Ver o GP do Qatar ao vivo se tornou mais viável depois de um evento tão grande como a Copa do Mundo passar por lá, já que a infraestrutura para o turismo melhorou bastante.
Mas a prova ainda está buscando sua identidade, em um país que se acostumou a receber a MotoGP e que vem aumentando e muito sua presença na Fórmula 1. Haja vista que eles já ganharam uma sprint logo de cara!
O GP foi disputado pela primeira vez no final do ano, em 2021, mas deve ficar com um lugar no início do ano ao longo de seu contrato de 10 temporadas. Em 2023, contudo, a prova foi para outubro devido a uma extensa reforma na área dos boxes e paddock club. O resultado foi um GP muito quente e extenuante para os pilotos, que gerou até mudança de regras.
A partir de 2024, a prova vai para dezembro, quando as temperaturas são mais amenas.
Compre ingresso para: reta dos boxes
Os ingressos do Qatar são bem mais baratos que outras etapas, até mesmo no Oriente Médio. Por isso, é uma boa oportunidade de conferir os carros de pertinho na reta dos boxes, com direito a arquibancada coberta. O preço é de 550 dólares. Em provas europeias você pode chegar a pagar o dobro disso.
Mesmo o general admission, que não dá acesso às arquibancadas, custa 130 dólares para os três dias. Isso, com compra antecipada. Depois, o valor sobe para 165 dólares.
Curiosidades do Qatar: por que o país tem muito mais homens do que mulheres?
Hospede-se: Lusail
Minha dica inicial era ficar em The Pearl, mas isso pode custar bem caro. Depois da Copa do Mundo, a região de Lusail se desenvolveu bastante e aparece como uma ótima opção, até pela proximidade da pista.
Se a ideia for conhecer mais o jeitão de Doha, dá para ficar no centro, inclusive gastando menos. No entanto, você estará a 40 minutos da pista.
Vá para o GP do Qatar ao vivo de: transporte público
O metrô chega até Losail, mas não até a pista. A organização disponibiliza transporte da estação do Estádio de Losail até a pista. No total, saindo do centro de Doha, o percurso leva em torno de 40 minutos.
A passagem unitária do metrô custa 2,70 dólares, mas sai de graça para quem tem o ingresso para a prova. Lembre-se que a sexta-feira é o equivalente ao domingo para os muçulmanos, então o metrô abre mais tarde, às 14h, na sexta.
Não perca: Souq
Tem mais alguém aí que gosta de um mercado? Não precisa fazer compra, é mais para observar as pessoas e, principalmente em países árabes, exercitar a negociação para tentar um bom preço no final (ou achar que você conseguiu).
Do lado do mercado principal, tem o de aves também, com algumas espécies que a gente não encontra para vender em qualquer lugar (muito provavelmente por um bom motivo);
Combine com: qualquer lugar
Como assim “qualquer lugar”? É possível fazer um stopover de até quatro dias em Doha sem pagar a mais por isso. Ou seja, dá na mesma comprar uma passagem com a Qatar Airways para a Tailândia, por exemplo, e parar por lá 4 noites antes de seguir a Bangkok. Isso significa que dá para começar ou terminar sua viagem com uma corrida de F1. Nada mal, hein?
Ficando na região, eu indicaria a Jordânia, especialmente o deserto de Wadi Rum. E, é claro, Petra.
Quanto fica ver o GP do Qatar ao vivo?
Isso vai depender do valor do ingresso, mas uma passagem em outubro saindo de São Paulo fica entre 1000 e 1400 dólares.
Por cerca de 1700 dólares, você consegue comprar a tal passagem para a Tailândia, ida e volta, mais a parada em Doha e quatro noites em um hotel 4 estrelas na capital do Qatar. Eu disse que valia a pena pensar nessa possibilidade!
Os preços de acomodação variam bastante. Dá para encontrar apartamentos por 600 dólares para o GP na Pearl Island. E com preços bem mais baixos no centro.
E brasileiros não precisam de visto para entrarem como turistas no Qatar.
Vale a pena ver o GP do Qatar ao vivo?
Ainda falta muita informação para responder essa pergunta, embora ninguém vá imaginar que o GP do Qatar teria a mesma atmosfera de alguma prova mais tradicional.
Ao mesmo tempo, a tal opção do stopover é tentadora. Especialmente se você tem o plano de ir para algum lugar para o qual fazer uma escala no Oriente Médio.
No comment yet, add your voice below!