F1 Hamilton sem adversários e Raikkonen sem champanhe - Julianne Cerasoli Skip to content

Hamilton sem adversários e Raikkonen sem champanhe

GP BAHRAIN F1/2015

Lewis Hamilton mais uma vez não deu chances a seus rivais, conquistando a nona vitória nas últimas 11 corridas, ficando a quatro de alcançar Sebastian Vettel. O piloto da Mercedes vive sua maior sequência de pódios na carreira, com 11, superando em dois os 9 seguidos de seu ano de estreia. Porém, o que salta aos olhos é a melhora do inglês no quesito em que perdeu ano passado para Nico Rosberg, a classificação. Ainda está imbatível neste ano – e vem batendo o companheiro, em média, por 0s415, diferença considerável.

O atual campeão do mundo conseguiu melhorar nos treinos sem perder nas corridas – e já liderou 168 voltas neste ano, o equivalente a 74% do total. Com a vitória praticamente de ponta a ponta no Bahrein, Hamilton superou as 2.000 voltas e os 10.000km na liderança na Fórmula 1. É o quinto maior da história e, no atual grid, só está atrás de Sebastian Vettel, que tem 13,138km na ponta.

O GP do Bahrein marcou ainda o 30º pódio para Nico Rosberg, em sua 100ª corrida pela Mercedes. Quem também está na mesma equipe desde o início de 2010 e celebraria em Sakhir a 100ª largada é Jenson Button. O inglês, contudo, teve seu final de semana mais azarado da carreira, participando apenas de uma sessão de treinos livres e sequer largando por problemas no ERS de sua McLaren. O time, por sinal, está em branco na pontuação após as 4 primeiras provas pela primeira vez em sua história.

Na comparação direta entre os 99 GPs de Button na McLaren e Rosberg na Mercedes, alguns números interessantes: 8 vitórias para ambos, ainda que o inglês nunca tenha tido um carro tão dominante quanto o alemão, mesmo que a McLaren tenha sido mais linear ao longo destes seis anos; uma pole para Button contra 15 de Rosberg e 26 pódios para o inglês contra 27 para o alemão.

É Vettel quem tem o maior número de títulos (4), pole positions (47) e vitórias (40), mas faltam ainda dois quesitos para o alemão se colocar como o melhor, numericamente, entre seus pares do grid. E em um deles, seu grande rival ficou um pouco mais longe após o GP do Bahrein. Kimi Raikkonen não é apenas o detentor do maior número de voltas mais rápidas da atualidade, como também um dos maiores da história: no último domingo, igualou-se ao segundo colocado, Alain Prost, com 41. Vettel, que soma 24 voltas mais rápidas na carreira, também perde, para Fernando Alonso, em número de pódios (97 contra 69).

Esse alto número de melhores voltas mais rápidas de Raikkonen é curioso, uma vez que o finlandês venceu 20 provas e fez 16 pole positions, números bem inferiores. Nos pódios, os números de Kimi são bons (78 no total), ainda que o campeão de 2007 tenha encerrado no Bahrein a maior seca de sua história, de 25 GPs sem chegar entre os 3 primeiros. Uma pena para ele que a celebração tenha vindo logo em um país em que não se comemora com champanhe, a exemplo do que ocorreu em seu primeiro pódio no retorno à F-1 (também no Bahrein, em 2012) e na primeira vitória (Abu Dhabi, no mesmo ano).

68 Comments

  1. Lewis está numa fase exepcional. Além da velocidade, ele agora parece ter amadurecido, está correndo também com a cabeça e não apenas com o coração.
    Isso aliado a um carro que lhe atende perfeitamente e uma equipe que quer muito que ele seja tri-campeão.
    Rosberg não tem a mínima chance contra todos esses fatores reunidos. É impossível lutar contra esse situação.

    A Ferrari pode chegar junto até o fim do ano mas ninguém tira esse título das mãos de Hamilton.

    • …uma equipe que quer muito que ele seja tri-campeão… ??? Entao vc acha que a equipe conspira contra o Rosberg ??? Ou é só uma suposiçao da sua parte ???
      Eu acho que o rosberg sem a ajuda do rádio pra pilotar caiu muito de rendimento. E isso nao tem nada a ver com a equipe, foi a FIA que pediu. Pra mim, a maior prova que ele é limitado, foi qdo pediu ajuda de como pilotar na chuva…acho que o mínimo pra ser campeao é saber pilotar na chuva. Ser campeao é algo que deve ser conquistado, nao dado.
      Abrçs

      • O que parece é que há uma certa preferência da equipe à favor de Hamilton, sim e Alain Prost já se referiu à essa situação ano passado. Penso que esse ano isso se aprofundou. O inglês é o campeão e lidera o campeonato enquanto o Alemão desde a temporada passada tem entrado em conflito com a equipe.

        Concordo com você que Rosberg tenha caido de produção com a proibição do uso do rádio mas falar em conspiração é bobagem.

        Como disse no post, o principal é que Hamilton não tem no grid atual nenhum adversário capaz de batê-lo.

  2. Na fase que Lewis se encontra, ele não ganha só do Rosberg não. Ele ganha de todo mundo. Pode por o Alonso pra correr no lugar do Nico que vai tomar surra. É muita confiança.

    • Eu não tenho tanta certeza, Alonso é Alonso… O que ele fez com os companheiros de equipe que teve, Raikkonen e Massa, que não são horríveis, foi muita diferença de performance. Acho que daria Alonso.

      • pra falar em Alonso, Hamilton falando sobre detalhes sobre seu contrato para a imprensa, deu uma cutucada nesses pilotos que exigem no contrato o status de primeiro piloto “Vettel e Alonso”. resposta se dá na pista, assim se torna uma disputa justa. devido a competitividade e, o querer bater seu companheiro de equipe. faz esse piloto evoluir e buscar algo a mais para vencer. por que mesmo o piloto sendo superior ao outro vai ter uma área que ele vai ser inferir e, é ai que o piloto vai refletir e dizer: preciso bater esse cara onde estou perdendo pra ele. vide 2014, em volta lançada Hamilton perdeu para Rosberg, lógico isso se deveu também por motivos de problema de seu carro na primeira parte da temporada, o que contribuiu para desestabilizar Hamilton um pouco. mas em 2015, Hamilton sabia que precisava focar nesse aspecto e já são 4 corrida 4 poles e 3 vitorias. por isso a competitividade justa faz com que o piloto evolua e se torne ainda mais próximo do que seria perfeito. foi justamente nesse parâmetro que o adorado espanhol de muitos, errou em 2007, quando viu um garoto “Hamilton” que já era fera nas categorias de bases e que só não foi campeão devido ao joguinho de uma equipe vermelha ou por força maior devido as circunstancias daquele ano. o espanhol saiu com o rabinho entre as pernas atirando pra todo lado querendo status de primeiro piloto, quando na verdade deviria tê-lo batido na pista ao invés de ficar fazendo politica. por isso pagar por esse erro até hoje, o senhor ego. deveria ter pensado onde devo melhorar para bater esse cara que é fera. enquanto a isso ele tem muito a se preocupar com Button. Alonso é um ótimo piloto, mas tem esse defeito de quere a equipe somente para si.

        • pelo que eu saiba no contrato de vettel num tem essa de 1° piloto naum tomou pau do Ricardo e nem reclamou da equipe sempre elogiou Ricardo pelo belo trabalho,,,se fala q Hamilton procurou a Ferrari e Hamilton iria ser 2° piloto pra vettel acho impossível,,,Alonso sim poderia colocar isso em contrato pois era piloto pagannte via Santander, mas lewis nesse enrosco de renovar deve ter clausulas meio pesadas em termo de premiação,

          • caro, Chrystian Dias, não sei se essas cláusulas contratuais com vantagens para um dos pilotos seja 100% verdadeira, mas Hamilton falou que ele não exige isso e nem tem pretensão de fazer isso, ser primeiro piloto, e ainda afirmou que Vettel deve exigir e Alonso exige isso no contrato. quer dizer, deu uma cutucadinha de leve.

          • Pode ser uma cutucada a alonso ou ele se esnobando pq esta no top sabe q a ferrari ainda esta atras e no braço rosberg esta lonnnnge dele…corre só neste momento mas tudo muda na f1 rapidamente. Então ele aproveite o momento ao maximo pq logo logo terá uns na cola dele

          • Hehe, caro Chrystian, entendo sua afeição por Alonso, kkk mas na real, essa história de Alonso ser bancado pelo Santander soa tão falsa quanto nota de R$3, na verdade, o Santander foi para a Ferrari para unir o útil ao agradável, piloto espanhol, banco espanhol a equipe mais famosa…fato é que se Alonso fosse tão mandachuva assim, teria levado o Santander para a Mclaren. Na real, essa conversa de 1º e 2º pilotos é muito relativa, jogo de cena, pois mesmo amarrando em partes as mãos do companheiro de equipe, terá que enfrentar concorrência forte das outras grandes, portanto, concorrência caseira ou externa dá na mesma. Dizer que não gosta de priivilégio é caçoar da minha inteligêcia, é bancar o politicamente correto. O único companheiro de equipe forte de Senna foi Prost, de Piquet, Mansell, citando só dois exemplos, portanto, dizer que não gostam de regalias é mais falso do que 1º de abril, kkkkk

          • Mas o contrato do santander é com a ferrari por isso alonso num levou…mas quando terminar acho q o santander vai pra mclata se ela melhorar nehhh pq do jeito q esta ate a honda ja quer sair kkkkkkkkkk

        • Hamilton adora ser crescer em certas situaçoes,criticava o Vettel dizendo que não via graça em ganhar com facilidade ,e agora será que ele ta achando ruim?

      • eita, Power comparou Rosberg com Alonso? Deve ser efeitos do feriadão.

      • Wagner Almeida.

        O Alonso já perdeu pra Lewis. Lembra? Foi em 2007. Lewis estreante, nada de experiência, tudo novo, tipo Verstapen. Contra um fudidíssimo bi-campeão, competentíssimo, incrível e rapidíssimo.

        E o que aconteceu? Alonso tomou pau. Imagine agora, com toda experiência que Lewis acumulou e com a confiança que ele tem no momento?

        Cara, com o mesmo carro, chego a apostar dinheiro em Lewis.

        • Tomou pau? 4 vitorias para os dois e mesma pontuação,Hamilton so ficou na frente pelo criterio de desempate. Ele ate surpreendeu para um novato mas a impressão que passa é que o Alonso evolui mais como piloto desde então,entre 2010 e 2013 Hamilton pilotou carros mais eficientes que o espanhol e terminou todos estes campeonatos atrás do Alonso. Muitos dizem que o Hamilton ta com a cabeça boa e tudo mais,mas ainda gostaria de ver ele dividindo a equipe com um piloto do mesmo naipe. Ganhar titulo em cima do Massa e do Rosberg acho que nao engrandece o curriculo dele tanto assim.

  3. Acho q desde o meio do ano passado o Toto percebeu o quanto o Hamilton é uma peça de marketing muito boa, especialmente entre os jovens e no mercado americano.
    A partir daí, e com a chancela do Lowe, que ama o Lewis desde os tempos de McLaren, chuto q foi dada carta branca para os engenheiros construírem o carro de 2015 mais ao gosto do inglês.
    Lewlew tem um estilo de pilotagem bem peculiar e o W06 pode ter sido concebido levando isso em consideração, especialmente seu modo de reação as freadas.
    Com a aproximação da Ferrari, talvez tenham acertado em eleger um primeiro piloto.

  4. Se não me engano, Vettel tem “só” 45 poles; e não 47.

    • São 4 Títulos. O resto….É só o resto!!! Yodos os pilotos que sentam a bunda naqueles cockpits no inicio do ano correm querendo o caneco!!!

    • Enquanto o Arrivabene “cozinhar”o contrato do Ice Man ele corre. É assinar e ele pede um molde de assento reclinável.

  5. Ano passado o Hamilton correu atrás do Rosberg quase a temporada toda. Depois de encostar após a quebra na primeira prova, teve a polêmica de Mônaco e depois sempre que chegava junto tinha um problema no carro. É só conseguiu passar o Nico na segunda parte da temporada.
    Este ano está igual a temporada passada, mas sem a quebra na primeira prova. E com mais moral pelo título. E o Nico além da perda do título, está perdendo pontos para a Ferrari e com a moral bem abalada. Não vejo a Mercedes escolhendo privilegiar o inglês, mas sim o Hamilton conquistando naturalmente o direito de privilégio nas estratégias.
    E já foi levantada a bola pela Ju, que depois de restringirem as informações via rádio nas corridas, o Rosberg teve uma queda de desempenho.
    Se continuar assim, e enquanto a Ferrari não estiver no mesmo nível da Mercedes, o Hamilton vai continuar vencendo.

  6. Nessa Mercedes, os únicos pilotos que poderiam fazer frente a Hamilton, pra mim seriam Alonso, Vettel ou Raikkonen, com um pouco mais de dificuldades, Button, Ricciardo e Massa.

    • Wagnão.

      De boa. Essa foi a piada do dia….

      • Sério Power. Os três primeiros duelariam pau a pau com Hamilton pois tem o mesmo instinto vencedor do inglês, já os outros três, por um simples detalhe, o carro perfeito da Mercedes, pois mesmo não estando do nível de Hamilton, o carro nivelaria a disputa, mas ganhar seria a cereja do bolo. Inclusive não sou radical e excluo um piloto, taxando-o de 8 ou 80, pra mim, Massa é muito mais piloto que Rosberg! Por mais que não tenha títulos o brasileiro já teve disputas duríssimas com Raikkonen, Alonso e Hamilton, vendendo caro a posição em pista, algo que Rosberg não demonsntrou ano passado na disputa com Hamilton…Alonso, Raikkonen ou Vettel não tomariam um passão por fora feito Rosberg no Japão sem deixar a rodas esquerdas de Hamilton sobre a zebra, kkk, na boa, o carro perfeito da Mercedes faz Rosberg parecer ser melhor do que é. Pra mim Rosberg está no segundo para terceiro escalão da F-1 atual.

        • Sou Fan do Lewis, mas concordo com vc. Os únicos pareos pra uma disputa mais acirrada sao Alonso, Kimi e Vettel…o resto esquece. Vao tomar pau…Rosberg é um Webber melhorado…que teve destaque por causa das quebras e as poles. Mas se nao fosse isso já teria tomado lavada o ano passado. Q. na verdade foi uma lavada…11 vitorias pro Lewis contra 5 do Nico.

          • Sei que é dificil mas seria interessante que ´´ seu ´´ Bernie Eclestone mexesse os pauzinhos e tentasse colocar o Alonso na Mercedes no lugar do Rosberg. Decada passada teve o dominio total do Schumacher,pouco tempo depois tivemos que acompanhar os passeios do Vettel e sua Red Bull e agora logo em seguida ja corremos o risco de ter uma bocejante serie de vitorias e titulos do Hamilton,para categoria nao poderia ser nada pior,o interesse do publico vai diminuindo cada vez mais com esses dominios que surgem um atrás do outro.

          • Se rosberg é um piloto fraco, então schumacher era uma farça, afinal rosberg deu uma surra em schumacher.

          • Muguelo apezar de expor alguns erros da carreira de hamilton, ainda torço que ele seja campeão este ano, seria muito chato vettel ser penta este ano, mas a mercedes tem que tomar cuidado porque a ferrari ja chegou, se a mercedes não se cuidar a ferrari podera superar o seu carro breve, se eu fosse o arrivabene eu arrumava um geito de levar o ricciardo para ferrar ou o vergne, kime é bom mas ja deu o que tinha que dar, sem contar que ricciardo além de ser melhor trabalha por menos da metade do salario de kimi.

          • Muguelo apezar de expor alguns erros da carreira de hamilton, ainda torço que ele seja campeão este ano, seria muito chato vettel ser penta este ano, mas a mercedes tem que tomar cuidado porque a ferrari ja chegou, se a mercedes não se cuidar a ferrari podera superar o seu carro breve, se eu fosse o arrivabene eu arrumava um geito de levar o ricciardo para ferrar ou o vergne, kime é bom mas ja deu o que tinha que dar, sem contar que ricciardo além de ser melhor trabalha por menos da metade do salario de kimi..

          • Muguelo apezar de expor alguns erros da carreira de hamilton, ainda torço que ele seja campeão este ano, seria muito chato vettel ser penta este ano, mas a mercedes tem que tomar cuidado porque a ferrari ja chegou, se a mercedes não se cuidar a ferrari podera superar o seu carro breve, se eu fosse o arrivabene eu arrumava um geito de levar o ricciardo para ferrar ou o vergne, kime é bom mas ja deu o que tinha que dar, sem contar que ricciardo além de ser melhor trabalha por menos da metade do salario de kimi…

          • Muguelo apezar de expor alguns erros da carreira de hamilton, ainda torço que ele seja campeão este ano, seria muito chato vettel ser penta este ano, mas a mercedes tem que tomar cuidado porque a ferrari ja chegou, se a mercedes não se cuidar a ferrari podera superar o seu carro breve, se eu fosse o arrivabene eu arrumava um geito de levar o ricciardo para ferrar ou o vergne, kime é bom mas ja deu o que tinha que dar, sem contar que ricciardo além de ser melhor trabalha por menos da metade do salario de kimi raikkonen.

        • wagner,

          Em 2008 massa tinha o melhor carro e você lembra muito bem o que deu. Também não dá pro massa competir na chuva com Lewis, Seb e Fernando. Logo ele está um degrau abaixo. No mano a mano acho que o Bottas engole o massa na pista.

          Lembre-se de uma coisa. Não basta só ter o carro vencedor. Tem que domar o menino e dar o maior pau que você conseguir em seu companheiro. Rubinho tinha o foguete da Nasa em 2009 e nem vice conseguiu ser. Era o foguete da Nasa contra um Chevette.

          Rosberg não é fraco não. Como esquecer Nico X Schumi? É Lewis que anda demais.

          • Power, em 2008, Ferrai e Mclaren se equivaliam. Mesmo não sendo perfeito na chuva, no seco, Massa teve disputas ferrenhas com Hamilton e ganhou algumas…Rosberg bater um Shumacher decadente, e sobre a possibilidade de Massa vencer Hamilton, considerei o carro perfeito da Mercedes na atualidade, o que nivelaria por baixo a pilotagem superior do inglês com a boa pilotagem do brasileiro. Carros perfeitos escondem erros de pilotagem, fazendo-nos pensar que joio é trigo.

          • Power a ferrari não teve o melhor carro em 2008, simplismente hamilton correu sozinho. Kovaleine era um zero a esquerda.

  7. Oi Jú, no blog do ICO, li que em entrevista o Hamilton disse:
    “Tenho um carro que posso atacar e colocar onde eu quero, com um equilíbrio muito bom. Me sinto melhor no carro deste ano. Claro que o carro em si é melhor, mas me sinto mais ligado à ele”
    Realmente não se vê mais nas classificações o Hamilton Brigando com os Freios como em 2014, você tem alguma informação sobre a melhora ou troca dos freios desse Mercedes 44 ??

  8. Hamilton é um grande piloto mas vive uma situação privilegiada. Tem um carro fantastico e um companheiro de equipe meia boca,não é como Senna x Prost ou Piquet X Mansell,eles tinham carros superiores mas forte concorrencia dentro da equipe. Assim a vida dele é bem facilitada.

    • E o Vettel na RB ??? E o Alonso na Ferrari ??? O Schumi na Ferrari ??? todos estes com status de 1° piloto e um fiel escudeiro. Isso sim chamaria de vida fácil.

      • Vc citou outros exemplos e veja como isso foi ruim pra F1.

  9. Discordo que o Rosberg seja meia boca.
    Ele simplesmente esmagou o Schummy. Foram 3 temporadas na frente. A primeira sempre terá aquela estória da adaptação, etc…
    Mas, 3 temporadas seguidas andando na frente é bem diferente.
    Rosberg está um degrauzinho abaixo do triunvirato (Vet/Alo/Ham). Ele está ao lado de Kimi (quando quer correr) e Button (quando tem um carro descente) formando o trio de ferro dos super-segundo-pilotos. Vejam que temos dois ex-campeões aí.
    Até Spa 2014 o filho do Keke era tido como muito bom pela maioria. Umas 12 corridas depois, agora, está sendo chamado de meia boca.
    Se ele faz a pole e vence a próxima corrida e Hamilton abandona, o campeonato praticamente empata e aí veremos os adjetivos vão mudar.
    Adjetivos q na F1, como sabemos, mudam na mesma velocidade que se muda a pontuação/posição na tabela.

    • LM

      Concordo 100% com você.

      O Nico é forte, é rápido, é combativo sim. Não tem nada de meia boca. Muita gente do grid tomaria pau dele.

    • Mas o Shumacher vindo de aposentadoria e com quase 40 anos!

    • LM,respeito sua opinião mas colocar Raikkonen e Button no mesmo nivel do Rosberg é um pouco exagerado. Raikkonen foi campeão derrotando o proprio Hamilton e em 2012 quando voltou a F1 fechou o ano a frente do Hamilton pilotando uma modesta Lotus e o ingles na poderosa Mclaren. Button tambem foi um adversario bem mais forte do que o Rosberg esta sendo.

      • Maurício, Kimi foi campeão em 2007 pq a partir do GP da Itália daquele ano, a Ferrari o colocou na condição de primeiro piloto declarado. Enquanto, na McLaren…
        Em 2012 foram 6 quebras do Hamilton contra uma do finlandês. Acho um pouco difícil comparar.
        Kimi foi massacrado por Alonso no ano passado e já perdeu até pro Massa em 2008. Estava atrás do brasileiro antes da molada em 2009.
        Sei não se ele é isso tudo. 20 vitórias e 16 poles é muito pouco para quem já pilotou tanto carro de times de ponta em 13 temporadas.
        Se nada de anormal acontecer, Hamilton terá até o fim do ano mais que o triplo de poles e o dobro de vitórias que ele, mesmo tendo disputado menos temporadas.
        Enfim, gosto do Kimi, mas ele está sim em um degrau abaixo, e junto do filho do Keke.

        • Então por que kime foi eleito o terceiro melhor piloto em 2012 e 2013 enquanto hamilton ficou em quarto .

        • Então por que kime foi eleito o terceiro melhor piloto em 2012 e 2013 enquanto hamilton ficou em quarto .hamilton se enrroscou com maldanado e com hulkenberg em 2012, a mclaren teve o melhor carro em mais corridas que a ferrai e a lotus em 2012, hamilton não foi campeão em 2012 por pura incopetência.

          • Marcelo, palavras como “incompetência”, etc não passam de mera opinião.
            Ser “eleito” por uma revista (ou seja lá quem for q elegeu não passa) não passa de um conjunto de meras opiniões.
            Alguns pilotos se enroscam com outros pq têm sangue nos olhos e n tiram o pneu na primeira disputa. Se vc gosta de pilotos cagões, eu respeito seu gosto.
            Eu trouxe, na maior parte do tempo, números para reflexão.
            Mas, enfim, discutir quem é melhor ou pior, mesmo baseado em números, é uma grande perda de tempo.
            Não vale a pena.
            Só emiti minha opinião de que o Rosberg não é esse piloto desqualificado que alguns defendem.
            Grande abraço

        • LM kime rm 2008 fez uma temporafa medonha, assim como vettel em 2014, na f1 todos cometem erros, ninguem é perfeito, até senna fez uma temporada horrrivel em 1993. Quem diria que schummy mancharia seu legado perdendo para rosberg.

        • Quebras fazem parte. Podemos dizer que Kimi perdeu um título em 2005, na mesma Mclaren que você cita, por causa disso.

          É uma questão de estilo de pilotagem. Você está julgando Kimi pelo péssimo ano de 2014, no qual a Ferrari tinha uma frente solta demais: perfeito para Alonso, péssimo para Räikkönen.

          Sem sacanagem, Kimi fez para a Lotus e Vettel fez para a Toro Rosso o que Hamilton nunca fez.

    • Falou pouco e disse tudo! Apesar do ROS ser tudo isso, ele ainda não consegue tirar tudo do carro desse ano e, se demorar muito pra achar o rumo, vai ser tarde demais pro campeonato.

  10. Meia boca é o Ericsson. Os da Manor não tem como avaliar. Os outros poderiam ser classificados como excelentes, muito bons, bons e regulares.

  11. coloca o bottas la no lugar do rosberg que leva mais arrocho !!!!na verdade o negao lenbra demais nosso sena ! senasacional!.

  12. Ju,

    Se Raikkonen eh tao bom em melhor volta, por que tem tanta dificuldade em classificações? Ou ainda uma pergunta melhor, qual a diferenca entre obter uma melhor volta durante a corrida e obter uma boa volta em classificações?

    • Não existe uma resposta generalizada. No caso do Kimi, isso tem a ver com seus carros/regulamentos, porque a grande maioria das voltas mais rápidas dele é daquela época de McLaren, com reabastecimento.

    • ]Muguello[

      Raikkonen sempre foi forte em ritmo de corrida, característica de quem se importa mais com a corrida que classificação. No tempo do reabastecimento, também “pesava” a decisão de largar com mais ou menos combustível, mas a decisão tinha que ser feita na classificação. Certa vez perguntaram ao Schumacher, porque ele não dominava nas poles na época da Benetton, já que era disparado o mais veloz do grid. Schumacher respondeu o óbvio: “Me interessa vencer as corridas! Largo com o carro mais pesado, mas ganho nas três voltas voadoras antes de ir para os boxes”. Curiosamente, muitas vezes Schumacher de Ferrari, largou na pole e também fazia as três voltas voadoras. Ou seja, na classificação, ele estava mais pesado e mesmo assim fazia as poles. Nem sendo mais leve Rubinho batia o alemão, muitas vezes, o brasileiro entrava antes nos boxes. Agora observe de outro ângulo…se o piloto larga com mais combustível…no final ele vai colocar menos na parte final da prova. O reabastecimento é mais rápido e o carro fica mais leve no final da prova(legal do reabastecimento era isso, podia dar o pulo do gato de várias formas). Resultado, o alemão fazia um monte de m. voltas.

      Mas então, como Prost fez aquela “baciada” de m.voltas se na época não tinha reabastecimento? Oras, Prost era mestre em poupar o carro, muitos torcedores o criticavam por ser lento(por ter poucas poles). Mas o fato é que, com carro mais “inteiro” ele podia acelerar mais no final da prova. Lembre-se que “poupar equipamento” valia também para os pneus e câmbio. Senna era o oposto de Prost, gostava de atacar desde a classificação, no começo da corrida, pra depois administrar a vantagem, por isso tinha poucas m.voltas. Prost também apostava nas adversidades das corridas(erros dos rivais ao volante, ou abusar da confiança do equipamento). Ao seu estilo cerebral, Prost herdou muitas vitórias, pódios e pontos importantes…e claro, fez muitas m. voltas. O que me impressionou no Schumacher é que ele tinha esses dois lados, era fantástico desde a classificação até o final da prova. Era veloz, preciso e cerebral…Prost apostava na inteligência, Senna no arrojo. Schumacher tinha os dois lados. E o alemão ainda sabia organizar um time ao mesmo tempo desenvolver o carro. Pegou duas equipe em baixa e chegou aos títulos, coisa raríssima na Formula Um…

      • Valeu Marcelo. Faz sentido!

  13. Julianne,

    Uma sugestão: faça um cálculo da diferença média entre os pilotos na classificação, comparando não a diferença absoluta, mas sim a razão diferença/extensão da pista. Dessa maneira teríamos uma comparação mais precisa, uma vez que 1 décimo numa pista de 4km é diferente do que 1 décimo numa pista de 6km.

    Obrigado!

  14. Chegar ao tricampeonato batendo pilotos medianos como Massa e Rosberg, é muito pouco, que Hamilton torça para Vettel, Alonso e Raikkonen entrar na briga nas próximas temporadas.

    Raikkonen foi campeão de “virada” em cima de Alonso e Hamilton em 07! Em 2010/12, Vettel foi além, levou dois títulos de “virada” em cima do espanhol. Portanto, Lewis esta devendo, nunca bateu um campeão diretamente em disputa por títulos.

    A Ferrari deu cor ao campeonato, se Hamilton for esperto ele dispara na mídia: “Quanto mais os pilotos da Ferrari se aproximar, melhor”. É a única coisa que pode valorizar o título do inglês. Se Nico não é rival a altura, que Lewis vença corridas fantásticas em cima de Raikkonen e Vettel. Esse campeonato do inglês vai ser muito parecido com os de Vettel em 2011/14, o piloto fez tudo certo, mas foi fácil demais…

    Nada contra Lewis, ele esta fazendo a parte dele muito bem feita, mas o inglês não sofre pressão de um grande piloto na Mercedes, Nico nunca colocou MEDO em Hamilton. Na Mclaren, era comum Lewis jogar corridas fora(em 2011 foram várias), na Mercedes isso não acontece. Se o ponto fraco do inglês era o aspecto mental, isso sumiu ao lado de Rosberg. Nico tentou de tudo em 2014, mas sucumbiu na pista. Ano passado, o alemão estava indo muito bem até o GP da Itália, somava 238 pontos contas 216 de Hamilton, mas depois(na reta final), só deu Hamilton…é o peso de nunca ter disputado um título. Mas isso não serve como desculpa, aconteceu com Vettel. No GP da Bélgica 2010, o alemão errou e tirou Button da prova, não marcou pontos, o título parecia cada vez mais longe.

    1-Hamilton, 182
    2-Webber, 179
    3-Vettel, 151
    4-Button, 147
    5-Alonso, 141

    Faltando três corridas, até Schumacher comentou, se fosse para RBR pensar em título, nada mais lógico que apostar em Webber. Faltando uma corrida para a decisão, o placar estava longe de ser favorável a Vettel:

    1-Alonso, 246
    2-Webber, 238
    3-Vettel, 231

    Entenderam? Rosberg com várias temporadas na F-1, em 2014 não chegou nem perto do desempenho do compatriota em início de carreira. Nico teve ampla vantagem em 2014, e não soube aproveitar. Já Vettel com poucos anos de F-1 levou o título de “virada” em 2010. Observe o placar acima, o alemão teve moleza?

    Rosberg que se cuide, ele sabe como funciona um time na F-1. Com a evolução da Ferrari, o alemão corre sério risco de virar capachão. Segundo piloto ele já é, na pista Lewis colocou o companheiro nessa condição. Se a Mercedes quiser o título de pilotos, tem que apostar tudo no seu melhor piloto, Hamilton.

    Se Alonso, Vettel e Raikkonen estivesse no lugar de Rosberg, Lewis sofreria grande pressão…logo voltaria a errar, e quando ele erra… faz um monte de besteiras!

    • Marcelo,

      Muito bom! *awesome* post!

    • Xara, realmemte hamilton com os carros que pilotou, deveria ja ser no minimo tetra campeão, em 2010 teve um carro melhor que alonso e terminou em quarto, em 2011 ele estava irreconhecivel, 2012 ele cagou e mesmo pilotando o melhor carro por maior parte do campeonato terminou vergonhosamente em quarto atraz da lotus de kimi, 2007 faltando duas corridas com vinte pontos em jogo, ele só precisava de trêz mizeros pontos para ser campeão, ele perdeu o campeonato mais ganho da historia, ele que se cuide porque a ferrari vem chegando e com toneladas de dinheiro para gastar, e quem sabe pode pintar um pentacampeão.

      • Marcelo Dutra, concordo com tudo que voce falou, mas faço a ressalva que Hamilton amadureceu de 2007 pra ca. Não ficou perfeito, ainda tem pontos fracos. Mas duvido que com a experiência de hoje ele perdesse aquele campeonato de 2007. Eu diria que o “azar” de Hamilton em 2007 foi por conta da “maldição da biografia antecipada” 😉

      • É mais fácil apontar os erros do passado do que assumir que houve evolução do mesmo!

        • Mas para comprovar a evolução do Hamilton seria necessario ver-lo enfrentando situações semelhantes a aquelas que ele tinha dificuldades antes,não parece ser o caso agora com esse carro fantastico e um companheiro de equipe inferior ao Alonso e o Button.

  15. Aspecto mental é tudo na Formula Um, Senna fez 13 poles em 1989, mas em muitas corridas, foi um verdadeiro fiasco. Depois de mais uma pixotada do brasileiro na pista(GP de Portugal, Senna se enroscou com Mansell de bandeira preta). Prost disparou: “Ele é rápido mas erra, e quando errar estarei por perto. Senna é muito eficiente em classificação, mas em corrida nunca me impressionou, erra muito”. Observe a tabela abaixo, quem mais mereceu o título de 89?

    Temporada de Fórmula 1 de 1989
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1989

    Muitos vão jogar a culpa nas quebras, mas e os vários erros de Senna ao volante? Prost raramente errava ou provocava uma quebras no carro. Nessa época, era importantíssimo economizar equipamento. Muitas vezes, o piloto tinha sim responsabilidade quando o carro quebrava. No GP da Itália 89, Senna em seu estilo velocista, largou na pole e disparou a frente, só afundou o pé no acelerador. Na época, Berger corria na Ferrari e também gostava de acelerar, imprimiu um ritmo forte e foi atrás de Senna. Depois de algumas voltas, Berger percebeu que o ritmo estava irreal pra uma pista de alta, Berger tirou o pé visando a bandeirada. Prost em seu estilo “cerebral” largou em quarto, e ficou fazendo a velha corrida de espera, poupando equipamento. Na parte final da corrida, Prost pulou pra segundo passando Berger, mas a distância para Senna era enorme. O brasileiro não quis saber de diminuir o ritmo, o motor não aguentou…

    Prost vencia mais um corrida poupando carro, Berger veio logo atrás…

    Porque Senna teve tanta dificuldade em 88/89 se ele largou 26 vezes na pole? Porque ele exigia muito de si mesmo e do equipamento, mas corrida não é só pé no acelerador, tem que saber usar a inteligência. Isso tem um preço, erros primários ao volante como nos GPs: MON e ITA 88, e BRA, ING, POR, AUS 89. Em Mônaco 88, o carro de Senna já estava leve com pouco combustível, pneus no fim…custava diminuir o ritmo e garantir a vitória? O francês jogava muita lenha na fogueia fora das pista…Senna sempre entrou no jogo psicológico do francês.

    Com Lewis isso não acontece por dois motivos, ele não erra na pista, e Rosberg não é Prost! Nico bem que tentou…aprontou na classificação em Mônaco e provocou uma batida proposital na Bélgica, só que na reta final faltou PILOTO. Hamilton sempre soube, seu problema em 2014 eram as quebras, muitas um tanto bizarras. Lewis só passou apuros entre Mônaco e Bélgica, antes e depois disso foi massacre. Rosberg jogou no psicológico, só não esperava que fosse dever tanto na pista. Mesmo sendo mais lento que Senna em classificação e em muitas corridas, Prost sabia que o brasileiro “escorregava” mentalmente. Senna ainda deu sorte do campeonato de 88 ser disputado por descartes, porque na pista e nos resultados, não foi melhor que o francês.

    Temporada de Fórmula 1 de 1988
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1988

    Não é a toa que o francês ganhou o apelido de “professor”. Com equipamento inferior, deu AULA em cima de Piquet e Mansell em 86, e repetiu o feito em cima de Senna com equipamento igual…

    • Rosberg quis o jogo pscologico sendo que ele não aguenta pressão. Depois daquele toque em Spa, em que o mundo ficou contra ele,o cara apagou. Bastava ver o Hamilton no retrovisor que ele errava,se o ingles chegava pra ultrapassar ele não esboçava reação. Sem dúvida vai virar um novo Mark Webber, que não aceitava ser segundo piloto e procurava desculpas para justificar sua inferioridade.

  16. Muitas opiniões sobre Lewis. Vou dar a minha.

    Desde quando chegou, em 2007, em TODAS as provas, o assunto é Lewis. Ou porque enroscou com alguém, ou porque andou demais (maioria das vezes) ou então fez cagada. A namorada é …. demais, etc, etc.

    Se esse cidadão não tivesse aparecido na F-1, imagina como estaria a F-1? Totalmente sem sal. Sua velocidade e seu talento natural, creio eu, é indiscutível. Mesmo quem não simpatiza com ele, tem que admitir que o cara manda bem, não tem como.

    Outra coisa que tem que ser levada em conta é que, muito das opiniões aqui emitidas casam exatamente com a definição desse piloto pelo narrador nacional.
    Essa emissora é uma forte formadora de opinião e, coisas ditas lá, acabam virando lei pra muita gente.

    Vários são os comentários sem fundamento dizendo que Lewis não tem cabeça no lugar, que é destruidor de pneus, tudo isso desmentido com fatos na pista e quem é que vive dizendo isso porque está mordido desde 2008 quando ficou com o grito de campeão pro massa engasgado na goela? Quem?

    • Power vc falou tudo ,galvão fala a mesma coisa sempre ai tanto q repete q muitos acredotam…pode gastar pneu em um carro q num era o ideal ainda mas num era culpa dele e sim do carro em si…lewis é hoje um piloto no auge de sua pilotagem e com um carro q ele esta tirando tudo quando precisa e poupando quando necessario…o q esta faltando é outro piloto chegar no cangote dele com as condições de batelo na pista, pra ter belissimos duelos e entrar pra historia de forma mas brilhante vai ganhar esse com folgas de 5 corridas rsrsrs o negão é fera.

    • pra falar em narrador nacional, esse cidadão já chamou Hamilton de novo fenômeno da f1, reveja o GP de 2007, em fuji no japão, ótima corrida sob pista alagada, nessa mesma corrida, Alonso devido a pressão de não conseguir fazer frente a Hamilton acabou batendo, devido a aquaplanagem. se não me engano em 2014, o mesmo narrador pegou a deixa de Reginaldo Leme, quando este afirmava sobre o equilíbrio de forças entre as equipes e disse: está tudo ao normal, ai o narrador falou, está tudo normal o Rosberg na frente do Hamilton como sempre… é muita perseguição. e teve que engolir isso depois… ahah…


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui