F1 A estratégia de Massa faz sentido? - Julianne Cerasoli Skip to content

A estratégia de Massa faz sentido?

O dono da pole position não fala em vitória e até o sétimo colocado no grid é apontado como favorito. O GP do Bahrein mais uma vez promete ser decidido pela performance relativa de cada conjunto carro/piloto com os pneus.

Mas não é só isso. Trata-se, também, de um desafio de engenharia para ver quem fez a melhor leitura da evolução da pista. Este tem sido um fator preponderante e explica por que um carro que parece dominante na sexta vai perdendo terreno, como a queda “misteriosa” de Raikkonen em Sakhir. Os ingleses costumam dizer que a pista precisa “to come towards you”, algo como “vir na sua direção”. Na verdade, é um casamento entre o direcionamento do acerto e as condições de pista, resultado da junção de fatores como emborrachamento, temperatura, vento, etc.

E, quanto mais sensíveis os pneus, única parte que une carro e pista, mais complicada é esta compreensão. Por isso, fica até difícil determinar o resultado da aposta de Felipe Massa no Bahrein. Afinal, qual será o ritmo do pneu duro em relação ao médio em situação de corrida? Será que ele vai realmente durar muito mais?

Primeiro, que fique claro que a opção de Massa é fruto do desempenho ruim do brasileiro com médios, e já havíamos alertado sobre isso. Sabendo que teria dificuldades em tirar tempo do composto e vendo a oportunidade de não largar tão atrás com as punições de Hamilton e Webber, Massa fez certo em apostar.

A princípio, a opção de largar com duros é um risco grande para a primeira volta pela maior dificuldade de aquecimento e pode não fazer muita diferença ao longo da prova pela similaridade dos compostos. É diferente, por exemplo, da tática de Vettel na China, que visava aproveitar a aderência muito superior do macio quando todos estariam economizando os médios no final da prova. Ali, a diferença entre os compostos estava na casa de 1s5. Aqui, não passa de 0s3.

A estratégia dá ao brasileiro a possibilidade de usar os médios quando a pista estiver em sua melhor condição, para minimizar suas dificuldades com o composto, principalmente a degradação dos pneus traseiros. Ou seja, a tentativa é que a pista “venha em sua direção”. Porém, isso não o coloca, necessariamente, em vantagem em relação aos rivais.

17 Comments

  1. Me corrija se estiver errado, mas, dependendo da maneira como guiar o piloto, até mesmo os pneus duros podem render menos do que o esperado, fazendo com que ele termine a prova rendendo pouco com os pneus médios já desgastados devido pit realizado antes da hora. Ou seja, perdendo na pista ao final, tudo que conquistou no começo. Assim, será prudente preservar até mesmo os pneus duros para usar o médio o mínimo possível.
    Além disso, precisa estar próximo aos líderes, não ficar preso atrás de carros mais lentos e torcer para que não venha um safetycar exatamente quando estiver na liderança.

    • Também depende do carro. Pelo visto nos treinos, não deve ser o caso da Ferrari.

  2. Ju, o mais engraçado no carro da Ferrari é o fato do pneu duro ter um desempenho tão bom quanto o médio, afinal no Q1, com os duros, Alonso fez um tempo de 32.8 e no Q3 , com os médios, 32.6. Parece que no caso Ferrarista, pela desempenho linear com ambos compostos, ambas táticas funcionem a contento…

  3. Anos sempre se falou do problema do uso de pneus no inicio de corrida devido ao peso muito maior do carro devido ao tanque cheio. Hoje se acha normal largar com pneu mole, carro pesadíssimo , trocar pneu depois de 6/7 voltas e colocar o mais duro pra resistir mais voltas. Essa F1……..

  4. Julianne
    Acho que o Massa deveria contratá-la pra trabalhar nas estratégias de corridas….suas analises sempre dao certo. Acho q. ele deveria rever a sua equipe…kkk
    Abrçs

  5. Sinceramente, que m**** esta a formula 1 com esses pirelis. Onde se pilota em cima de ovos, e um piloto não pode ser rápido, não pode andar pra poupar os pneus, equipamento e etc.
    Pra entender e assistir a f1 hoje em dia, é preciso saber mais sobre os pneus do que sobre os pilotos.
    E na verdade esta um verdadeira zona, ninguem entende mais nada desses compostos, um dia é de um jeito, na outra corrida é de outro. Abre tambem muita chance de certos pilotos “receberem” pneus melhores.
    A moto gp está muito, mas muito melhor que a f1, la o cara tem que andar e não ficar nessa de se o pneu vai deixar. Acompanho a f1 a 22 anos e sinceramente esta cada vez mais sem graça, queriam mais disputas e os pneus são pra isso, mas na verdade assistindo as disputas, a gente sente que são totalmente artificiais e sem graça. Onde ja se viu uma categoria de alta velocidade, onde sempre quem acelera mais ganha, ficar nessa de quem tem o pneuzinho melhor..

    • Acompanho desde 1970!!! Vc esta certo e tenho dito a mesma coisa. Nao é mais Camp de Pilotos. Classificação tbm nao é mais o que era. Tudo artificial.

      • Completando o comentário. Quer maior cretinice esse DSR poder usar em qualquer local nos treinos? Pra que? Se na corrida nao pode?

  6. Juh você não acha meio fraco esse engenheiro do felipe?? Sou só eu que vejo que ele não sabe ler as corridas, e não acerta uma?
    Não só ele, como o resto dos engenheiros do felipe…

    • Questionamos o Felipe sobre isso no Bahrein. Vamos publicar as matérias nos próximos dias. Mas é bom lembrar que a estratégia é feita em Maranello, não é responsabilidade do Smedley. Ele e o Massa são parte do processo.

      • Ju, por outro lado, ele tem deixado a desejar no acerto do carro de Massa, que consome muito mais pneus que o do Alonso.

  7. Excelente analise Ju vc é 10.

  8. Só pelo fato de ter uma estrategia diferente da do Malonso já ta bom. Não sei se de vantagem, porém debe sentir certo alivio. Entusiasma que o Massa esté fazendo alguma coisa, e isso confirma as outras maracutaias.

  9. Pneu é pneu é quem sabe economizar não depende do tipo. Sinceramente espero que Massa consiga alguma vantagem. Até agora ninguém abordou essa estratégia.

  10. Hoje na corrida, fim da reta Perez com asa aberta e Alonso com asa fechada chegam no fim da reta na mesma velocidade! Como assim?

    • Alonso se defendia despejando todo o Kers nas retas

  11. Julianne, a corrida de hoje deu uma resposta a sua pergunta, que digamos, foi até obvia. Pode se dizer que Massa trata tão bem os pneus quanto Raikkonen, só que as avessas.


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