A teoria de Nico Rosberg é interessante: apesar dos números de itens da unidade de potência parecerem assustadores no momento e anunciarem um final de temporada caótico em termos de punições, a tendência é que a segunda metade do ano seja muito menos problemática que a primeira e as coisas podem se normalizar.
Mas é bem verdade que Rosberg tem um Mercedes, de longe o motor mais confiável até aqui. Talvez os pilotos da Lotus não compartilhem da mesma opinião.
As regras determinam que cada piloto utilize, ao longo da temporada, cinco unidades de cada componente. O motor foi “desmembrado” em seis itens, que são contabilizados separadamente. A partir da sexta unidade de qualquer um destes itens, o piloto perde 10 posições no grid. Caso isso ocorra com um segundo item, serão mais cinco posições e, se toda a unidade for trocada pela sexta vez, o piloto larga do pit lane.
ICE = Internal combustion Engine/ Motor de combustão
TC = Turbo Charger/ Turbo
MGU-K = Motor Generator Unit – Kinetic/ Gerador a partir de energia cinética
MGU-H = Motor Generator Unit – Heat / Gerador a partir de energia calorífica
ES = Energy Store / Armazenamento de energia
CE = Control Electronics / Central de controle eletrônico
4 Comments
Ju, só um dúvida: um desses itens não poderia ser reutilizado afim de se evitar a punição? Por exemplo, um piloto reutilizar um TC já usado na China ao invés de lançar mão de um novo?
Isso é meio obvio, nao acha? Senão seriam 19 unidades de cada, um pra cada corrida do ano…
Sim, mas o problema é que muitas destas peças foram descartadas por quebra.
Vídeo: Galvão e seus fantoches combinando que falar do Massa, que esta tomando meio segundo desde ontem do Bottas.
http://twitpic.com/e8y8ts