F1 GP da Itália quanto custa e dicas - Julianne Cerasoli Skip to content

GP da Itália ao vivo: Turistando na F1

Não é preciso ser um tifoso para curtir o GP da Itália ao vivo. É claro que os torcedores da Ferrari vão se sentir mais à vontade, mas qualquer fã de Fórmula 1 que se preze tem aquela quedinha por Monza.

Prepare-se, contudo, para a organização caótica dos italianos e para pagar caro por ingressos que valem a pena. Com Milão como vizinha mais próxima, também é o evento menos atraente entre as etapas europeias próximas de cidades grandes. Na minha lista, Budapeste vem em primeiro, Zandvoort em segundo e Barcelona em terceiro.

Por outro lado, notei que os preços diminuíram em relação aos últimos anos. Isso mesmo com toda a expectativa em cima do agora ferrarista Lewis Hamilton. Ponto para o GP da Itália!

Compre ingresso para: Alta Velocità 6b

Os ingressos costumam ser colocados à venda em partes, começando no ano anterior à prova. Vale a pena ficar de olho no site oficial. Costuma haver desconto para ingressos comprados antes de maio.

O general admission costumava ser muito indicado em Monza devido ao preço, mas já não vale tanto a pena. Mais arquibancadas fossem adicionadas com o aumento da demanda nos últimos anos e isso limitou as opções de visão de pista de quem não tem acesso a um assento. Virou o típico barato que sai caro, embora não seja tão barato assim (120 euros).

Então o jeito vai ser investir em uma boa arquibancada. Um excelente ponto é a primeira chicane, em que você certamente verá muita ação, vai ter mais noção de quão impressionante é a frenagem de um carro de F1. E, de quebra, vai estar pertinho para invadir a pista e ver a festa incrível do pódio de perto. Há algumas arquibancadas nessa região da pista, e a intermediária sai por 650 dólares para os três dias (6b). A mais cara, bem na chicane, é mais de 900 dólares.

Crianças de até 11 anos pagam entradas reduzidas. E, com o aumento do público, Monza passou a não oferecer o pitlane walk da quinta-feira para todos os ingressos ou a entrada livre em qualquer arquibancada na sexta-feira, que era a grande vantagem de Monza.

Foto: Julianne Cerasoli

Hospede-se em: Milão

É quase impossível difícil encontrar hospedagem em um preço minimamente Monza e em seu entorno, então a solução de ficar em Milão dá mais flexibilidade em termos de preço e não complica muito a logística devido às opções especiais de transporte que são oferecidas.

Para evitar perder tempo com essa locomoção, busque ficar perto de uma das estações que têm conexão direta com Monza (Centrale ou Porta Garibaldi) ou Largo Cairoli (incluindo opções na linha 1 do metrô) e Piazza IV Novembre. Já já explico o porquê.

Vá ao GP da Itália ao vivo de: transporte público

Se a opção for mesmo ficar em Milão, as conexões de trem para Monza são frequentes e há um serviço de ônibus da estação até a pista. Dá para comprar pela Trenord um bilhete de 10 euros por dia que cobre ambos os meios de transporte. Mas prepare-se para as filas.

A organização do evento também fornece serviço de ônibus saindo do Largo Cairoli e Piazza IV Novembre em Milão. Procure mais informações no site oficial.

Uma dica importante é não menosprezar o tamanho do Parque de Monza, onde fica a pista. A não ser que você pegue o general admission, não vale a pena parar na estação de Biassono. Ela fica mais próxima da pista do que a de Monza, mas não há serviço de ônibus e a caminhada será longa dentro do parque.

https://juliannecerasoli.com.br/2020/01/08/curiosidades-da-italia-turistando-f1

Não perca: o velho oval de Monza

Especialmente sábado e domingo os seguranças tentam impedir que se ande nessa parte histórica da F1, mas geralmente o que sobrou do velho oval é de livre acesso ao público, uma vez que o circuito está dentro de um parque municipal. Então tente ir um pouco antes ou um pouco depois da prova e me mande vídeos tentando subir até o topo da pista, por favor!

Foi mais ou menos aqui que minha irmã decidiu que não dava mais para subir andando normalmente. Foto: Julianne Cerasoli

Combine com: lagos Garda, Maggiore ou Como

Esqueça a fria Milão e vá mais ao norte, perto da fronteira com a Suíça. Todos os três lagos são belíssimos. O Lago Como é o mais famoso até pela facilidade de se chegar por lá de trem de Milão (e de Monza também). Mas há quem diga que o Garda é o mais bonito…

Na verdade, em se tratando de Itália, vale a pena ir para qualquer direção. Tenho uma paixão especial por Florença, difícil de descrever em palavras. É um lugar que vai ficando melhor quanto mais tempo você passa lá.

Foto: Julianne Cerasoli

Quanto fica ver o GP da Itália ao vivo?

Dá para encontrar passagens para Milão nesta época do ano saindo de São Paulo por cerca de 900 dólares. Aliás, por algum motivo que não sei explicar muito bem, ao contrário de outros destinos na Europa, muitas vezes as passagens para a Itália estão mais baratas em agosto do que em setembro. Então vale a pena pesquisar com datas flexíveis.

O ingresso para a primeira chicane sai 650 dólares. E em Milão há várias opções de hospedagem. Perto da Porta Garibaldi, a melhor opção para chegar rápido na pista, há vários opções por volta de 700 dólares para os três dias do GP, e dá para encontrar hospedagem mais barata no Airbnb.

Lembrando que este não é o gasto mínimo para ver o GP. E, sim, o melhor custo-benefício:

Vale a pena ver o GP da Itália ao vivo?

Entre os circuitos mais clássicos da Europa, Monza é o mais acessível. Mas a experiência na pista fica devendo bastante para Spa e Silverstone. Entre os circuitos próximos a grandes cidades, a experiência fora da pista é a pior entre as quatro opções. Mas obviamente come-se muito bem e você pode ver a paixão pela Ferrari de perto.

8 Comments

  1. Oi, eu vou esse ano. Mega obrigada pelas dicas. Uma duvida, eu comprei pelo site oficial da F1. Corre o risco de nao receber os e-tickets? Vc aconselha a cancelar e comprar no site que tem aqui no blog?

    • Julianne Cerasoli

      O site oficial revende os ingressos daquele site (que é da organização), não tem problema nenhum. Fico feliz que tenha ajudado!

      • Muito obrigada, Julianne!
        Tô super empolgada com esse GP, compramos para os 3 dias…

    • Eu também vou este ano. Comprei há pouco o ingresso no site oficial da F1. Meu ticket do metrô acredito que não valha para o trem de superfície até MOnza né?

        • Qual a melhor maneira pra chegar e sair do autódromo? Vi muita gente dizendo pra ir até 1º de Maggio… O trem até Monza eu compro antecipado ou na bilheteria na hora? Muitas dúvidas rsrs

  2. Oi Juliane, gostaria de ter uma experiência em dirigir uma ferrari no circuito Monza dia 07/07/2023, onde devo comprar ingresso ?


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *