (inclua-se bastidores e análises entre uma volta e outra) com as coletivas na sala e no cercadinho, a classificação (neste momento a transmissão é de mais ou menos 2 a 3 horas, num pacote parecido com os jogos do Brasileirão com direito a imagens exclusivas) e a corrida. Neste último caso, vc tem na BBc o famoso grid walk que o Martin Brundle faz com maestria, já que é afiado e rápido nas perguntas… Enfim, um final de semana típico, a média de transmissão passa das 9 horas. Mesmo em países que tem dificuldades de transmissão (Portugal, por exemplo) é fácil captar um sinal aberto de uma RTVE ou TV5… só não falta boas transmissões seja BBC, Eurosport, RAI 1, etc… Vale considerar a repercussão em sites e mídia impressa. No caso de Portugal a Autosport deles, fez 33 anos! O Speeder tem razão ao destacar as capas da publicação, ela é simplesmente sensacional! faz jus a sua matriz inglesa. abs
Se você tiver algum material para mandar, seria ótimo. Estou programando mostrar um pouco das transmissões a cada final de semana de dezembro/janeiro.
É, essas matérias são muito bacanas. Se pelo menos durante o GP Brasil a TV Globo pudesse produzir algo no gênero seria algo fantástico.
O problema é que F1 na TV aberta não rola porque não dá ibope, na TV paga também não porque nenhum dos canais pagos têm dinheiro pra produzir e na internet também não porque a TV Globo tem medo de que suas “produções” caiam na rede e a concorrência aprenda os truques.
C’est La vie.
vendo este segundo post sobre o assunto, Ju, podemos perceber que a simplicidade pode ser o caminho para a solução! como você mesma disse, chegar ao nível da BBC,é complicado! os dados técnicos existem, basta correr atrás! vimos que uma abordagem simples e direta de 50 segundos pode desdobrar muitos segredos! um especialista técnico da área, como o Burti, poderia exercer muito bem este papel, e não apenas o comentário muito simplificado sobre os rádios, durante as transmissões! no tocante ao custo/benefício, acredito que este ataque curto e pontual (não tão caro), seria enriquecedor a médio prazo, atraindo a atenção do público, sem necessariamente ter que criar um herói nacional ( para atrair visibilidade), pois, o detalhe técnico passaria a fazer sentido! em relação a qualidade das “redes públicas”, podemos fazer um paralelo da BBC,com a TV Cultura! apesar da diferença qualitativa e quantitativa, vemos que possuem linhas de trabalho muito voltadas para enriquecer o público! não que não exista qualidade na rede privada, mas sabemos que os $$$$$$, falam mais alto!!! para exemplificar melhor, como comparar a qualidade do CASTELO RÁ TIM BUM (TV CULTURA), COM O PROGRAMA DA XUXA ( GLOBO)?????
É como eu disse para o Paulo. Para algumas coisas, a questão da grana não cola.
Ontem vi a Stock Car. Bom, aí não tem desculpa de investimento pesado, lucro, essas coisas. E chamam os pilotos que estão decidindo o campeonato pra perguntar que time eles torcem?
as vezes, as coisas são tão simples, que dificultamos tentando achar uma solução mirabolante! basta se ater aos fatos! um video de 50 segundos custa tanto assim? parece aquele velho problema brasileiro, a tal má vontade de fazer o certo! dá muito trabalho sabe!? pergunta valendo 1 milhão: – qual diferença vai fazer para o espectador, saber qual time o piloto torce? resposta idiota/ tolerância zero: – o espectador não vai se focar no automobilismo e lembrar do futebol, ou seja, estão jogando contra o patrimônio!!! no subconsciente, está escrito, o “prato principal é o futebol”!!! onde está a razão? não precisa responder!!!
o que vc precisa exatamente? suas referências de vídeo by youtube são muito boas e tb são integrantes desses programas. Se colocar na integra, não sei exatamente como vc poderá exibi-los no blog. Vai precisaar de algum material impresso? fico no aguardo seu… abs
Se tiver trechos, matérias ou mesmo esses clips que todos eles fazem, acho que seria legal. Minha intenção é mostrar como a F1 é tratada em outros países, para discutirmos até onde conseguimos chegar por aqui. Não sei se é exatamente o que vc tem.
Vou revirar as coisas por aqui, e te dou um parecer, acho interessanetb rever coisas mais antigas, a título de compreender melhor como que a mídia européia foi se estruturando em torno da F1 ou ainda o WRC, os principais certames da FIA… vou ver o que consigo e te passo em mídia física para te facilitar a checagem deste material… abs
Muito obrigada! Se quiser colocar num megaupload, acho que dá menos trabalho, não? Qualquer coisa, conversamos por e-mail (juliannecerasoli@gmail.com)