O que ficou mais claro nesta sexta-feira de chove e para em Spa-Francorchamps foi a dificuldade dos times estabelecerem suas configurações de asa para não comprometer, nem a classificação, nem a chuva.
São vários os fatores que contribuem para tanto. Spa já é um circuito difícil para o acerto – nos primeiro e o último setores a prioridade é para as retas e, portanto, a melhor configuração é uma asa mais reta e baixa, enquanto no segundo a história é inversa.
A DRS dificulta a escolha porque pode ser usada o tempo todo na classificação, mas não na corrida – onde só poderá ser ativada no primeiro setor. Além disso, como é largamente usada em classificação em Spa – perdendo apenas para Monza – é difícil decidir até que ponto vale a pena acertar o carro para se aproveitar ao máximo dela no sábado e acabar perdendo no domingo.
Para jogar mais lenha nessa fogueira, a expectativa é de uma classificação com chuva e uma corrida com mais períodos no seco (a chuva não está descartada). Como equacionar asa e relação de marchas – para que os pilotos não batam no limitador na reta antes da Les Combes – com tudo isso em jogo?
É uma pergunta que a sexta-feira pouco respondeu. A impressão é de que a Ferrari priorizou o segundo setor e a Red Bull trabalhou nas duas direções – Vettel foi um dos mais rápidos no speed trap, algo incomum para a equipe anglo-austríaca, enquanto Webber voou nas curvas de alta. Um erro pode comprometer a possibilidade de ultrapassar durante a corrida ou jogar fora a classificação.
Como os ponteiros não fizeram stints de mais de quatro voltas seguidas e as condições de pista mudavam a todo instante, não é possível tirar conclusões da ordem entre as equipes. Apenas fica claro pelas voltas combinadas que Vettel esteve fora de posição – ainda mais por não ter saído com pneus macios. Outros que não fizeram seus melhores tempos foram Alguersuari, Buemi, Kovalainen e Petrov (o russo só andou de intermediários).
Melhores voltas combinadas
(computando os três melhores setores registrados)
Pos | Piloto | Carro | Volta combinada | Dif. | Dif p/ melhor |
1 | Mark Webber | Red Bull | 1’50.145 | 0.176 | |
2 | Fernando Alonso | Ferrari | 1’50.201 | 0.056 | 0.260 |
3 | Jenson Button | McLaren | 1’50.529 | 0.384 | 0.241 |
4 | Lewis Hamilton | McLaren | 1’50.838 | 0.693 | 0.000 |
5 | Sebastian Vettel | Red Bull | 1’51.028 | 0.883 | 0.762 |
6 | Nico Rosberg | Mercedes | 1’51.122 | 0.977 | 0.120 |
7 | Felipe Massa | Ferrari | 1’51.218 | 1.073 | 0.000 |
8 | Nico Hulkenberg | Force India | 1’51.351 | 1.206 | 0.374 |
9 | Paul di Resta | Force India | 1’51.510 | 1.365 | 0.241 |
10 | Sergio Perez | Sauber | 1’51.568 | 1.423 | 0.087 |
11 | Michael Schumacher | Mercedes | 1’51.606 | 1.461 | 0.316 |
12 | Pastor Maldonado | Williams | 1’52.395 | 2.250 | 0.355 |
13 | Sebastien Buemi | Toro Rosso | 1’52.457 | 2.312 | 0.552 |
14 | Jaime Alguersuari | Toro Rossoi | 1’52.667 | 2.522 | 0.244 |
15 | Kamui Kobayashi | Sauber | 1’52.780 | 2.635 | 0.000 |
16 | Rubens Barrichello | Williams | 1’53.047 | 2.902 | 0.109 |
17 | Bruno Senna | Renault | 1’53.794 | 3.649 | 0.041 |
18 | Jarno Trulli | Lotus | 1’54.844 | 4.699 | 0.207 |
19 | Timo Glock | Virgin | 1’55.436 | 5.291 | 0.058 |
20 | Heikki Kovalainen | Lotus | 1’55.584 | 5.439 | 0.618 |
21 | Vitaly Petrov | Renault | 1’55.972 | 5.827 | 6.262 |
22 | Jerome d’Ambrosio | Virgin | 1’56.751 | 6.606 | 0.065 |
23 | Vitantonio Liuzzi | HRT | 1’57.235 | 7.090 | 0.215 |
24 | Daniel Ricciardo | HRT | 1’57.573 | 7.428 | 0.039 |
3 Comments
Com estes ingredientes, aliados ao fantástico traçado, o GP da Bélgica tem tudo para ser o melhor do ano. Torço por um ótimo desempenho do Bruno e arrisco-me a dizer que, diante das condições climáticas imprevisíveis, o Button desponta como um dos nomes do final de semana.
Julianne,
Vc tem acesso a informação sobre com que tipo de pneu os pilotos conseguiram sua melhor volta (ou a combinada, pois é improvável melhores trechos com pneus diferentes – embora possível) ?
Dadas as mudanças de condição acho que o número de voltas do pneu nem é relevante, apenas o tipo.
Vc citou os que ficaram nos intermediários, mas acho que alguns não usaram os macios.
ats,
vicente.
Oi Vicente,
O único que fez sua melhor volta nos intermediários foi o Petrov. Como está no texto, ficaram nos médios Vettel, Alguersuari, Buemi e Kovalainen. Os pilotos da Toro Rosso, inclusive, fizeram suas melhores voltas em stints mais longos de, 7, 8 voltas, o que é animador para a equipe.
Quanto às voltas combinadas, teria que cruzar alguns dados mas, tendo em vista a dinâmica do treino, todos os que colocaram macios viram os tempos caírem bastante, então é pouco provável que haja melhores trechos com pneus diferentes.