O circuito mais longo da temporada costuma quebrar a cabeça das equipes. Afinal, além do traçado que combina uma gama incrível de curvas e demandas, sempre costuma chover em alguma parte do final de semana. E, quando isso acontece, a pista cheia de sobes e desces vira uma caixinha de surpresas para os pilotos.
Fatores como esses podem derrubar favoritos – nos últimos 10 anos, o pole só venceu por 2 vezes –, como vimos ano passado. Apostando em um acerto com menos asa, o que salientava a maior qualidade de sua McLaren, o desempenho em retas, Lewis Hamilton ficou próximo da pole e venceu com certa tranquilidade – excursão na brita quando choveu mais forte à parte. O impressionante era que o inglês perdia 0s5 para as Red Bull no segundo setor, no qual a aerodinâmica era fundamental.
Um ano depois, com o pelotão mais equilibrado, é de se esperar outra boa briga. Tudo está tão parelho que provavelmente o pacote específico de Spa – os carros ganham asas novas para lidar com o nível baixo de downforce – decida quem será mais competitivo no final de semana. Porém, a expectativa de temperatura por volta dos 18ºC não deve ser muito animadora para a Ferrari.
Spa nunca teve problemas com ultrapassagens (média de 20,6 em provas no seco), o que deve ser ainda menor com a ativação da DRS da saída da Eau Rouge até a Les Combes.
Todos os problemas que as equipes não têm com freios e câmbio sobram com o motor, em uma das pistas, junto de Monza, que mais exigem. Isso faz com que se opte por estrear dois motores nestes finais de semana, que serão revezados até o final do ano – pilotos da Ferrari, Toro Rosso e Mercedes, por exemplo, provavelmente utilizarão o sexto na Bélgica e o sétimo na Itália, de um total de oito que podem ser usados durante o ano. Não coincidentemente, será a classificação com maior porcentagem de uso dos DRS até agora, por 60% da volta. Só será maior em Monza.
Outras considerações no acerto são a sétima marcha, uma vez que o vento – e agora a DRS – pode fazer com que o motor bata no limitador, o que é fatal para as ultrapassagens; estabilidade na freada e em alta velocidade – especialmente em curvas como a Pouhon, feita em 280km/h.
Fiquem com duas poles em Spa, uma de Senna e outra de Raikkonen, que venceu no circuito em quatro oportunidades, tendo corrido na Bélgica sete vezes.
Sobre a estratégia
A Pirelli levará os mesmos pneus do GP da Alemanha para a Bélgica, os macios e os médios. A diferença entre os compostos ficou entre 1s e 1s5 em Nurburgring e, como a volta em Spa é maior, pode ser ainda mais decisiva para a estratégia.
Na Alemanha, vimos os exemplos de Vettel e Massa, que evitaram os médios até a última volta. Ao que tudo indica, essa possibilidade também existe em Spa, ainda que dependa de condições de corrida – as paradas têm sido determinadas mais por resposta à ação de um rival do que por degradação em si.
O tempo de perda no pit pode parecer alto, cerca de 22s, mas o fato dos pilotos cortarem a última chicane ao meio para entrar nos boxes economiza algum tempo. Com isso, não é de se descartar uma corrida como as anteriores, com três paradas para os líderes e duas para quem conseguir tirar mais rendimento dos pneus médios.
Outro ponto a ser levado em consideração é o histórico de Safety Car. A chance de Bernd Maylander trabalhar no domingo é de 80% – a média é de 1.4 SC por prova.
Nº de voltas | 44 |
Ativação da DRS | Saída da Eau Rouge até freada da Les Combes |
Pé em baixo | 80% (alto)_ |
Consumo de câmbio | Muito baixo |
Consumo de freios | baixo |
Consumo de motor | Muito alto |
Nível de downforce | Médio a baixo |
Uso de combustível | 3.35kg por volta (alto) |
Tempo de perda no pit | 22s |
2010 | |
Pole position | Mark Webber, 1min45s778 |
Resultado da corrida | 1º Lewis Hamilton
2º Mark Webber 3º Robert Kubica |
Volta mais rápida | 1:45.108 (Kimi Raikkonen, McLaren, 2004) |
Retrospecto em Spa
Piloto | 1º | 2º | 3º | 4º-6º | 7º-10º | 11º+ | DNF |
Sebastian Vettel | 1 | 1 | 1 | 1 | |||
Mark Webber | 1 | 1 | 3 | 2 | |||
Lewis Hamilton | 1 | 1 | 1 | 1 | |||
Jenson Button | 1 | 1 | 1 | 5 | |||
Fernando Alonso | 1 | 1 | 1 | 4 | |||
Felipe Massa | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | ||
Michael Schumacher | 6 | 3 | 1 | 3 | |||
Nico Rosberg | 2 | 1 | 1 | ||||
Nick Heidfeld | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | ||
Vitaly Petrov | 1 | ||||||
Rubens Barrichello | 1 | 1 | 3 | 2 | 1 | 7 | |
Adrian Sutil | 1 | 3 | |||||
Kamui Kobayashi | 1 | ||||||
Sebastien Buemi | 2 | ||||||
Heikki Kovalainen | 1 | 2 | 1 | ||||
Jarno Trulli | 1 | 1 | 5 | 5 | |||
Vitantonio Liuzzi | 2 | ||||||
Timo Glock | 2 | 1 |
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