GP da China, o 4º da temporada. O céu fechado, um chove não molha. Era a hora de Schumacher brilhar. Sempre foi nestas condições que o Kaiser se sobressaiu. Mas, desta vez, foi a chance do mundo da F1 enfim se dar conta de que o esporte mudara demais em 3 anos, até para um gênio. O alemão destruiu seus pneus e virou presa fácil, levando nada menos que 8 ultrapassagens, enquanto seu companheiro ia ao pódio. Quem diria, seria um ano de aprendizado depois dos 40.
As explicações são muitas e passam pela falta de treinos e adaptação aos pneus slick, sendo os dianteiros mais estreitos. Mas é de se estranhar que o dono de 7 títulos mundiais, que voltou de um grande acidente em 1999 antes do previsto e fazendo pole, tenha demorado tanto para se adaptar. Antes das férias de agosto, com 12 etapas disputadas, o placar entre Schumi e Rosberg era amplamente favorável ao piloto que estreou na F1 em 2006, com direito a diferença média na classificação de 0.262s. Mesmo assim, ele ainda estava lá e decisões acertadas em largadas mostravam isso:
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Nico | X | Michael |
93 | Pontos | 38 |
10 | Classificação | 2 |
6.6 | Posição média de largada | 9.3 |
3º | Melhor resultado | 4º |
6.2 | Posição média de chegada | 9.2 |
3 | Pódios | 0 |
1 | Abandonos | 1 |
Nas 7 provas seguintes, no entanto, vimos traços do velho Schumacher de volta. Classificou-se por 3 vezes à frente de Nico, sendo uma delas por mais de 0.5s, justamente num chove não molha em Interlagos. Nessas corridas, a diferença média de classificação caiu para 0.101s.
Nico | X | Michael |
49 | Pontos | 34 |
4 | Classificação | 3 |
8.7 | Posição média de largada | 11 |
4º | Melhor resultado | 4º |
5.2 | Posição média de chegada | 7.6 |
0 | Pódios | 0 |
2 | Abandonos | 1 |
Fora isso, vimos corridas mais ao estilo Schumacher, sem afobação – a não ser em Cingapura, provavelmente seu ponto mais baixo no ano, junto com Xangai. É bom lembrar que, a partir da metade do ano, a Mercedes parou de desenvolver o carro, trabalhando apenas com o refinamento do setup. Foi a partir desse momento que o alemão cresceu.
As lutas por posição encarniçadas também não deixaram dúvidas a respeito de quem estava ao volante. Kubica, Massa e Barrichello que o digam.
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Mas, convenhamos, levar tempo de um piloto que, apesar de talentoso, não tem a experiência de lutar por vitórias na F1 e, ainda por cima, também fazia seu primeiro ano na equipe, ainda é pouco para o Kaiser. Não na sua opinião, é claro. Como vemos nessa entrevista a Niki Lauda, ele afirma que não é qualquer um que enfrenta a garotada de igual para igual como ele.
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E isso nos leva à questão da idade, talvez a única que explique o sofrimento em se readaptar. Schumacher completa 42 anos hoje, dizendo que 2010 foi apenas o 1º de um projeto de 3 anos, nos moldes do que ele fez com a Ferrari entre 1996 e 2000, formando uma equipe decadente à sua maneira até chegar ao título. Contudo, chegou ao time italiano logo depois de se tornar o bicampeão do mundo mais jovem da história, não aos 41 e vindo de 3 anos de aposentadoria.
Michael conta com a mão hábil de Ross Brawn e com a esperança de que o fato da Mercedes ter começado cedo a dar 100% de atenção ao projeto de 2010 o faça economizar tempo. E ele precisa ter pressa. Somente 5 vezes na história a categoria teve um campeão com 42 anos ou mais – todas na década de 1950. Na F1 moderna, quem chegou mais perto foi Nigel Mansell, com 39.
4 Comments
Lá vem você não ser carinhosa com ele…
Poxa, é aniversário dele… rs
desculpa, devia ter esperado amanhã para postar… a consistência dele no ritmo de corrida ainda está lá, pelo que foi o final da temporada, parece que ele vai andar junto do Nico nesse ano. Mas você não acha que o caminho até a Red Bull é muito grande para 2 temporadas? Não é culpa dele, só me parece otimista demais.
Schumacher ainda é um super piloto, mas F1 não é só isso. É preciso ter um super carro, e uma equipe muito motivada.
A Mercedes ainda não chegou lá e nem sabemos se vai chegar, ser campeão de F1 depende de muitas coisas mas Michael topou o desafio e isso é que é bacana.
Só não suporto quando vem a imprensa e põe em dúvida a habilidade de uma cara que já venceu tantos títulos.
Dêem o carro de Webber para o Schumacher pra vocês verem o que acontece. A temporada acaba com cinco provas de antecedência.
posso queimar a língua, mas algo me diz que shumacher vai tomar tempo de rosberg em 2011, hehe!