O que fez em 2017: Venceu três corridas. E quebrou muito
O que muda para 2018: Verstappen em ascensão e com ares de dono da equipe. E promessa de rivalidade com a McLaren
Meta: Disputar o título
A lógica apontava que o regulamento de 2017 seria uma grande oportunidade da Red Bull incomodar a Mercedes. Mas o nível de evolução acabou ficando no mesmo nível em relação aos prateados – ambos foram, em média, algo em torno de 2s25 mais velozes que em 2016 – e, para piorar a situação, a Ferrari deu um forte salto e ultrapassou o time de Verstappen e Ricciardo.
Isso aconteceu muito em função de um carro difícil de ser compreendido e é de se notar que a diferença em relação à pole só ficou acima de 1s em duas das 10 etapas da segunda metade do ano – justamente Monza e Suzuka, onde o motor fala alto. De fato, se o desenvolvimento da Red Bull ao longo do ano manteve a tendência de ser mais acelerado que os rivais, o motor Renault deixou a desejar tanto em evolução, quanto em confiabilidade – foram nove quebras no total.
E é justamente em relação ao motor que estão as dúvidas que pairam sob a Red Bull neste ano: ele avançará o bastante para colocar a própria Red Bull e a McLaren na briga? Ou será que o fim do contrato com os franceses vai deixar sua marca negativa em 2018? Não passou despercebido o fato do time e da Toro Rosso terem mudado seus nomes, que agora são Aston Martin Red Bull Racing e Red Bull Toro Rosso Honda. Seria o primeiro passo para a criação da Aston Martin Racing e a Red Bull Honda?
Todas as questões acerca do “qual será o motor da Red Bull em 2019?” devem ser ainda somadas às especulações em relação ao futuro de Daniel Ricciardo. Mesmo tendo terminado os campeonatos de 2016 e 2017 na frente de Max Verstappen, duas coisas estão claras: a evolução do holandês – e de sua influência dentro da equipe, motivo pelo qual, inclusive, Carlos Sainz vez de tudo para sair da esfera da Red Bull. Mas, com o veto de Vettel na Ferrari, como fica a situação do australiano tanto em termos de barganha interna, quanto em suas aspirações futuras? Por essas e outras não falta pressão no time logo nos primeiros meses do ano.
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10 Comments
Se Ricciardo sair a Red Bull só terá duas opções, trazer Sainz de volta ou contratar alguém fora do universo Red Bull, a menos que a equipe desista da política de ter dois pilotos fortes, esquema de segundo piloto fazendo numeração nunca foi a praia da Red Bull.
A vida da Red Bull não vai ser nada fácil em 2018 e nos próximos anos. A Renault provavelmente não vai renovar contrato e ainda existe uma grande possibilidade de perder Riccardo para Mercedes (caso o Bottas continue não correspondendo, o que eu acho muito provável) ou para a Ferrari (caso o Kimi se aposente, o que já passou da hora. Todos sabemos quem é o preferido da Ferrari). Apesar do contrato renovado, também não acho impossível perder o Max Verstappen.
Vaga Ricciardo tem, na Mercedes, e Hamilton não veta…
Votei que continua como terceira força do grid, mas também acredito que será o último ano de parceria com a Renault, todo mundo sabe que a fábrica não quer mais fornecer os motores pra Red Bull depois daquela briga em 2014 ou 2015 (não lembro o ano exato agora).
Eles engoliram a seco esse fornecimento de motor, provavelmente imposto pelo titio Bernie (e com alguma compen$ação) para a Renault.
Julianne,
Só não entendo uma coisa, se for para a Red Bull vender uma equipe para a Aston Martin, não seria mais inteligente vender a Toro Rosso? É um pouco sem sentido vender o time principal, ou não?
Oi Edson,
É um pouco exagerado dizer que Bottas não correspondeu às expectativas, venceu corridas, entendeu o carro quando Hamilton não entendeu, não “pesou o clima” na equipe e foi veloz quando necessário.
Me pareceu que ele correspondeu sim, ou estou errado?
Grande abraço a todos!
Desculpe Ju, mas o eventual ” veto”de Vettel a Ricciardo é só uma especulação. By the way, desmentida por Marchione e Arrivabene que deixaram claro a atual política de Maranello sobre a ingerência de pilotos na contratação de quem quer que seja.
Digo isso pela minha apuração, portanto não trato como especulação. E surpreenderia muito se a Ferrari falasse publicamente em veto.
Você está certíssima. Isso já ocorreu muito no passado e ainda ocorre. Vocês acham que o Vettel depois de construir uma equipe vai querer correr o risco de não aproveitar tudo que fez? Correr o risco de disputar o campeonato e perder não para outra equipe mais para o companheiro de equipe? Veto existe sim, pessoal. Assim como Hamilton já vetou alguns na Mercedes em 2017 e acabou indo o Bottas.
Eu acredito que a Red Bull vai vir forte mas não o suficiente para desafiar Ferrari e Mercedes. Acho que continuará sendo a terceira força. Estou curiosa para ver como ficará a situação do Ricardo. Max é claramente o preferido da equipe e vem se desenvolvendo de forma impressionante. O problema do Riccardo é que eu acho que ele não tem muitas opções. Na Mercedes Hamilton vai vetar, como já vetou Alonso e na Ferrari o Vettel também não vai querer. E mesmo que Kimi se aposente a Ferrari tem o Leclerc que tem o apoio do Vettel. Gostaria de ver o Riccardo disputar o título mas acho que ele está ficando sem saída.
Vai ser um ano difícil pro Ricciardo, também acho que o Verstappen tem preferencia na equipe e eu se fosse o Ricciardo apostaria minhas fichas na Renault, ou a Red Bull vai transformar ele em outro Webber. Ja que a Red Bull quer o Sainz de volta
RED BULL é uma equipe super competente, a Renaut precisa manter seus motores nas principais posições do grid, sua equipe oficial não parece ainda apta a vencer. A Maclaren não deve evoluir tanto a ponto de se tornar um time de ponta em 2018, Portanto, não acredito em problemas no fornecimento dos motores Renaut e a Red Bull ainda conta com o talento fabuloso do Verstappen.