10 curiosidades da Inglaterra que você não sabia - Julianne Cerasoli F1 Skip to content

10 curiosidades da Inglaterra que você não sabia

É bem provável que esta seja a melhor lista que eu fiz nesta série, simplesmente porque vivo neste país peculiar desde 2017. Ainda não coloco leite no chá, nem encaro o café da manhã. E muito menos adoto camiseta e shorts só porque é verão. Aqui a lista das 10 curiosidades da Inglaterra especialmente para fãs de F1.

1 Ingleses se vestem de acordo com a estação, e não o clima do dia

O GP geralmente é em julho, no ápice do verão. E parece ser apenas com isso em mente que os ingleses vão ver a corrida: sempre de shorts e camiseta. Mas não é raro que a temperatura esteja abaixo de 18 graus na corrida, e ainda menos quando chove (já peguei 12-13, e sempre esfria à noite). Mesmo assim, eles não abandonam a camiseta.

2 O Verão inglês é um conceito particular

Uma piada comum, inclusive, foi contada a Lula por Tony Blair certa vez. O político brasileiro perguntou quando seria o verão na Inglaterra e o britânico disse, “ano passado, caiu numa quarta-feira”. É uma piada que eles gostam de contar. Não é estritamente verdade, ainda mais em época de aquecimento global, mas é fato que pode mesmo fazer frio no verão. Em Silverstone, então, nem se fala!

Esportes são muito populares no Reino Unido. Você vai em um parque e vê gente jogando futebol, rúgbi, críquete, tênis. E se tiver algum rio pelo caminho logo verá os caiaques e, principalmente, pessoas praticando remo.

A F1 em si não é tão popular quanto já foi, muito em função de não estar na TV aberta desde 2011, mas quem vai para Silverstone com certeza entende do assunto. Isso pode ser curioso porque eles têm Lewis Hamilton e as pessoas podem imaginar que a F1 é super popular no Reino Unido no momento.

4 A cidade vizinha de Silverstone não tem muito de Inglaterra

Quando se fala em Inglaterra, logo se pensa em tradição. Mas a maior cidade das redondezas de Silverstone está longe disso. Milton Keynes é uma cidade planejada nascida nos anos 1960. Tudo o que você não imagina de uma cidade inglesa.

10 curiosidades da Inglaterra: tem ônibus de dois andares dentro de Silverstone
Foto: Julianne Cerasoli

5 Tem ônibus vermelho de dois andares andando dentro do autódromo

Um daqueles ônibus vermelhos de dois andares faz o transporte do estacionamento de Silverstone até o paddock. E é basicamente o único meio de transporte até lá. Certa vez, tirei foto de Alain Prost pegando ônibus na mesma “levada” que eu, acho que em 2013, e não expliquei direito quando postei isso nas mídias sociais. Acharam que era o transporte público e que a foto era um grande exemplo de como a Europa era evoluída!

6 Quanto mais para o norte você vai, mais fácil fazer amigos e difícil entender o sotaque

Se um inglês desconhecido desembesta a falar com você, pode ter certeza que não é londrino. Na verdade, há a enorme possibilidade de que ele seja do norte do país, pois eles são conhecidos por serem expansivos. E, se você não entender muito bem o que ele está falando, aí é certeza absoluta que é do norte! Definitivamente, eles não têm aquele “sotaque padrão BBC” que você espera de um britânico.

7 Quer ver futebol? Evite a Premier League

Pensando em ir curtir um jogo da Premier League? Mesmo o ingresso básico é extremamente caro – mais de 700 reais para os times grandes – e conheço muitos ingleses mais novos que nunca viram seus times por conta disso. Uma dica é procurar pelos jogos de copa (Copa da Inglaterra e Copa da Liga), cujo preço é cerca de cinco vezes menor.

8 Os ingleses garantem que têm o antídoto perfeito contra ressaca

O café da manhã dos ingleses não podia ser mais diferente do brasileiro – e é conhecido como um prato infalível para curar ressaca. Ou pelo menos serve para quem conseguir encarar uma mistura de feijão com ovo, linguiça, bacon, cogumelo, tomate (cozido) e uma espécie de mini-hambúrguer feito de sangue e gordura de porco. Como eles dizem por aqui, o que não te mata, te torna mais forte.

9 Eles vão colocar leite no seu chá

Toma-se chá (não qualquer tipo, geralmente os mais fortes, tipo chá preto) com leite. Inclusive, é minha lembrança mais marcante do meu primeiro GP da Inglaterra, quando me perguntaram como eu gostaria que meu chá fosse e a única resposta que me veio à cabeça foi “quente, ué?”

10 Não é só nas ruas que a mão é invertida

A mão do trânsito é invertida se pensarmos no padrão brasileiro mas isso nem sempre quer dizer que os pedestres tenham que acompanhá-la. Na verdade, em metrôs, por exemplo, às vezes se anda como nas ruas, às vezes não. E as portas parecem todas feitas para canhotos, com a abertura do lado esquerdo. Ah, e muitas vezes você tem que usar a chave de ponta-cabeça para abrir a porta. É, essa ilha não é para iniciantes.

4 Comments

  1. Na Era Medieval os cavaleiros apendiam a conduzir seus cavalos com a mão esquerda, para que a mão direita ficasse livre para manusear a lança, naquelas batalhas entre dois cavaleiros ingleses. Acabou virando o jeito da direção dos carros.

    • Boa! E exato, quando se cruzavam em trilhas, o braço direito de cada cavaleiro ficava ao ‘centro’ da trilha , um oposto ao outro.

  2. Esses pequenos-almoços não são para mim, mas aqui em Portugal e principalmente no Algarve, já se vê muito, mas lá metade da população são ingleses…
    Não sei como se portam os ingleses a ver F1, mas no futebol são um bocado malucos. Só querem é cerveja, cantar, cerveja, partir coisas e mais cerveja.

    cumprimentos

    visitem: https://estrelasf1.blogspot.com/


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise
Redes Sociais
As últimas
Navegue no Site

Adicione o texto do seu título aqui