F1 O lado de lá - Julianne Cerasoli Skip to content

O lado de lá

Kimi Raikkonen e Ferrari, quem diria, estão próximos de reatar um casamento que nunca foi daqueles, digamos, “nascidos um para o outro”. Porém, caso confirmada a notícia, tão curiosa quando a mea-culpa italiana e o desprendimento do finlandês, é a forte mensagem dada a Fernando Alonso. Se o velho discurso de que “a Ferrari é maior que seus pilotos” soava como mera retórica nos últimos anos, agora a história é outra.

A chegada de Raikkonen é, de certa forma, o pior golpe que o espanhol poderia sofrer em Maranello. A liderança conquistada na pista e muitas vezes gerida com pouca perícia fora dela agora está ameaçada. Mesmo se o finlandês não chegar ganhando corrida logo de cara ou demore um pouco a se adaptar, a contratação de um campeão mundial e que vem em excelente nível desde sua volta à Fórmula 1 após o exílio causado pela própria Ferrari representa o fim da era imperialista do bicampeão em Maranello.

Seja por motivos que fogem ou não ao seu controle, Alonso não conseguiu transformar a Ferrari em uma equipe vencedora como o último que reinou absoluto por lá, Michael Schumacher. Mas isso seria o início de seu fim ou uma chance de recomeço?

Tudo depende de sua reação frente à contratação de um piloto tão forte quanto ele. Assim como Vettel é cobrado a disputar títulos com equipamentos menos dominadores antes de carimbar sua ficha entre os gigantes do esporte, a “mancha” da carreira de Alonso é não conseguir lidar com um piloto competitivo sob o mesmo teto. Quem sabe possamos ver a partir da próxima temporada se a autodestruição de 2007 foi mais reflexo da pouca idade ou é, de fato, uma questão de caráter.

Por isso, ao mesmo tempo em que a chegada de Raikkonen seria um grande golpe, também abriria uma enorme oportunidade para Alonso convencer aqueles que o apelidam de prima donna, choronso ou coisa do tipo se ele sabe lutar uma guerra como os samurais que tanto admira.

Para a Ferrari, no papel, seria uma escolha certeira. Ambos têm qualidades muito semelhantes – e que serão valorizadas pelo próximo ano: são daqueles que sabem o momento de atacar, que usam com inteligência os sistemas do carro, além de terem a bagagem de terem passado por uma série de regulamentos distintos. Na pista, estilos não muito diferentes, sendo dois exemplos raros de pilotos que se dão bem com carros dianteiros, característica dos últimos modelos da Ferrari. Em teoria, não poderia ser melhor. Mas que seria um teste decisivo para Alonso, isso não há dúvida.

29 Comments

  1. Acho muito estranho a Ferrari mudar seu ‘modus operandi’. Uma equipe que sempre optou por privilegiar apenas um dos seus pilotos, agora vai ter dois campeões em seu time? Como você acha que será esse procedimento, Julianne?

    Kimi vai abrir pra Alonso passar? E quando Kimi precisar que Alonso lhe dê passagem?

    A disputa vai ser aberta? Só se o inferno congelar.

    Não digo isso porque tenho esperança de Felipe Massa ser efetivado, acho que ele já está fora da F1 há alguns anos. É um morto vivo nas pistas, não disputa absolutamente nada, apesar de aparecer nos autódromos todos os fins de semana.

    Se eu fosse apostar num substituto pra Massa eu diria que Hulkenberg seria a escolha óbvia.

    É que essa mudança me surpreenderá muito se acontecer. Acho que será ótimo pra F1.

    • Marketing, marketing…. Essa gente só faz Marketing y Balela.
      Kimi fica onde está. Mesmo ele jurando que quer fazer uma loucura, eu duvido que faça.
      Isso tem deixado tudo mundo louco, até o Maldonado mandou uma proposta para a Lotus, hahahahahaha

    • Just to tease 😉

      Dé, o inferno Viking eh frio!!!

      😀

  2. Respondendo ao Dé, o Kimi já obedeceu ordens de equipe, lembrando que ele devolveu os favores de 2007 em 2008. Mas o Alonso eu queria ver abrir caminho para o Kimi se fosse o caso…

    • Pois é…

  3. Sinceramente fico triste com essa notícia do Raikkonen na Ferrari… é muitíssimo improvável que os dois consigam disputar o campeonato em pé de igualdade, o que significa um piloto a menos, que realmente pode fazer a diferença, para disputar o campeonato. Afinal, dificilmente o Alonso com o patrocínio que ele leva ficar resignado a uma posição de segundo piloto.

  4. Análise brilhante, Julianne. Com Kimi alinhando ao lado de Alonso, até onde pode ir a influência do patrocinador do espanhol?

    • São equipes e momentos diferentes, claro, mas vale a lembrança de que o Santander também estava na McLaren em 2007.

      • Obrigado pela atenção. É verdade, Julianne, tudo tem um limite. Ainda lembro que o então jovem Montezemolo imprimia um regime bem harmonioso na Ferrari nos tempos de Lauda e Regazzoni. O austríaco – um fora-de-série – se impunha NATURALMENTE ao suíço, mas este tinha bastante liberdade de ação, chegando a discutir o título de 1974 com Emerson na última prova daquela temporada. Contratando Raikkonen, talvez Montezemolo – cansado das exigências e das queixas públicas de prima donna de Alonso – esteja querendo voltar àqueles tempos e “educar” o espanhol, que é genial mas está sempre se perdendo pela boca, vide o que fez na McLaren.

  5. Bem, Kimi ser uma pressão em Alonso não saberia quantificar/qualificar, mas o fato é que a Ferrari tem que fazer uma mea culpa, afinal os carros vermelhos desde 2010 sempre estão um degrau abaixo da RBR, portanto, bons pilotos sem carro brigarão pelo segundo lugar…Bons carros não precisam de jogo de equipe, afinal, cada um por si pode buscar seu espaço, mas quando se chega ao nível de um piloto ter que trabalhar para o outro andar mais pelo vácuo, imagino que o problema não está entre o volante e o assento, mas na macchina…

    • Será mesmo? A Ferrari é claramente o segundo melhor carro do grid desde Spa, e só perde para a Red Bull quando esta está na frente – sem correr de cara para o vento, a Red Bull não consegue ameaçar a Ferrari.

      Monza é a pista de menor pressão aerodinâmica, em que motor e braço contam mais, e Hulkenberg se classificou à frente das Ferraris. O lance do vácuo não foi bem executado, creio que esperavam primeira ou segunda fila para Alonso, a fim de que ele tomasse a dianteira na largada e aí ferraria para o Vettel.

      • Só complementando: Hulk se classificou à frente das Ferraris, mas de MOTOR FERRARI.

      • Caro, Eric, a Ferrari é o segundo melhor carro nesta duas corridas em específico, mas 0.5/0.7 décimos é uma eternidade na F-1…Mas quanto tempo tem que a Ferrari não faz uma pole em condições normais? A RBR(Vettel)sempre está na primeira fila…Mesmo que Alonso tomasse a ponta, Vettel na pior das hipóteses seria segundo, nada mudaria. Sobre a classificação de Hulkenberg, foi tão circunstancial quanto a pole/ vitória de Maldonado em Barcelona 2012, vai custar a acontecer de novo, não pelo piloto, mas pelo carro ruim da Sauber.

        • “A Ferrari é claramente o segundo melhor carro do grid desde SPA”

          “a Ferrari é o segundo melhor carro nesta duas corridas em específico”

          Wagner,

          Eric Musashi,

          Só lembrando que (até) o Alonso, até o GP da Espanha, dizia que estavam (Ferrari) no mesmo nível da RBR. (depois, claramente, a Ferrari não conseguiu acompanhar a Red Bull)

          Mas detalhe > Até o GP da Espanha, “no mesmo nível” (segundo Alonso), Vettel estava na liderança.

          • Sim Red, após Barcelona a Ferrari vem ladeira abaixo, com lampejos, mas antes de Barcelona, com os carros no primeiro desenvolvimento, a diferença crucial de Vettel/RBR foram os erros conjuntos de Alonso/Ferrari na Malásia e Bahrein. Daí pra frente, o corpo técnico da RBR foi mais eficiente…

  6. Se o campeonato de 2014, esportivamente, for fraco, ao menos o noticiário vai estar garantido com esses dois na Ferrari, sobretudo se Alonso tiver a mesma reação destemperada que teve ao topar com o companheiro forte em 2007.

  7. A Ferrari esta dando um tiro no pé, esta claro pra quem quiser ver, que eles nunca conseguiram trabalhar de forma igual em dois carros, quando tentaram so fizeram lambança, 2007 e 2008 esta ai para provar, erros nos boxes, estratégias erradas, quebras nos dois carros, venceram um campeonato por questão da incompetência dos pilotos da Mclaren em 2007.
    Não acredito que Alonso vai permitir que Raikkonen chegue com o mesmo tratamento que ele tem, se isso acontecer sera um inferno a questão interna na equipe. E tb não acredito que o Kimi vai aceitar ser preterido na cara dura, ate pq, se essa dupla realmente for anunciada, quem terá titulo dentro dos boxes da Ferrari sera o kimi e não o Alonso.
    Massa não tem o talento que Alonso e Raikkonen tem, mas na minha opinião ele não é tão ruim como os ultimos anos demonstram, é obvio que o Alonso recebe a maior atenção dentro do time italiano.

  8. Engraçado que quando o Kimi estava para ir pra RBR, falava-se que claramente seria 2º piloto. Agora que vai pra Ferrari muitos dizem que será bom ver o duelo interno. Normalmente os mesmo que diziam o oposto, como se o perfil do Vettel fosse muito mais complicado e este fosse muito mais chiliquento que o Alonso.

    Vai entender.

    • Quem falou claramente que Kimi seria segundo piloto?

      • Não você, é claro, que passa informação confiável. Me refiro aos comentários que o pessoal postou no blog desde o GP da Hungria.

  9. Acredito que a ferrari esteja até de olho no mundial de pilotos , já que supostamente a dupla da RBR seria inferior por ter um estreante em uma scuderia de ponta.

    Acho que o espetáculo só tem a ganhar com a ida do Kimi para a Ferrari , isso iria exigir de ambos sempre mais para ultrapassar o oponente da mesma scuderia

  10. Contratar Kimi seria anunciar a 3ª guerra mundial em Maranello.

    Se quando o Alonso é batido pelo Massa, ele já começa a dar “tilt” nas entrevistas, utilizando de ironias e citando números para se defender (coisa que não precisa), imaginem a reação do “pseudo-samurai” ao encarar de igual pra igual um Raikkonen e ter de dar explicações aos jornalistas…

    Infelizmente, hoje em dia, pela forma de se expressar quando pressionado, noto que aquele Espanhol de 2007, aquele que saiu com o rabo entre as pernas da McLaren por não ser tratado como o “queridinho da equipe”, ainda está vivo.

    Seu psicológico fraco está apenas adormecido por conta do companheiro que tem. Dividindo a Ferrari com Massa, fica fácil falar em “paz na equipe”, ir ao twitter e interpretar o “samurai”.

    Infelizmente, sem a atenção de “nº 1”, Alonso começa a pisar em corda bamba.

  11. Existe alguma possibilidade do Kimi não ir pro lugar do massa, e sim do Alonso???

    Digo isso porque a Scuderia não está muito satisfeita com Fernando e li não sei onde que Fernando teve informações que o novo V-6 Turbo da Ferrari não é tudo isso.

    Tem como o Santander levar o Fernando pra Lotus ou voltar pra McLaren??

  12. Eu acreditava pia mente que o Massa ficava na ferrari em 2014, entretanto uma coisa chamou minha atenção algumas semanas atras Alonso comentando a ida de Kimi deu uma alfinetada no Kimi quando comparou O kimi com massa em 2008 e 2009 falando claramente que Massa foi muito melhor que Kimi e dando a entender que com massa que foi melhor que Kimi ele dar esse banho imagine o que fará com um piloto mais fraco. com certeza o Alonso vai usar de sua politica para desestabilizar o Kimi só que ele Latino é muito mais emotivo e sangue quente do que o nordico gelado quando ele falar, falar e falar o Kimi mui friamente vai dizer eu não ligo.

  13. Hoje todos os jornalistas dão como certo a ida do Kimi para ferrari. por isso estou quase certo que o contrato já está assinado e a conversa do presidente da ferrari com massa será convidá-lo para continuar na ferrari como piloto de eventos e teste. até surgir uma vaga na formula um para ele. eu acredito que a ferrari não vai querer Felipe em outra equipe especialmente porque Felipe sabe muito dos projetos da ferrari inclusive do carro de 2014.

  14. Só um detalhe o Kimi foi campeão com uma Ferrari, coisa que Alonso não conseguiu. kimi vem com moral lá em cima.

  15. A Ferrari sempre diz que a equipe está acima dos pilotos. Então faz total sentido ter Alonso e Kimi sobre o mesmo teto, para conquistar o máximo de pontos e ganhar o campeonato de construtores. O problema vai ser gerenciar o conflito nas pistas, pois provavelmente os dois vão se encontrar numa disputa de posição. E qual dos dois vai ceder e abaixar a cabeça para o outro?

    • Ricardo,

      Acho que ambos sao leais na pista em termos de dar espaco para o oponente.

  16. Bom Julianne,eu estou muito feliz com a ida do Raikkonen pra Ferrari estando ao lado do Alonso porque será uma disputa interna muito boa. É que infelizmente o povão não conhece a história da Scuderia Ferrari e falam que ”SEMPRE” deu prioridade para apenas UM piloto,na época de Enzo ”Il Drake” Ferrari ele como mandatário queria dois leões na mesma jaula o que por muitas vezes prejudicou a Ferrari…ele era como um Ron Dennis,queria a ostentação de ”Aqui não temos 1° piloto” muitas vezes se deu bem,mas outras chegou no fim do campeonato sentou…pra não falar outra coisa. Então,vejo esse retorno do Raikkonen positivo pois teremos o retorno da filosofia de Enzo Ferrari.
    E esse mesmo povo mal sabe que a Ferrari não depende de piloto pagante ou patrocínio de piloto,não é porque o Alonso tem o Santander que ele é OBRIGATORIAMENTE 1° piloto,Santander não banca a Ferrari pelo contrário,o próprio presidente do banco reconhece que a maior parceria da instituição é poder estampar seu nome na Scuderia Ferrari,portanto patrocínio de piloto pouco importa pra Ferrari mesmo porque,ela e a Red Bull são as únicas equipes que se mantém sem dependência de piloto pagante,pois tem dinheiro de sobra pra se manterem na categoria.
    E por fim,gostaria de parabenizá-la,gosto muito de você,é uma ótima colunista ou blogueira,como queira 😉


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