F1 Novo meio do pelotão começa a se desenhar - Julianne Cerasoli Skip to content

Novo meio do pelotão começa a se desenhar

Um olho na decisão do título, outro no ano que vem. Em 2013, teremos mais um ano de continuidade de regras e, ainda que nada impeça que a Red Bull continue ditando o ritmo, com a McLaren em seu encalce e a Ferrari tentando recuperar terreno, muita coisa aconteceu no meio do pelotão nesta temporada.

Seria o crescimento da Sauber e Williams pra valer? A Lotus vai conseguir manter o nível caso os recorrentes boatos sobre suas dificuldades financeiras sejam verdadeiros? E a Mercedes, entra em fase de declínio mesmo com Lewis Hamilton a bordo?

É interessante ver como, enquanto alguns centram seus esforços em conquistar o campeonato, outras equipes utilizam as provas finais deste ano para acertar as arestas para o ano que vem. Um exemplo claro é a Mercedes, que vem executando comparações entre os escapamentos antigo e com o efeito Coanda, adotado recentemente pelo time. Em Austin, por exemplo, Rosberg e Schumacher correram com carros completamente diferentes.

Esse expediente foi muito utilizado pela Williams ano passado: o time ia tão mal das pernas que decidiu usar as provas para fazer comparativos entre peças e encontrar quais os problemas do carro. O grande salto de qualidade para este ano mostrou que a estratégia deu certo.

Se o mesmo acontecerá com a Mercedes, é impossível dizer, mas é clara a intenção de arrumar a casa antes da estrela Hamilton chegar.

O ano de 2013 será importante ainda para comprovar a consolidação da Sauber. É impressionante a maneira como a equipe vem crescendo desde que deixou de ser gerida pela BMW. O que poderia ter sido a pá de cal na equipe acabou se tornando uma possibilidade de apostar em eficiência. Ajudada pela continuidade de regras de 2009 para cá, a equipe pôde crescer e tem uma grande chance de dar um passo decisivo ano que vem.

4 Comments

  1. Julianne,

    Sobre o campeonato do ano que vem, sob a ótica da competitividade e do espetáculo, preocupa-me a situação de Hamilton e de Kobayashi, pilotos para os quais vai a minha torcida. Kobayashi, porque, pelo andar da carruagem, são remotas as possibilidades de ele estar no grid, na próxima temporada. Quanto à Hamilton, creio que é a maior incógnita do cenário e ele está diante de desafios monumentais, embora os aprecie, como disse na ótima entrevista que vocês do Totalrace fizeram: tudo indica que os pneus serão ainda mais macios e esfarelantes, pelas declarações do Hembery. Ora, não está justamente aí um dos pontos mais fracos dos carros da Mercedes, o excessivo consumo de pneus, em especial na traseira? Será que farão um carro all new para uma temporada só? Lewis até me surpreendeu lidando muito bem este ano com os esfarelantes, considerando o estilo forte de sua pilotagem. Tomara que a Mercedes lhe dê um carro à altura de seu imenso talento.

  2. torcerei fervorosamente para que a sauber afunde ano que vem, se ja a toro rosso de 2012. tirar o mito é imperdoável. [ ]s

    • mais um!!

  3. Na minha opiniao a Sauber deu um tiro no pé ao dispensar o Koba e optar pelo dinheiro do mexicano…eu acho q. ele junto do Hulkenberg poderiam dar uma boa continuidade ao desenvolvimento…dois pilotos com experiencia, sendo um velho de casa é melhor do que um com experiencia e novo de casa + outro sem experiencia em corridas e q. ainda corre com as fraldas…kkkkkkk é…mas nao sabemos quais os outros fatores q. pesaram para essa decisao.
    Abrçs


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