Felipe Massa foi, ainda que nos centésimos, o mais rápido da pré-temporada. Rivais como Alonso e Button veem a Williams na frente. Frank Williams fala em “aproveitar a oportunidade”. Então quer dizer que o piloto brasileiro vai arrasar a concorrência e partir para um título quando ninguém mais acreditava nele? A uma semana do início da temporada mais imprevisível da história da Fórmula 1, tudo é possível, mas vamos aos fatos.
Primeiro sobre o piloto Massa. Se ele nunca foi capaz de responder aos anseios da expectativa criada na temporada de 2008 – quando viveu uma combinação especial de um grande carro nas mãos, apoio da equipe e um rival errático – acabou sendo tratado como piloto de segunda linha após as decepções das últimas temporadas de Ferrari. Massa nunca foi um virtuoso e, de fato, sofreu problemas de adaptação e de confiança que foram colocando-o em uma espiral negativa no time italiano, mas está longe de ser um braço duro.
Nesta temporada, corre com a experiência a seu lado frente a Valtteri Bottas – mas o duelo interno está longe de ser uma barbada. O finlandês é um piloto mais cerebral, qualidade importante para lidar com o novo regulamento, e há quem diga dentro da Williams que se trata de um futuro campeão do mundo.
E há, claro, os rivais. Apostar em um campeão do mundo no momento é um chute do meio do campo. A Fórmula 1 passa por sua maior revolução técnica de todos os tempos, com a adoção de sistemas híbridos com os quais equipe alguma tem experiência. Isso quer dizer que não há quaisquer garantias de que o carro que vencer o GP da Austrália no próximo dia 16 será o melhor sequer daqui dois meses, tamanha a possibilidade de desenvolvimento ao longo do ano. E isso serve inclusive para a Red Bull, que deve sofrer no início, mas pode muito bem se recuperar e virar o jogo ao longo da temporada.
O que dá para falar com certa propriedade no momento é que a Williams andará no bolo da frente no início do ano, ao menos antes dos carros passarem por sua primeira grande “reforma” no GP da Espanha, em maio. As quatro primeiras etapas serão uma chance de ouro para os pilotos do time inglês e da Mercedes, as duas equipes que deram todos os indícios durante a pré-temporada de estarem mais bem preparados – tanto em termos de confiabilidade, quanto de velocidade.
Só uma grande revolução nas regras explica tamanho salto, se lembrarmos que a Williams foi a terceira pior equipe do ano passado. De lá para cá, além do motor, também mudaram as caras no comando técnico do time, lideradas por Pat Symonds. A estrutura já era boa e dinheiro não falta. Mas será o suficiente para a equipe se tornar uma nova Red Bull, que se estruturou para aproveitar uma mudança no regulamento e pular do meio do pelotão para a ponta? No momento, quem veste melhor essa carapuça é a Mercedes, uma vez que o projeto da Williams está muito mais verde do que o do time hoje tetracampeão mundial em 2009. Isso pesa contra, e teremos uma ideia melhor de como pode ser o ano do time de Grove em Barcelona.
Portanto, melhor não incorrer nas mesmas expectativas exageradas de alguns anos atrás em cima de Massa. O carro parece bom hoje, assim como o da Mercedes, mas isso pode mudar. Afinal, a lógica indica que, quando se fala em campeonato longo, desta vez não é só força de expressão.
15 Comments
Sensatez, lucidez e realismo em cada vírgula, cada ponto e cada palavra de seu texto, Julianne.
Temos que ter prudencia nesse inicio de campeonato. É muito cedo para qualquer previsão. O Felipe pode fazer uma boa temporada, mas daí a ser campeão, tá longe ainda. Pode até ser, não é impossível, se o carro for o melhor disparado, como foi a Brawn em 2009, mas com essa forte concorrencia da Ferrari, Mercedes e Red Bull e Maclaren, acho difícil.
“…O finlandês é um piloto mais cerebral, qualidade importante para lidar com o novo regulamento,…”
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Mais cerebral que Massa talvez, mas não podemos definir exatamente como sendo esta sua principal característica.
Vale lembrar que ele fez 12X7 no Maldonado em qualis, sendo que o venezuelano é tido como um dos pilotos mais rápidos do grid (não disse melhores: falo em velocidade, numa volta lançada).
Além de tudo o finlandês é muito consistente, erra muito pouco.
Não me surpreenderia se fosse melhor que o brasileiro na temporada. E isto não seria nenhum demérito ao brasileiro, embora, caso aconteça, será tratado sim como um fracasso, principalmente porque a maioria parece ignorar ou não ter percebido o enorme potencial do finlandês, muito provavelmente devido ao carro ruim que teve nas mãos.
Óbvio, é possível até a Williams ser campeã, ele tem tudo, ainda mais começando com uma boa base (FW36), corpo técnico, estrutura de equipe grande, experiência (varias vezes campeã), pilotos motivados, dinheiro….
Essa JuCera me surpreende com tamanha imparcialidade.
Imparcialidade essa que, certamente, não veremos nos comentários do Galvão. Esses deverão ser otimistas ao extremo, fazendo com que um monte de gente os ouça como verdades e criarão, como dito acima, uma baita expectativa, o que vai gerar uma cobrança absurda por resultados em cima do massa.
Eu acho que, se massa não conseguiu ser campeão em 2008, ele não consegue mais. Já escrevi isso inúmeras vezes e fui massacrado por isso.
Mesma coisa do rubinho em 2009. Se não conseguiu ser campeão de Audi R-8 em cima de um monte de Chevettões, esquece. Nem vice deu… Pensa. Um Chevette 1.4 que, no talo, na descida, fala uns 150 km/h, dando canseira num R-8 na rua. É vergonhoso.
Me desculpe, mas a McLaren do Hamilton não era um Chevetão e a McLaren não jogou fora corridas como a EQUIPE de Boxe da Ferrari jogou.
Caique,
O Hamilton faz a diferença. Ele de Chevettão 1.4 com 3 cilindros e 2 marchas a menos, contra o rubinho com o foguete da Nasa na reta, só apertar um botãozinho pra sair, ainda assim, eu aposto no Hamilton, sem dúvida.
Aí já é um piloto contra um motorista. Não dá.
Finalmente uma análise sensata sobre esse momento que Massa vem tendo nesse começo de Williams. A maioria dos brasileiros, através de enquetes, já aposta no título do brasileiro. Vamos com calma.
O carro parece bom, mas a curva de aprendizado com este regulamento é tão grande que quem vencer em Melbourne não necessariamente vai brigar pela ponta em Montreal, por exemplo. O risco de haver uma temporada como 2009 (na qual Button se garantiu na sete primeiras etapas) é pequena, dada a pontuação farta de hoje e o nível de confiabilidade dos carros, com projetos claramente imaturos, sobretudo da Red Bull.
Por isso, não só dinheiro mas também a capacidade técnica de engenheiros e mecânicos pode fazer diferença. Não vejo a Williams no mesmo nível da Red Bull nesse quesito, por isso acredito que, mesmo começando atrás, os taurinos têm grandes chances de ultrapassar boa parte do grid em termos de desenvolvimento até metade da temporada.
E no mais, estão descartando Bottas muito cedo da disputa com Massa. O finlandês é ótimo. Maldonado é estabanado, mas não se nega velocidade a ele. E Bottas terminou à sua frente tanto em classificação quanto pontuação. É bom ficar de olho, porque o duelo interno pode ser muito mais duro do que as pessoas imaginam.
O que faz o torcedor ter essa confiança é a impreensa a willams o massa enfim todos os envolvidos, o carro nasceu ótimo confiável, o massa é segundo todos oprimeiro piloto e que tudo vai ser construido em volta dele ou seja massa vai ser o cara da willams, ninguem fala do Bottas, se o bottas ganhar do massa via ser como Hamiltom e Alonso na mclarem em 2007. eu acredito que a willams tem um carro pra ser campeão mas não tem um piloto que vai ser campeão. agora se a willams tivesse um Alonso um Kimi ou vettel Hamiltom etc seria campeã. mas o massa apesar de não ser um campeão é um piloto que sabe ganhar corridas, por isso quem sabe Massa não vai ser o grnde heroi esse ano.
É por ai mesmo! O duro é ler em outras fontes aquele velho -e falso- otimismo em cima de um tempo bem genérico. Enquanto o carro não passar da 1ª curva em Melbourne (pois aquela largada sempre é f#!*), não adianta sonhar com nada. A velha frase “treino é treino, jogo é jogo” é muito sábia!!!
Num gosto nada dessa foto com champanhe, por mais que seja do patrocinador, mas não pega bem essas coisas. Nunca se comemora antes
No mais acho que quando a Williams tinha um bom carro, ela só se sustentou até a 4a corrida, depois os outros vem atropelando.
Mas a torcida é que dê tudo certo, ele merece.
Só espero que se o Massa e a Williams começarem a vencer, que não venham com a falácia de que é o carro, pois o Felipe é bom piloto, rápide e não destroi carros.
Oi Ju,
Análise equilibrada, sensata, pés no chão. Isso faz de vocês do Total Race diferenciados.
Parabéns!
Parabens pelo visual novo do Sitio, temos que acostumar aos poucos.
É parece mesmo que a Williams realmente está bem melhor do que no ano passado e tem boas perspectivas, mas calma pessoal, vamos ver nos primeiros GPs e ver a real combinação de forças e apos isto ver como vai ser a corrida de desenvolvimento durante o ano, que vai ser fundamental. Massa Parece ter tambem tirado um peso das costas e com a bagagem que tem e motivado acredito que fará um ótimo campeonato, para o titulo? Acho dificil, mas …Carreras são carreras!
Sempre torci e sempre torcerei para cada piloto brasileiro na Fórmula 1. Sei o quanto é preciso ser forte para estar na principal categoria do automobilismo mundia. Felipe já demonstrou ser um grande piloto. Pode fazer uma grande campanha em 2014, mas acho o seu comentário muito bom pela prudência destacada nele. Esse ano de grandes transformações técnicas nos carros, transferirão em grande medida aos braços e feeling de cada piloto a maestria da condução arrojada em sintonia com essas transformações. Felipe com sua experiência aliada a uma grande equipe, com enorme experiência e suporte técnico, podem juntos ter uma boa vantagem de tudo isso. Porém, temos nas outras equipes também, bons pilotos e suporte técnicos de competência também! O que nos leva a ter uma tranquilidade para um análise bem detida.
Canja de galinha e cautela, não faz mal a ninguém.