F1 Lutas entre companheiros: equilíbrio na McLaren (pelo menos em corrida) - Julianne Cerasoli Skip to content

Lutas entre companheiros: equilíbrio na McLaren (pelo menos em corrida)

O atual vice-campeão do mundo não faz uma pole desde a primeira metade de 2009. E sabe que não precisa disso para superar Lewis Hamilton, algo que vimos acontecer diversas vezes nos dois últimos anos – obviamente, com mais força em 2011, quando o campeão de 2008 pela primeira vez somou menos pontos que um companheiro. Os números de classificação de Button em relação a Hamilton são parecidos com aqueles que levam lavadas dos colegas de box, mas isso não acontece na McLaren, equipe na qual os resultados de provas tendem a ser equilibrados.

Vimos o mesmo neste início: vantagem de Button na Austrália e na China, e de Hamilton na Malásia e no Bahrein. Isso, até que ambos fossem atrapalhados por péssimos trabalhos de pit. No momento, são eles que estão fazendo a dupla marcar menos pontos do que deveria, e não qualquer briga interna. Whitmarsh pode bradar aos quatro cantos que, se o campeonato for decidido por quem melhor ultrapassa, eles estão muito bem servidos. Mas, com um carro bem nascido em mãos, eles só precisarão se preocupar com isso se tiverem de continuar remando no pelotão depois de cada parada nos boxes.

2012 Button Hamilton
Classificação 0 4
Diferença média em classif. +0.264  
Corrida (completadas) 2 1
Abandonos 1 (quebra) 0
Voltas à frente 155 70
2011    
Classificação 1 3
Diferença média em classif. +0.260  
Corrida (abandonos) 1 (0) 3 (0)

3 Comments

  1. Num ano em que há tanto equilíbrio entre as equipes, qualquer detalhe pode fazer muita diferença.

    Sendo assim, é estranho o pouco caso que a McLaren fez pelos treinos em Mugello onde nenhum dos dois pilotos titulares participou.

    Aliás muitos pilotos e equipes criticaram estes três dias de treino extra-campeonato, pela pista não fazer parte do campeonato, por ser insegura e nem se viu grandes upgrades nos carros.

    Então fica a pergunta, por quê aceitaram a organização destes treinos? Foi algum arranjo político?

  2. Julianne,
    Penso que Button é quase genial, mas Hamilton é genial, ao lado de Vettel e Alonso. Estes três estão em outro patamar, em termos de habilidade pura na arte de pilotar. Mas se Button fizer mais algumas outras ultrapassagens como aquela que fez em Monza, sobre Hamilton e Schumacher, praticamente de uma vez só, serei obrigado a aumentar a lista para quatro, rsrsrs. . .
    Acho que Whitmarsh está se revelando a versão inglesa do Domenicali, este ano.

  3. Claro que Button consegue superar o Hamilton, com esses pneus o Lewis não pode ser rápido, ele corre muito abaixo do que poderia, só para nao destruir os pneus, hoje na formula 1 ser lento é bom, porque não desgasta os pneus, ser rápido se transformou em uma desvantagem, Pirelli ta mais pra Farelli


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui