F1 Lewis erra, as asas flexionam e a Red Bull some na frente - Julianne Cerasoli Skip to content

Lewis erra, as asas flexionam e a Red Bull some na frente

Mais uma vez, vimos um Hamilton cabisbaixo, observando seu carro ser recolhido após uma batida na 2ª perna da Degner logo no início do 1º treino livre. Mais uma vez, sua McLaren ficou mais estragada que o impacto sugeria, uma questão que é levantada fortemente na Inglaterra. Só reapareceu faltando 8 minutos para o final da 2ª sessão. Devem ser suas únicas voltas no seco antes da corrida, já que deve chover amanhã. No final do 1º treino Button escapou na mesma curva, de forma até semelhante, mostrando que a equipe tem que trabalhar no acerto ou se encontrar em meio ao pacote aerodinâmico que levou a Suzuka, embora se digam animados com a nova asa traseira.

 

O acidente resultou em uma visão rara do difusor da McLaren

 

Quem também tinha várias novidades para avaliar era a Williams, que terminou em promissoras 7ª e 8ª posições no 1º treino. Nico foi o 10º no 2º, o qual Rubens encerrou mais cedo devido a um problema de motor. Fato raro: Schumacher, que também escapou na mesma curva das McLaren, aproveitou que Rosberg teve problemas e andou na frente do companheiro.

A Red Bull tranquilamente colocou ao menos 0.6s no resto só nos 2 primeiros setores e a Ferrari pareceu com o freio de mão puxado, em outras palavras, com as revoluções dos motores lá embaixo. Mas isso só representa alguns décimos, não o bastante para pegar os touros. A McLaren praticamente só treinou com Button, mas parece no nível dos italianos

Houve muita degradação no pneu duro, mas isso deve melhorar com o emborrachamento da pista.

Com o composto macio e bastante gasolina, a Ferrari conseguiu equilibrar um pouco os tempos com a Red Bull.

As extremidades da asa procuram o chão quando em alta velocidade

Como a chance de chuva é real para amanhã, parece que o única chance de que não haja uma dobradinha tranquila do time austríaco é uma sessão de classificação maluca. Testes à parte, a asa dianteira continua fletindo e o downforce nas curvas de alta é sobrenatural. Os engenheiros calculam que o movimento esteja em 50mm em direção ao chão quando o carro ganha velocidade em relação ao momento em que sai dos pits. Apenas no setor 1, altamente dependente de downforce, ganham 0.3s da Ferrari e 0.5 de Renault e McLaren.

Melhor volta combinada

a melhor volta combinada une os 3 melhores setores de cada piloto

Pos. Piloto Carro Tempo combinado Dif. Déficit p/ melhor
1 5 Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1’31.431 0.034
2 6 Mark Webber Red Bull-Renault 1’31.860 0.429 0.000
3 11 Robert Kubica Renault 1’32.110 0.679 0.090
4 8 Fernando Alonso Ferrari 1’32.165 0.734 0.197
5 7 Felipe Massa Ferrari 1’32.503 1.072 0.016
6 1 Jenson Button McLaren-Mercedes 1’32.533 1.102 0.000
7 12 Vitaly Petrov Renault 1’32.703 1.272 0.000
8 10 Nico Hülkenberg Williams-Cosworth 1’32.768 1.337 0.083
9 4 Nico Rosberg Mercedes 1’32.797 1.366 0.083
10 3 Michael Schumacher Mercedes 1’32.826 1.395 0.005
11 14 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1’32.842 1.411 0.000
12 9 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1’32.995 1.564 0.569
13 23 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1’33.471 2.040 0.000
14 2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1’33.481 2.050 0.000
15 22 Nick Heidfeld Sauber-Ferrari 1’33.552 2.121 0.145
16 16 Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1’34.005 2.574 0.000
17 17 Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1’34.018 2.587 0.037
18 15 Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 1’34.029 2.598 0.281
19 19 Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 1’36.034 4.603 0.061
20 18 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 1’36.333 4.902 0.000
21 25 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 1’36.630 5.199 0.000
22 24 Timo Glock Virgin-Cosworth 1’36.664 5.233 0.170
23 21 Bruno Senna HRT-Cosworth 1’37.241 5.810 0.111
24 20 Sakon Yamamoto HRT-Cosworth 1’37.668 6.237 0.163

McLaren

Stints Button Hamilton
FP1
1 Irregular, melhor em 1.34 alto (4) Irregular, melhor em 1.33 médio, vinha com o melhor 1º setor quando bateu (4)
2 Irregular, melhor em 1.34 baixo (4)
3 Irregular, fazendo testes de largada (5), melhor em 1.38 baixo
FP2
1 Irregular, melhor em 1.33 médio (7) Entre 1.34 médio e 1.33 alto com pneus moles (7)
2 Entre 1.34 e 1.33 (4)
3 1.32.5 na 1ª volta do pneu macio (3)
4 1.38 médio com pneus macios e bastante combustível (10)
    *entre parênteses: número de voltas da saída/stint

Melhores voltas

Treino 1

Button Hamilton
1:34.042 na 3ª volta de 4 1:33.643 na 2ª volta de 4

Treino 2

Button Hamilton
1:32.533 na 1ª volta de 3 1:33.481 na 4ª volta de 7

Red Bull

Stint Vettel Webber
FP1
1 Entre 1.34 e 1.33 baixo (5) Entre 1.33 alto e 1.34 alto (5)
2 1.32 médio (6) Baixando de 1.33 médio a 1.32 médio (7)
3 Irregular, só uma em 1.32 alto (7) Consistente em 1.37 (7)
FP2
1 1.32 médio (5) 1.32 médio (4)
2 1.33 alto, com os mesmos pneus do 1º stint (6) Entre 1.32 alto e 1.33 baixo com pneu usado (6)
3 1.31 médio com pneu macio (6) Entre 1.31 e 1.32 com pneu macio (4)
4 1.37 baixo com pneu macio e tanque cheio (10) 1.37 alto com pneu macio e tanque cheio (10)

Melhores voltas

Treino 1

Vettel Webber
1:32.585 na 5ª volta de 6 1:32.633 na 6ª volta de 7

Treino 2

Vettel Webber
1:31.465 na 5ª volta de 6 1:31.860 na 1ª volta de 4

Ferrari

Stint Massa Alonso
FP1
1 1.34 baixo (7) Irregular, só duas em 1.34 (10)
2 1.34 baixo (6) Entre 1.35 baixo e 1.34 alto (9)
3 1.38 médio (8)
4 Rodando em 1.52 alto (3)
FP2
1 1.33 médio (6) 1.33 baixo (6)
2 Irregular, melhor em 1.33 (5) 1.34 médio com duro usado (7)
3 1.32 alto com pneu macio (5) 1.32 médio com pneu macio (6)
4 1.37 médio com pneu macio e tanque cheio (13) 1.37 baixo com pneu macio e tanque cheio (11)

Melhores voltas

Treino 1

Massa Alonso
1:33.929 na 5ª volta de 6 1:34.169 na 6ª volta de 7

Treino 2

Massa Alonso
1:32.519 na 1ª volta de 5 1:32.362 na 5ª volta de 6

5 Comments

  1. e essa asa mágina da red bull? só pode ser bruxaria. rs.

    • é impressionante mesmo. Os melhores profissionais estão nas equipes que não conseguem copiá-los!! #fail

    • Achei que ele já veio perdendo a frente na 1ª curva e, mesmo assim, tentou fazer a 2ª (Lewis’s style), mas o carro não equilibrou e ele sequer conseguiu chegar à tangência. Tinha que ter tirado o pé.
      A McLaren estava muito feliz com sua nova asa traseira, disseram que, com ela funcionando bem, conseguiram “soltar” mais a frente do carro. Talvez tenham soltado demais, porque o carro do Button teve um comportamento semelhante…

      • Quem pega a zebra em suzuka pode dar adeus à pista.


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