F1 GP de Miami horários e tudo sobre - Julianne Cerasoli Skip to content

Guia do GP de Miami

Não é a toa que a empolgação para o GP de Miami já não é a mesma da estreia. Depois de 36 propostas de traçados diferentes, muito em função de brigas a respeito da liberação de vias públicas, a pista usando a área do estádio do Miami Dolphins deixou a desejar em suas primeiras edições.

O traçado tem dois trechos de aceleração máxima longos (não vou chamar de reta porque uma delas não é exatamente reta), misturados com algumas curvas de terceira marcha (a maioria agrupada no final do segundo setor). 

AQUI OS HORÁRIOS DO GP DE MIAMI

Ao contrário do que se esperava, os organizadores mantiveram o mesmo traçado para o segundo ano. Mas a pista foi reasfaltada, eliminando as diferenças de aderência de um piso para o outro. No ano de estreia, uma das grandes reclamações dos pilotos foi pela falta de aderência fora do traçado. Isso limitou as ultrapassagens na corrida e, de fato, a situação melhorou bastante no segundo ano.

Outro ponto importante no GP de Miami foi o calor. Mesmo com a prova sendo realizada no início de maio, os pilotos citam o calor úmido de Miami como a segunda pior condição climática que pegam no ano, atrás apenas de Singapura.

Como é o acerto do carro no Miami Autodrome

Os pneus são muito exigidos no começo e no final da volta, o que complica acertar a mão na classificação. E a comparação mais comum é com a pista de Albert Park, embora Miami seja mais rápida. Por conta disso, algumas equipes sentiram a necessidade de levar um pacote aerodinâmico especial, com uma asa de menor carga aerodinâmica.

Dá para entender o porquê dos pacotes especiais, já que os trechos de aceleração plena são bastante significativos. Mas isso também significa que a tração e o equilíbrio na freada são bastante importantes em Miami.

Dá para ultrapassar no GP de Miami?

No papel, eram três os grandes pontos de ultrapassagem no circuito, na freada da curva 1, e principalmente nas curvas 11 e 17. São, também, três zonas de DRS, sendo que uma delas, na reta principal, é curta. E as três curvas que as precedem são lentas, o que costuma ser uma boa receita. Mas a estreia de Miami ficou mais com cara de “posição de pista é soberana” do que “vamos arriscar uma estratégia diferente porque dá para abrir caminho no meio do pelotão”.

Mas as ultrapassagens na F1 não dependem só da pista. Geralmente, corridas mais travadas em termos de estratégia geram menos ultrapassagens porque a possibilidade de carros com rendimentos diferentes se encontrarem na pista é menor. E, com a opção da gama média (C2, C3 e C4) da estreia, combinada com as temperaturas menos altas no domingo, foi isso o que aconteceu.

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Ainda assim, o GP de Miami de 2022 teve 52 ultrapassagens, ficando acima da média. Por outro lado, quase metade das manobras aconteceram nas últimas 17 voltas, depois de um SC, que abriu a chance de alguns pilotos trocarem de pneu. Ou seja, isso fez com que carros com rendimentos diferentes se encontrassem nas voltas finais.

No segundo ano, foi mantida a escolha de compostos, mas havia mais umidade no ar, choveu um pouco no dia da prova. E houve mais ultrapassagens, 62, bem acima da média da temporada.

Qual é a melhor estratégia no GP de Miami

O desgaste de pneus depende muito da temperatura da pista. E isso vai variar muito dependendo de quão nublado o céu estará. Miami em maio é um lugar bastante úmido, o que dá a sensação de muito calor. Mas muitas vezes o céu está encoberto. Para se ter uma ideia, na estreia, esperava-se um GP de duas paradas até que as nuvens e uma brisa apareceram no domingo e foi fácil terminar a prova com apenas um pit stop em 2022. O pneu duro funcionou muito bem, e o macio só apareceu entre os pilotos que aproveitaram o SC no final para atacar.

A história não foi diferente no segundo ano. Foi uma corrida de uma parada, mas com variação de estratégia tanto na escolha de quando pilotos com o mesmo composto fizeram a troca, quanto pela opção de vários largarem com o pneu duro. Foi essa, inclusive, a estratégia de Verstappen, que largava fora de posição.

Falando em céu encoberto, é de se esperar chuva em algum momento do dia, o que vai mudando o emborrachamento da pista. Miami é daqueles lugares em que pode chover forte, parar rápido, e secar mais rápido ainda.

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Outro ponto interessante é que a pista é bem estreita em alguns trechos, então as equipes fazem a estratégia pensando que há chances significativas de intervenções do SC ou períodos de VSC durante a corrida, além de bandeiras vermelhas na classificação. De fato, o final da prova de 2022 foi marcada justamente por períodos de Safety Car Virtual e total. Porém, na segunda edição, não houve uma bandeira amarela sequer!

Como foi o GP de Miami em 2023

Charles Leclerc causou uma bandeira vermelha no final da classificação e isso ajudou a bagunçar o grid, com Max Verstappen largando em nono e o próprio Leclerc mais atrás. Lewis Hamilton saía em 14º, Lance Stroll em 18º. Todos eles vinham em estratégia inversa, largando com o pneu duro. Tinha chovido um pouco horas antes, a umidade era intensa. Acabou sendo uma corrida movimentada pelo alto número de ultrapassagens, mas não foi nem de longe o caos que estava sendo previsto.

Foi, na verdade, a primeira grande demonstração de Verstappen que ele tinha entendido algo no carro que Perez não captou até o final do ano. Ele veio passando um a um até chegar no companheiro e passar com facilidade com nove voltas para o final. No final das contas, como tempo estava nublado, a temperatura da pista estava mais fria no domingo e isso favoreceu quem fez a estratégia inversa, pois eles usaram o pneu médio com o carro mais leve e, com isso, tiveram menos risco de graining. Prova disso foi o sexto lugar de Hamilton.

Fernando Alonso foi o terceiro, em um final de semana não tão forte da Mercedes e bastante instável para a Ferrari, que sofreu com o vento e com a inconsistência do carro.

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