F1 Quem vai derreter no calor da Malásia? - Julianne Cerasoli Skip to content

Quem vai derreter no calor da Malásia?

Motor Racing - Formula One World Championship - Australian Grand Prix - Practice Day - Melbourne, Australia

Prefere primeiro a boa ou a má notícia para a competitividade do campeonato? Costumo começar pela má, então vamos lá. O ritmo demonstrado pela Mercedes no GP da Austrália dá indícios de ser mais forte do que Sebastian Vettel tinha na segunda parte do ano passado em relação aos rivais. É algo entre 1s2 e 1s3, mas foi encoberto por uma abordagem bastante cuidadosa da equipe no primeiro GP do ano – Nico só forçou nas primeiras voltas e após o Safety Car, assim como o outro alemão cansou de fazer nos últimos anos. Por outro lado, em um ano em que se começa do zero, há mais possibilidade de reação dos rivais. Principalmente, quando Ferrari e Renault explorarem suas unidades de potência ao máximo.

Na luta para se estabelecer como segunda força, o ritmo de Williams e McLaren foi comparável na Austrália, com vantagem para o time de Grove enquanto usava-se pneus macios e para Woking com os médios. Além disso, são dois dos carros que se mostraram mais confiáveis nos testes.

Porém, ambos têm seus problemas: a instabilidade da traseira, evidenciada na classificação com chuva para o lado da Williams, e o excesso de arrasto aerodinâmico, que freia o McLaren nas retas – e, quanto mais tempo um carro permanece na reta, acelerando, mais combustível é gasto, portanto esta é uma questão que ganha importância.

E a Red Bull? A recuperação do Bahrein para a Austrália foi impressionante, mas a Malásia vai apresentar uma prova ainda mais representativa porque, devido ao calor e à umidade, o arrefecimento dos carros será testado. E, para ‘sobreviver’, todas as brechas possíveis na carenagem são abertas, o que atrapalha a aerodinâmica, principal qualidade de um RB10 que ainda é lento nas retas porque a Renault não consegue despejar todos seus sistemas como a Mercedes faz, mas voa nas curvas.

Também será curioso observar o ritmo da Ferrari. O carro se mostrou lento em Melbourne, mas a equipe acusou falha no MGU-H, referente à recuperação de energia calorífica e que funciona o tempo todo (diferentemente do ERS-K). Portanto, afeta bastante o rendimento. Além disso, o freio eletrônico ainda não está bem acertado, especialmente para o gosto de Raikkonen. Na Austrália, dá para dizer que eles eram 2s mais lentos que a Mercedes. Algo parecido em um circuito completo, com curvas de todos os tipos, freadas fortes e grandes retas como na Malásia e o clima em Maranello vai esquentar.

As Mercedes serão fortes, mas vão aguentar o calor? E será que vai ter chuva para atrapalhar o final de semana da Williams? Façam suas apostas!

18 Comments

  1. Para o campeonato, seria bom que houvesse a disputa entre as Mercedes, a qual fomos alijados de assistir na etapa de abertura. Seria bom também que nessas duas semanas de pausa, alguma equipe pudesse ter atualizado o carro para tentar diminuir o abismo que as estão separando da Mercedes nesse momento.

    Também seria bom para o entretenimento que o Raikonnen pudesse se encontrar com os freios e tudo o mais para poder botar pressão no Alonso, mas acho que não vai rolar e ele vai continuar levando uma surra do espanhol.

    Chuva? em algum momento chove sim, não sei se nos treinos, classificação ou corrida. A tradição é sempre chover na corrida. Mas é impossível um fds na Malásia sem chuva.

    Será que a Red Bull corre com o sensor italiano da FIA ou continua na sua teimosia? Não li nada por aí, mas na minha opinião eles correm com a medida da FIA e não a própria.

    E a dúvida é qual cachorro grande vai quebrar. Rosberg, Hamilton, Vettel, Alonso…

    • Não alimento esperanças de ver um duelo épico na Mercedes nessa etapa, e em nenhuma outra pra ser sincero. Toto já deu as cartas antes de começar o campeonato. Por hora, existe um acordo comum de cavalheiros que prega o “traga as crianças pra casa”, pra garantir os 43 pontos, situação provável nessa fase inicial do mundial. Isso não impede que haja algum problema, ou mais de um, sei-lá, mas seria legal mesmo se houvesse algumas disputas entre eles.

      • Acho que pelo ímpeto de cada piloto, esse acordo de cavalheiros, se existir, funciona só quando o Rosberg for o segundo, porque em uma hipotética situação de algumas voltas para o final, Hamilton em segundo e com um carro que o possibilite brigar pela vitória, não acredito que ele fique quietinho e se conforme com a segunda posição.

        • Com o Alonso na McLaren ele nao aceitou ser 2° piloto…imagina na mercedes…Onde ele tem estato de 1° piloto

  2. Cara, acho que na Malásia todo mundo vai derreter. 🙂

    A probabilidade de chuva no domingo é de apenas 30% mas no sábado é maior, 60%.

  3. Se nao chover no Sábado , aposto numa Pole do Hamilton seguido de Rosberg e Felipe Massa. Para a corrida aposto que os 5 primeiros serão Hamilton , Rosberg , Felipe , Button e Magnusem

  4. Julianne, você não acredita que o desempenho da RBR tenha sido influenciado pelo maior consumo de combustível (motivo pelo qual Ricciardo foi desclassificado)?

    • Temos poucos dados para afirmar isso (quantas vezes o limite foi ultrapassado de acordo com a FIA e qual a margem). Além disso, a questão é tão complicada que sequer podemos falar que o carro estava, de fato, ilegal.

      O que sabemos é que apenas a forma de medir o fluxo não foi a indicada pela FIA. Explico isso melhor aqui: http://www.totalrace.com.br/blog/juliannecerasoli/2014/03/17/a-punicao-de-ricciardo-e-a-restricao-ao-fluxo-de-combustivel/

      • Julianne, há alguma mensagem subliminar entre o titulo do post “Quem vai derreter no calor da Malásia?” e a foto do Rosberg?

        rsrsrs será que você está secando o Nico para o bem do campeonato?

        • Só coincidência rsrs

  5. Julianne,

    O maior arrasto aerodinâmico da McLaren deve ser reflexo do desenho inovador da suspensão traseira que gera maior downforce e também por isso, ela se dá melhor com o pneu médio. Problema mais difícil de se resolver sem redesenhar os braços da suspensão.

    Já a Williams continua com pouco downforce (isso desde a época em que o Barrichello ainda tava por lá) e também por isso se dá melhor com o pneu macio. Sorte do Massa, que este ano os pneus são muito mais resistentes do que o ano passado.

    A Ferrari vem de longa data sem se achar em projeto algum. Sempre com algum problema no túnel de vento, mas o que falta mesmo é competência na equipe técnica.

    A RBR poderá vir mais devagar, por causa do calor e suas pequenas entradas de refrigeração, o que irá impactar as sempre problemáticas baterias do kers e também porque não irão cometer o erro de desafiar a FIA novamente com a questão do sensor de fluxo.

    A Mercedes vai continuar escondendo a velocidade real do carro, enquanto se classifica na frente e controla a corrida, como fazia a RBR até o ano passado.

    É esperar a corrida e ver se confirma as previsões.

    Abs.

  6. JULIANNE pelo o que li na reportagem do dono da RBR eles não ultrapassaram o limite não, e eles dizem q tem como provar isso, a questão pra mim foi so pq dessafiaram a FIA e ai como era primeira corrida eles achavam vamos assim dizer que dava pra passar, mas acho q o RBR10 vai surpreender nesse final de semana é aguardar

  7. Nahh!! muito bleblebleu e na realidade o que vai seguir derretendo na Malasia é a propria F1. Poderemos ter um espectáculo mais patético do que apreciamos na Australia, e mais ainda se comparamos com o que “sentimos” na apertura do Mundial de Moto GP no Bahrein.
    Como se não bastase o apice com que culminou o final da temporada passada, esta arrancou melhor ainda. Tem pelo menos 8 pilotos que podem andar dando pegas na frente. “The Doctor” Valentino voltou, e deu cansera no jovem “formiga Atómica”, tocandose varias vezes nos últimos giros e levando a conduçção aos limites nas freadas segurando as magrelas só com a roda da frente no chão, para terminar separados por milésimas.
    Se cuida amigo Aucam (espero que tenha visto pelo menos na internet), que o caração tem que estar firme para segurar esse grande espetaculo de feras que nos depara a categoria de duas rodas. Ai vale Velocidade pura e destreza de pilotagem, sem precisar falar de intringulis e porcaria de regulamento que regule o que o espectador quer ver.
    Sim Senhor, como disse o Marterchief da RBR, “Com uma parcela do que custa a F1, até a GP2 dará melhor espectaculo”.
    Não procuremos a 5° pata do gato, o que seguirá derretendo na Malasia será a propria F1.

    • Bruz, meu caro, eu quero ver quem vai parar esse alienígena que atende pelo nome de Marc Márquez! E olha que ele estava de perna quebrada! Corrida SENSACIONAL, vi o vídeo-tape depois. Mas o Doutor está em forma, hein? E tinha muita gente pensando o contrário.

      Grande abraço.

      • Anota essa ai Aucam http://www.streamhunter.eu/ ou seu novo redirigido http://www.drakulastream.eu/ pega tudo em direto meu irmão, até jogo de buraco no Afganisthão.
        Acho que a coisa complicou este ano Lembra que Bradley caiu na ponta, Lorenzo idem, e Bautista quando estava na cola do alien Marc. Se é certo que o garoto tira vantagem do seu peso no final das provas, o Valentino teve fólego suficiente para poder levar, e no final foi milesimas. As Yamahas vem com uns cavalinhos a mais (ou pelo menos ai com as Hondas), e bota na turma os dois Spargaros, o segundão de sempre Pedrosa e de repente o Ianonne.
        A respeito da F1, não é segredo que vem perdendo muitos seguidores no mundo todo. Com esse tiro no pé do novo regulamento e a quebra de braço da Australia dando a sensação de Lambanza, até eu que sou seguidor incondicional de toda tranquera que cheire a gasolina, começo a ter rejeição. A coisa está derretendo sim.
        O mesmo Abrazo

        • Bruz, eu TAMBÉM concordo SIM que a F 1 está se DESFIGURANDO em sua essência, não apenas nos carros, mas inclusive na questão dos pilotos, que estão tolhidos de se expressarem instintivamente e de demonstrarem suas habilidades NATURAIS com este novo regulamento. Portanto, o prognóstico de vermos lances de arrojo fica limitado. Por ter esta opinião, já fui até tachado de ignorante por pseudo-conhecedores da F 1. Não me arvoro em conhecedor, pois dessa parte de mecânica (minúcias e aspectos muito técnicos) eu não entendo, confesso, só a compreendo em seus aspectos básicos; não sou um aerodinamicista, nem um especialista em eletrônica, nem um especialista em motores adiabáticos para ajudar a Renault, a Lotus, a Red Bull, a Toro Rosso e a Caterham, rsrsrs. . . Então, em minhas opiniões, me atenho mais à parte do espetáculo e da performance de carros e pilotos, como velho (inclusive na idade) aficionado de automobilismo que sou, “consumindo” F 1 desde os tempos de Fangio ainda.

          Nesse aspecto de barulho, sou de opinião que corridas de carro necessitam VITALMENTE de uma boa trilha sonora a ser fornecida pelos motores (saudades do musicalíssimo, diferentíssimo, agudíssimo e exótico Matra V-12 dos tempos de Chris Amon, que o regia magistralmente). Da minha vivência, posso dizer que o sibilar de motores turbos de corrida é melhor ao vivo do que na TV.

          Como conceituou o nosso amigo Wagner, seria melhor continuar tratando a F 1 como uma excentricidade, sem desfigura-la tanto. Até porque, com o advento da informática, de novos materiais e do progresso em geral, a indústria automobilística já não precisa tanto assim como no passado da F 1 como laboratório. E também não vai ser com algumas poucas unidades de recuperação de energia que se vai salvar o mundo. Essas baterias que as integram devem ser totalmente recicladas – imagino eu – para não se desvirtuarem em sua finalidade ecológica. Regulamentos confusos e cheios de filigranas desnecessárias podem acabar levando decisões para o tapetão, como já começa a ocorrer com a Red Bull, produzindo pódios e festejos falsos. Pior é se houver pendências judiciais que prejudiquem o título no final, e isso é passível de ocorrer. Simplesmente viraram a F 1 de cabeça pra baixo!

          E espero sinceramente que todos os “cabos de vela” do motor do carro do Hamilton sejam bem apertados para a Malásia, ou o veremos de volta na McLaren-HONDA antes do tempo regulamentar. . . em dupla com Magnussen. Ron Dennis já declarou há pouco tempo que adoraria ter Hamilton de volta.

      • Recomendo guardar o link de StreamHunter.eu/ . A gente nunca sabe se tem repeteco. Acho que as Yamahas vieram com uns cavalinhos a mais este ano, e lembra que o Bradley e Mr X cairam quando lideravam, e Ianonne e Bautista quando estavam na cola do Marc. Muita gente no bolo. Marquez tira essa vantagem do seu pouco peso no final, mas o Doutor podia ter levado.
        Acho sim que a F1 esta derretendo frente a outras categorias de motor. Cada vez perde mais seguidores em todo o mundo e quem gosta de emoção de corridas pode trocar de rainha.
        O Mesmo abrazo velho.

  8. Tem o lance da relação de marchas, de ser fixo e tal. Apesar da provável chuva, talvez tenhamos algum carro se aproveitando da escolha de uma relação mais longa. Portanto mais velocidade de fim de reta, que a gente sabe que em Sepang as ultrapassagens costumam ser sacramentadas naqueles retões.


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