F1 GP da Holanda horários e tudo sobre - Julianne Cerasoli Skip to content

Guia do GP da Holanda

O GP da Holanda vinha sendo mais marcado pela festas dos torcedores locais com a vitória de seu piloto Max Verstappen do que com a ação na pista. Até a corrida que bateu o recorde de ultrapassagens da F1 em 2023: 188 manobras!

Embora o circuito tenha passado por modificações importantes, ele continua sendo apertado e fluido demais, com poucas oportunidades para os pilotos decidirem quem fica na frente na freada. Mas pelo menos em 2022 houve um aumento significativo no número de ultrapassagens, de 14 para 23, indicando que as novas regras funcionam para o circuito. E o estouro de 2023 teve muito a ver com as condições climáticas, em um final de semana chuvoso e frio em Zandvoort.

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Seja como for a corrida, uma coisa é garantida: nas arquibancadas, vai ter festa.

Track Map Zandovoort

Qual é o melhor acerto para a pista de Zandvoort

O palco do GP da Holanda é um circuito curioso. Às vezes é Silverstone, com curvas que geram uma força de até cinco vezes a gravidade, como é o caso da 1 e da 11, as duas que vêm logo depois das zonas de DRS. Mas também tem seu lado Mônaco, por ser muito estreito.

Quando voltou ao calendário, era tido como um circuito mais travadão. Mas com os carros a partir de 2022, há várias curvas feitas de sexta marcha pra cima.

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Imagem aérea de Zandvoort

A pista foi feita em cima de dunas de areia, está ao lado de uma praia, e em um lugar em que venta bastante. E tem várias mudanças de elevação e algumas curvas cegas.

Zandvoort premia carros que geram mais pressão aerodinâmica devido às curvas de média e alta velocidades, e tem algumas curvas de raio longo, com potencial para estressar bastante os pneus.

Aliás, é uma pista curta e com muito trabalho para os pneus o tempo todo, então é preciso tirar um pouco de carga deles. Também é uma pista para carros mais ágeis, pelas mudanças de direção rápidas. Para isso, conseguir uma acerto neutro é importante.

Ultrapassagens no GP da Holanda

O grande ponto é a freada mais forte, no grampo da primeira curva. Preferencialmente por fora. Inclusive, A inclinação da última curva serve justamente para dar mais espaço para os pilotos pegarem o vácuo. É algo que está funcionando melhor com a geração de carros que estreou em 2022 porque agora eles conseguem adotar linhas diferentes nas curvas de alta sem sofrer tanto com a turbulência.

Fora de posição, Sergio Perez conseguiu fazer algumas manobras na freada da curva 11 e também se beneficiando de uma linha diferente na 10 em 2022. Falando em linha diferente, os pilotos têm tentado fazer isso na curva 5, inclinada, para ficar mais perto do adversário e passar na 1. Uma reta um pouquinho mais longa não faria mal à pista, mas simplesmente não há espaço.

Qual é a melhor estratégia no GP da Holanda

Como os pneus são solicitados o tempo todo na Holanda, tivemos corridas francas em Zandvoort, com os pilotos largando já sabendo que fariam duas paradas. Diferentes permutações funcionaram bem, com os três compostos sendo usados.

De modo geral, vale aquela máxima de que é menos difícil segurar um carro mais rápido do que em outras pistas como Montreal, por exemplo. Porém, um pneu desgastado não vai permitir que o piloto tenha o mesmo tipo de aderência saindo da última curva, deixando-o exposto na reta principal.

Os muros estão relativamente próximos e várias áreas de escape têm brita, então é de se esperar um Safety Car ou VSC, o que pode mudar a estratégia. Em 2022, os dois primeiros fizeram três paradas justamente por conta disso, mostrando que a posição de pista não é tão prioritária como em uma pista realmente travada.

Como foi o GP da Holanda em 2023

A corrida começou com pista seca, mas já no grid começaram a cair as primeiras gotas. A questão que os engenheiros tentavam responder com suas simulações era: a chuva será suficiente para que o piloto perca mais de 40s (o “preço” de dois pit stops) se ficar se segurando com slicks? Com informações diferentes a respeito da intensidade e duração da chuva, equipes tiveram respostas diferentes.

Largando na pole, Verstappen foi conservador, parou depois de pilotos que podiam arriscar mais, inclusive seu companheiro Perez. Voltou atrás de cinco carros, veio passando todos eles, inclusive chegando a ser 4s mais rápido que mexicano em uma volta com o mesmo pneu.

Isso tudo aconteceu até a volta 9, quando começaram a aparecer os primeiros pneus slick. O vento seguiu forte, fazia frio, e a chuva voltou com força no finalzinho da prova, gerando mais caos e mais trocas de pneu. Foram 89 pit stops no total, com todos os 5 compostos sendo utilizados.

Verstappen venceu, com Alonso em segundo e Gasly em terceiro, em um dos pódios mais difíceis de prever da temporada.

2 Comments

  1. Devido à localização do circuito, em cima de dunas e perto da praia, os fortes ventos carregam uma areia fina que se espalha  sobre o asfalto, tornando ZANDVOORT escorregadio mesmo em dias secos, sem chuva. Na década de 60 isso era um fator adicional de dificuldade. As borrachas evoluíram muito desde então, e não sei exatamente como os pneus de hoje vão lidar com esse problema, ou se vão simplesmente ignorá-lo.

    ZANDVOORT marca a estreia – em 1967, com vitória – do motor FORD-Cosworth DFV 3 litros na Fórmula 1, impulsionando a LOTUS 49 magistralmente tocada pelo inesquecível JIM CLARK. A Fórmula 1 SEMPRE foi feita de domínios, e o dos motores FORD-COSWORTH DFV foi um dos mais gloriosos e duradouros. Cobiçado por muitas equipes, esse motor tornou-se um “must”.

  2. Vi Max Verstappen ganhar a prova “Masters F3” de 2014 lá; dominou completamente mas num grid quase irrisório de 11 carros e um ambiente a seu favor 100%, não teve rival significativo – talvez do 2º colocado , também neerlandês q parecia ser rápido mas ficou sempre à mesma distância de Max q tinha total controle da corrida. Nunca vi o nome de nenhum dos outros 10 pilotos em categoria alguma internacional depois dessa. Foi no mês de agosto ventava bastante e também garoa intermitente por todo o dia; veremos se talvez ocorra alguma imprevisibilidade neste GP também – … a atmosfera do lugar é adorável e tem ( tinha?) vocação natural de anfiteatro, tomara não tenham prejudicado muito isso com as arquibancadas adicionais.


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