Enquanto alguns times quebram a cabeça para entender os Pirelli (assunto sobre o qual falaremos mais amanhã), outros têm questões mais urgentes para resolver. Dos grandes, McLaren, Mercedes (com os mesmos problemas hidráulicos de Valência) e Renault não estão conseguindo tanta quilometragem quanto os líderes da confiabilidade: Red Bull e, principalmente, Ferrari – que já tem mais de 400km a mais rodados que os rivais mais próximos, justamente os rubro-taurinos. A McLaren sofreu com alguns problemas mecânicos e teve seus testes aerodinâmicos atrapalhados pelo vento nesse que foi o primeiro teste do carro novo e deu apenas 233 voltas, contra 463 da Scuderia.
Entre as médias, é a Williams que tem enfrentado mais problemas, principalmente no KERS, enquanto a Virgin surpreende pelo número de voltas dados em relação às concorrentes mais próximas.
Quanto as equipes andaram até agora nos testes
Equipe | Voltas | kms |
Ferrari | 749 | 3196 |
Red Bull | 653 | 2782 |
Force India* | 591 | 2479 |
Mercedes | 541 | 2310 |
Sauber | 534 | 2274 |
Toro Rosso | 530 | 2261 |
Williams | 512 | 2158 |
McLaren* | 512 | 2149 |
Renault | 504 | 2135 |
Virgin | 435 | 1834 |
Lotus | 251 | 1089 |
Hispania* | 188 | 753 |
*usaram o carro do ano passado nos primeiros testes
Quanto cada piloto andou
Voltas | Divisão em % | |||
Red Bull | Vettel | 324 | 49% | |
Webber | 329 | 51% | ||
McLaren | Hamilton | 177 | 35% | |
Button | 244 | 48% | ||
Paffett | 91 | 17% | ||
Ferrari | Alonso | 452 | 60% | |
Massa | 297 | 40% | ||
Mercedes | Schumacher | 351 | 65% | |
Rosberg | 190 | 35% | ||
Renault | Kubica | 200 | 38% | |
Petrov | 150 | 31% | ||
Senna | 68 | 14% | ||
Heidfeld | 96 | 18% | ||
Williams | Barrichello | 330 | 65% | |
Maldonado | 182 | 35% | ||
Force India | Sutil | 218 | 37% | |
Di Resta | 302 | 52% | ||
Hulkenberg | 71 | 11% | ||
Sauber | Kobayashi | 238 | 45% | |
Pérez | 296 | 55% | ||
Toro Rosso | Buemi | 301 | 57% | |
Alguersuari | 198 | 37% | ||
Ricciardo | 31 | 6% | ||
Team Lotus | Trulli | 132 | 52% | |
Kovalainen | 119 | 48% | ||
Hispania | Karthikeyan | 188 | 100% | |
– | – | 0% | ||
Virgin | Glock | 247 | 56% | |
d’Ambrosio | 143 | 44% |
1 Comment
Tendo em vista a severidade do regulamento quanto a durabilidade de caixa e motor, faz-se necessário abusar da quilometragem, ainda mais para se buscar parâmetros para arghhhhhh, Kers e ATM. Me vejo em um ciclo vicioso quando penso em motores de alto desempenho para competição, tendo que durar 5 corridas, não creio que seja teoria do desperdício, apenas acho impossível se extrair o melhor de uma máquina, quando falamos de competição de tiro curto, velocidade/desempenho, sendo transformada em endurance, f1 Le Mans. Essa tentativa artificial de fazer a f1 se enquadrar como genitora da indústria automobilística, ainda criará carros movidos à biodiesel, energia solar, lixo doméstico, energia nuclear,… até lá, espero não estar vivo para ver o Circo de Horrores da f1.