O post de ontem despertou uma curiosidade: será que estamos vivendo mesmo a era dos jovens na Fórmula 1? Como será que as idades dos campeões flutuaram no decorrer dos anos? As respostas que os dados sugerem são curiosas.
Podemos entender porque os recordes de precocidade vêm caindo nos últimos anos. Afinal, a profissionalização do esporte em geral tem feito com que os grandes atletas surjam cada vez mais cedo – e já bem preparados – em todas as modalidades. Vide Michael Phelps na natação, ou Rafael Nadal no tênis, para ficar apenas em dois exemplos.
Década | Média | + novo | + velho |
1950 -1959 | 39,3 | 29, Hawthorn, 1958 | 46, Fangio, 1957 |
1960-1969 | 32,7 | 27, Jim Clark, 1963 | 40, Brabham, 1968 |
1970-1979 | 29,6 | 25, Fittipaldi, 1972 | 38, Andretti, 1978 |
1980-1989 | 32,1 | 28, Senna, 1988 | 35, Lauda, 1984 |
1990-1999 | 31,2 | 25, Schumacher, 1994 | 39, Mansell, 1992 |
2000-2010 | 28,8 | 23, Vettel, 2010 | 35, Schumacher, 2004 |
Na Fórmula 1, não é muito diferente. Nesta última década, o recorde de campeão mais jovem foi batido três vezes, enquanto o de bicampeão, uma. Entre os pilotos das três mais bem colocadas equipes do campeonato de construtores, Vettel pode se tornar o bicampeão mais jovem da história e Alonso pode ser o tri mais novo de 61 anos de F1. Se observarmos a idade dos que levaram o título de 2005 para cá, ou seja, na era pós Schumacher, temos apenas 25,3 de média, sendo que nenhum deles tinha chegado aos 30 anos quando conquistou o título.
Mas os números mostram uma época especial: nos anos 1970, jovens pilotos, como Emerson Fittipaldi (bicampeão aos 27!), Niki Lauda (bi aos 28), Jochen Rindt (28), James Hunt (29) e Jody Sheckter (também 29) dominaram as pistas – ao lado do nem tão mais experiente Jackie Stewart, o 3º tricampeão mais jovem da história, aos 34 anos (venceu os outros títulos aos 30 e 32).
Fora estes dois momentos na história, só tivemos 6 campeões abaixo dos 30 anos. Ou seja, quase 50% dos vintões que triunfaram na categoria se dividem entre os períodos de 2005 a 2010 e de 1972 a 1979.
Isso talvez se deva à incrível taxa de mortalidade do final dos anos 1960. Apenas em 1968, foram quatro mortes consecutivas: Jim Clark em abril, Mike Spence em maio, Ludovico Scarfiotti em junho e Jo Schlesser em julho. Dois anos depois, foi a vez de Piers Courage, Bruce McLaren e Jochen Rindt. Pode-se dizer que os anos 1970 viram mais uma geração de sobreviventes que de jovens superdotados – e o trabalho justamente de Stewart para reverter esse quadro fez muita diferença nos anos seguintes.
Campeões mais jovens
Sebastian Vettel 23 anos e 4 meses 2010
Lewis Hamilton 23 anos e 10 meses 2008
Fernando Alonso 24 2005
Campeões (pela 1ª vez) mais velhos
Nino Farina 43 1950
Nigel Mansell 39 1992
Mario Andretti 28 1978
Bicampeões mais jovens
Fernando Alonso 25 2006
Michael Schumacher 26 1995
Emerson Fittipaldi 27 1974
Bicampeões mais velhos
Juan Manuel Fangio 43 1954
Jack Brabham 40 1966
Graham Hill 39 1968
Tricampeões mais jovens
Ayrton Senna 31 anos e 7 meses 1991
Michael Schumacher 31 anos e 9 meses 2000
Jackie Stewart 34 1975
Tricampeões mais velhos
Juan Manuel Fangio 44 1955
Jack Brabham 40 1966
Niki Lauda 35 1984
5 Comments
Julianne,
A média de idade mais baixa nos anos 70, parece estar mais relacionado às tragédias do que à precocidade.
Neste período ocorreu uma grande evolução da velocidade dos carros obtida pelo aumento da potência dos motores, pela redução do peso dos carros através do uso de chassis de alumínio e início dos experimentos aerodinâmicos.
Porém a segurança dos carros e dos autódromos não acompanharam esta evolução, vitimando os pilotos mais experientes e liberando assentos para pilotos mais jovens.
Já nos anos 2000, acredito ter ocorrido 2 eventos importantes:
1º) A popularização do esporte através das transmissões na TV desde os anos 80, fez com que as crianças/futuros pilotos iniciassem cada vez mais cedo nas categorias de base como o kart.
2º) O aumento do valor dos contratos salariais dos campeões dos anos 90, associado ao aumento dos custos no desenvolvimento dos carros, levou as equipes a procurarem formar seus próprios pilotos com custos menores.
Piquet foi tricampeão, salvo engano, com 35 ou 36 anos.
Sim, com 35, mas é mais novo que Lauda por uma questão de meses
Sua pergunta é mt complexa. O passado da F1 tendo em vista o pouco preparo físico dos pilotos em geral, podia de alguma forma nivelar as pilotagens, que eram mais cruas, vide por exemplo a pouca eletrônica e os câmbios manuais. A categoria era mais instintiva, dando espaço para pilotos mais experientes. O alto desenvolvimento tecnológico/físico, respectivamente de pilotos e carros na atualidade, vai fechando o cerco aos velhinhos. Temos que ser realistas, um piloto mais jovem, está em seu auge físico/mental, vide a enormidade de neurônios, agentes e excedentes, além é claro da necessidade de lidar com mudanças constantes. Como vc bem disse ontem, a experiência perde grande valor, substituída pelos técnicos do pit. A segurança torna-se importante, pois a expectativa de longevidade aumenta. Uma coisa é fato, em uma categoria estupidamente profissional, onde até mesmo os mecânicos se preparam fisicamente, o ímpeto não pode faltar, e os mais jovens, pela natureza, levam vantagem. Outro fato mt importante tbm, relaciona-se à construção dos carros, onde as quebras por condução excessiva, pouco acontecem, novamente levando os pilotos mais jovens e agressivos a terem vantagem sobre os companheiros mais técnicos e menos velozes. Sonhar não custa nada, mas para chegarmos à uma conclusão satisfatória, teríamos que contar com a boa vontade da RBR, colocando Shumacher para disputar umas três corridas com Vettel, para saber se o alemão mantem a pegada, mas ficção e realidade não andam juntas na F1. Talvez o único parâmetro parecido, mas meio irreal pela época, foi em 94, quando da morte de Senna, Mansell assumiu o cockpit da Willians, e foi uma piada, apesar do inglês não ser um primor físico/técnico.
Alonso foi bicampeão em 2006.
Acho que o Ayrton Senna entrou na F1 com 24 anos. Pra ver a discrepância atual com pilotos chegando na F1 com 18 ou 19 anos.