F1 30 vitórias em 110 GPs #AlemanhaFacts - Julianne Cerasoli Skip to content

30 vitórias em 110 GPs #AlemanhaFacts

A vitória suada no GP da Alemanha representou muita coisa para Sebastian Vettel: na semana de seu aniversário de 26 anos, o piloto venceu a primeira prova em casa, chegando ao número redondo de 30 conquistas na carreira. Sexto colocado em termos de vitórias na história e terceiro em poles, o tricampeão ganhou a primeira prova em julho na carreira e a primeira na Europa em 22 meses.

Mesmo tendo um carro capaz de vencer de 2009, os números de Vettel impressionam. Demorou 110 GPs para o alemão chegar à marca de 30 vitórias, menos apenas que Schumacher – e por um GP. Ayrton Senna chegou aos 30 triunfos com 114, Alain Prost com 124, Nigel Mansell com 179 e Fernando Alonso, 186. No último domingo, Vettel ainda igualou os 52 pódios de Lewis Hamilton.

Com a vitória de Vettel, agora são 44 os pilotos que já ganharam em casa. Do atual grid, apenas Alonso (três vezes), Felipe Massa (duas) e Lewis Hamilton (uma) tiveram essa oportunidade e o único GP em que esse feito pode ser repetido neste ano é no Brasil.

A conquista em casa significa que Vettel agora venceu em todas as provas do calendário atual com exceção da próxima etapa, na Hungria, e do GP dos Estados Unidos, em que ele correu apenas duas vezes. Em comparação, faltam 5 GPs para Alonso vencer (Bélgica, Índia, EUA, Brasil e Abu Dhabi) e 6 para Hamilton (Malásia, Espanha, Bahrein, Coreia, Índia e Brasil).

Falando em Hamilton, o inglês não passa por uma de suas melhores fases: conquistou sua 29ª pole da carreira, com o tempo mais rápido de Nurburgring desde 2004. Porém, ainda que seja um dos únicos três pilotos que largaram na ponta neste ano, junto de Vettel e de Nico Rosberg, é o primeiro a não vencer mesmo largando em cinco corridas seguidas na primeira fila desde Juan Pablo Montoya, em 2002. Além disso, o piloto da Mercedes igualou na Alemanha sua maior sequência sem vitórias, com dez, assim como entre o GP do Brasil de 2008 e da Alemanha de 2009.

Quem interrompeu uma grande sequência de seca foi Alonso, que marcou sua primeira volta mais rápida em quase dois anos, desde o GP da Grã-Bretanha de 2011. É a 20ª volta mais rápida da carreira do espanhol, que encerrou também o maior jejum da Ferrari desde o início dos anos 1990.

Outra sequência, já famosa, é a de Raikkonen, que ampliou seu recorde para 26 corridas consecutivas nos pontos.

Seu companheiro, Romain Grosjean, se tornou o 13º piloto a liderar uma prova nesta temporada, que promete ao menos igualar o recorde de 2008, quando 15 pilotos diferentes lideraram ao menos uma volta. Os únicos que não conseguiram comandar o pelotão são as duplas de Williams, Toro Rosso, Caterham, Marussia e Sergio Perez.

30 Comments

  1. Nesse ritmo, o Vettel vai marchando firme e forte ao recorde do Schumacher. Porém, sem desmerecer em nada os méritos do Sebastian, exceto o Schumacher, nenhum piloto na história (incluindo os gênios Senna, Prost, Piquet) tiveram o melhor carro por cinco temporadas seguidas. O Vettel nunca teve um carro ruim nas mãos. Enquanto ele não tiver a prova de fogo de ganhar com um carro que não é disparado o melhor de todos, vai ficar com essa estigma. Não, ele não tem culpa de ser o piloto mais sortudo da história por ter tido o melhor carro por tantas temporadas seguidas e ainda mais sorte por ter tido no início da carreira. É um piloto fantástico, sem nenhum dúvida. Mas, tendo sempre um equipamento distante dos outros, camufla muito seus méritos.

    • Junior, de uma maneira geral, em 2012, era a McLaren que tinha o melhor carro e, além disso, era conduzida por 2 campeões mundiais. A Red Bull não tinha um carro tão dominante e mesmo assim Vettel foi campeão.
      Ele pode ser sortudo, mas é MUITO competente, acima de tudo.

      Abraço!

      • Chega a ser hilário mclaren melhor carro de 2012.Se vç não percebeu a mclaren era rápida somente com hamilton e mesmo assim o carro ou quebrava nas corridas ou pit-stop era falho.Não acho nada surpreendente a mclaren se encontra nessa pindaíba após saída do Hamilton pois era ele o responsável pela velocidade do carro.

        • Acho que é colocar mto a mão no fogo falar que era só o Hamilton. O Button também venceu corridas e chegou quase a mesma pontuação, então foi sempre competente com o carro. O Hamilton é sim um piloto brilhante, mas concordo que a Mclaren era sim o melhor carro de 2012 num contexto geral. Na primeira parte destaco a Ferrari, ainda com a Mclaren a frente, mas na segunda, Mclaren dominou as ações.

    • ele ganhou com a toro rosso em 2008,

      • Vettel é disparado hoje o mais completo do Grid, o mais rápido é Hamiltom, o vettel é rápido e muito consistente e ainda vai ficar melhor com o tempo, eu já previa isso vendo o queele fazia com a toro rosso em 2008 apesar da pouca idade, só não enxerga quem não quer.

        • Acho díficil prever que ele ficará melhor com o tempo.Se ano que vem Newey não der um carro de outro mundo para ele a mácara vai cair.

          • “máscara”

          • Olha, Thiago… Sei não, mas vamos ser menos torcedores e mais analistas. O cara ganhou com uma Toro Rosso. Disparado melhor que o Webber, que claro, não é um pilotaço, mas é no mínimo competente. E como eu disse ele é disparado melhor que o Webber. Faz o carro trabalhar pra ele mesmo quando não está com o melhor. A RBR não é o melhor carro esse ano e tem tido provas sofríveis em algumas ocasiões. Ainda assim, tirando o abandono do Seb, ele foi de 4º pra frente, nada menos que isso. Não é pouca coisa.
            Já disse e repito, não acho que o Vettel seja o melhor do grid. Mas é sim muito bom e está sim próximo do nível de Alonso. Pilotaço mesmo é o Kimi, que não gosta de treinar em simulador, não é de ficar vendo o que engenheiros fazem no carro e estudando e ainda assim vai na pista e põe sufoco na RBR. Aí sim eu dou valor.

    • De Toro Rosso não conta? Ele tem que ganhar de Marussia pra provar algo? Me poupe.
      Vettel em sua primeira corrida na F1 com uma Sauber, marcou pontos.
      Na Toro Rosso, foi o piloto que mais marcou pontos até hoje. E naquela época, em que o vencedor levava 10 pontos. Nenhum piloto da Toro Rosso conseguiu igualar ou passar os pontos que Vettel fez em 2008. Nem com a pontuação atual!
      Na F-BMW, que é como uma F-3 hoje, em que os carros são iguais, Vettel ganhou 18 corridas de 20.
      Em sua primeira temporada na Red Bull, quase foi campeão.

      Abs

      • Para comparar: Vettel foi um geniozinho na F-BMW enquanto que o Schumacher nao era graaaannnnde coisa nas categorias de acesso. Era otimo, mas nao tanto quanto.

        Ninguem sabe se tera a ferrari de 2000 a 2005 nas maos, mas se continuarem a dar um bom carro a ele vai quebrar recordes que pareciam impossiveis apos a era Schumacher.

        Mais provavel contar com um Lewis ou um Alonso ainda campeoes.

    • Se essa tese for verdadeira, o Schumacher não é grande coisa. Afinal, só ganhou quando tinha Beneton (melhor carro, mesmo roubando, a Willians foi superar bem depois a Beneton) e Ferrari de 2000 a 2005. Quando alguém tinha um carro melhor o alemão perdeu.
      O Vettel quase ganhou em 2009 (tá, nem tão quase assim, mas…), em 2010 se firmando ganhou do parceiro, em 2012 minimizou pra caramba o estrago do carro irregular do início da temporada (ninguém da esse crédito ao rapaz, mas até vencer ele venceu sem ter a melhor máquina) e depois brigou até onde pode com a McLaren pra chegar no Alonso e vencer por 3 pontos (olha onde a luta que eu falo acima aparece). Claro que ele tem um carro bom, mas é mais que isso. O piá é bom pra caramba. Não acho o melhor do grid, mas é muito competente. E enquanto tiver esse sorriso pela vitória, vai ser difícil parar o piá.

    • Esse papo de dizer que ele só ganha pelo melhor carro é balela. Frase batida do Alonso para tentar desmerecer e desestabilizar o Vettel.

  2. Lembrando que em 2012, o outro piloto do “disparado” melhor carro ficou em 6º lugar, atrás de Vettel e mais 4 pilotos de 3 equipes diferentes.

  3. Ju, existe algum banco de dados onde podemos encontrar informações assim? Você sabe muito sobre os números, tenho uma certa “inveja”, rs.

    • Existe, aqui! rsrs
      Eu pesquiso em vários lugares, mas existe um banco de dados muito bom para conferir as informações no statsf1.com

      • o/. Finish him (tum tum tummmmmmm). Julianne Wins. Flawless Victory.

        Brincadeiras a parte, realmente, Thiago, estatísticas e curiosidades é mto pobre na net. Tem coisas pontuais, mas a diferença como a Ju traz…

        Então… Se eu ganhar na mega da virada (apesar de nunca apostar), contrato a Ju para fazer um site só de curiosidades da F1. E tenho dito.

  4. Além de ter dado show na BMW, nos tempos da Sauber Vettel eclipsou Kubica nos treinos livres das quintas feiras, virando os mesmos tempos de Schumacher e até superando-os muitas vezes, com tão pouca idade e experiência. Conseguiu o prodígio de vencer com a Toro Rosso, conforme já foi exaustivamente dito aí em cima, e em 2010 “virou um campeonato aos 45 do segundo tempo”, demonstrando extraordinária frieza, confirmada no GP do Brasil de 2012, quando ficou ao contrário para o pelotão inteiro logo após a largada. Tem o melhor carro, no entanto, seu companheiro, que não é bobo, tem um carro igual e desde o início não conseguiu se impor a ele, apesar da maior experiência. E o mais espetacular de tudo é que Vettel tem como concorrentes diretos dois pilotos do mesmo nível dele próprio: Hamilton e Alonso. Situação igual, na F 1, com “inflação” simultânea de SUPERPILOTOS, só ocorreu na Era de Piquet, Senna, Prost e Alonso, e anteriormente com Clark, Surtees, Brabham e Graham Hill. Schumacher em seu zênite não chegou a conviver com qualquer superpiloto (ainda que tenha enfrentado o ótimo Hakkinen), pois o único nessa condição àquela época teria sido Senna, que ainda teria uns 3 ou 4 anos mais de auge, não tivesse morrido. O argumento de que Vettel correu até aqui apenas com um carro (apesar de ter provado seu valor na Toro Rosso) não tem consistência, pois ninguém extrairia mais da Red Bull que ele próprio, e lembro que Clark (a quem, no meu insignificante julgamento, considero melhor que Fangio, embora eu não goste de comparar pilotos de Eras diferentes) correu apenas de LOTUS e ainda hoje é tido por muita gente boa como o melhor de todos. Mas o automobilismo É FEITO DE PAIXÕES TAMBÉM, e por isso, lamentavelmente, Vettel poderá vencer 10 campeonatos consecutivos e certamente ainda existirão muitos que não lhe darão o justo valor. É a vida. A minha torcida vai para Hamilton, pelas características de sua pilotagem, e que são as que eu mais valorizo em um piloto – arrojo, impetuosidade e velocidade – mas reconheço que dos três gênios atuais (Vet/Ham/Alo) Vettel é quem tem o melhor conjunto de habilidades e o maior potencial de desenvolvimento.

    • Justíssima colocação, Aucam… Schumi ainda é posto em dúvida hoje em dia, só pelos 3 anos na Mercedes (o fato dele já ter ali muitos anos nas costas). Então acho que não adianta mostrar os fatos. Vettel é agressivo (não tanto quanto Hamilton), inteligente (não tanto quanto Alonso, embora o espanhol não esteja mais se achando no ano), oportunista (não tanto quanto Kimi), mas na média está fazendo um ótimo trabalho no ano para levar o caneco. E, a não ser que mudem algo nas equipes de forma drástica, canekinho de 2013 vai ser mais um na coleção do alemão. Pena que não vai ser disputado. Isso que é o triste.

      • E Américo, eu não quero desanimá-lo, mas, não sei não, do jeito que as coisas vão, já começo a acreditar nesta equação (?): Título de 2014 = expertise da Renault com turbos (desde J. P. Jabouille) + competência de Newey + eficácia da Red Bull + talento de Vettel 4 (hahahaha). O que você acha?

  5. Correção: só ocorreu na Era de Piquet, Senna, Prost e MANSELL

  6. Vettel é como se diz piloto “overrated” todavia no paddock ele não engana.Perez já disse que o piloto alemão mais rápido é Rosberg.

    http://www.gptoday.com/full_story/view/439772/Rosberg_faster_than_Vettel_says_Perez/

    Di resta já disse que Vettel só ganhou porque tinha melhor carro:

    http://www.jamesallenonf1.com/2011/12/paul-di-resta-vettel-won-because-he-had-the-best-car/

    E Hamilton e Alonso também não vêem vettel como seu principal oponente e sim newey.

    • Alonso já disse isso, mas o Hamilton… Bom, vamos ver ano que vem com a ida do Kimi pra RBR.

    • Claro que Hamilton e Alonso dizem isso. Estão fazendo propaganda deles mesmos, amigo.
      Sempre Alonso diz que o melhor do grid é o Hamilton, e Hamilton dizendo que Alonso é o melhor do grid. Entendeu?

      O resto…é o resto.

      Abs

    • E para de ser sensacionalista! O Perez disse isso mesmo, mas falou também, que o Vettel é o piloto mais completo.

      Abs

  7. Melhor que Vettel e Schumacher só mesmo o grande maestro Juan Manuel Fangio. Não o esqueçam, porque tem um grau de eficácia longe de ser batido até aos dias de hoje! Enquanto Vettel ou Schumacher precisaram de mais de 3 Grandes Prémios para alcançar uma vitória , Fangio a cada duas corridas tinha ganho uma delas. Não esqueçam portanto este nome: Juan Manuel Fangio, o Grande Maestro!

    • Sem mais! Maestro, mesmo.

      Abs

  8. “Não esqueçam portanto este nome: Juan Manuel Fangio, o Grande Maestro!”

    Luigui Fagioli ficou famoso por sua determinação e por seu temperamento explosivo. Em 1934 muito antes da F-1 existir, correndo uma prova pela Mercedes em pleno Nurburgring, recebeu ordens para ceder a vitória a um companheiro de equipe. Furioso, parou o carro na beira da estrada (a corrida era disputada em uma rodovia) e voltou para casa, deixando a equipe.
    Em 1951 Fagioli era companheiro de equipe de Juan Manuel Fangio, e à altura do Grande Prêmio da França o argentino disputava o título com Giuseppe Farina. Durante a prova Fangio teve problemas com seu carro, e usando um artifício permitido pelo regulamento, a Alfa chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio(para Fagioli ceder é porque tinha algo no contrato). O argentino venceu a prova, mas de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Fagioli. Bom lembrar, Fagioli entregou a liderança e terminou em 11º lugar. Era apenas a terceira prova do ano de um total de sete, ou seja, Fangio foi favorecido no início da temporada.

    Em 1956 Peter Collins chegou à ultima prova do campeonato em Monza numa posição em que poderia ser campeão do Mundo. Fangio liderava a corrida mas teve um problema na coluna de direção indo para os boxes. A equipe ordenou a Luigi Musso para que cedesse seu carro a Fangio(de novo?), mas o italiano recusou. Contudo, o piloto argentino teve carro para prosseguir a corrida e alcançar o título. Carro cedido por… seu rival, Peter Collins. Como podem ver, a coisa era até pior que nos dias de hoje, Collins tinha chance de ser campeão, mas foi obrigado a favorecer Fangio.

    Mais tarde, quando a corrida terminou, Fangio celebrava o seu segundo lugar da corrida (vencida por Stirling Moss) e conseguia os pontos suficientes para ser campeão do mundo pela quarta vez. Perguntou-se a Collins o porquê deste gesto de aparente fair-play. A resposta foi simples, mas hilária:

    “Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”

    Ahhhhhhhhhhh, me ajuda Julianne!

    Acredite quem quiser, mas eu não engoli essa desculpa “sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”, Collins recebeu ordens da equipe para ceder o carro a Fangio. Luigi Musso recusou, mas Collins aceitou sem reclamar bem ao estilo capachão-Coulthard…

    Collins foi um “banana” essa que é a verdade, tinha chance de ser campeão, mas se rendeu aos caprichos do time que bajulava Fangio.

    Alguns vão lembrar que as corridas em “duplas” ou “trincas” eram permitidas na década de 50. ok, mas porque Fangio era sempre o favorecido? O argentino nunca cedia seu carro, sempre ele era o piloto que pegava carro emprestado. Em alguns casos, sequer o carro de Fangio quebrava, ele sentia que o carro não estava bem, parava no boxes e pegava carro do companheiro que estava melhor(caso do líder Fagioli acima). Oras, assim é fácil ser pentacampeão…

  9. Quando Toro-Rosso e RBR estavam em baixa em 07/08 nem Hamilton ou Alonso não foram atrás do “mago” Newey, agora que o alemão ofusca a todos é graças ao projetista? Leite quente e cama…

    Anos atrás, Berger afirmou que Rosberg estava no mesmo nível de Vettel, mas uma coisa é estar no mesmo nível de pilotagem, outra bem diferente é ajudar a transformar times a chegarem ao topo, Vettel é um dos “pilares” da Toro e RBR. Muitos dizem que Di Resta também esta no mesmo nível de Vettel, o problema é fazer acontecer…se Vettel fez acontecer na Toro-Rosso, porque Di Resta não faz o mesmo com essa boa Force India?

    Newey é fantástico, mas Toro-Rosso e RBR só chegaram ao topo depois que teve Vettel ao volante! Quanto ao alemão depender de um grande projetista, isso não quer dizer muito, outros campeões também dependeram de grandes projetistas de sua época:

    Clark teve Chapman em 63/65
    G.Hill teve Chapman em 68
    Stewart teve Derek Gardner em 69/71/73
    Rindt teve Chapman em 70
    FITTIPALDI teve Chapman em 72
    Lauda teve Forghieri em 75/76/77
    Andretti teve Chapman em 78
    PIQUET teve Murray em 81/83
    Lauda teve Barnard em 84
    Prost teve Barnard em 85/86
    PIQUET teve Frank Dernie e P.Head em 87

    SENNA e Prost tiveram Murray-Nichols em 88/89, mas Senna sequer ajudou no desenvolvimento daquele fantástico carro. Tirando o motor Honda que chegou PRONTO pra ser campeão graças a Piquet em 86/87, o resto foi desenvolvido pelo trio: Prost-Murray-Nichols. Gostando ou não, Vettel é um dos pilares do sucesso da RBR, diferente de Senna que pegou tudo pronto na Mclaren, e quando o carro caiu de desempenho em 92-93, o que fez Senna? Deu um pé na bunda da Mclaren pra correr no melhor carro da época, dessa vez, a Williams. Senna já tinha feito o mesmo entre Lotus e Mclaren, o time de Ron Dennis dominou os anos 80, isso antes mesmo de Senna chegar no time. Se Ayrton era tão bom, porque não ficou na Lotus e desenvolveu o carro até os títulos? Porque não ficou na Mclaren em 94/95/96? Em 93 Senna venceu cinco corridas, não tinha motivo para ir para a Williams, bastava trabalhar no carro Mclaren da mesma forma que Schumacher fez na Benetton. E o alemão conseguiu desenvolver o carro pra bater as Williams em 94-95, falo da parte técnica, a Benetton melhorou muito com Schumacher, basta contar os pódios de Piquet na Benetton, e depois fazer o mesmo com o alemão. Pela segunda vez na carreira Senna preferiu correr no carro que ganhava tudo, aí é meio caminho andado até os recordes e títulos.

    Mansell e Prost tiveram Newey em 92-93, Schumacher teve Brawn e Byrne em boa parte da carreira! São vários os casos: D.Hill, J.Villeneuve e Hakkinen contaram com Newey em 96/97/98/99. O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista.

    Nenhum piloto que trabalhou com Newey conseguiu tirar tanto do carro como vem fazendo Vettel. Vejam por exemplo Mansell e Prost com aquela fantástica Williams, ambos “passearam” na temporada, mas nas últimas seis corridas ficaram devendo vitórias, isso muitas vezes largando da pole.

    Bom lembrar, Jim Clark tinha apoio total do melhor projetista da época, Colin Chapman era dono da equipe e dava apoio incondicional a Clark como primeiro piloto. Geralmente Clark fazia muitos pontos, já seus companheiros de equipe, que dó… Quem fez a diferença nas temporadas de domínio em 63 e 65, Clark ou os fantásticos carros projetados por Colin Chapman?

    Caso semelhante aconteceu com Jackie Stewart na Matra e Tyrrel. Stewart contou com um forte patrocinador(Elf), um grande projetista(Derek Gardner), mas o apoio total do chefe de equipe Ken Tyrrell. Stewart era soberano nas equipes Matra e Tyrrel, basta observar a pontuação entre Stewart e seus companheiros. Cevert não passava de um capachão! No vídeo abaixo, as duas Tyrrell dominaram o GP da Alemanha 73, mas em nenhum momento Cevert ataca o companheiro. A pista alemã e os carros eram maravilhosos, mas briga pela vitória nessa prova não existiu. Pra quem for assistir a corrida completa(2h 7min), depois de algumas voltas vai se perguntar: “Porque diabos, Cevert não ataca Stewart na prova?”

    1973 F1 Nurburgring Nordschleife
    https://www.youtube.com/watch?v=IhI7ah4nKwQ

    Na Brabham, Nelson Piquet contou com um forte patrocinador(Parmalat), um grande projetista(Gordon Murray), mais o apoio total do dono da equipe, Bernie Ecclestone. Os companheiros de Piquet na Brabham…oras, só Patrese venceu corridas(uma na base da sorte em Mônaco 82) e outra porque Piquet deixou(África do sul 83). Piquet deixou o italiano vencer porque o mesmo não arrumava confusão no time, e quando o brasileiro precisou de ajuda, Patrese ajudou, caso desse GP na África do sul.

    Depois que apareceu na internet os contratos de Senna e Piquet EXIGINDO condição de PRIMEIRO PILOTO, muita coisa mudou…

    Schumacher que foi muito massacrado deve estar dando gargalhadas, não faz sentido agora o mundo criticar Vettel.

    O jovem alemão esta FAZENDO ACONTECER na RBR porque Hamilton não fez o mesmo na Mclaren que sempre deu apoio? Porque Alonso não faz o mesmo na Ferrari? O espanhol bateu a dupla Raikkonen-Newey em 2005, depois bateu Schumacher-Brawn-Byrne-Todt em 2006. Isso mostra que ninguém é imbatível por ter Newey. Schumacher pra chegar ao hepta sempre teve que bater as Williams e Mclarens de Newey…portanto a palavra é trabalho!

    Hamilton hoje conta com R. Brawn, já Alonso vai ter Byrne do lado em 2014, espero que acabe a choradeira…


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