Foi um dia de aniversários bem comemorados. Além dos 25 anos da corrida na Hungria, os 100 GPs da Red Bull foram celebrados, se não com a esperada dobradinha, com uma vitória que muito teve a ver com o rendimento do carro. Tirando o drive through de Vettel – que afirmou não ter percebido que o Safety Car entraria nos pits naquela volta, pois estava sem rádio –, dominaram todos os treinos, fecharam a 1ª fila pela 6ª vez no ano e tomaram de volta a liderança em ambos os campeonatos.
A Sauber, completando 300 GPs – somando-se os 85 como BMW – teve o melhor resultado no ano, com os dois carros nos pontos.
Ligado em números, Vettel colecionou mais uma pole position – tem 4 consecutivas e 12 na carreira – e roubou a volta mais rápida de Webber no último giro. Soma 6 no total.
Após ter se tornado o piloto que mais demorou para vencer sua 1ª prova, Webber soma 6 primeiros lugares na carreira. Isso em 150GPs.
Depois de um começo de ano de tropeços, os estreantes começam a colocar as manguinhas de fora. Kobayashi foi o que mais posições ganhou, saindo em 23º para chegar em 9º. Petrov (5º) e Hulkenberg (6º) bateram seus companheiros de equipe na classificação e na corrida, além de terem conseguido as melhores colocações na carreira.
A ultrapassagem de Barrichello em Schumacher no final fez do GP da Hungria a 1ª corrida em que a Mercedes não pontuou neste ano. Apenas os ponteiros da tabela de construtores, Red Bull e McLaren, mantêm o feito.
Posições ganhas em média por corrida
Piloto | Posições |
Karun Chandhok | +6.50 |
Bruno Senna | +5.20 |
Heikki Kovalainen | +5.00 |
Lucas di Grassi | +4.83 |
Sakon Yamamoto | +4.50 |
Kamui Kobayashi | +4.17 |
Jaime Alguersuari | +4.00 |
Jenson Button | +3.55 |
Jarno Trulli | +2.71 |
Timo Glock | +2.67 |
Vitantonio Liuzzi | +2.50 |
Sebastien Buemi | +2.38 |
Pedro de la Rosa | +2.20 |
Lewis Hamilton | +1.73 |
Adrian Sutil | +1.20 |
Robert Kubica | +1.10 |
Rubens Barrichello | +0.73 |
Vitaly Petrov | +0.67 |
Nico Rosberg | +0.45 |
Michael Schumacher | +0.27 |
Fernando Alonso | 0.00 |
Felipe Massa | -0.25 |
Nico Hülkenberg | -0.56 |
Sebastian Vettel | -1.70 |
Mark Webber | -1.91 |
– fica fácil de concluir que, quanto mais atrás largar no pelotão, mais posições se ganha na corrida, principalmente por quebras. Os que destoam são os pilotos da McLaren, um carro que sofre aos sábados. Hamilton, fazendo uso de sua agressividade para ultrapassar somada ao duto aerodinâmico, e Button, com o estilo de pilotagem dos sonhos para qualquer estrategista, fizeram um ótimo papel em limitar os danos de más classificações.
Pit Stops mais rápidos na Hungria
Piloto | Equipe | Tempo | Volta | |
1 | Jenson Button | McLaren | 3.582 | 14 |
2 | Mark Webber | Red Bull | 3.588 | 43 |
3 | Sebastian Vettel | Red Bull | 3.6 | 15 |
4 | Lewis Hamilton | McLaren | 3.638 | 15 |
5 | Rubens Barrichello | Williams | 3.737 | 55 |
6 | Kamui Kobayashi | Sauber | 3.861 | 16 |
7 | Sebastien Buemi | Toro Rosso | 4.335 | 15 |
8 | Fernando Alonso | Ferrari | 4.63 | 15 |
9 | Nico Hülkenberg | Williams | 4.718 | 15 |
10 | Felipe Massa | Ferrari | 4.983 | 15 |
11 | Pedro de la Rosa | Sauber | 5.37 | 15 |
12 | Vitaly Petrov | Renault | 5.396 | 15 |
13 | Jarno Trulli | Lotus | 5.536 | 20 |
14 | Lucas di Grassi | Virgin | 5.598 | 15 |
15 | Bruno Senna | HRT | 6.169 | 15 |
16 | Sakon Yamamoto | HRT | 6.585 | 14 |
17 | Vitantonio Liuzzi | Force India | 9.463 | 14 |
18 | Timo Glock | Virgin | 9.576 | 15 |
19 | Michael Schumacher | Mercedes | 10.663 | 15 |
20 | Heikki Kovalainen | Lotus | 11.084 | 15 |
21 | Nico Rosberg | Mercedes | 12.67 | 15 |
22 | Lucas di Grassi | Virgin | 17.212 | 16 |
– Massa não perdeu a posição para Hamilton no box porque teve que esperar a troca de Alonso, mas sim pela lentidão da equipe, que se repetiu com o espanhol.
– Alguns pilotos foram atrapalhados pelo tráfego quando todos pararam juntos devido ao Safety Car. Nesse caso, pior para as equipes que têm os primeiros pits e pilotos no meio do pelotão. Leia-se, Mercedes.
– Aliás, isso explica por que Webber não parou junto de Vettel. Eles teriam tempo de fazer as 2 paradas, já que Vettel estava 11.7s na frente, mas, como têm a 2ª garagem e a Ferrari, a 4ª, a probabilidade do australiano pegar mais tráfego na hora de sair do que Alonso era grande.
– Quem não respeitou o tráfego pagou ainda mais caro. Que o digam Kubica e Sutil.
– Vida de equipe nova é difícil até para trocar pneu!
1 Comment
interessante esses dados sobre as posições de parada.