F1 O valor de ter dois pilotos nos pontos - Julianne Cerasoli Skip to content

O valor de ter dois pilotos nos pontos

O campeonato de construtores não está decidido apenas na ponta. Além do título da Red Bull, a Mercedes garantiu em Interlagos o 4º lugar, que disputava com a Renault. Quem acabou fazendo a diferença no final foi Schumacher, com um 6º, ou 4º e um 7º lugares, permitiando que os alemães pontuassem com 2 pilotos, ao contrário dos franceses.

Esse é um dos riscos de contratar um piloto pagante. E acaba saindo caro para a equipe, já que a premiação em dinheiro das equipes é diretamente proporcional a sua posição no mundial.

Os 12 pontos de Hulkenberg nas últimas 5 provas ajudaram muito a Williams

E quem deu um passo importante foi a Williams, que há meses vem lutando com a Force India, que também praticamente só pontua com Sutil, pelo 6º lugar entre os construtores. O time de Barrichello e Hulkenberg, outro pendurado financeiramente, agora está um ponto à frente e, já que tem colocado seus carros no Q3 regularmente, provavelmente manterá a posição. Não coincidentemente, os rumores que apontavam que o alemão estava cotado para ser sacrificado em troca do dinheiro de Pastor Maldonado esfriaram. Agora se fala que o venezuelano pode ser contratado pela Williams e emprestado à Hispania, com que o time inglês tem um acordo técnico para ano que vem.

E, por fim, a Lotus praticamente já pode comemorar o 10º lugar, o último entre os times que recebem verba da FOM. Isso porque têm um 12º lugar, o que faz com que Hispania e Virgin precisem de um 11º em Abu Dhabi. Pouco provável num circuito que não traz muitas surpresas.

8 Comments

  1. Essa questão da divisão dos pontos me faz pensar na situação da Red Bull: será que preferem ganhar o de construtores, levar a maior fatia do bolo, e deixar os seus pilotos mostrarem quem é melhor na pista? Mas aí também penso, se Vettel estivesse na frente teria sido privilegiado?

    A Williams deve pensar nisso mesmo, empurrar Maldonado para a Hispania e ficar com a grana e manter Hulk e Barrica. É a melhor maneira que tem de fazer um bom campeonato. Mas penso, com a grana curta, conseguirão fazer um bom carro para o ano que vem?

    • na 1ª questão, acho que não há muito interesse que Webber seja campeão. Afinal, é Vettel que estampa os packs das latinhas.
      Na Williams, é a melhor decisão pensando num projeto fututo. Mas ainda não para o ano que vem. Veja o exemplo da Red Bull, que contratou um grande projetista e só viu resultados quando houve uma grande mudança no regulamento técnico. Deve vir outra em 2013. Até lá, a Williams precisa montar uma boa estrutura, tanto em termos de engenharia, quanto de pilotos. E trocar de motor!

  2. Legal Ju,

    Outro bom exemplo de equipe do meio do pelotão que poderia estar na briga com FI e Williams é a própria Sauber. Não fosse o desempenho pífio do Pedro de la Rosa, o time poderia estar lutando pela sexta colocação no campeonato tb…

    bjs!

    • Sobre a Sauber, se a equipe deixasse quem quer que seja o companheiro passar o Kobayashi e o motor não quebrasse tanto, já ajudaria!

  3. Ju, vc está mais do que certa! Se uma equipe têm 2 pilotos, é importante poder contar com os 2. Além disso, todos sabem como as coisas são competitivas e cada pontinho faz MUITA diferença (já tivemos campeonatos decididos por essa mínima diferença)!

    Fiquei feliz por esses novos rumores… Espero mesmo que isso se concretize… Estava aqui pensando: não seria melhor se o Rubinho se tornasse piloto de testes? É inegável que ele tem feito um bom trabalho na Williams, mas sua idade já começa a atrapalhar, e sendo um piloto de testes, ele poderia focar no desenvolvimento dos carros e dar espaço a outros pilotos (no caso do Hulk, se a Williams mudar de idéia de novo e ficar com o Maldonado na Williams). O que vc acha?

    Beijos

    • O Rubinho não teria muito valor como piloto de testes simplesmente porque eles não testam! Aliás, taí uma regra que deveria mudar…
      Acho que ele pode ajudar a Williams, sim. No GP do Brasil, por exemplo, o Hulkenberg não acreditava era o momento de mudar para os pneus slick, e foi o Rubinho quem bancou a decisão.
      Recomendo o texto do Renan:
      http://porforadosboxes.wordpress.com/2010/11/09/trabalho-de-um-gloria-de-outro/
      Emprestar o Maldonado e manter os pilotos seria, de longe, o melhor pra Williams.

  4. Ju
    que forma com muita classe de falar de alguém que nesse Campeonato anda desaparecido enquanto o companheiro luta pela vitória…

    Bacci


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui