A estratégia dos GPs de Abu Dhabi e da Índia deram a medida da complexidade da Fórmula 1: uma semana de uma prova para a outra, os mesmos compostos médio e macio e duas realidades completamente distintas devido às características das pistas e da variação de temperatura durante a prova, uma vez que como a largada nos Emirados é às 17h, a temperatura de pista cai mais de 10 graus entre o começo e o fim da prova.
Essa combinação significou que o desgaste do pneu médio foi maior que o esperado e que a grande diferença, de 1s a 1s5/volta observada entre os dois compostos – justamente o oposto do que ocorrera na Índia – foi decisiva.
Lembra como a rapidez com que Vettel se livrou do tráfego na primeira parte da corrida da Índia foi fundamental para sua vitória? Em Abu Dhabi, novamente o alemão sacramentou sua conquista nas primeiras voltas, ainda que com uma tática totalmente diferente. Na semana passada, antecipou ao máximo a primeira parada e aproveitou a queda de rendimento dos pneus macios dos adversários para recuperar todas as posições. No deserto, tratou de economizar seus pneus e usou o ar limpo da liderança – fundamental para os Pirelli – para adotar um ritmo alucinante e voltar em primeiro após a primeira parada. Depois, só controlou o ritmo.
Enquanto isso, para Webber, mais uma corrida perdida no primeiro stint. O australiano reconheceu após a prova que não consegue fazer os pneus durarem com o carro pesado. Parou cedo, voltou em um tráfego particularmente complicado pela grande diferença entre os compostos – quem estava com os pneus médios novos tinha ritmo semelhante àqueles com macios usados – e se viu 20s atrás do companheiro após míseras 16 voltas.
Sua corrida foi com Rosberg e Grosjean. A Lotus tentou o undercut antecipando a primeira parada do francês, mas a Red Bull neutralizou a jogada parando Webber na mesma volta. Lento nas retas, Romain perdeu tempo e se distanciou da briga. E Webber ainda se aproveitou de um dos “brancos” que a Mercedes parecia ter quando seguia outro carro para superar Rosberg em uma boa manobra e salvar a dobradinha.
Falando em Mercedes, os 3s conquistados nas primeiras voltas + as 3 voltas a mais que permaneceu na pista rodando forte no primeiro stint salvaram a corrida de Rosberg, que voltou do pit em sexto, enquanto Hamilton se colocou em 12º. Não é de hoje que a Mercedes se comporta mal em ultrapassagens, mas essa tendência pareceu acentuada na Abu Dhabi. Instável no ar turbulento e sem velocidade de reta, o carro gasta mais pneu e a corrida de Lewis estava acabada.
Por que faz isso, Ferrari?
O comportamento do W04 é diametralmente distinto da Ferrari, que engoliu os adversários em Yas Marina – Alonso fez sete ultrapassagens e Massa, três, representando 23% das manobras da corrida. O time italiano tentou fazer uma parada até perceber que pilotos que largaram com os médios (como Gutierrez e Bottas) não conseguiram prolongar seus stints como esperado. Na verdade, apenas Adrian Sutil e Paul Di Resta fizeram a tática, não coincidentemente a bordo da mesma Force India.
Voltando à Ferrari: com a estratégia inicial jogada no lixo, o time tomou uma decisão estranha ao colocar pneus médios em Massa com 17 voltas para o fim. O brasileiro, ainda que em ritmo de conservação, havia feito um stint de 18 com tanque cheio e pista mais quente no início da prova. E nem Stefano Domenicali soube responder por que o time não optou pelos macios.
O que pareceu claro é que a parada de Massa visou tirá-lo da frente de Alonso e foi importante para o quinto posto do espanhol. O bicampeão tirou os 4s de desvantagem para o brasileiro em três voltas após superar Di Resta e ficou preso atrás do companheiro, 5km/h mais rápido no speed trap.
Tudo bem que o ritmo de Felipe não era dos melhores naquele momento e uma parada até seria justificada com base no desgaste, mas a boa e velha ordem de equipe faria ambos perderem menos tempo: na volta seguinte em que foi “liberado” por Massa, Alonso foi 1s1 mais rápido que no giro anterior. E seus tempos continuaram tão fortes com pneus de 20 a 30 de uso quanto os do companheiro preso no tráfego com borracha nova, explicando por que voltou na frente e teve caminho livre para usar a aderência dos pneus macios para engolir Hamilton e Di Resta e ser quinto.
Como Alonso provavelmente sairia atrás de Massa caso o brasileiro tivesse colocado pneus macios e o encontraria novamente no final por ter pneus 6 voltas mais novos, talvez a Ferrari quisesse evitar que seus pilotos se cruzassem ou temeu que o brasileiro, forçando mais os pneus do que no primeiro stint, acabaria com os macios em 17 voltas.
22 Comments
A Ferrari sempre fica um pouco mais idiota que de costume em Abu Dabi: Se põe pneu macio no Massa, ficariam em 5º e 6º frouxo, fazendo mais pontos para o mundial. Se queriam que o Alonso ficasse a frente, mesmo sem valer mais nada, a ordem de inversão seria mais inteligente, como comentado por ti. Mas acho que ficaram com medo de o Massa não acatar e assim queimar o piloto que vai prosseguir com eles. Por essas e outras, que torço para que percam até para Lotus o terceiro posto no campeonato. Seria lindo o Alonsão com o número 7 no carro ano que vem…
Para iniciar: está fora de dúvida e de discussão que Alonso é muito, muitíssimo mais piloto que Massa, mas não é invencível, aliás ninguém é, até pelos imponderáveis de uma corrida. Dito isto, e sem ufanismo ou essa de “apenas um brasileirinho contra o mundo”, concordo inteiramente com as suas observações, Julianne. Achei estranha a escolha dos pneus mais duros para Massa (inclusive “providencialmente” ou não, não se pode afirmar, a troca de Felipe foi mais demorada que a de Alonso, cabe a lembrança). No mínimo foi questionável essa escolha, pois, mesmo se Felipe eventualmente exigisse mais dos pneus no fim da corrida, creio que também dá pra ponderar que o carro já estaria mais leve, neutralizando esse aspecto.
Estimado Aucam, sabe que estive refletindo e o Felipe é um piloto muito bom, e porque não, tão bom quanto Alonso, e ambos ficam por baixo no quesito Velocidade de caras como Hamilton Raikkonen e Vettel. A diferença que faz os opostos de Felipe e Alonso esta na capacidade de reverter as dificuldades. Felipe sucumbe e Alonso se supera na corrida. Ai é que Alonso é também melhor do que Hamilton e Kimi, porém Vettel demostrou no começo deste ano e já varias vezes no passado, que também é muito bom na adversidade. Como é frio este Alemão, e encima de tudo jovial, alegre e destemido.
Caro Bruz, nunca considerei Massa um mau piloto, sequer mediano, mas sim um grande piloto, porém não no mesmo patamar de habilidade de Vettel, Hamilton e Alonso, que são diferenciados realmente. Felipe em seu auge em 2007 e 2008 mais ou menos se equivalia a Raikkonen, sendo que este era ligeiramente melhor, mas Felipe era muito rápido também. Infelizmente e NINGUÉM sabe explicar o motivo com precisão, até porque ele apresenta altos e baixos desconcertantes, Massa NUNCA mais foi o mesmo depois que retornou de seu terrível acidente da molada. Nelson Piquet disse que pancadas sérias na cabeça fazem com que o piloto nunca mais seja o mesmo, com perda de velocidade, noção de profundidade e ritmo, e citou seu próprio caso. Em Abu Dhabi, intencionalmente ou não, Massa foi prejudicado claramente pela Ferrari (mas, considerando-se que a Ferrari já deixou Barrica suspenso no macaco e já o despachou para a pista sem gasolina suficiente, hahahaha, vê-se que a “jurisprudência” não favorece “os brasileirinhos” ali pelos lados de Maranello, hahahaha)!!!! No entanto, Massa pode, sim, eventualmente andar na frente de Alonso, como andou na primeira parte da corrida. E ninguém é invencível, veja como inesperada e supreendentemente – para muitos, inclusive para mim – Hamilton vem levando várias sovas indiscutíveis de Rosberg, que na minha opinião está se revelando cada vez mais um grande piloto, mas não tem o mesmo nível de talento do inglês (acho que Hamilton frequentemente deixa algum fator extrapista interferir em sua vida profissional, como em 2011, em que se apresentou sem foco).
Falou Aucam!!, O que si está certo, é que realmente estamos assistindo a uma verdadeira epoca de ouro da F1.
E tem que dar Marquez. Minha confianza ficou abalada na MotoGp por esse ridiculo incidente da Australia.
Abraço
Na torcida por Márquez, também! Ele só precisa de um 4º lugar, Bruz.
Grande abraço.
Infelizmente, segundo piloto, na Ferrari, não tem direito de reclamar.
Pois ehhh, por isso é que vai ser chato pra caramba essa choradeira de Alonso o ano que vem… Kimimporta sem duvida coloca no bolso.
Jódete Ferrari!!
A leitura da Ju me parece ser a mais precisa. A Ferrari matou dois pernilongos com um tapaço só. Não permitiu que o Massa se intrometesse na corrida de Alonso (e o Massa ficando a frente, como ficaria caso estivesse de macio faria uma corrida melhor que Alonso, o que não pode mais acontecer pq ele foi desligado) e evitou que o Massa, que sabemos que gasta mto pneu, acabasse com seu jogo e ficasse a andar em cinta de kevlar no fim da corrida.
Visão de uma empresa, nada diferente do que já tenhamos visto dos vermelhinhos.
E nem achei tão estranho. Algo indiscutível do ponto de vista da Ferrari.
E o brasileiro tbm não tem oq reclamar. Aceitou tudo até agora vai chiar agora? Ele mesmo enfatizou, está com a equipe até o final, e é a postura correta.
Eu acredito mais é em burrice de quem mandou por os médios no carro do Felipe, pois ainda está em jogo a disputa pelo vice no mundial de construtores que vale uma bela grana. Não creio que nesse caso a Ferrari preferiria ver o Alonso na frente do Massa do que faturar mais pontos, como acabou acontecendo.
Juliana,
Sinceramente, vamos ser francos. A Ferrari sabotou a corrida de Massa para favorecer Alonso.A Ferrari é uma equipe de um piloto só. Massa para Ferrari tanto quanto um pneu furado. Não há como aliviar a situação. Infelizmente é isso mesmo. Piquet é que estava certo ao não fazer a mínima questão de correr pela Ferrari, não fez a menor diferença para ele.
Juliana, nao estranharia se os contratos de Alonso com a Ferrari tivessem cláusulas de preferencia, como eram na Renault (palavras de Nelson Piquet). Nao podem justificar pois é contratual. Certamente sempre que Alonso tiver a posiçao imediatamente atrás de Massa, a equipe deve dar preferencia a ele. Como Massa anda rebelde, deram um jeitinho e pronto.
Mais uma para anotar la lista… como se diz na Espanha, “soma (na lista) e segue (na mesma)”
A diferença do 2º para o 3º lugar no Mundial de construtores representa 7 milhões de dólares… E a Ferrari vai perder esse valor por burrice…
Velho, o 2° ja era e não foi por essa marmelada, é pela competencia mesmo da Mercedes. E o 3° tambem poderia perder… ainda que acho que já vão fazer uso do contrato e pedir para que o Kimimporta siga estacionando.
Fora Zamuros!!
Se a RBR “erra” nos pneus do Webber, teria gente uivando aqui. Coisa de torcedor.
Bora pra Austin 😉
A meu ver, assim como a atitude da Ferrari não foi bacana, a do Felipe, que ficou 4 voltas segurando o Alonso, também não foi.
Afinal, não era o Zacarias que sempre dizia que a equipe vinha em 1º lugar? Não era a Ferrari que sempre dizia que confiava na disputa entre seus pilotos e que, na hora, os mesmos saberiam o que fazer em prol da equipe?
Roberto Tramarim
Minha resposta não foi a você. Cliquei errado. 🙂
Tá de boa. 😉
Eu não acredito em vacilada da equipe. Esses caras tem um caminhão de engenheiros para calcularem tudo, isso inclui partes mecanicas e tempos de tudo mundo na pista, ou seja Ju, esquece vacilada, foi marmelada mesmo. Mas li numa declaração de Felipe, que ele esperaba que colocasem os macios. Ele já tinha andado 19 voltas com eles no inicio e com tanque vazio no final seria “Panza”.
“Sácamelo Felipe”, Porquê caramba ele não falou isso com o seu engenheiro por radio?? Acaso ele não tem direito de tomar essa decisão??. Se dizer surpreso depois de ter visto que colocaram medios, é realmente o cumulo da VACILADA. Chega de Lassanha, Vai cuidar do Yate.
A vacilada da Ferrari a meu ver não é escolha de pneus, e sim não ter solicitado ao Massa deixar o Alonso passar na hora em que os dois se encontraram na pista. Mas também não sei dizer se o Alonso ainda alcançaria o Grosjean.
Mais uma ótima análise da Julianne. Abraços
Pq Massa tem que deixar Alonso passar?? O campeonato de pilotos já foi decidido. Oq teoricamente esta sendo disputado ainda é o de construtores. Portanto, não importa a posição dos pilotos; Massa não tem obrigação nenhuma de aceitar ordem de dar a posição a Alonso.Não entendo essa sua mentalidade subserviente que viu esse erro da Ferrari e não viu a realidade que ele sabotou a corrida de Felipe em favor de Alonso. Você deve ser mais um piadista torcedor de Alonso. né? Tudo tem limite, pelo amor de Deus.
* na verdade o vice de campeonato de construtores