A Ferrari chiou muito após a prova de Valência. Tudo porque, quando o Safety Car entrou na pista, Hamilton pareceu desacelerar para que Alonso e Massa, que vinham logo atrás, ficassem presos enquanto ele acelerava na frente.
O campeão de 2008 negou. “Quando cheguei na reta, estava acelerando, não vi o SC. Estava na 1ª curva quando o vi, acelerar até a linha do SC e naquele ponto vi que ele estava do meu lado, mas achei que estava na frente e então continuei.”
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=xEo5eqjjfXc&feature=player_embedded]
Mas a imagem mostra claramente que ele hesitou antes da linha e depois acelerou. O fato é que conseguiu sair na frente e trancar o rival. E, não fosse a reclamação de Alonso no rádio, provavelmente não seria punido por ter claramente ultrapassado do SC.
O pior de tudo para os italianos é que a punição demorou mais de 20 voltas, tempo suficiente para que o inglês abrisse e não perdesse nenhuma posição.
O piloto espanhol chegou a falar em corrida manipulada. Não entendia por que um piloto que estava a 1m dele quando o SC saiu tenha chegado em 2º descumprindo as regras e ele cruzado a linha de chegada em 9º respeitando-as. Exageros à parte, tem razão.
Além da demora na decisão dos comissários numa análise que seria simples, o fato do circuito de Valência ter o menor pitlane do ano, com perda de 12.7s, foi fundamental para que Hamilton cumprisse o drive through sem perder uma posição sequer. Se o mesmo tivesse ocorrido na China, perderia 21s e voltaria em 6º ao invés de 2º.
Essa é uma das falhas da regra, a punição de drive through é mais ou menos severa dependendo do circuito.
1 Comment
saindo do lado esportivo, este é um dos motivos que fico injuriado quando vemos aquele discurso sobre vigarista, blá, blá, blá…. sabemos que se lida com os limites toda hora na f1. hamilton errou, mas por isso é vigarista? em competição, ocorrem erros, mas nada a ver com caráter! passou do limite, punição! nem mais nem menos.