A grande surpresa desta sexta-feira de treinos livres foi a durabilidade dos pneus, bem maior que o esperado inclusive pela Pirelli. Os italianos chegaram a falar em quatro pitstops, mas os pilotos conseguiram bons stints.
O maior deles foi de Nick Heidfeld, que completou 15 voltas com perda de 1s2 entre o primeiro e o último giros com o pneu macio. Outro bom exemplo foi Sergio Perez, com 13 voltas e perda de 1s1. Hamilton também saiu falando que fez o melhor stint longo do ano: 11 voltas, com variação de 0s4.
O natural seria que a pista evoluísse, ainda que as equipes tenham se surpreendido negativamente neste quesito nas primeiras provas. O Pirelli esfarela mais e emborracha menos que o Bridgestone. Portanto, não dá para cravar que os pneus que aguentaram 15 voltas hoje chegarão a 20 no domingo.
Levando-se em consideração que a corrida terá 58 voltas, é possível pensar que veremos estratégias de dois pitstops. Para isso, os jogos de pneus terão que durar por volta de 20 voltas, principalmente para quem largar entre os 10 primeiros, uma vez que, por classificarem com o mesmo pneu com que iniciam a prova, geralmente param mais cedo. É lógico que as equipes têm dados bem mais abrangentes, mas, pelo menos olhando os tempos, parece ser uma decisão marginal.
Reb Bull – apenas com Webber, devido à batida de Vettel na primeira sessão –, Mercedes e Ferrari se concentraram em stints menores, de 8 a 10 voltas, com vantagem para o time líder do campeonato ao menos nas últimas voltas, enquanto Massa foi claramente mais rápido que Rosberg. No entanto, o fato do brasileiro ter chamado a atenção para o desempenho dos alemães pode indicar que a Ferrari acredita estar com menos gasolina.
O time italiano ainda não se decidiu a respeito das atualizações que trouxe para a Turquia. Alonso revelou que as novidades foram divididas entre os carros e a análise dos dados nesta noite determinará se os pilotos usarão os updates.
Rubens Barrichello está um pouco mais esperançoso hoje após testar as novidades da Williams. É difícil, porém, comparar os tempos do brasileiro, que não chegou a andar com os pneus macios devido a um problema no Kers.
Melhor volta combinada*
*junção dos três melhores setores de cada piloto
Piloto | Volta combinada | Déficit p/ melhor | |
1 | Jenson Button | 1’26.456 | 0.000 |
2 | Nico Rosberg | 1’26.521 | 0.000 |
3 | Lewis Hamilton | 1’27.033 | 0.000 |
4 | Michael Schumacher | 1’27.063 | 0.000 |
5 | Mark Webber | 1’27.121 | 0.028 |
6 | Vitaly Petrov | 1’27.309 | 0.208 |
7 | Felipe Massa | 1’27.340 | 0.000 |
8 | Fernando Alonso | 1’27.446 | 0.623 |
9 | Paul di Resta | 1’27.725 | 0.000 |
10 | Sergio Perez | 1’27.844 | 0.000 |
11 | Adrian Sutil | 1’27.986 | 0.066 |
12 | Sebastien Buemi | 1’28.153 | 0.000 |
13 | Pastor Maldonado | 1’28.273 | 0.555 |
14 | Nick Heidfeld | 1’28.422 | 0.053 |
15 | Jaime Alguersuari | 1’28.661 | 0.104 |
16 | Rubens Barrichello | 1’28.677 | 0.269 |
17 | Jarno Trulli | 1’29.307 | 0.102 |
18 | Kamui Kobayashi | 1’29.488 | 0.149 |
19 | Heikki Kovalainen | 1’29.900 | 0.381 |
20 | Jerome d’Ambrosio | 1’30.818 | 0.217 |
21 | Narain Karthikeyan | 1’31.194 | 0.126 |
22 | Timo Glock | 1’31.221 | 0.000 |
23 | Vitantonio Liuzzi | 1’31.534 | 0.455 |
Melhores tempos – Treinos livres GP da Turquia
Pos. | Piloto | Tempo | Dif. | Voltas |
1 | Jenson Button | 1’26.456 | 26 | |
2 | Nico Rosberg | 1’26.521 | 0.065 | 29 |
3 | Lewis Hamilton | 1’27.033 | 0.577 | 31 |
4 | Michael Schumacher | 1’27.063 | 0.607 | 21 |
5 | Mark Webber | 1’27.149 | 0.693 | 31 |
6 | Felipe Massa | 1’27.340 | 0.884 | 37 |
7 | Vitaly Petrov | 1’27.517 | 1.061 | 37 |
8 | Paul di Resta | 1’27.725 | 1.269 | 37 |
9 | Sergio Perez | 1’27.844 | 1.388 | 32 |
10 | Adrian Sutil | 1’28.052 | 1.596 | 37 |
11 | Fernando Alonso | 1’28.069 | 1.613 | 27 |
12 | Sebastien Buemi | 1’28.153 | 1.697 | 36 |
13 | Nick Heidfeld | 1’28.475 | 2.019 | 35 |
14 | Jaime Alguersuari | 1’28.765 | 2.309 | 32 |
15 | Pastor Maldonado | 1’28.828 | 2.372 | 19 |
16 | Rubens Barrichello | 1’28.946 | 2.490 | 20 |
17 | Jarno Trulli | 1’29.409 | 2.953 | 39 |
18 | Kamui Kobayashi | 1’29.637 | 3.181 | 27 |
19 | Heikki Kovalainen | 1’30.281 | 3.825 | 37 |
20 | Jerome d’Ambrosio | 1’31.035 | 4.579 | 28 |
21 | Timo Glock | 1’31.221 | 4.765 | 22 |
22 | Narain Karthikeyan | 1’31.320 | 4.864 | 29 |
23 | Vitantonio Liuzzi | 1’31.989 | 5.533 | 30 |
24 | Sebastian Vettel | Sem tempo |
4 Comments
Julianne,
Os pilotos chegaram a testar os pneus “super duros” que a Pirelli levou para testes?
Pois a primeira sessão foi com chuva e na segunda os pilotos estavam mais preocupados em recuperar o tempo perdido.
Usaram, mas não muito. Na matéria do Rubens linkada dentro do post ele comenta um pouco sobre isso.
Julianne,
Saindo um pouco do assunto do post…
Não sei se é impressão minha, mas parece que mudou o som dos motores de alguns carros quando fazem as curvas em baixa rotação. Parece que ficou com um som de ” taquara rachada ” ( rsrsrs ).
Será que tem a ver com o uso do escapamento como componente aerodinâmico?
Sim, esse barulho seria da alimentação dos escapamentos quando o piloto não está com o pé no acelerador, para que a região continue tendo essa função de melhorar o downforce.