Alguersuari x Buemi: de olho numa promoção
Alguersuari começou esta que seria sua primeira temporada completa na F1 sabendo que o único fator em que ficava devendo para Buemi, com meia temporada a mais de experiência e um currículo bem mais pobre nas categorias de base, era a classificação. Começou 2010 levando 0.5s, por vezes 0.8s do companheiro, mas, a partir do Gp da Alemanha, passou a devolver na mesma moeda e terminou o ano com uma desvantagem de apenas 0.05s.
Difícil para ambos era lutar por posições na pista, sendo a Toro Rosso a única das equipes estabelecidas que não conseguiu fazer funcionar o duto aerodinâmico. Alguersuari fez 6, contra 8 pontos de Buemi, mas se manteve longe de confusões (não abandonou por acidente em nenhuma etapa, contra 3 do companheiro) e conseguiu boas progressões em relação a suas posições de largada. Aos 20 anos (!), vai fazendo seu trabalho para se tornar uma opção na Red Bull quando Webber sair.
Alguersuari | Buemi | |
Diferença média na classificação | 0.05 | -0.05 |
Média de posição no grid | 15.3 | 14.8 |
Média de posição de chegada | 11.88 | 12.07 |
Voltas completadas em corrida | 1045 | 891 |
Abandonos por falhas mecânicas | 2 | 1 |
Abandonos por acidentes | 0 | 4 |
Kovalainen x Trulli: disputa sadia ajuda a equipe
O duelo dos 2 segundões unidos pela Lotus foi dos mais interessantes neste ano. Talvez em consequência das impressionantes 7 quebras de Trulli, foram os resultados de Kovalainen (um 12º e dois 13º lugares) que deram a importante 10ª colocação ao time no mundial de construtores. Nas classificações, território do italiano, a diferença foi mínima e desaparece na média de posição de largada. A vantagem de Kovalainen foi sentida na corrida. Mesmo contando as etapas em que os dois carros terminaram – e foram apenas 6! – sua média é de 15.3, contra 16.5 do companheiro.
De qualquer forma, parece que a receita da Lotus de contratar pilotos experientes deu frutos, juntamente com o departamento técnico formado por engenheiros com experiência prévia de F1 (principalmente vindos da Toyota), ao contrário do que fizeram as outras equipes novas.
Trulli | Kovalainen | |
Diferença média na classificação | -0.08 | 0.08 |
Média de posição no grid | 18.8 | 18.8 |
Média de posição de chegada | 17.27 | 15.31 |
Voltas completadas em corrida | 816 | 926 |
Abandonos por falhas mecânicas | 7 | 3 |
Abandonos por acidentes | 0 | 2 |
2 Comments
bem Ju, seus títulos resumiram muito bem os conteúdos! acho que em pouco tempo, alguersuari conseguiu passar uma imagem muito positiva! piloto que se adapta rapidamente, erra pouco e busca andar rápido! com certeza, o pessoal de horner já começou a filmar o moleque! a lotus, uma estreante muito tradicional da f1, recomeçou do zero, fazendo o tradicional! pilotos experiêntes, para dar ao time, o know how perdido pelos anos de inatividade! resta saber se o aprendizado dará ao time, o salto de qualidade necessário! confirmando sua teoria, carros ruins, dificultam o processo de análise sobre o que é qualidade e sorte, afinal quebras e problemas nas equipes pequenas é mais constante!
Pois é, pela aquela minha “teoria”, carros como essa Lotus e a Toro Rosso entram na categoria de nivelar os pilotos, mas pelo menos vemos o que cada um conseguiu tirar de sua “carrocinha” particular.