F1 Todos juntos, vamos! - Julianne Cerasoli Skip to content

Todos juntos, vamos!

Minha relação com as Copas do Mundo começa em 94. Fazia poucos meses que havia me mudado de uma cidadezinha de 12 mil habitantes, que nem semáforo tinha, para outra, na época, com pouco menos de um milhão de pessoas. Mas aquele movimento da cidade grande que me causava estranheza um dia cessou de uma maneira que eu jamais imaginava que fosse possível.

Era dia 20 de junho de 94 e o Brasil estreava contra a Rússia. Foi ao ver-me em meio a um silêncio absoluto no meio de uma tarde em pleno dia de semana que eu entendi o que era uma Copa do Mundo.

Nada nunca foi igual àquela Copa de 94 para mim. E não me refiro à empolgação pelo esperado tetra. Com o passar dos anos, fui vendo que a tal “corrente pra frente” tinha seus problemas, fui vendo que enaltecer aquele brasileiro que dribla os certinhos europeus só imortalizava aspectos da nossa cultura do jeitinho que não me agradam. E que isso precisava ser documentado.

Tivemos câmera furtada no meio do caminho e outras dificuldades técnicas. Mais Brasil impossível. O documentário abaixo serviu como meu projeto de conclusão de curso e foi filmado em 2006. É um trabalho feito a seis mãos com as excelentes jornalistas Leila Bonfietti e Patrícia Lopes. Espero que gostem!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=pY9lrBtX7f4&w=480&h=360]
 

9 Comments

  1. Ju este ano é o primeiro ano que não vou torcer para seleção brasileira. Eu estou muito triste com essa idolatria em que estão fazendo ao Neymar, estão comparando Neymar com jesus cristo isto é um absurdo, neymar é um péssimo exemplo para o jovem brasileiro, eu conheço um monte de garotos evangélicos que estão tatuando o corpo e colocando brinco, só porque Neymar se diz evangélico, até onde isso vai parar, não sou evangélico e não tenho nada contra usar brinco ou tatuagem, o que tenho raiva é ver um bando de maria vai com as outras, a maioria dos jovens bandidos e tronbadinha usam o mesmo corte de cabelo de neymar.

  2. Hehe, poxa, Ju, seu nome está na pole position, rsrsrsrs. A qualidade do trabalho não perde a majestade! Ao invés de país de faz de conta, deveriam passar matérias desse nível em horário nobre!!! O que move um povo é a EDUCAÇÃO!!! Com EDUCAÇÃO, não se precisa de bolsa família, cotas, auxílio reclusão, mensalão, jeitinho brasileiro, não parar em fila dupla, não fechar cruzamentos, corrupção, jogar lixo no chão, suborno, não dar preferência ao pedestre, carros que mais parecem trios elétricos com musiquinha de gosto duvidoso, adolescentes grávidas, presídios superlotados, aposentados passando fome, hospitais sucateados, nepotismo, prostituição infantil, enfim, COM EDUCAÇÃO, movemos uma NAÇÃO!!! PS: post obra de arte!!! Powered by Cerasoli;-)

  3. Trabalho fantástico, parabéns, mas ainda bem, Ju, que todo seu talento, visão dos fatos se voltaram para o automobilismo.

    E foi essa imprensa que promove a força da comoção, da Pátria, que ajudou afundar o automobilismo brasileiro.

    Porque depois que ficamos sem Emerson, Piquet e Senna, quiseram transferir para Barrichello, Massa e cia as mesmas qualidades e responsabilidades. E aí deu/está dando no que está aí.

    Acho ridículo esse auê todo que fazem sobre/ com/ para os jogadores da seleção. Como bem foi dito na matéria, hoje, eles estão interessados no que ganham, nos seus clubes, nas suas imagens, a Seleção é o de menos.

    E o povo/torcedores que se lasquem.

    Mas estamos num país cuja cultura e educação onde não é capaz de respeitar – nem estou falando da pessoa ou da administração, mas do cargo que ocupa – uma chefe de Estado em mandá-la tomar no c. diante das câmeras mostrando para o mundo todo, só pode dar nisso.

    Já fui muito mais torcedor da Seleção do que atualmente. Razões para ser assim não faltam.

    Abs

  4. Ju,você tem pretende fazer algum artigo sobre a recuperação do Michael Schumacher ?

  5. Legal Ju vc ter compartilhado isso com a gente. Parabéns!!!

  6. Muito legal o video. Por sinal, você torce para qual time, Julianne?

    • Aqui é Corinthians!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui