F1 Mark Webber: tudo normal para um segundo piloto - Julianne Cerasoli Skip to content

Mark Webber: tudo normal para um segundo piloto

Pontos 149 (2º)
Vitórias 0*
Pódios 6
Abandonos 0
Posição média de largada 4
Posição média de chegada 3,5
Porcentagem de pontos da equipe 39%

* melhor resultado: 2º lugar, uma vez

Ponto alto: Fazer a pole e disputar a vitória em Nurburgring, enquanto Vettel tinha um final de semana de coadjuvante.

Ponto baixo: O choque de realidade logo na primeira corrida, em casa, quando foi 0s87 mais lento que Vettel na classificação e jamais chegou perto das primeiras posições na corrida.

As más classificações no início do campeonato eram o indicativo de que Mark Webber começara 2011 abaixo até da segunda metade de pouco brilho em 2010, quando foi superado nas últimas cinco provas pelo companheiro Sebastian Vettel. Afinal, o que vinha sendo uma briga apertada nos dois anos em que haviam dividido a Red Bull, tornou-se um abismo: Webber foi, em média, 0s6 mais lento que o companheiro nas quatro primeiras provas, algo muito diferente dos 0s05 que levou ano passado.

Na corrida, o motivo pelo qual a diferença entre Vettel e Webber crescera tanto ficava claro: o australiano não sabia lidar com os pneus Pirelli, os desgastava demais. Tanto, que sua melhor corrida no ano foi quando teve todos os jogos macios à disposição, após uma classificação cheia de soberba na China, quando a Red Bull julgou que passaria do Q1 com os duros.

A partir do GP da Turquia, passou a andar mais próximo de Vettel e chegou a se classificar a sua frente quando o alemão teve problemas no Kers na Espanha. Problemas, aliás, marcaram a primeira parte do campeonato de Webber, ainda que não tenham causado nenhum abandono.

O australiano ainda teria duas classificações com diferença acima de quatro décimos para Vettel antes de emplacar uma boa sequência, em que voltou ao ritmo de 2010 – perdeu uma por menos de dois décimos, ganhou duas e chegou a andar na frente do companheiro na Alemanha (algo que só aconteceu em 65 das 681 voltas disputadas até agora!) – até voltar aos 0s6 na Alemanha.

Essa é uma das marcas do australiano: é tanto sobe e desce que ele parece ter uma Ferrari ou McLaren nas mãos. Aliás, o fato de aquele que é disparado o melhor carro do ano só ter tido uma dobradinha até aqui diz muito sobre a performance de Webber.

Uma troca de pneus a mais aqui, uma largada ruim – e foram várias! –ali, e o piloto foi sistematicamente perdendo pontos em relação ao líder. Isso, além da ordem de equipe em Silverstone ter tirado qualquer dúvida que alguns poderiam ter de quem é o número um na Red Bull. Mesmo que seja o segundo colocado na tabela e tenha o melhor carro, ninguém acredita que a mínima possibilidade de ameaça ao domínio de Vettel venha dele.

4 Comments

  1. Julianne,

    No começo do campeonato fiquei com a impressão de um favorecimento a Vettel em detrimento do Webber, pois os problemas do Kers pareceram ocorrer com maior frequência no carro do australiano, prejudicando suas largadas e corridas.

    Será que houve alguma priorização das melhores peças serem montadas no carro do Vettel?

    • Há uma teoria entre os torcedores do Webber que ele seria prejudicado no mapeamento de motor para não incomodar o Vettel. Isso explicaria porque a virada no ano dele tenha acontecido a partir de Valência, quando foi proibido mexer nesse setor entre a classificação e a corrida.
      Confesso que tenho dificuldade em entender por que uma equipe se prejudicaria no mundial de construtores para beneficiar piloto X ou Y durante uma temporada toda. O dinheiro no final é o mais importante e seria um tiro no pé fazer algo deliberado, a não ser nas últimas etapas, se a equipe julgasse que o piloto X seria uma melhor aposta para vencer que o Y. Mas parar seu próprio carro de caso pensado desde a 1ª etapa? Não faz muito sentido para mim.

      • Julianne,

        Eu não pensei tanto em um caso de auto-sabotagem mas mais no sentido de uma repetição do caso da troca das asas dianteiras quando da história do ” nada mal para um 2º piloto”. Como eles estavam tendo problemas durante o final de semana com o Kers e baterias, talvez eles tivessem priorizado as melhores peças ou as que sobraram, para o carro do Vettel.

        Não que tenha sido uma decisão errada, pois a melhor aposta era centrar as fichas em Vettel do que em Webber.

        Abs.

        • Pode ser. Não há dúvidas de que a aposta melhor é Vettel.


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