F1 Thriller - Julianne Cerasoli Skip to content

Thriller

Motor Racing - Formula One World Championship - Bahrain Grand Prix - Race Day - Sakhir, Bahrain

Ninguém teve tempo para reclamar da falta de barulho desta vez. Em uma corrida em que os pneus duraram na medida certa para provocar excelentes brigas estratégicas e os companheiros de equipe não quiseram saber de “levar os carros para casa”, o GP do Bahrein foi épico – e deu uma bem-vinda sensação de que, pelo menos enquanto ninguém conseguir competir com as Mercedes, seus pilotos não têm a intenção de tirar o pé.

Lewis Hamilton errou na classificação, mas se recuperou com juros e correção para se defender de Nico Rosberg mesmo com os pneus mais lentos. A diferença ocorreu por uma inteligente tática da equipe de colocá-los em estratégias diferentes para separar os dois quando a briga estava pesada demais, logo antes do primeiro pit stop. Ali, Rosberg fizera o que se espera dele, demonstrando ter poupado mais seus pneus, e Hamilton respondia com suas armas: uma tocada agressiva e com muita raça. No final, a sobrevivência do inglês foi importante para o campeonato, com mais sete pontos da vantagem do alemão descontados.

Um duelo que traz ecos da batalha de Senna e Prost no campeonato de 1988. Com um carro muito superior, um piloto agressivo contra outro mais racional. No final das contas, um segundo separando-os. Pelo menos agora sabemos que, enquanto as Mercedes forem superiores, ainda assim temos um belo campeonato nas mãos.

Falando em superioridade, assustou a vantagem que Hamilton e Rosberg abriram em 10 voltas – e ainda por cima brigando por posição! Foram 23s na provavelmente única vez até agora em que os carros prateados mostraram todo o seu potencial.

Mais atrás, as brigas foram garantidas pelo undercut (estratégia de antecipar a parada para andar rápido e voltar na frente), que ganha outro ingrediente importante neste ano: o ERS-K. Segundo as regras, o carro pode usar 4 megajaules de potência por volta, mas só pode armazenar 2. O que temos observado é que o carro que antecipou a parada e está com pneus mais novos, acaba ganhando ainda mais tempo do que ano passado em relação ao rival que permanece com os pneus velhos devido à gestão desta energia adicional.

Por isso vimos Bottas ganhar de Massa no meio da corrida e o inverso (uma ordem de equipe inteligente por parte da Williams, após o fiasco de execução da Malásia) ocorrendo no final da prova, vimos Vettel ganhando de Ricciardo no decorrer do GP e outras situações do tipo. Tudo isso movimentou a prova e fomentou a intensa troca de posições.

Para a Williams, fica cada vez mais clara a deficiência aerodinâmica. Se foi a chuva que escancarou os problemas de um carro que voa na reta nas primeiras duas etapas, agora foi o alto consumo de pneus, principalmente em uma pista tão “traseira” como do Bahrein. Outra coisa que ficou comprovada é como a aerodinâmica é o ponto forte da Red Bull, que não teve um ritmo tão bom em um circuito mais de motores. E mesmo assim Ricciardo foi o terceiro no grid.

Agora sim, podemos dizer que a temporada que todos esperavam começou de verdade.

62 Comments

  1. Corrida épica! Nem a poderosa 5ª Frota Americana estacionada ali no Bahrein teria ousado enfrentar Hamilton lá, hoje. Lewis simplesmente se transportou para outra dimensão! Só a Física Quântica pode explicar, depois desses pneus faixa branca. Hamilton nem precisa mais ganhar campeonatos, caminha para virar lenda, o que ele fez hoje foi incrível. Números e estatísticas só alimentam anuários; performances ficam em corações e mentes, e a de Hamilton hoje foi inacreditável, só não diria impossível porque ele conseguiu seu objetivo: vencer! Foi incrível porque – sim – Rosberg é TAMBÉM um GRANDÍSSIMO piloto e seu comportamento parabenizando Lewis foi do tamanho de seu valor, revelando um grandíssimo esportista. Que venham outros duelos eletrizantes entre os dois e que vença sempre quem merecer vencer no braço.

    Que corrida! Definitivamente não foi para os fracos de coração! Essa F 1 que está aí pode ser passível de muitas críticas, mas por um feliz acaso ela está trazendo vários campeonatos dentro do principal, disputados entre os companheiros de equipe e também entre elas. A Mercedes pode estar na frente, mas as emoções e a adrenalina não faltaram – ainda que os duelos tenham sido segmentados, foram todos eletrizantes.

    Mais uma ótima corrida desta versão nova, atrevida e turbinada de Ricciardo, que me surpreende cada vez mais. Aos mais afoitos, gostaria de lembrar que Webber também venceu Vettel muitas vezes (é normal, ninguém é invencível) e que os Touros vão sair distribuindo chifradas só a partir da Espanha. Alonso precisa urgentemente de um carro ou de um outro motor – (Honda? rsrs). . .

    Pode ser apenas uma impressão minha, mas esse bico da Lotus parece um tira-grampo. . . Impressionante como a Lotus levantou a Sauber de Gutierrez (embora o contato inicial tenha sido com o aerofólio). Os bicos de todos os carros estão baixos em demasia e já teve gente (piloto ou ex-piloto) alertando pra isso (não me lembro quem).

    E não foi no café da manhã que o apedrejadíssimo Pérez foi devorado pelo quase unanimemente muitíssimo bem conceituado Hulk. E Hulk não me pareceu sonolento. Agora, vamos aguardar o almoço. . .

    • Sim amigo Aucam, CORRIDAÇA!!, com antología no final. Não nego que queimei a lingua por esperar trensinho, mas como sempre levanto minhas suspeitas. Corriam como se não ouvese empecilios, vai ver que estavam provando alguma agua bendita o sei lá o que. A FIA tem essas manhas.
      Se os bicos altos foram realmente perigosos, Porque deixaram altos os da GP2?, Por certo: Vi o repeteco da primeira e en vivo a segunda hoje de manhã. Essas cumpliram como sempre. O teu pupilo Belga se deu mao na segunda. O Palmer tá forte, o Team Rusia também, a Carlin idem e ai é que o Nasr deve mostrar trabalho (hoje foi mediano).
      Semana que vem tem os centauros. Aproveito e convido a ver o Blog da Moto Velocidade da Familia TOTALRace. Não sei porque não esta ainda na lista de links do resto dos blogs.
      O Mesmo Abraço

      • Francamente, sem ufanismo ou pachequismo, e mesmo com boa vontade, está cada vez mais difícil acreditar em Nasr, que DEFINITIVAMENTE não é um Chris Amon do século XXI. Nem partindo da pole (obtida pela inversão de resultado) ele conseguiu vencer. Como sempre, as desculpas de sempre, muitas, sempre. Houve quem dissesse que a culpa é da Carlin, que não é boa de estratégias. Por aí acho que a coisa fica pior ainda, porque o Julian Leal – companheiro de equipe de Nasr – ontem largou uma posição atrás e chegou em segundo, e hoje largou muitas posições atrás e chegou em terceiro, botando uma luneta em Nasr. Julian Leal sem alarde está papando Nasr pelas beiradas. Você consegue me explicar isso, amigo Bruz? Di Grassi, Bruno Senna e Razia eram (são) mais talentosos que Nasr, a meu ver. Di Grassi quase ganhou um campeonato na GP 2 mesmo entrando atrasado, Bruno (mesmo a anos-luz do tio) venceu 3 vezes na GP 2, inclusive em Mônaco, a despeito de ter tido um desenvolvimento de carreira muito truncado, e Razia, além de ser um vencedor, fazia ultrapassagens hipnóticas nos adversários, induzindo-os ao erro. Vamos ver se o agora já experiente Nasr consegue ser campeão este ano (o que acho difícil com Vandoorne e Palmer na parada), ou, pelo menos, vencer algumas corridas, que é o que muita gente espera dele, diante dos títulos que ele conseguiu nas categorias mais leves de acesso.

        O “meu pupilo” Vandoorne é apenas um estreante, mas já venceu em sua corrida de estréia, me dê esse desconto, amigo Bruz.

        E sim, domingo que vem tem mais adrenalina, em doses generosas, servidas por Márquez, pelo Doutor , por Lorenzo e por gente que vem babando também. Grato pelo link que me enviou. Já alertei a Julianne que o Blog do Gabriel está escondido, mas não depende dela, que ficou de ver com a parte técnica do site.
        Forte abraço.

        • Aucam concordo cm vc. O Hamilton estava em outra dimensao, deu show mesmo.
          Agora cade os criticos ??? …eheheh. O negao é bom e os coio vao ter que engolir….kkkkk

    • Aucam vc disse tudo, essa corrida vai ficar na história como uma das melhores, especialmente esse duelo das mercedes eu sou suspeito falar de Hamiltom porque sou torcedor, hoje foi um dia muito especial e esperado vendo o Galvão reconhecendo o valor de Hamiltom.

  2. Será que, depois do acidente entre o Maldonado e o Guitierrez vão dar alguma razão para o que o Newey disse sobre a altura dos bicos e o risco que é, em um impacto do tipo, um carro entrar sob o outro e catapulta-lo? Pois foi exatamente o que aconteceu hoje, um assombro.

    • Não, não há razão nenhuma para pânico.

      O que aconteceu foi que o Maldonado pegou roda com roda, no meio do carro do Gutierrez e de lado.

      Não tem absolutamente nada haver com o bico e sim pelo simples fato de serem monopostos com rodas expostas.

      O mais importante foi que o santantonio cumpriu o objetivo e protegeu o piloto.

      O Koba acertou o Massa em cheio na Australia e não houve capotamento algum.

      Não exagera, não quer perigo, vai jogar bolinha de gude.

      • Uau, que agressivo, machão. Olhe o replay do incidente, e depois venha falar de perigo e bolinha de gude.

  3. Aucam

    Cara, eu estava em pé assistindo a corrida. Vendo a aula de pilotagem do Lewis.Demais! O editor vai ter trabalho pra encontrar os melhores momentos.

    Quem diz que o Lewis não trabalha bem sob pressão tem que rever seus comentários, porque, pressão maior que essa de hoje fazia tempo que a gente não via. E não era disputa do Lewis com um motorista, era com o Nico, um baita piloto.

    Já estou vendo o massa procurando no Google desculpas pra chegar atrás e, quando o companheiro não chega na frente, chega grudado.

    Enfim, deu o resultado que eu queria. Lewis na frente (sabendo exatamente que caminho seguir quando a asa do Nico se fechava no fim da reta), com direito a show. Perfeito.

    • Power e Lucio Dantas,

      Lewis é um bravo, que pilota sempre na fronteira do impossível, o que o expõe a mais riscos e erros. Hoje ele ultrapassou essa fronteira, pilotou na DIMENSÃO DO IMPOSSÍVEL e não errou. Isso é privativo dele, apenas. No meu ponto de vista, Hamilton é o sal que tempera as corridas desde de 2007, sempre digo isso. Hoje ele também jogou pimenta nesse tempero. Também sempre digo que números e estatísticas são importantes, mas não são tudo, estão sempre aí para serem superados. Performances impressionantes ficam em mentes e corações para sempre, até se tornarem lendas, e essas perpassam os tempos. Não ligo muito para estatísticas, prefiro performances inesquecíveis, elas aferem melhor a habilidade natural de um piloto, já que esse é um esporte onde os competidores dependem demais dos meios que têm em mãos. Nuvolari até hoje é mais citado do que Caracciola e Rosemeyer, QUE FORAM FANTÁSTICOS mas não ganharam – com um carro inferior – uma Mille Miglia escondidos atrás do adversário, colados nele com os faróis apagados, só acendendo-os na saída do vácuo a poucos momentos antes da bandeirada da vitória, como Tazio, o Mantuano Voador, fez. Voltando a Hamilton, ele tem a pilotagem e o estilo que mais me empolgam nesse grid fortíssimo que aí está, e a minha torcida sempre vai para ele, mas reconhecendo a genialidade sublime de Vettel e Alonso. É uma questão de ponderar um peso maior para impetuosidade e arrojo, que Lewis tem de sobra. Minha insignificante opinião.

      Grande abraço.

      • concordo com tudo Aucam, o canadense voador teve poucas vitórias não ganhou campeonatos e até hoje é lenda para a ferrari, devido suas performances. hoje essa disputa das mercedes coloca hamiltom já como um lenda apesar que desde 2007 que fico encantado com o talento desse piloto.

  4. Sem duvida nenhuma foram duas corridaçãs. Na largada da F Mercedes o Hamilton conseguiu o que precissava com urgencia, e na largada da F1 Massa foi espectacular. Logo a TV esqueceu da F Merdes até a volta 17, Tudo mundo sabía que eles estavam la na frente, por isso não era necessario mostrar (será que é só isso tio Bernie?). Bahreim é um circuito rápido e com a corrida noturna a degradação de pneus ajudou a tirar mais das carangas. É logico que era para os motorizados com Mercedes se lucirem. Só que a Mc Larem não foi avisada, ou eles realmente andam com “triade de potencia” Mercedes tapa amarela (nem quero ver no final do campeonato então).
    Interessante para constatar que a Force India fez um bom trabalho, e no primeiro mano a mano de Whokemberg com o charrito Perez, recebeu uma pela, mas não é para apostar muito neles não Aucam. As Açoes da Kinfisher são as que vão subir. O Perez esteve num desses dias de lampejos e desta vez acordou bem humorado, e os ufanistas pelo Hulk se derám conta que este é outro mexicano. Se não me equivoco, este é o primeiro podio da Force.
    O Felipe fez uma boa corrida, e foi muito importante arriscar parar primeiro no terceiro stin para dar o bote no Bottas, no final a coisa saiu perfeita. Só que termina estragando a faena declarando que as RBR tinham melhor performance, Naaaaão Felipe, foi no braço mesmo, essas Williams estavam melhor que as RBR para esta corrida, só que os pilotos taurinos tem mais braço, y sim, o Ricardão pode sorrir bastante, chifrou também o Hulk no braço mesmo e quase da caça ao mariachi Perez que hoje cantará “Pero sigo siendo el Rey”.
    Sobre o incidente do Maldonado, é claro que vão decapita-lo, mas vcs já viram a trajetoria do Gutychicane?, pelo amor de deus, os dois forám muito otimistas. O interessante é que como Permane tinha vaticinado, as duas Lotus chegaram e desapareceram certos problemas de confiabilidade (I Believe) > O Maldoso deu cansera no Raikonen, no Alonso e no Vettel andando entre os 10 primeiros, não foi pressa facil e agora a coisa é mais com a Renault. Pediu desculpa a Guty e salientou que estava saindo do box e o mexicano entrou numa trajetoria como se não estivese ninguem.
    No Final voltamos com a F Merdes, para ver um duelo antológico. Nico tinha tudo com quê, mas o negão se defendeu com tudo.
    As corridas foram atipicas, parecía que não tivesse fluxometro e a gasopa rolava a vontade. è pelo menos isso que estão pedindo – pra começar a conversa- Berni, Motesemolo e Masterchief. Pois Ehhh… que venha logo China, Vai valer o trasnoito? Sei não Juliane. Já veremos.

    • Ahhhh, esqueci de Ferrari…. Bah, melhor falar del rilipojas. Ele disse que: “Estava dificil competir com carros com maior potencia”. Então pergunta como fizeram Sorrisos e Vettel, também disse que: “A vingança chegará na China”….. eh, mas não disse de que ano. Por falar nisso, em espanha rolam rumores de que o preacordo do Santander com Honda-McLarem, ja tá na mesa do irado asturiano. O que vcs acham?

    • Bruz, é o 2º pódio da Force India, o primeiro foi com um 2º lugar de Fisichella e já poderia ser o terceiro se um não tivesse sido jogado fora pelo festejadíssimo Hulkenberg. Com relação a essa dupla da equipe indiana, são bons pilotos, apenas isso, mas não vejo ali ninguém para ser campeão mundial, nenhum potencial campeão do mundo injustiçado, vejo um Nico mais para NICK (Heidfeld). Tirante Vettel, o outro alemão realmente com talento é esse que duelou com Hamilton. A pilotagem de Pérez sempre foi mais eletrizante – a despeito dos erros que comete e de seus apagões – que a pilotagem morna de Hulkenberg. Minha insignificante opinião.

      • Velho maestro Jedi da historia do automovilismo. Deixe dessa caretice de “sua modesta opinião”, que aqui tudo mundo espera que vc abra a boca para aprender mais. Já me fez procurar e lembrar do físico e seu segundo lugar em Spa, o ano foi 2009. Huy!! Corridaça. Ganhou Kimi e o mais interesante é que Físico também fez a pole, sendo a primeira de Force India. Foi a primeira vez que uma Brawn ficou de fora do Q3, sendo que Button abandou também por primeira vez, Acabando com o dominio sobre o resto. Vettel completou o podio posicionandose a menos de 20 pontos de Button, mas ja era a 12° carreira do ano. Com mais uma carrera nesse capeonato, podería ter sido o primeiro título de Vettel.
        Pois eh, a maioria dos que leen, já nem lembram do que fez Heidfeld, acho que igual acontecerá com Whokemberg. Tem que lembrar que o Checho tem 4 podiums, e quantos tem Whoky?
        O mesmo abraço

  5. Julianne,

    podemos dizer que os carros prata valeram por ouro hoje, não?

    não resisti ao trocadilho, sorry…

  6. Parece que toda confusão provocada pelo “Bottas is faster than you” fez um bem danado à esta corrida. Os chefes de equipe liberaram a disputa interna e tivemos um dos melhores GPs dos últimos anos.

    • Macho. Muy buena acotación.

  7. Newey, ano passado, disse que teríamos um campeonato de motores, e é o que vemos…Caro, Aucam, 2014 me parece 1988, pois com essa “Falta 1 som” com tantas restrições, tirar esse 1 segundo da Mercedes é praticamente impossível! Hehe, Galvão chutou que Alonso comemorou o 9º lugar, kkkk, no meu planeta, aquilo mais parecia uma ironia, kkk, mandando os italianos irem pastar nas areias…Passa a fazer sentido Alonso na Mclaren em 2015…Pra ser do contra, Ju, mesmo com pegas, essa “categoria” silenciosa me da agonia!!! Foi de um blues rock psicodélico para um progressivo de quinta categoria. Enfim, não consigo degustar a disputa sem o berro das máquinas, falta algo…

  8. Julianne,

    Uma corrida bem interessante, principalmente pelos duelos internos.

    As tentativas de ultrapassagem do Nico sobre o Hamilton foram previsíveis, sempre nos mesmos pontos… O alemão vai precisar ser mais inventivo e criativo para superar o inglês.

    Entre Ricciardo e Vettel, na minha opinião, uma situação normal, o australiano contava com o carro mais inteiro.

    A comemoração do Fernando Alonso foi hilária, a Ferrari proibiu o espanhol de usar o twitter, mas ele foi bem criativo.

    Acredito que até o Raikkonen achou graça…

    Abs.

    • Tanto é verdade, Jobson, que a verdade está nas entrelinhas, pois se o espanhol estivesse comemorando mesmo, passaria rente ao muro, o que não foi o caso, kkkk É como dizer, kkk: Montezuma, olha ONDE estamos, kkkk

  9. Oi Ju,

    Sensacional corrida, a mais disputada dos últimos anos. No passado recente tivemos boas corridas, mas não me lembro de uma tão movimentada do começo ao fim em todas as posições.

    Eu observei que parar primeiro significa ganhar posição. Por isso daqui pra frente vai ser interessante observar mais ainda a estrategia de cada piloto. Porque quem parar depois vai perder a posição. Então acredito que vai ocorrer mais do que fez a Mercedes em colocar compostos diferentes para seus pilotos.

    Se por um lado a tática era criar uma distância entre Hamilton e Rosberg, quem parar por último provavelmente terá que optar por compostos diferentes para tirar a diferença. O ótimo GP do Bahrein deixou algumas lições interessantes.

  10. Perfeita sua análise Julianne, vi a mesma corrida que vc rss.

    Enfim tivemos o gráfico das “caixinhas do Barrica”. Não ficou ainda muito fácil de entender, exceto pelo bateria cheia quando mostraram os carros da Mercedes parando nos boxes.

    Na minha opinião tanto o Rosberg como o Massa se precipitaram em suas manobras sobre Hamilton e Vettel respectivamente. Se fosse um pouco mais espertos, ganhariam 1º e 6º lugares.

    Não concordo com a opinião dos colegas ali em cima dizendo que os pilotos da Red Bull tiveram mais braço do que os da Williams. Sim, Vettel teve mais braço do que Massa evitando a ultrapassagem, apesar de exagerar um pouco e empurrar o brasileiro para o muro, mas na minha visão o Safety Car prejudicou a corrida da Williams.

    Bahrein, pista típica para motores, como vai ser Monza, que se fosse hoje daria claramente Mercedes, Williams, Force India e Mclaren nas 8 primeiras posições.

    China daqui as duas semanas, por suas curvas de alta, podem ser um alento para Red Bull e Ferrari, que talvez não fiquem tão atrás de Williams e Force India, apesar que para a Red Bull o SC salvou sua corrida.

    A estratégia da Force India valeu para Perez, que conseguiu fazer durar mais seus pneus, mas se não fosse o SC, acho que não segurariam as Red Bull e as Williams.

    Hamilton correu como nunca, mas continua atrás do Nico no campeonato, mostrando que este não está para brincadeira. Eu que já torci muito para o Senna, estou numas de Prost esse ano, já que é mais gostoso torcer para o mais fraco. Nico, tamu junto! mas vai ter que ralar pq o Miltinho é muito bom.

    Enfim, para os ranzizas de plantão que decretaram o fim da F1, um recado do baixinho Todt parafraseando o Zagallo: “vão ter que me engolir!

    Abs

  11. Williams, três paradas para compensar a nítida falta de aderência na traseira.

  12. Sensacional esta corrida, que seja sempre assim emocionante que o barulho não vai fazer falta. Depois escrevo uma solução ao silencioso motor V6, mas não depois de uma corrida como esta.
    Caro Aucam, acho que esta corrida explica o Hulkemberg(mas ainda vou esperar um pouco mais para usar o Who). Quando a equipe tem o segundo melhor carro da prova e vai ao pódio, quem chega lá é o seu companheiro. Diriam uns até falta de sorte. Mas pelo menos ele cansou de passar o Alonso, já que vinha cansando de perder disputas com o espanhol. Se bem que hoje quase todo mundo passou as ferraris.
    Willians e McLaren vão brigar pela quinta força da temporada, por não serem o que parecia na pré-temporada. E ainda correm o risco de perderem a vaga para a Lotus.

    • Amigo Alexandre, há algum tempo eu li aqui no blog um comentário que achei interessante, de que o Hulk iria devorar (ou algo assim) o Pérez no café da manhã, ainda sonolento. Como isso não ocorreu, ao contrário, o Pérez palitou os dentes com o Hulk, vamos agora aguardar o almoço. . .

      • Pois eh amigo Aucam, ha tempos que nos somos da contra. Vc até que tem sido respeitado mas eu tenho levado cada rasteira por semejante injuria, e olha que vc tem sido categorico ao sinalar que nem Vettel, nem Alonso, Nem Hamilton, gozam dessa quase total unanimidade de que o Hulk é o cara.
        Lembro que o ano passado se sintiu dono de uma Ferrari, depois lutou por uma Lotus e de premio de consolação caiu uma Force no colo, hahahaha, Ele pelo menos é sortario. “Assim são as coisas”

        • Eu também levei uma pedrada, Bruz, e aqui no blog, há muito tempo atrás, me mandaram inclusive acompanhar a F 1, hahahaha!!! Como a pedrada não veio embasada de argumentos, preferi não perder tempo respondendo. Aliás, houve outro comentário, esse do “café da manhã” que foi posto a título de gozação em resposta ao meu comentário sobre o Hulk. Tudo bem, as pessoas têm direito a ter opiniões diferentes, agora estamos aguardando o almoço, mas se depois do jantar nada acontecer eu acho que seria a hora de a turma se acordar. Ou será que o pessoal vai esperar o café da manhã do dia seguinte?

  13. Oi Ju,

    Como você viu os efeitos da barbeiragem do Maldonado: Se os carros tivessem o bico alto, como no ano passado, muito provavelmente o Gutierrez não teria capotado. Teria rodado.

    Com os atuais bicos eu acredito que tenha sido a causa da capotagem do mexicano, afinal o bico da Lotus serviu para levantar por baixo o carro da Sauber.

    Sendo assim esses bicos finos e baixos projetados para reduzir os efeitos de batida frontal e em T cumprem o seu objetivo?

    Na batida de Kobayashi em Massa, na Austrália, me fez lembrar da frase de Newey de que uma batida por trás, o conjunto traseiro do carro da frente poderia ir parar na cara do piloto que bateu. Olhando as imagens a gente vê que a Williams teve a traseira levantada.

    No caso do Gutierrez entendo que o bico da Lotus serviu para levantar a Sauber.

    Como você vê isso?

    Um abraço.

    • Sergio Magalhães

      Na minha visão do acidente, acredito que foi mais o toque de roda com roda o responsavel pelo “catapulteamento” do Gutierrez. Talvez o bico tenha ajudado no processo, mas não acredito que foi por causa do bico que o carro deu 360º no ar.

      Abs

      • Pra mim foi barbeiragem de principiante. Coisa de quem tá iniciando no Kart Indoor e não de piloto de F1. Indo reto por dentro da curva, sem preparar a tomada da curva o Maldonado acha que iria parar aonde se não tivesse a Sauber ali para para-lo. Esse cara é um louco, um Dick Vigarista.

  14. Olá Julianne, parabéns pela análise!
    Só que tem uma coisa que eu não entendi: poderia explicar melhor a vantagem na gestão de energia por quem faz o undercut?

  15. Olá Julianne,

    Na minha opinião o mais impressionante é que os Mercedes não deram tudo que tinham nas últimas 10 voltas (depois da saída do safety). Não apenas porque estavam lutando por posição, mas porque estavam usando um mapa de motor para economizar o motor. Marc Gené (acho) chamou atenção para isso na (quase sempre péssima) transmissão espanhola. Os dois carros da Mercedes levavam “as luses de freio” acendidas por pelo menos parte das voltas finais e ainda ssim colocaram quase 2.5s por volta no resto!

  16. Olá Julianne, gostaria de ver um comentário seu sobre as escolhas para os câmbios fixos desta temporada. Posso estar enganado, mas pelas câmeras on board deu pra ver uma RBR com relação curta entre as marchas (como sempre) e achei as Williams longas demais.
    Parabéns pelo trabalho!

  17. a corrida foi perfeita mas to com o amigo aucam Hamilton é muito mas muito mas piloto q esse mané rosberg Hamilton com pneu duro foi mas rápido q ele com pneu médio com o mesmo carro fala serio…Vettel mostrou a massa q no braço o brasileiro ta longe ainda mesmo com uma red bull limitadíssima Ricardo quase conseguiu seu pódio e acho q o destaque da corrida pra mim foi a hironia de Alonso vibrando com um nono lugar fala serio aquilo foi pra zuar a Ferrari só pode rsrsrss parabéns a Hamilton q foi brilhante eu mesmo achei q ele não iria segurar quando passou 3 voltas eu disse já foi essa é de Hamilton e ninguém toma…mas a diferença da mercedes pra demais nesse inicio ta gritante num é só moooootor não tem algo a mais nesse carro …se não foosee o sefety car eles daria uma volta nas Ferrari nas red bulls e na willians é mole?

  18. Ju, outra constatação positiva nesta prova foi que a zona do DRS estava perfeita, os pilotos sempre disputavam na freada.
    Esse foi outro ingrediente que melhorou – e muito – o espetáculo.
    Assim, nem os críticos do DRS (como eu) puderam reclamar.
    abs!

  19. Acho que ninguém duvida que o título ficará com um dos pilotos da Mercedes. E penso que será nos mesmos moldes de 88. Basta olhar a folha de melhores voltas na corrida para ver o abismo entre os alemães e o resto do grid.

    Quanto à segunda divisão da F1 – o resto – as decepções ficam por conta de Ferrari – pior que 2012 -, McLaren e Williams – que prometeram muito na pré-temporada. As surpresas agradáveis ficam por conta de Force Índia e Red Bull – sim, considerando que mal fizeram uma pré-temporada.

  20. Essa corrida foi tão antológica que até o persistente e esforçado Max Chilton chegou em 13º! Chegou na frente de Maldonado, Kobayashi e Bianchi! Manteve a sua “invencibilidade”, pois até agora terminou TODAS as corridas de F 1 das quais participou. Sempre sobra algum recorde para alguém, e Chilton está descolando o dele. Piano, piano se va lontano. . .Ne$$e$ tempos bicudos, já deve ter alguém de “olho” nele: leva grana e não dá prejuízo, a Marússia que se cuide, rsrs. . . Mas parece-me que o pai dele é sócio da Marussia. A confirmar.

  21. Que situação incrível vive a Ferrari. Kimi diz que falta potencia e downforce ao carro, ou seja, o carro é ruim, muito ruim. E em um campeonato com tão pouca manobra para desenvolvimento já temos o caos se instalando na equipe. Domenicali não deve chegar ao fim do ano na equipe e acredito que Alonso também não fica. Deve apostar na McLaren Honda. Sua entrevista depois da corrida já mostra que sua paciência acabou. Será que Vettel vai então topar este desafio ?

  22. Julianne, tenho uma pergunta para você: esse “segredo” da Mercedes, revelado pelo analista técnico Mark Hughes – referente ao compressor de ar separado do turbo da turbina – pode ser copiado pelas concorrentes, uma vez que elas já tiveram seus motores homologados do jeito que se apresentam? Dizem que não é uma coisa assim tão rápida de copiar.

  23. Querida Julianne , seu blog sobre F1 é sem dúvida espetacular . Escolha das matérias , análises , conhecimento técnico … tudo PERFEITO .Parabéns !
    Mas o que eu acho que o que mais traduz essa perfeição se realiza na imensa qualidade das pessoas que aqui comentam , salvo raras exceções é uma delícia tanto a matéria quanto o conhecimento , há anos luz , dos seus “seguidores”.
    Deixo aqui meu obrigado a todos , principalmente ao Aucam , meu guru.

    • Caro Vidrado em Fórmula 1 você tocou em um aspecto muito importante do Blog da nossa querida e competente Julianne: o altíssimo nível dos comentários em geral, aqui só tem “feras”, é um prazer trocar ideias com os comentaristas habituais e com os que comentam eventualmente. Gosto deste ambiente único proporcionado pela Julianne, em que nos sentimos em casa (como disse alguém inspirado, cujo nick ou nome não consigo mais me lembrar, infelizmente) em que concordamos e divergimos com bons argumentos, com respeito por opiniões diferentes, e assim todos aprendemos. Por tudo isso, dou os meus pitacos praticamente só neste blog, da minha guru Julianne.

      Amigo Vidrado em Fórmula, quanto à minha parte, muito obrigado por suas palavras, por você compartilhar pontos de vista iguais ou semelhantes aos meus (mas discorde quando achar necessário) e espero continuar correspondendo nos meus pitacos à responsabilidade que você me impõe.

      Forte abraço.

      • Caro Aucam me permita expressar que em algumas coisas discordamos : meu piloto preferido é Vettel (principalmente pela competência “precoce” e pelo que ele vai ser ), concordo que Hamilton é espetacular,fabuloso mesmo mas de repente se envolve em “situações desnecessárias” que não condiz com sua genialidade (coisa que Vettel e Alonso quase nunca faz ) , mas o meu elogio sobre seus comentários envolve história , conhecimento técnico, humor, respeito com as opiniões divergentes e uma cultura de uma pessoa “vidrada em F1” . Parabéns
        Quanto aos comentários aqui no blog da Julianne , eles são quase tão bons como ver as corridas . Você não sabe o quanto aprendo … e me divirto .
        Muito obrigado a TODOS.

        • Sim, Vidrado em F 1, eu já disse em outro comentário aqui que – apesar de eu preferir o estilo mais instintivo e selvagem de Hamilton – eu tenho convicção de que com aquelas Red Bull vencedoras Lewis também teria ganho títulos, mas com números e estatísticas menores, pois ele pilota quase sempre na fronteira do Impossível e isso o expõe a riscos e a erros que realmente acontecem. Na verdade, amigo, minha preferência por Hamilton deriva disso, de ele perseguir o impossível. Todas as estatísticas que eu supus que seriam entregues por Lewis, no fim das contas foram entregues por Vettel, e o alemão MERECEU CADA UMA DELAS, pela sua precisão, pela sua frieza única e pela sua extrema velocidade. Vettel é avassalador. Mas vamos ver se agora, Hamilton, já mais maduro e com um carro dominante nas mãos, consegue reduzir essa distância estatística. Queremos ver duelos eletrizantes, seria fantástico se pudéssemos ver Vettel roda a roda com Hamilton como Rosberg fez (mas não estou tirando um milímetro da grandeza de Nico, já mais que provada).

          Também queria ver Alonso com um carro em condições técnicas de igualdade, lembro que o espanhol pilotou ACIMA dos limites das Leis da Física em Indianápolis em 2007, escorregando e trazendo o carro sempre sob controle, mas Lewis conseguiu encontrar dentro do traçado linhas mais perfeitas ainda, que o levaram à vitória. Um feito e tanto para um estreante. Sem entrar em maiores considerações ( todo mundo aqui é “fera”), não desculpo Alonso (rsrsrs) por ter frustrado todos os aficionados e saído antecipadamente da McLaren (ele vitimou a si próprio com sua personalidade complicada). Privou-nos, assim, de vermos coisas inacreditáveis entre ele e Lewis, braço ele tinha (e tem) pra isso, e o bom cabrito não berra. Nós, aficionados, já tivemos – por motivos tristes, partidas prematuras – muitos “prejuízos”, e alinho entre as coisas fantásticas – que ficaram apenas para a nossa imaginação – o que poderia ter ocorrido de verdade entre Schumacher x Senna e Stefan Bellof x Senna (lembrem-se de Mônaco 84, Bellof largou em último e chegou em terceiro já descontando em cima de Senna, sob um dilúvio – se passaria ou não fica pela imaginação dos aficionados). Bellof para mim foi o Primeiro Rei Alemão, e aos mais jovens recomendo lerem sobre esse rapidíssimo e ousadíssimo piloto.

          Grande abraço.

          • Bellof foi o Primeiro Rei Alemão da “era moderna”… antes dele veio o Wolfgang Von Trips. 🙂

          • Sim, César, do ponto de vista histórico Von Trips deve ser considerado o Primeiro Rei Alemão da Fórmula 1. Expressei apenas um ponto de vista pessoal sobre Bellof relacionando-o com o contexto de Schumacher e Vettel, pois muitos acham que esse reinado começou com Schummy, e eu acredito que Stefan – pela habilidade natural e garra que sempre demonstrou – tinha potencial para grandes façanhas na F 1, inclusive ser campeão mundial – opinião minha, volto a dizer (e de muita gente também). Por crueza e ironia do destino, não pudemos ver Senna no auge medindo forças com Bellof (ambos estavam em início na F 1), e depois com Schummy em seu zênite. Teria sido fantástico. Curiosamente, ambos alemães (e reis, como o foram também Caracciola e Rosemeyer, e atualmente Vettel).
            Abs.

  24. num sei se esse segredo ai é realmente o diferença toda apresentada é uma vantagem muito grande parece q o carro realmente é bom pq as outras equipes q usam esse motor mercedes não estão tão bom assim não a diferença é mínima estre willians forçe índia e red bull …acho minha opinião que o motor usado na mercedes num é o mesmo q a fornecedora fornece as demais equipes

    • Amigo Chrystian, preferiria ver a resposta da Julianne antes de eu falar, mas a sua intuição está certa: o que consta por aí é que essa característica de compressor de ar separado da turbina do turbo é EXCLUSIVA do motor da PRÓPRIA Equipe Mercedes. Isso diminui o turbo lag, proporciona uma melhor distribuição de peso e alocação do centro de gravidade e permite inclusive sidepods menores, melhorando a aerodinâmica do carro. A Julianne deve explicar melhor, talvez ela faça até um post, pela importância do assunto, porque, se forem copiar isso, os concorrentes terão que fazer extensas modificações em seus carros, no que deu para eu entender.

      • amigo aucam vendo a corrida lembrei de vc quando Hamilton segurou rosberg depois do sefity car ,mas minha opinião as manobras de rosberg era previsível demais e sempre a mesma manobra,hamilton foi inteligente e muito rapito com aqueles pneus duros, foi brilhante e ele é muito mais piloto q rosberg ,minha opinião sobre esse domínio da mercedes me parece algo q ninguém ainda achou ou tem algo a mais nesse motor pq a vantagem é muito grande em relação as demais ,pelo q vi ate agora se a red bull melhorar essa potencia de reta iguala , mas quem garante q a mercedes num evolua mais ainda e consiga dar uma volta no 3° colocado pq se somamos os tempos da quase uma volta no terceiro é abismal ainda a vantagem, uma pergunta uma equipe pode mudar DE MOTOR NO DECORRER DO CAMPEONATO?

        • Olha, Chrystian, queria até retificar aqui uma coisa que eu falei aí em cima pra você: depois que postei aquela resposta no seu comentário lá em cima, descobri no link que cito abaixo que esse motor com o compressor separado do turbo da turbina NÃO é EXCLUSIVO da PRÓPRIA Equipe Mercedes, todas as equipes que usam Mercedes também o receberam assim, mas não tiveram o tempo suficiente que a Mercedes teve para desenvolver o W05 em torno dele. Pela matéria citada no link, esse motor – aliado ao carro W05 desenvolvido em torno dele – é que seria, digamos assim, o pulo de gato da Mercedes.. A JULIANNE, em uma resposta ao Billy e ao Power, disse que semana que vem ela irá fazer um post esclarecendo todo o assunto. Assim, vamos aguardar a resposta dela, inclusive sobre o que eu perguntei a ela e você agora também pergunta: se é permitido às outras equipes que fazem motores – Ferrari e Renault – e as suas respectivas clientes COPIAREM essa solução da Mercedes, eu tenho impressão que não, pois seus motores já estariam homologados. De qualquer maneira, eu creio que isso implicaria mudanças muito grandes nos carros inteiros, e isso levaria tempo. A solução da Mercedes não poderia ser copiadas pelos concorrentes ainda este ano, como diz o analista Mark Hughes, não sei se por questão de homologação ou de dificuldades técnicas para serem vencidas em pouco tempo, isso o analista não esclareceu. Melhor aguardar o pronunciamento da Julianne.

          http://www.gptoday.com/full_story/view/484118/Mercedes_secret_is_double_diffuser_of_2014/

          Aproveito para pedir à Julianne que nos diga – no post que vai fazer – se o conserto do software do motor Renault mais a magia de Newey na evolução aerodinâmica vão dar condições à Red Bull de peitar a Mercedes. Se faltar só um tantinho, o Vettel tira no braço e vamos ver brigas das boas entre Mercedes e Red Bull, pelo menos em algumas pistas. Se Hamilton e Rosberg começarem a dividir muito os pontos entre si, Vettel poderá pensar no penta, com uma Red melhor.

          Grande abraço.

          • a RED BULL tende a melhorar em circuitos como Barcelona,silveston monaco circuitos mais de curva onde a aerodinâmica ajuda bastante,no braço os dois da red bull tira ,só q Hamilton de braço é bom tb e com esse foguete nas mãos dificilmente ele perde esse campeonato se esse domínio continuar ,rosberg ta na frente pq na 1° Hamilton ficou fora ,em condições normais Hamilton vence todas contra rosberg pode escreve e anotar isso ai …depois de domingo rosberg vai abaixar a cabeça o negão detonou ele e se vettel tiver um carro q de change a ele de duelar no braço rosberg num ve nem o chifre do touro …agora a Ferrari tem q virar esse carro de cabeça pra baixo pra ele andar pq Alonso já deu sinal q as coisas estão péssimas…

          • Concordo, Chrystian, em condições normais de temperatura e pressão Hamilton ganha todas em cima de Rosberg, mas ele o desempenho deste valoriza muito os feitos de Lewis. Torço para a Red Bull dar um ótimo carro para Vettel porque quero vê-lo se interpondo entre as Mercedes, aí vai ser demais! Só Deus sabe os resultados, mas é preciso lembrar que Hamilton inspirado e focado pilota em outra dimensão.

            Nunca acreditei muito em um retorno de Alonso à McLaren (ainda mais agora com Magnussen), mas as coisas estão tão feias para a Ferrari que não excluo essa possibilidade, apesar de que não também não acredito que Dennis passou uma borracha em tudo. Será por necessidade mútua.

          • Correção:
            mas o desempenho deste valoriza etc. etc. etc.

  25. Juliane, e sobre este vídeo aqui produzido na Sky Sports que explica um dos méritos da Mercedes?

    http://www.youtube.com/watch?v=NuBB2F6IutQ

    Dado que os problemas da Renault são sobretudo de software, e não de hardware, creio que eles tenham uma solução parecida, não?

    Podemos dizer então que a Honda, apenas coletando dados em 2014, estaria em vantagem para 2015?

    • Bily,

      Assisti o vídeo que você sugeriu e fiquei a espera de um post da competente JuCera.

      Porque daí, ou a Mercedes enganou todo mundo com aquela foto de motor antes da temporada começar,ou esse vídeo é só uma animação e não condiz com a realidade, mesmo porque, um eixo desse tamanho ligando a parte quente com a fria, seria difícil de “domar”no que diz respeito a balanceamento.

      Vou fazer como Aucam. Aguardar a JuCera.

        • ]Muguello[

          Valeu pelo link, leitura interessante. O tal do Matt engrossa o coro dos que argumentam que a restrição do fluxo é por segurança. Eu ainda acho que um piloto tem que ter habilidade para se livrar da situação de um carro lento salvando combustivel se colocar na sua trajetária. Mas falar é fácil, nunca pilotei a 300 km/h para saber. Por outro lado ele começa a querer desvendar o segredo da Mercedes, sugerindo a eficiencia da transferencia de energia das MGUs .

          Abs

      • Farei um post na semana que vem, mas eles não são os únicos que trabalham o motor desta maneira.

  26. Julianne, não esqueça de colocar no seu post sobre as transmissões que o Reginaldo Leme chamou o Bottas de Bostas rssss

  27. “Um duelo que traz ecos da batalha de Senna e Prost no campeonato de 1988. Com um carro muito superior, um piloto agressivo contra outro mais racional.”

    Comparação fantástica, é assim mesmo que eu me senti assistindo ao pega dos dois. 🙂

    Julianne, apenas uma reparação (usando monóculo, rs!)… a unidade de energia no SI é o joule, em homenagem ao físico James Prescott Joule. Logo 1 milhão de joules = 1 megajoule. 😉


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