Piloto | Tempo | Diferença | Volta | Pneu |
Massa | 1:23.415 | 61 | Macio novo (3) | |
Hamilton | 1:23.661 | 0.246 | 61 | Macio novo (7) |
Alonso | 1:23.711 | 0.296 | 62 | Macio usado (15) |
Webber | 1:23.718 | 0.303 | 61 | Macio novo (8) |
Vettel | 1:23.875 | 0.460 | 70 | Macio novo (19) |
Button | 1:23.937 | 0.522 | 58 | Macio novo (16) |
Kobayashi | 1:24.664 | 1.249 | 65 | Super macio usado (3) |
Petrov | 1:24.664 | 1.249 | 68 | Macio novo (15) |
Rosberg | 1:24.857 | 1.442 | 64 | Macio usado (10) |
Perez | 1:24.999 | 1.584 | 67 | Macio novo (13) |
Barrichello | 1:25.018 | 1.603 | 65 | Macio usado (13) |
Sutil | 1:25.579 | 2.164 | 66 | Super macio usado (13) |
Maldonado | 1:25.724 | 2.309 | 56 | Super macio novo (3) |
Di Resta | 1:25.935 | 2.520 | 65 | Macio novo (23) |
Buemi | 1:25.977 | 2.562 | 65 | Macio usado (22) |
Alguersuari | 1:26.025 | 2.610 | 68 | Macio novo (19) |
Kovalainen | 1:27.149 | 3.734 | 54 | Super macio usado (2) |
Glock | 1:28.022 | 4.607 | 59 | Macio novo (6) |
Ricciardo | 1:28.876 | 5.461 | 62 | Macio novo (19) |
D’Ambrosio | 1:29.068 | 5.653 | 58 | Macio novo (7) |
Liuzzi | 1:29.208 | 5.793 | 53 | Super macio usado (2) |
Schumacher | 1:29.781 | 6.366 | 19 | Super macio usado (6) |
Heidfeld | 1:30.826 | 7.411 | 19 | Super macio usado (6) |
Trulli | 1:35.252 | 11.837 | 16 | Super macio novo (3) |
*entre parênteses, quantas voltas o pneu tinha quando o piloto fez o melhor tempo
O ritmo de desenvolvimento dos três times que disputam as vitórias fica claro nas melhores voltas e na classificação final. Tem sido regra que o sétimo colocado em diante – ou o primeiro não Red Bull, McLaren ou Ferrari – termine a corrida uma volta atrás e com mais de meio segundo – 0s727 na Hungria – de desvantagem nas voltas mais rápidas.
A aposta em um longo stint com pneus macios praticamente do meio para o final da corrida mostrou ser o caminho mais rápido até a linha de chegada, mas exigiu dos pilotos muita perícia para não destruir os pneus e permitir a aproximação de quem apostava em um último stint com os super macios ou daqueles que estavam fora de posição por terem arriscado colocar os intermediários. É o que mostram os tempos de Di Resta e Buemi, os grandes vencedores do meio do pelotão. Foi preciso rebolar para fazer este pneu durar.
A briga na frente também traz este indicativo, mas a diferença ficou em menor grau. Lembrando que Massa pode ter feito esta melhor volta por ter sido o último dos ponteiros a parar, mas temos de frisar que sua asa traseira estava bastante danificada pela escapada no início da prova. Será que não é o caso de Rod Smedley exclamar um outro “I guess we found the solution”, como fez no GP da Espanha do ano passado após o brasileiro quebrar uma parte da asa dianteira e começar a ir mais rápido do que antes?
2 Comments
Que Button tenha feito sua melhor volta a 12 voltas do fim mostra que ele não estava blefando ao dizer que tinha tudo mais ou menos sob controle. Ainda mais quando se vê que Vettel, única que poderia o pressionar ao final e declarou ter ritmo para vencer, fez sua melhor volta na última passagem da prova.
É muito bom para o campeonato que a McLaren faça do MP4-26 um carro que cuide melhor dos pneus.
*corrigindo, “quando se vê que Vettel, único piloto que”